Livros difíceis de ler

  • Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Grande Sertão, do Guimarães Rosa, no começo fica tão confuso que você tem que ler umas duas vezes para se situar, mas depois quando você se acostuma com a fala dos persongens percebe o quanto vale a pena a dificuldade do inicio.
 
Paulo disse:
O Príncipe é bom livro, acho até que tem uma linguagem bem simples, direta. Talvez seja interessante levar em conta que o livro não é um romance, uma narrativa que conta uma história, mas um espelho de príncipes, ou seja, é um livro de conselhos.

Eu também achei bem fácil, e olha que eu tive que ler ele pra fazer uma prova que era a minha última chance de passar em Teoria Política (exatamente o tipo de situação que costuma fazer as pessoas odiarem livros).

Tive que ler O Príncipe e A Arte da Guerra, se não me engano (outro que foi citado aqui). Achei que ia ser um saco mas foi até interessante, terminei os dois em poucos dias e tirei 8.5 na prova, fiquei até espantado.

O primeiro capítulo de A Voz do Fogo é bem difícil mesmo, mas é legal ir "desvendando" as palavras.

Na segunda vez que você lê já fica bem mais fácil, e é gratificante porque você começa a perceber coisas que não tinha entendido na primeira.

.........

Btw, eu já tentei começar "Retrato do artista quando jovem" umas três vezes e não consegui pegar o embalo necessário pra passar das primeiras páginas (sempre acaba aparecendo alguma coisa mais simples e eu deixo ele de lado). Só a idéia de ler Ulisses ou Finnegan's Wake me deixa com dor de cabeça.

Um dia, talvez.
 
Também achei O Príncipe não só fácil de ler como muito interessante. E também tive que ler pra uma prova de Política.

Nunca consegui engatar em "O Nome da Rosa". E já tentei váááárias vezes...

E "O Processo", do Kafka, apesar de estar adorando, desisti no meio. Qualquer dia desses dou outra chance a ele.
 
poxa eu li o principe tao novo.... nunca tinha cahado q era dificil.... mas tb nao me lembro de quase nada.... acho q talvez eu nao tenha entendido a obra direito na epoca.... ja o "a arte da guerra " eu achei bem bom

o Ulisses... bem eu nao li inteiro pq peguei na biblioteca da facul e tive q devolver e outros cabaram passando na frente dele... mas cheguei ate a pag 190 sem muito problemas... se vc pegar o jeito q o Joyce escreve o resto flui....


o "voz do fogo" eh tao interessante q eu vou fazer um trabalho em teoria literaria sobre o conto... espero q fique lkegal... se a nota vier boa eu posto o trabalho [isso se eu fizer do conto mesmo... a prof ainda nao decidiu se deixa)

Dwarf
 
Sem dúvidas, os que dizem respeito a filosofia. Apesar de não serem tão dificeis é uma chatisse.

Para mim o mais dificil foi ler o Dom Quixote versão completa com 10 anos... quando via aquelas espressões bastante cultas me espantava, eu dizia, "pai esse livro está me xingando".
 
Logan Mcloud disse:
o "voz do fogo" eh tao interessante q eu vou fazer um trabalho em teoria literaria sobre o conto... espero q fique lkegal... se a nota vier boa eu posto o trabalho [isso se eu fizer do conto mesmo... a prof ainda nao decidiu se deixa)

Eu não considero A Voz do Fogo um livro de contos. Pra mim ele é um romance com capítulos separados por centenas (e às vezes milhares) de anos. A história é protagonizada pela cidade de Northampton, e as personagens narradoras só estão lá para servir como a voz dela durante um certo período. IMO.
 
Estes livros são bem difíceis,tive que le-los na faculdade e ainda tive que fazer prova. São muito complicadinhos . Aí vão eles:

Viagens na minha terra de Almeida Garret
O Reino deste Mundo de Alejo Carpentier
A jangada de pedra de Saramago
 
V disse:
Eu não considero A Voz do Fogo um livro de contos. Pra mim ele é um romance com capítulos separados por centenas (e às vezes milhares) de anos. A história é protagonizada pela cidade de Northampton, e as personagens narradoras só estão lá para servir como a voz dela durante um certo período. IMO.


eu sei V, concordo com vc... para ser realista o Proprio Moore tb concorda... eu falei contos pq ele da essa ideia.. principalmente pq o personagm principal nao eh obvio... afinal uma cidade como persona nao eh uma coisa normal....
 
Eu não li inteiro ainda, mas Sagarana é mto complexo... pra que inventar palavras?!?
Outro complexo foi "A Metamorfose" do Franz Kafka.. ainda mais se vc tem 13 anos u.u~
(eu tinha quando li T_T~)
 
Concordo com o pessoal que achou O princípe difícil, realmente não é das leituras mais fáceis e o Dom Quixote original (daqueles exemplares que só de folhear você espirra de tanta poeira !) é também um tanto quanto complicado.

Mas quanto ao Beowulf, não achei tão complicado assim, tá cerco que é escrito num inglês arcaico mas com um pouquinho de paciência a história flui legal, pelo menos pra mim, acabei lendo-o em uma noite!

Agora outros dois livros que me cansaram tanto a ponto de deixá-los de lado foram Guerra e Paz de Tolstoi e Minha Formação do Joaquim Nabuco.

Meu Deus, quanto tédio pra ler!


P.s - Ulysses é tão complicado assim ? Eu tava até pensando em pagar aqui na BBT...
 
Falassion disse:
Vocês vão me bater, mas... Silmarillion é BEM difícil pra mim...

*Fica com as mãos na cabeça encolhido em posição fetal*

Silmarillion é chatão.

Senhor dos Anéis também tem uns capítulos bem insuportáveis.

_Kain disse:
E O Almoço Nu. Tenho certeza de que alguém aqui já leu.

Eu queria ver o filme do Cronenberg. Recomenda ler o livro antes?

_Kain disse:
Aliás, A Voz do Fogo não é difícil, IMO. Só o primeiro capítulo e a ausência de tempos verbais e talz, mas de resto fica tranquilo.

Sim, é exatamente por isso que só o primeiro capítulo foi citado aqui.

Fera disse:
Ulysses é tão complicado assim ?

Ulysses foi escrito basicamente para ser o livro mais complicado de todos os tempos.
 
O começo do Silmarillion realmente é um saco, especialmente quando você pega o livro pela primeira vez sem fazer idéia do que sejam Valar, Ainur etc. e a cada parágrafo são citados 15 nomes diferentes. Mas tem uns capítulos que não tem como parar de ler, como o que fala sobre Túrin Turambar.

A Voz do Fogo é um pesadelo no começo; você tem que ter fé que em algum ponto aquilo vai se tornar proveitoso pra passar pelas primeiras páginas. O Príncipe eu comecei a ler há alguns anos atrás mas parei no meio porque além de chato eu achava meio óbvio o que ele dizia.

Mas difícil mesmo é Fausto; eu li um pouco mais da metade, e sem ter nenhuma noção de mitologia devo ter entendido mais ou menos 0,5% daquilo. Quem sabe daqui há uns 15 anos...
 
V disse:
_Kain disse:
E O Almoço Nu. Tenho certeza de que alguém aqui já leu.


Eu queria ver o filme do Cronenberg. Recomenda ler o livro antes?

O livro é ótimo, mas é uma puta viagem. Personagens que aparecem do nada, cenários que mudam sem explicação NENHUMA, divagações bizarras e quase sem sentido, vocabulário "das ruas", piadas de gosto duvidoso, etc. Imagine Trainspotting + Requiém para um Sonho mas potencializados ao infinito.
Vale à pena, de qualquer maneira.
(Eu nem sabia que tinha filme)

E eu estou confuso. Finnegan's Wake não é mais difícil que Ulysses? Se bem que Finnegan's nem sempre é considerado um livro, tem gente que despreza e talz. Eu não sei, já que não li, mas sempre me pareceu algo imensamente difícil.

Kain - i coulda been brilliant
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em: