• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Harry Potter (JK Rowling) [Tópico repleto de Spoilers]

Qual é o Melhor livro da Série?

  • Harry Potter e a Pedra Filosofal

    Votos: 0 0,0%
  • Harry Potter e a Câmara Secreta

    Votos: 2 8,7%
  • Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban

    Votos: 10 43,5%
  • Harry Potter e o Cálice de Fogo

    Votos: 3 13,0%
  • Harry Potter e a Ordem da Fênix

    Votos: 1 4,3%
  • Harry Potter e o Enigma do Príncipe

    Votos: 4 17,4%
  • Harry Potter e as Relíquias da Morte

    Votos: 3 13,0%

  • Total de votantes
    23
Status
Fechado para novas mensagens.
Estranho o fato de Harry salvar sua própria vida voltando do futuro, já que, teoricamente, não daria tempo dele voltar, já estaria morto a esse ponto.
 
talvez ele tenha quase morrido uma vez, e alguém o salvou, e depois ele decidiu ajudá-lo, aproveitando que ia voltar no tempo...
 
Última edição:
Deu no Le Monde (jornal francês)

29/06/2006
O jovem Harry Potter pode estar com os dias contados
No sétimo e último volume da série, que deve ser lançado em 2007, a autora J. K. Rowling não descarta "matar" seu famoso personagem

Florence Noiville

Como se não bastasse a aura de mistério e suspense que envolve sua narrativa, Joanne Kathleen Rowling, a "mãe" do super-herói Harry Potter, está brincando com o sangue-frio dos seus leitores. Após ter matado o bom Albus Dumbledore, o diretor da Poudlard, célebre escola dos bruxos, no seu sexto tomo, "Harry Potter e o Enigma do Príncipe" (lançado no Brasil pela editora Rocco, 2005), ela acaba de anunciar que ela poderia fazer morrer o próprio Harry no seu sétimo e último capítulo da série, que deve ser lançado provavelmente no ano que vem. Ninguém duvide de que a autora tornou-se mestre na arte de pôr em prática a famosa frase de Oscar Wilde: "O suspense está terrível, espero que ele vá durar..."

Numa entrevista que ela concedeu ao canal de televisão britânico Channel 4, na segunda-feira (26/06), a romancista escocesa indicou que dois dos seus personagens principais morreriam no episódio final que ela estava em vias de terminar. "Eu escrevi o capítulo final por volta de 1990; é por isso que eu sei exatamente como a série vai terminar", declarou.

J. K. Rowling, 40, que teve a idéia de escrever sua saga quando ela viajava num trem que a levava de Manchester a Londres, tem em mente o plano da sua série desde a origem. Ela manteve o segredo sobre o seu desfecho, que ficou guardado a sete chaves, num lugar que ela era a única a conhecer. Hoje, ela reconhece que ele foi "um pouco modificado": "Um personagem está com os dias contados", explica a autora. "Mas devo dizer que dois dentre eles vão morrer. Era preciso pagar um preço, nós estamos lidando aqui com o Mal absoluto. Desta vez, não são personagens secundários que são alvejados. São personagens principais que são atacados".

A uma pergunta sobre se o jovem bruxo estaria incluído ele mesmo entre as vítimas, a romancista declarou que ela nunca esteve tentada a matá-lo antes do episódio final. Um dia antes, em entrevistas a jornais ingleses, ela se dissera "triste por ter de se separar de Harry Potter" - uma fórmula ambígua que poderia se referir tanto ao personagem quando ao conjunto da série. Mas, desde essa entrevista a Channel 4, não há mais margem para as dúvidas.

"Eu posso compreender perfeitamente o que passa pela mente de um autor que pensa: eu vou matá-lo, porque isso quer dizer que nenhuma outra pessoa poderá se atrever a escrever uma continuação", diz. "Desta forme, a história se terminará comigo, e, quando eu serei morta e enterrada, ninguém mais poderá tentar fazer reviver meu personagem".

Será mesmo tão certo assim? Até que ponto os romancistas têm realmente a plena e inteira latitude para decidir definitivamente do destino dos seus heróis? Seguindo o mesmo raciocínio que J. K. Rowling, Conan Doyle também decidiu matar Sherlock Holmes, em 1893, em "O Último Problema". Acompanhado pelo professor Moriarty, o célebre detetive, com o seu cachimbo e seu chapéu, sofreu uma queda mortal em Reichenbach (Suíça), libertando com isso o seu autor, que pretendia se dedicar a um "trabalho literário mais sério".

Mas o público não gostou e se recusou a aceitar esse desfecho. Uma contestação generalizada, montanhas de cartas de protesto, e até mesmo greves em usinas britânicas obrigaram Sir Arthur, em 1903, a "ressuscitar" seu herói em "A Casa Vazia". E até mesmo a produzir 33 novas aventuras de seu infalível detetive.

Como se vê, o antigo lugar-comum da criatura que escapa do seu criador tem lá seus fundamentos e não está muito longe da verdade. Mais recentemente, o escritor siciliano Andrea Camilleri confiou ter todas as dificuldades do mundo para se livrar de um personagem tão célebre quanto o comissário Salvo Montalbano. "Os leitores me escrevem para me dizer que ele lhes pertence e que eu não posso fazer dele o que eu bem entendo", contou ele recentemente, em entrevista a "Le Monde dos livros". Após ter tentando em vão colocá-lo em escanteio, Camilleri foi forçado a se conformar com a idéia de que ele está "ligado a ele". Já, quanto à idéia de fazê-lo morrer, melhor nem pensar nisso.

Mas J. K. Rowling, fiel ao plano romanesco que ela sempre seguiu, decidiu passar por cima dessas considerações, indo deliberadamente de encontro a toda idéia de "final feliz". Por ocasião de uma coletiva de imprensa em Londres, no início da sua empreitada, ela não havia descartado a idéia de passar para um outro tipo de escrita depois de "Harry Potter". Será que ela conseguirá?

Este teste será a derradeira ocasião, para os leitores, de verificar a extensão dos verdadeiros poderes de Harry Potter.

Tradução: Jean-Yves de Neufville
http://noticias.uol.com.br/midiaglobal/lemonde/2006/06/29/ult580u2037.jhtm
(tem que ter senha do UOL)
 
eu sempre achei que o Harry morreria no final, mas depois da profecia (quinto livro) eu tive certeza...
 
se vc nao quer ler, é só ver os filmes, para ver que estas perdendo uma boa (otima) história.
embora meio infantil, pode ser considerada sombria, e se vc preferir, engraçada.
:cool:
 
Eu não tenho certeza, mas Poudlard pode ser o nome francês de Hogwarts.. afinal, eles traduziram o título do 1° livro para Harry Potter e a escola de bruxos ou escola de feitiçaria (não lembro agora). : D

Quanto à morte do Harry.... tem cada teoria por aí que dá medo : P
Prefiro simplesmente manter a esperança de que ele viva.. pois seria um desfecho MTO triste se ele morresse T.T~
 
Como disse alguém nesse tópico, seria interessante Harry morrer junto com Voldemort, como com a destruição do local onde estariam.
 
Haran Alkarin disse:
Como disse alguém nesse tópico, seria interessante Harry morrer junto com Voldemort, como com a destruição do local onde estariam.

tá certo, vc sabe o que acontece nos proximos filmes?
:cool:
 
A JK disse que vai matar duas personagens principais...

Espero que o Harry não seja uma delas...
Melhor, se for, que não seja pelo mesmo motivo do Conan Doyle: ficar enciumado da personagem :P
Eu não iria ficar muito brava se ela matasse o Harry... mas se ele levar o Voldy junto u.u~
 
Tô apostando minhas fichas que o Harry vai dançar sim. :think:

E a idéia dele e Voldemort morrerem juntos me apetece. Ficaria interessante por causa da bendita Profecia.
 
Duvido que o Harry morra. O Voldemort tem garantidamente os dias contados, já a personagem principal duvido, pois para além de ir contra a mencionada profecia, não me parece o fim mais adequado à série. É demasiado trágico se o tipo morrer, vejam só, ele só sofre ao longo da vida toda dele, morrem os pais, alguns amigos, etc, e no fim é morto... Não me parece.
 
A vida é cruel, ué?
Tem gente q tem uma vida mto mais bizonha e ainda por cima morre da forma mais lenta possível.


Mas realmente. A Rowling é cheio das mensagens moralistas.
Provavelmente não fará isso.
 
Seria legal se eles explodissem num super-mega-blast colorido, Harry Potter não é feito para ter profundidade, mas para ver feitiços fazendo luzinhas...
 
É feito pra vender livros e tem feito um trabalho excelente fazendo com que milhares de crianças leiam livros, gostem de ler livros e tenham algum hábito de leitura.

E eu acho que o HP some, desaparece, etc...
 
[F*U*S*A*|KåMµ§] disse:
Mas realmente. A Rowling é cheio das mensagens moralistas.
Provavelmente não fará isso.
eu acho que fará sim!
ela já disse que não aguenta mais escrever sobre ele..
 
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo