• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Julgamento Final

Onisciência não interfere no livre-arbítrio, o fato de Eru saber o que aconteceria com Númenor ou o que Melkor acrescentaria ou não na música não muda nada. Onisciência é um atributo de divindades, devemos lembrar que esse poder vem acompanhado de uma "inteligência divina", mudar o que não agrada ou interferir no destino é um desejo humano, assim Eru seria capaz de acompanhar o desenrolar da história sem interferir. Isso não significa que ele seja insensível ao que acontece com seus filhos, mas que ele só interfere quando chamado como no caso de Númenor quando ele foi convocado pelos Valar.
 
DivindadeS nada... esse papo de "oniciência, onipotência e onipresença" é judaico-cristão.

E eu acompanho a laninha nessa: SABER o que ia rolar não significa que isso anula o livre arbitrio. Eru já sabe como tudo vai acabar mesmo... e deve ser a favor dele!
 
Onisciência não interfere no livre-arbítrio, o fato de Eru saber o que aconteceria com Númenor ou o que Melkor acrescentaria ou não na música não muda nada. Onisciência é um atributo de divindades, devemos lembrar que esse poder vem acompanhado de uma "inteligência divina", mudar o que não agrada ou interferir no destino é um desejo humano, assim Eru seria capaz de acompanhar o desenrolar da história sem interferir. Isso não significa que ele seja insensível ao que acontece com seus filhos, mas que ele só interfere quando chamado como no caso de Númenor quando ele foi convocado pelos Valar.

E sem contar que qualquer interferencia dele, no final, visa o próprio bem de seus filhos. É dificil imaginar como é ser onisciênte e perfeito quando não o somos. É dificil entender os desígnios.
 
E sem contar que qualquer interferencia dele, no final, visa o próprio bem de seus filhos. É dificil imaginar como é ser onisciênte e perfeito quando não o somos. É dificil entender os desígnios.
Eu não sei se visa apenas o bem, Menegroth, acredito que ele também age com justiça. Porque no caso de Númenor ele agiu devido a convocação dos Valar aplicando um castigo nos homens que desobedeceram uma lei. Por todas as características que nós já dissemos: onipresença, onipotência, onisciência é certo dizer que ele julgou o caso e aplicou o castigo merecido. É claro que ele como criador fica triste com a atitude de seus filhos mas nem por isso deixa de ser justo.
 
Eu não sei se visa apenas o bem, Menegroth, acredito que ele também age com justiça. Porque no caso de Númenor ele agiu devido a convocação dos Valar aplicando um castigo nos homens que desobedeceram uma lei. Por todas as características que nós já dissemos: onipresença, onipotência, onisciência é certo dizer que ele julgou o caso e aplicou o castigo merecido. É claro que ele como criador fica triste com a atitude de seus filhos mas nem por isso deixa de ser justo.
Entendi o que você quis dizer mas não entendo assim.
Pra mim, um ser como Eru seria incapaz de fazer algo pensando em maldades (apeser de poder). Ok, Númenor foi varida do mapa e não foi de uma maneira sutil. Mas encaro aquilo como algo natural que acabaria ocorrendo com o Numenorianos, Eru só adiantou o fim para que eles não causassem mais danos.
 
Entendi o que você quis dizer mas não entendo assim.Pra mim, um ser como Eru seria incapaz de fazer algo pensando em maldades (apeser de poder) (...)
Mas ele não fez isso por ser mau, fez porque oras era necessário, ele é justo (sim, isso tem origem nas religiões judaicas e cristãs) e precisa punir quem errou, quem desobedeceu uma regra. O livre arbítrio não exclui isso, se você fez algo errado será punido, você escolhe o que fazer e sofre as consequencias.
 
Mas ele não fez isso por ser mau, fez porque oras era necessário, ele é justo (sim, isso tem origem nas religiões judaicas e cristãs) e precisa punir quem errou, quem desobedeceu uma regra. O livre arbítrio não exclui isso, se você fez algo errado será punido, você escolhe o que fazer e sofre as consequencias.
Eu queria justamente saber de onde saiu essa história de "Deus castiga". Se Deus castiga, ele então faz com que tememos e não o amemos.
Ou seja, vamos temer o que Deus pode fazer se não seguimos seus passos.
O certo é seguir os passos de Deus porque achamos correto, puro e assim, por conseqüência iremos amá-lo.

Estou isso baseado em todas as aulas de catequese e crisma que tive até hoje (sou católico).
Bem, ai penso em Eru e como Tolkien o criou. Ele o criou justamente baseado nessa religião. Então ainda não consigo pensar em Eru sendo um Deus que puni.
Tudo é conseqüência do que os próprios homens e elfos fizeram. É como jogar uma pedra em um lago. Você joga a pedra em um determinado lugar e as ondas vão se espalhando. Fraca ou forte essas ondas irão passar por toda a extensão do lago.
 
Menegroth: Eu queria justamente saber de onde saiu essa história de "Deus castiga". Se Deus castiga, ele então faz com que tememos e não o amemos.
Ou seja, vamos temer o que Deus pode fazer se não seguimos seus passos.
O certo é seguir os passos de Deus porque achamos correto, puro e assim, por conseqüência iremos amá-lo.
Também não acredito que "Deus castiga"(é eu sei foi o que ficou parecendo no meu último post :tsc: ) mas continuo achando que Deus age com justiça, você escolhe seu caminho e sofre as consequências. Quanto a Eru ele não destrói Númenor por ser mau ou por estar castigando ninguém, ele estava sendo justo. Não era proibido para os homens navegar até Valinor e eles não desobeceram a regra? Então houve sim uma consequencia que foi a destruição de Númenor.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo