• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Desknotes

Gildor

Usuário
A PCChips (http://www.pcchips.com) criou já há algum tempo o conceito de DeskNote, um micro que não é nem desktop nem notebook. Como é isso? O DeskNote é um micro portátil, que usa tela de cristal líquido, mas não é um notebook. Tanto que ele não tem bateria. Você pode opcionalmente comprar essa bateria, mas ela é externa ao micro. Outra diferença do DeskNote para os notebooks é que eles usam peças de desktop, como processadores e memórias. O resultado final é um micro portátil de baixo custo, juntando o melhor do notebook e o melhor do desktop. O DeskNote também está sendo chamado de "i-Buddie".

a900.jpg


O modelo que testamos é o A900, que é relativamente fácil de se encontrar no Brasil. Esse modelo usa o processador "Giga Pro", que na verdade é um VIA C3 remarcado (e ele roda a 730 MHz, e não 1 GHz, como o nome se faz supor). Há outros modelos de DeskNote no mercado, usando processadores Athlon e Pentium 4. Esperamos testar esses modelos em breve, já que é um micro portátil que tem tudo para se tornar extremamente popular aqui no Brasil, devido ao seu baixo custo.

Em relação ao aspecto geral do equipamento, achamos ele bonito e sóbrio, além de leve e fino, muito fino. Essas duas últimas características com certeza ocorrem pelo fato de ele não ter uma bateria em seu interior.

Do lado de baixo dele há dois compartimentos que qualquer usuário pode facilmente acessar: o do disco rígido e o da memória. O disco rígido usado é do padrão de notebooks, com a vantagem de estar preso a uma pequena gaveta, facilitando a sua remoção (ver Figuras 2 e 3). No modelo que testamos, o disco rígido que veio era um IBM de 10 GB. Já a memória RAM usada é um módulo DIMM comum, ao contrário do que ocorre com notebooks. Com isso, o custo de se aumentar a quantidade de memória RAM é bem mais baixo do que o mesmo procedimento em notebooks, já que o DeskNote usa módulos de memória convencionais. O modelo testado veio com 128 MB de memória SDRAM PC133.

O DeskNote não tem unidade de disquete, sendo esse item opcional (pode-se comprar uma e conectar ao DeskNote via porta USB). Ele vem com uma unidade de CD-ROM 24x (que no modelo que testamos era fabricada pela Quanta Storage) ou com uma unidade DVD-ROM 8x. Em suas laterais e traseiras, as portas USB, saída de áudio, etc, sendo que ele tem, acima do teclado, duas caixinhas de som, como ocorre nos notebooks que têm áudio integrado.

Uma característica muito boa do A900 é que ele tem saída para TV, através de um conector S-Vídeo existente em sua lateral. Detalhe: no setup da máquina você pode escolher o padrão de vídeo: NTSC, PAL-M (padrão usado no Brasil) e PAL-N (padrão usado na Argentina).

O DeskNote A900 é muito bonito e prático, mas seu grande ponto fraco é o seu desempenho, que é muito baixo. Com certeza isso é reflexo do processador escolhido para equipá-lo, o VIA C3, que é um processador de baixo desempenho. Para rodar processadores de texto, planilhas eletrônicas e acessar a Internet, ele dá para o gasto. Mas não dá para rodar jogos 3D com ele. Todos os nossos programas de teste de desempenho 3D se recusaram a rodar na máquina. Se você está procurando um micro portátil de alto desempenho, esqueça o A900 e compre um notebook.

A PCChips lançou também, como comentamos, DeskNotes usando o Athlon e o Pentium 4. Ainda não pudemos testar esses modelos e, portanto, o comentário expresso acima pode refletir somente o desempenho específico do modelo A900 e não da série DeskNote como um todo.
Retirado de http://www.clubedohardware.com.br/a900.html

Eu pesquisei um pouco mais, e achei alguns exemplares no MercadoLivre, com processadores Intel e com baterias de maior duração - na linha contrária do que menciona essa reportagem.

Minha pergunta simples é: alguém conhece? Se sim, pode dizer algo positivo ou negativo a respeito?
 
não conheço, mas em relação custo beneficio para quem viaja muito, e não tem grana para bancar um Notebook e seus apetrexos, e gosta de ter um pc relativamente bom, é uma boa pedida.
os contras provavelmente a memoria... o clock do processador é baixo, poderiam usar processadores de notebook mais potentes que um de clock 730mHz. IMO.
sobre não ter bateria, é uma boa. mas conectar direto na tomada não é muito legal.
 
Um amigo meu tem um. É mais fino que o meu notebook. É bom, não tem nada demais. A bateria faz uma baita falta e pelo que sei alguns possuem bateria interna que nem notebook. O desknote dele tem drive de disquete e DVD/CD-R. Os desknotes tem um problema na fonte que tende a superaquecer e derreter o plug (já vi acontecer em vários). E o mais curioso sobre o bicho é o que vem escrito na caixa: "Almost a notebook". Parece coisa do Douglas Adams. :obiggraz:

Ah, pelo preço que o meu amigo pagou, dava pra comprar um notebook equivalente... mas acho que ele não pesquisou muito.

Os slots de memória tem acesso facilitado, mas isso não vem ao caso, porque o meu notebook também tem. Assim como o HD nos dois casos.

Mas o desempenho realmente é fraco. O do meu amigo é um Pentium 3 1GHZ com 256 de RAM e 64 mega de vídeo (compartilhado com a RAM) e roda o Neverwinter Nights mancando feio...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo