• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dúvidas em Tengwar

Pessoal, tentando transcrever uma parte de um texto surigu uma dúvida quanto à acentuação. Existem mais sinais de pontuação além daqueles que estão no MTP3 v5 (é o que eu estou usando, não sei se tem um mais atual)? existe, especificamente, uma forma de se escrever aspas, reticências e dois pontos em tengwar?
Qualquer ajuda é mais que bem-vinda e agradecida :D
Taí uma dúvida que também é minha. A princípio, como o Tengwar é um alfabeto fonético (destinado a grafar exclusivamente os sons da fala), só existiriam mesmo os sinais representativos de pausa curta e pausa longa, exclamação e interrogação - que, se são possíveis de serem identificados na escuta, também deveriam sê-lo na escrita, e assim o são. Aspas, reticências, parênteses, dois pontos, ponto vírgula, todos esses sinais que não alteram em nada a fala, em tese, não são expressos na escrita.

Entretanto, a Dúvendor faz essas sugestões:

tengwar_016.gif


Já cheguei a perguntar aqui no fórum se esses sinais de parênteses, ponto vírgula e travessão são legítimos, no que se baseiam etc, acho que não houve resposta, então ainda mantenho essa dúvida. Na época fiquei encabulado pelo mesmo motivo que você: fazendo textos longos, a gente começa a sentir falta de sinais mais específicos.
 
Muito obrigado Eriadan, Thorondil e Tilion! esses sites ajudaram muito! é bom saber que o tengwar possui uma comunidade disposta a trocar conhecimentos acerca desta bela língua! :D
 
tenho uma duvida .... o alfabeto tengwar eh usado para escrever o Quenya ou o Sindarin ??? [ e o que é esse MTP de q tanto falam??? ]
 
tenho uma duvida .... o alfabeto tengwar eh usado para escrever o Quenya ou o Sindarin ??? [ e o que é esse MTP de q tanto falam??? ]

É utilizado para escrever qualquer coisa, na real. Oficialmente - leia-se, nas obras - é essencialmente utilizado para escrever os idiomas élficos. Mas podemos, por exemplo, usando o MTP (Modo Tengwar-Português), escrever frases em nosso próprio idioma utilizando Tengwar. Esse tipo de adaptação é possível de ser feita com quaisquer outros idiomas.
 
queria saber para q serve as letras : Súle, Aha, Noldo e Hw. Sindarinwa ??? elas tem ou n som proprio ?? se sim quais são os sons ??
 
queria saber para q serve as letras : Súle, Aha, Noldo e Hw. Sindarinwa ??? elas tem ou n som proprio ?? se sim quais são os sons ??
Você quer saber para que servem no Quenya, no Sindarin ou no MTP (Modo Tengwar Português)? Vou responder para que servem no MTP:

- SÚLË: usa-se para o som de "tch" como em "tigre" e "dente". Em geral: para o [t] seguido de -i ou de [e] pronunciado como /i/.
- AHA: usa-se para o som de "ch" como em "chão" e "caixa".
- NOLDO: usa-se para o "nh" como em "fanho" e "canhão".
- HWESTA SINDARINWA: não serve para nada no MTP.
 
bom eu sei oq está escrito aqui http://www.forodrim.org/daeron/teng-que.pdf... que acho q eh o metodo tengwar para quenya .... eu sei de todas as outras letras vogais e sinais especiais so falta esses .....
A minha sugestão: aprenda a fonética do Quenya antes de querer aprender como escrever Quenya em Tengwar. Por quê? Porque o Tengwar é uma escrita fonética. Você não consegue simplesmente "transformar" a nossa letra ocidental numa "letra" do Tengwar: você tem que primeiro prestar atenção no som e daí fazer a transcrição. Sem saber como funcionam os sons do Quenya, eu diria que é impossível escrever Quenya em Tengwar corretamente.

Recomendo: Lição Um do Curso de Quenya disponível no Ardalambion.
 
Última edição:
Tatuagem tengwar!

Olá, povo de Valinor!
Resolvi mudar o post pq eu vi q muitos vizualizaram, mas não puderam fazer nada, provavelmente em parte pq não deixei tão claro o que eu pedia e em parte pq mesmo aqueles q conseguiram entender não puderam me ajudar xD
Bom, enquanto ninguem postava nada eu fui pesquisando e tentando me virar e consegui melhorar o pedido de ajuda, acho que agora está sob alcance de alguem :)
Eu transcrevi uma passagem de um livro que eu curto bastante, do português para o tengwar através do MTP3_RC5 e fui copiando e colando os tengwa em uma pagina em branco do paint, bom...corrigi erros e não sei se ainda ta errado, ele ta aqui pra quem quiser corrigir algum erro:


Enfim, o meu pedido de ajuda é o seguinte ...
Gostaria que alguem conseguisse transcrever essas frases do tengwar básico para um tengwar annatel italico ou alguma outra fonte pra deixar mais bonito, pois a minha intenção é fazer uma tatuagem :)
Espero er ficado um pouco mais claro agora.

Vlw ae gente e espero que eu consiga dessa vez ><
 
Última edição:
Re: Tatuagem tengwar!

Sou novato tbm, mas veremos se posso ajudar :P
Assim, se você teclar "t", realmente não aparece um "t", mas sim o malta, o tengwa de "m". Não sei como reconfigurar, mas há como saber como fazer.
Onde você baixou a fonte não veio um arquivo em .pdf não?
Se tiver vindo, olhe esse arquivo que nele terão todos os comandos, sem erro.
Se não conseguir, me deixa MP que eu te envio.
Vlw!
 
Última edição:
Re: Tatuagem tengwar!

Vlw! Eu to indo pra casa agora e vejo se tem esse arquivo em pdf. Caso contrario, me fala de onde vc pego essas fontes com esse arquivo e a partir dai a gente vai se falando :)

- - - Updated - - -

Vlw! Eu to indo pra casa agora e vejo se tem esse arquivo em pdf. Caso contrario, me fala de onde vc pego essas fontes com esse arquivo e a partir dai a gente vai se falando :)

- - - Updated - - -

Vlw! Eu to indo pra casa agora e vejo se tem esse arquivo em pdf. Caso contrario, me fala de onde vc pego essas fontes com esse arquivo e a partir dai a gente vai se falando :)
 
Tattoo quase finalizada!

e ae galera, blz?
seguinte, tive ajuda de muita gente boa, gente esforçada e dedicada a me ajudar, na qual eu só tenho a agradecer o/
vou postar isso aqui, pq eu achei PERFEITO pra fazer mina tattoo, só q é claro, é sempre bom da uma revisada quanto as fonéticas, alfabetos e etc xDD
ta ai a imagem q me passaram, perfeita...do jeito q eu quero tatuar, só falta uma revisão geral do Forum inteiro xD

VCsSb.png


é esse ae !!! quem não estiver vendo, eu tento jogar no imageshack pra abrir o link e o escambau, se estiverem vendo, pois é....
essa é a frase q eu quero tatuar!!
"Existem 3 coisas que todo homem sábio deve temer: O mar em tempestade, uma noite sem lua e a fúria de um homem gentil."

sim, eu quero tatuar algo grande assim na minha costela (sim, vai doer PRA CARALHO!!) e acho q esse italico annatel fico MUITO bom
feito por Rinzle, quem me ajudou bastante, vlw mesmo mano o// !!!



bom, ta ae, espero comentários e correções (caso essa coisas linda esteja errado xDDD)

vlw o/
 
Tattoo Tengwar finalizada =D




Uploaded with ImageShack.us

Bom, ta ai...corri atras, criei tópico, mandei menssagens pessoais, até que achei alguem q conseguia me ajudar!
Vlw Rinzle!!! e obrigado a todos que me deram dicas e tentaram me ajudar, claro =D

eu achei q ficou ótima a transcrição, mas lógico, até o próprio brother que fez pediu pra q eu colocasse em um tópico, pra ver se a frase está toda dentro de um senso comum, certinha e bonita xD

"Existem 3 coisas que todo homem sábio deve temer: O mar em tempestade, uma noite sem lua e a fúria de um homem gentil."

essa é a frase =)
como é pra ser uma tattoo, melhor não ter nada de errado, não é? xD

conto com a ajuda de todos vcs e o Ok do forum inteiro se for possivel haiHAIhaui

VLW o/
 

Anexos

  • proxima tattoo.jpg
    proxima tattoo.jpg
    70,5 KB · Visualizações: 5
Re: Tatuagem tengwar!

Bom galera...tentei abrir um post com a tattoo "final", mas acho q não foi aceito pelos administradores, então vou postar o trampo que o rinzler fez pra mim que por sinal ficou ÓTIMO, mas nós dois concordamos em postar uma ultima vez para dar direito a discussão e para aperfeiçoamento da transcrição da frase =D

proxima tattoo.jpg

ta ai, em anexo =)
estou aberto a opniões e a idéias melhores do alfabeto, com essa coisa toda de fonética e tudo =)
vlw pessoal que deu uma força até aqui o/
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.494,79
Termina em:
Back
Topo