• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

José Saramago

Acho que quando eu disse que mesmo seu ateísmo tendo uma discordância com meus ideais religiosos cristãos, mas enfim., eu talvez não tenha sido muito claro... Deixar de ler Saramago pelo seu ateísmo é besteira. Eu estaria sendo um idiota se fizesse isso! Saramago é um grande escritor, que vê o mundo de forma crítica, de forma apuradamente crítica. Mesmo porque, o ateísmo de Saramago não se dá com Deus: Saramago critica não a Deus, mas sim ao uso que se faz de Deus -- sendo que este uso eu também critico e execro (tenho uma religião quase que própria; mas com raízes cristãs).

(e mesmo a Bíblia é também alvo de críticas por Saramago. A Bíblia não é uma unidade. Existe uma abissal diferença entre o Novo e o Velho Testamento [e também o Apocalipse, que se consegue igualar, alegoricamente, somente com a Divina Comédia]...)

Se você for levar as opiniões pessoais do autor a sério e sério (e somente a sério e sério), você vai estar lendo Paulo Coelho. Um escritor bom de verdade é um Proteu que se transforma. Se eu deixar de ler autor X por opinião Y, eu posso então deletar toda a literatura anterior à minha data de nascimento...
 
Não existe um ateísmo que não questione uma deidade. Se não há questionamento sobre a deidade é outra coisa, mas não ateísmo. A rixa de Saramago era obviamente conta a igreja, mas não dá para simplesmente ignorar como ele representava deus em suas obras e dizer que é só sobre a igreja. Tome Caim, por exemplo, que retrata deus como um grande filho da puta.

Mas no fim concordo com a Maura quando ela disse que:

Acho que aqueles que têm fé, também podem ser questionadores e críticos. A fé sem razão vira fanatismo. E fanatismo é algo escroto.

Então se você não é um fanático, ainda dá para ler saramago sim, nem que seja para ver o outro lado, digamos assim.
 
neste quesito, indico ñ só saramago como tb joseph campbell. este inclusive conseguiu criticar a igreja católica, e por extensão todas as outras religiões, mesmo ele sendo católico praticante.

saber dos pensamentos e opiniões alheias ajudam a compreendermos e aperfeiçoarmos os nossos pensamentos e opiniões.
 
há diferentes reações qdo se fala pra alguém q o nariz dele é colossal. uns podem xingar e querer brigar, outros podem concordar e rir, outros podem ficar magoados e chorar, outros ainda correm pro cirurgião plástico. outros acabam descobrindo q têm nariz.

varia mto da sensibilidade e da mente aberta de cada 1.

e o nariz d uns pode ser a religião, ou time d futebol, ou cônjuge, partido político, opção sexual, dieta alimentícia, educação dos filhos e por aí vai...
 
JLM disse:
há diferentes reações qdo se fala pra alguém q o nariz dele é colossal. uns podem xingar e querer brigar, outros podem concordar e rir, outros podem ficar magoados e chorar, outros ainda correm pro cirurgião plástico. outros acabam descobrindo q têm nariz.

varia mto da sensibilidade e da mente aberta de cada 1.

e o nariz d uns pode ser a religião, ou time d futebol, ou cônjuge, partido político, opção sexual, dieta alimentícia, educação dos filhos e por aí vai...

Esse autor sabe bem do que você está falando...
 
“Saramago critica não a Deus, mas sim ao uso que se faz de Deus–“ Mavericco você foi ao cerne da questão. Talvez esse seja o ponto de discórdia ente Saramago e a igreja. Apropriaram de uma forma de Deus ( igrejas e a católica principalmente) que não há abertura para um diálogo franco entre os cristãos.Não podemos questionar dogmas seculares, é o que está estabelecido (convencionado dogmaticamente) pelos evangelizadores.Saramago faz críticas com maestria em seus escritos. No Evangelho segundo Jesus Cristo, ele reconta o evangelho não do ponto de vista dos apóstolos, mas do ponto de vista de Jesus, não vejo isso como ofensa alguma. Lógico que o autor está manifestando suas convicções sobre a vida de Cristo. A mensagem que o autor passa é ,deturpou-se a história de Cristo, e agora vou recontar de uma forma diferente, isso talvez seja o que escandaliza as igrejas e os pobres de espírito. Misturaram Deus e igreja como se fosse um único corpo, se a crítica é contra Deus, logo também será contra a igreja. Esse é o pensamento predominante de cristãos durante séculos. Saramago apenas jogou a pedra nas águas calmas do lago. Não acredito no ateísmo de Saramago.
 
Gabriel Cezar disse:
como assim :
Não acredito no ateísmo de Saramago.
confesso que não entendi, rrsrs




Pois é Gabriel. Vamos dizer que é uma mera especulação minha :sim:. Uma provocação ao mestre Saramago (que esteja em bom lugar). A Jangada de Pedra livro que estou lendo até o presente momento, o realismo fantástico do Saramago está à flor das palavras. Pelo andar da carruagem ele vai comprar uma briga com a união europeia com a separação da península ibérica... :rofl:. Bem que você disse; esse debate vai longe.
 
Saramago é um dos autores que mais demorei pra começar a ler, somente nesta década a partir de 2011.
Por enquanto dele só li "O home duplicado" e "A viagem do Elefante", mas tirando a preguiça de lado espero ler pelo menos mais um dele até o final do ano.
 
Elegemos o 40° livro do nosso Clube de Leitura e... leremos o Ensaio Sobre a Cegueira.

Minha única experiência com Saramago foi com Memorial do Convento, que pra mim foi uma coisa meio mixed feelings. Quatro anos depois, farei essa segunda tentativa. 🙂
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo