• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Gandalf nu

Daí eu não lembro... Mas ele viu quando já estava incorporado ou viu como fëa?
 
É bem confuso...leia:

Gandalf disse:
-Estava nu quando fui enviado de volta - por um tempo curto, até que minha tarefa estivesse cumprida. E nu jazi sobre o topo da montanha. A torre atrás dela estava desfeita em poeira a janela bla bla bla bla.

Ele não fala direito....

Depois....Gandalf diz

Gandalf disse:
Então, finalmente, Gwaihir, o Senhor do Vento, me encontrou novamente, e me carregou para longe.
-"Meu destino é sempre ser uma carga para você, amigo das horas dificeis", disse eu.
-"Você foi uma carga " Respondeu ele, "mas não é agora. Está leve como a pluma de um cisne em minhas garras. O Sol brilha através de seu corpo. Na realidade, acho que não precisa mais de mim: se o deixasse cair, você flutuaria no vento."
-"Não me deixe Cair!", disse eu fegante, pois sentia vida em mim outra vez. "Leve-me a Lothlórien!"
-"Foram exatamente essas as ordens da Senhora Galadriel, que me enviou para procurá-lo", respondeu ele.
-Foi assim que cheguei a Caras Galadhon, e soube que vocês tinham partido havia pouco. Permaneci lá, no tempo sem idade daquela terra onde os dias trazem cura e nã ruína. Encontrei a cura, e fui vestido de branco. Dei conselhos e recebi...blablabla
 
Eu deveria ter feito referência à essa leveza de Gandalf. Por que isso? O que é fána? Tam algo a ver com hröa?
 
Eu deveria ter feito referência à essa leveza de Gandalf. Por que isso? O que é fána? Tam algo a ver com hröa?

Eu li sobre isso em um outro tópico. O Lyvio deu uma explicação boa:

Hroa é o corpo que todos nós temos no caso do mundo do senhor dos anéis é o corpo humano normal no caso dos humanos e elfos, é mais frágio e impede a utilização melhor de sua força, ex: gandalf e saruman antes de gandalf vencer balrog tinha um hroa corpo fraco e vulnerável mais facilmente, porém apos gandalf morrer e vencer o balrog os valar deram uma nova chance para gandalf de modo que ele pudesse fzer frente a sauron então o seu velho corpo de gandalf o cinzento fragilizado, foi destruido e ficou ao lado do balrog, emquanto que ele voltou com um faná um corpo bem mais forte que o hroa e que permite maior canalização de poder sendo também mais resistente
 
Um pouco incmpleto. Um hroa é um corpo "Normal", que tem nessecidades como comer, dormir, etc. Fana é um "corpo sagrada" (algo do tipo), onde não é mais necessário se alimentar ou dormir. O Fana é mais forte e mais difícil de "ser morto" do que um hroa.
 
è como aldamar disse, ele viu quando era um fea...por isso a hipotese dele é valida o corpo dele antigo teve um upgrade mesmo.
 
Creio que o corpo antigo de Gandalf deve ter sido restaurado e elevado, e seu espírito apenas penetrou novamente no novo fána. Faz mais sentido pelo simples fato de ele ter sido deixado novamente sobre a Torre, ao invés de ser enviado a qualquer lugar mais acessível.
 
Até onde eu sei, ele voltou peladão mesmo. Como já disseram, foi em Lórien que lhes deram vestes novas, brancas.
E ele voltou nu porque voltou em um corpo novo, um fána, um corpo mais poderoso. Se o corpo velho desapareceu ou ficou lá, eternamente no gelo das montanhas, vai da vontade e da imaginação de cada um, eu acho.
E quanto a achar que não faz sentido ele ter renascido no topo da montanha, ao invés de renascer num lugar de acesso mais fácil, bem, olhando por esse lado, várias coisas então não fazem sentido, como os Valar deixarem (talvez por vontade de Eru, mas qual o sentido dessa vontade dele então?) tanta merda ocorrer na Terra-Média, para então enviarem os Istari, e ainda assim poucos (ao que parece).
 
Sem falar que o anel de Círdan estava no corpo antigo de Gandalf. Seu cajado também, se é que isso é importante. Se ele reaparecesse em outro local, esses objetos estariam perdidos.

Para mim ele saiu de Arda, e da própria Eä, do espaço-tempo, por intervenção direta de Eru (ele foi a Aman? Não me lembro disso). Na medida que Eru "tirou" Gandalf de Ëa, fazia sentido colocá-lo no mesmo lugar; como seu fëa estava "novo em folha", talvez fortalecido por um descanço fora de Eä e/ou pela presença de Eru, ele pôde criar um fána ali mesmo: só não tinha roupas para vestir, pois a roupa do cadáver deveria estar destruída pela luta.
 
Sem falar que o anel de Círdan estava no corpo antigo de Gandalf. Seu cajado também, se é que isso é importante. Se ele reaparecesse em outro local, esses objetos estariam perdidos.

Para mim ele saiu de Arda, e da própria Eä, do espaço-tempo, por intervenção direta de Eru (ele foi a Aman? Não me lembro disso). Na medida que Eru "tirou" Gandalf de Ëa, fazia sentido colocá-lo no mesmo lugar; como seu fëa estava "novo em folha", talvez fortalecido por um descanço fora de Eä e/ou pela presença de Eru, ele pôde criar um fána ali mesmo: só não tinha roupas para vestir, pois a roupa do cadáver deveria estar destruída pela luta.

De certa forma, é isso, mas não acho que tenha sido Ilúvatar que tenha interferido, pra mim foi Manwë.
 
Bom, novas conclusões, graças a discussão:

Gandalf foi a Amam, para seu "lugar". Mas, Manwë (por "ordem" de Eru) o enviou de volta, por pouco tempo, para terminar sua missão. Quando voltou, viu seu corpo jazendo sim no pico da montanha. Apenas Pegou seu Anel (o Cajado era novo, ele não tinha mais cajado quando chegou lá em cima, pelo que lembro, o cajado se partiu) e partiu com a carona. E as elfas loiras de Lórien o vestiram.

MINHAS conclusões.
 
Engraçada essa questão acerca do destino do hröa de Gandalf. Todo mundo sabe o que houve com o corpo de Saruman, virou fumaça. Seria ilógico imaginar outro fim para o cadáver de Mithrandir só porque Tolkien não deixou na escrito. O corpo sumiu, pô!
 
Engraçada essa questão acerca do destino do hröa de Gandalf. Todo mundo sabe o que houve com o corpo de Saruman, virou fumaça. Seria ilógico imaginar outro fim para o cadáver de Mithrandir só porque Tolkien não deixou na escrito. O corpo sumiu, pô!

Bem lembrando viu Elring, mas vejamos por outro lado não muito distante: O Corpo de Saruman, sumiu em fumaça devido a sua maldade e escuridão no coração, o corpo de Gandalf poderia muito bem ter sumido de uma forma mais "angelical". Outra duvida que Tolkien nos deixa para debater né ? XD
 
Discordo. O Corpo de Gandalf ficou lá. Gandalf diz isso. Será que ele mentiu?:roll:
 
Discordo. O Corpo de Gandalf ficou lá. Gandalf diz isso. Será que ele mentiu?:roll:

Sei. E Gwaihir também confirmou que viu dois Gandalf deitado um ao lado do outro, né? As roupas, o cajado e o Anel Narya eu acredito que tenha ficado. O hröa é pouco provável. Apesar de ser da mesma matéria de um homem, o corpo do mago sofreu o mesmo processo de deteriorização acelerado.

PS: E pára de ficar revirando os "zoinhos" pra mim... você não faz o meu tipo. :lol:
 
Discordo (²). O corpo de Gandalf deve ter cngelado após sua morte, não evaporado. Ele tinah um corpo "Normal" e este estava na Neve....

E que Zoinhos?
 
Discordo (²). O corpo de Gandalf deve ter cngelado após sua morte, não evaporado. Ele tinah um corpo "Normal" e este estava na Neve....

E que Zoinhos?

:roll: este.

O corpo não está lá. O mago Cinzento não era normal. Se fosse. Gandalf teria morrido vinte ou trinta anos após seu desembarque, não é mesmo? E nem teria forças para derrubar um Balrog.

Também sou muito chato em se tratando de passagens nos textos. :mrgreen:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo