• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

gigantes

em o hobbit , gandaf diz q precisa achar um gigante mais ou menos confiavel para bloquear um portão dos orcs , alguém ai já leu algo sobre os tais gigantes em algum outro livro ?
 
Nos livros publicados por Tolkien em vida, os tais "gigantes" aparecem só no Hobbit mesmo, e nessas passagens bem "discutíveis" sobre se têm coerência com o resto ou não. Eu conheço quem defenda que haja gigantes na Terra-Média usando como argumento que a idéia inicial para os Ents seria a de que eles seriam simplesmente gigantes e não "homens-árvore". Enfim, os gigantes estão só no Hobbit mesmo.
 
Temos de levar em conta que Tolkien não fez O Hobbit pensando no Legendarium, propiamente dito. Existem vários pontos em O Hobbit que não aparecem em qualquer outro lugar, como aquela bolsa falante dos Trolls e os gigantes.

Eu não tenho conhecimento acerca de teorias para tentar explicar essas "lacunas" entre O Hobbit e outras obras do professor, mas prefiro acreditar que não haja explicação plausível. Digo, ele fez esse livro para os filhos e nem tudo entrou no padrão das outras obras, por isso não sei se haveria maneira de explicar isso de acordo com o que Tolkien tentou passar em seus livros.
 
Beatriz Greenleaf disse:
estou realmente enferrujada... XD
não lembro desses tail gigantes, você pode citar em qual parte está?

Em O Hobbit, página 58, primeiro parágrafo:

"Quando espiava os clarões dos relâmpagos, via os gigantes de pedra do outrolado do vale, lançando pedras uns sobre os outros..."

Essa passagem continua falando deles e existem outras citações, mas creio que com isso você poderá se localizar um pouco :mrgreen:
 
Mas realmente,o hobbit tem toda uma linguagem um pouco infantil, entao, algumas coisas foram escritas sem se preocuparem com o sda, que seria escrito futuramente.
 
Eu interpretei diferente esta passagem, como não sendo realmente Gigantes, mas como desmoronamentos de picos...
Sei la, acho que eu viajei ne.. :lol: :rofl:
 
Vocês lembram do Beorn? Bom, será que ele poderia ser considerado um "Gigante"? Vou por aki uma parte do "O Hobbit" onde talvez demostre isso: "Logo chegaram a um pátio, do qual três paredes eram formadas pela casa de madeira e seus dois compridos pavilhões laterais. No meio jazia um grande tronco de carvalho e, ao lado, vários galhos cortados. Perto estava um homem enorme com barba e cabelos negros espessos, os braços e as pernas descobertos, grandes, negros e musculosos... p.117"

Eu já vi algumas pinturas, acho que de John Howe, onde mostra Beorn realmente gigante perto de Gandalf e de Bilbo, será que ele não poderia ser um "Gigante"? :think:
 
Como já disse Bagrond, será difícil tentar explicar tal lacuna.
Veja, em textos como "A Nova Sombra" temos pouco:

"No extremo norte das Montanhas das Sombras, na região de Gundabad, a terra tremou quando os gigantes de pedra que habitavam os picos da região desceram e tomaram o caminho que ligava o oeste [Arnor] e o leste [as montanhas cinzentas e Erebor]. A tempos não se ouvia falar deles, pois habitavam solitários no alto das montanhas. Desta, porém, estavam organizados, e tomaram parte da região, matando os que ousavam aventura-se por seus caminhos. Assim não havia pelo norte nenhum caminho para o oeste, a não ser a Trilha da Montanha, um caminho de pedras escorregadias, vento e neve."

Assim como em O Hobbit temos apenas certos trechos sobre eles, creio que mais poderia vir a ser escrito, não que fosse somente uma lacuna entre O Hobbit e as demais obras. Neste pequeno trecho podemos ter a idéia de que seriam gigantes, assim como os Nórdicos, que até mesmo vinham a organizar-se. De certa forma, temos a interpretação que: ou eram hostis, ou estavam ligados ao Senhor do Escuro de certa forma. Creio que se houver tal ligação seja somente a Sauron, pois não temos relatos de Gigantes nas Primeiras Eras. Não arrisco muito mais dizer antes de mais procurar, espero ter ajudado.

Abraços.
 
Como disse Bagrong: Existem várias lacunas entre o Hobbit e as demais obras, pois o Hobbit era mais um livro infantil ele aind anão pensava em criarum mundo - ou pensava, ams não foi come ssa intenção que ele escreveu o Hobbit- Eu tomei os gigantes como gigantes mesmo, e que talvez foram extintos por isso não se mencionou amis nada nas outras obras- nada mais normal que a extinção de uma espécie após mudanças.
Mas creio que essa foi uma lacuna que Tolkien não prencheu. Ese ele não o fez quem sou eu pra fazer algo??:cerva:
Namárië!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo