• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Copa 2018 Eliminatórias Europa Copa 2018

Se for pra aumentar também prefiro que seja logo com 64.
16 grupos de 4, 2 classificados por grupo e no mata-mata a inédita fase de "16 avos de final".
Só uma partida a mais pra ser campeão.
 
Com 64 eu já acho que entra muita seleção bunda. :tsc: A princípio eu tinha pensado em 8 grupos de 5, mas tem o problema que o Fúria citou mesmo, da última rodada.
 
Do jeito que o Platini é não ficarei surpreso se não inventarem na Copa do Mundo o mesmo artifício já usado na CL e Libertadores pra não mexer no formato básico de 32 participantes: deles institucionalizarem uma fase pré-grupos, levando pro país sede pouco antes da Copa começar alguns mata-matas só pra definir antes quem entrará na fase de grupos.

Ficaria meio bizarro países viajando pra serem eliminados em apenas um jogo, mas seria uma outra forma de não congestionar o torneio com um número enorme de grupos e jogos.
 
Última edição:
Ou então ele pode encontrar um critério qualquer para que algumas seleções só entrem a partir das fases finais.

Continuaria sendo bunda, critérios confusos desnecessariamente. Mas enfim. Já que ele vai fazer, o jeito é tentar minimizar prejuízos.
 
De qualquer maneira, qualquer aumento por menor que seja implicará também num aumento no custo da organização da Copa. O problema ficará pras futuras sedes.
 
Bélgica garantida.
A Holanda ainda tem chances, mas mesmo que vença seu próximo jogo, pra ter chances de uma repescagem tem que torcer pra que a Suécia tropece em Luxemburgo pra só assim não ter que depender de precisar golear os suecos na última rodada pra descontar o saldo de gols.
 
A Holanda, além de ter caído no grupo da morte (totalmente desproporcional, como é típico das eliminatórias europeias), tá apresentando um futebolzinho ridículo. Blind, Strootman e Wijnaldum são os únicos bons jogadores que não estão ou em fim de carreira (Sneijder, Robben, Van Persie) ou começando a aparecer agora na seleção: ou recém-promovidos da Jong-Oranje (sub-21) ou que acabaram de se destacar na Eredivisie, que não é lá um campeonato de alto nível.
 
Ficou agora a última rodada em que a Holanda terá que fazer em cima dos suecos uma goleada mais épica que os 7x1 que levamos da Alemanha na última Copa. Será uma outra eliminação pra lá de melancólica pros holandeses.

O grande destaque é que a Islândia está muito próxima de uma inédita vaga que poderá ser direta se vencer em casa o Kosovo lanterna do grupo que só tem 1 ponto ganho. Em confirmando, será um enorme feito para um país com uma população bem reduzida, fez recentemente uma boa Euro e tinha em seu grupo 3 concorrentes teoricamente mais fortes.
 
Holanda já era e possivelmente a Argentina também. Metade dos semifinalistas de uma copa ficando de fora da seguinte.
 
A situação da Argentina ainda é bem melhor que dos holandeses por precisar de uma vitória simples e aí apostar que apenas um de seus concorrentes acima na tabela tropece.

Ainda na Europa, mesmo que algumas seleções estejam até com a situação bem encaminhada, a posição no ranking da FIFA será determinante no sorteio dos cabeças-de-chave e também repescagem. Se a Itália não vencer por exemplo, corre o risco de pegar um adversário mais complicado nesse mata-mata decisivo.
 
Apesar de alguns concordarem, eu sou radicalmente contra esses critérios da FIFA, para elaborar os grupos das eliminatórias e da repescagem. Isso acaba deixando a possibilidade, como ocorreu com Itália e Holanda, de seleções com grande tradição, fora de uma edição de Copa do Mundo.

Podemos verificar que, nas eliminatórias europeias, encontramos grupos muito fortes e, por outro lado, grupos com seleções sem nenhum expressão no contexto mundial, como naqueles encabeçados por Sérvia e Islândia.

Assim, enquanto perdurar esse tipo de critério para estabelecer o ranking, iremos continuar a ter tais acontecimentos, que para mim, são tristes para o futebol.
 
É indiscutível que os critérios de ranking não são justos,
mas chama a atenção que a Itália atualmente não está com um time a altura pra fazer uma boa campanha, somado a duas eliminações precoces na fase de grupos.
Espero que e torço que a Azurra se reestruture e finalmente volte com força na próxima copa.
 
E a Suécia merece os parabéns! Se classificou no grupo da morte que tinha França e Holanda e ainda passou da Itália na repescagem.

Sobre os critérios da FIFA, e notório que não são justos, mas qual seria uma solução objetiva? Atribuir mais pontos à história das seleções em copas? Atribuir mais pontos conforme o valor dos jogadores?
 
E a Suécia merece os parabéns! Se classificou no grupo da morte que tinha França e Holanda e ainda passou da Itália na repescagem.

Sobre os critérios da FIFA, e notório que não são justos, mas qual seria uma solução objetiva? Atribuir mais pontos à história das seleções em copas? Atribuir mais pontos conforme o valor dos jogadores?

Eu gostava do critério da média de desempenho nas últimas três copas que a FIFA chegou a usar várias vezes antes de criar seu polêmico ranking. Isso é diferente de "ranking histórico" que irá proteger somente os maiores campeões independente da fase técnica que estiverem.

Infelizmente futebol não é como o tênis onde praticamente toda e qualquer competição tem atletas de todos os continentes competindo entre si.
Como as únicas competições em nível global são a Copa do Mundo e das Confederações (que pode ser extinta), fica difícil rankear seleções que disputam eliminatórias e competições continentais com número de jogos, formato de tabela e nível técnico completamente distintos entre si, sem falar que nos amistosos, cada um escolhe a quantidade de jogos e adversários que quiser, o que torna ainda mais distorcido o trabalho de rankeamento.
 
Para mim, acho que para escolher cabeças de chave nas eliminatórias deveria ser sim utilizado o ranking histórico; porém, isso não significa classificar-se automaticamente para copa, mas sim elaborar melhor os grupos das eliminatórias.

Vejam que Sérvia foi cabeça de chave junto com outras seleções sem nenhuma tradição futebolística, como Irlanda, País de Gales, etc., enquanto a Holanda ficou no grupo em que tinha França e Suécia, e a Itália ficou no grupo com a campeã Espanha.
 
A Dinamarca confirmou sua vaga e com isso o futebol escandinavo tem 3 representantes.
Na última Copa tinha lamentado não ter tido nenhum representante dessa região.
 
Alemanha voltando ser Alemanha enfiando 9 x 0?

Tudo bem que foi no minúsculo Liechtenstein onde joga o padeiro, confeiteiro, coveiro, etc, mas desde o 7x1 em nós, fazia tempo que eles não sapecavam tanto em ninguém.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo