• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Copa do Mundo de clubes.

KADU

Estão vendo esta caneta?
Eu penso em um campeonato assim a algum tempo. O primeiro ponto interessante para que exista é o intervalo de 4 anos entre cada copa do mundo. Isso foi definido em uma época onde os meios de transportes eram bem mais precários tornando a distância um fator bastante dificultador. Hoje várias frentes na própria FIFA estudam reduzir esse tempo para 2 ou 3 anos. Criando uma Copa do Mundo de clubes também de 4 em 4 anos reduziria a ansiedade para a chegada da copa, além de ser um evento bastante atraente por si só.
Poderia ser realizada 1 ano antes da copa e 1 depois das olimpíadas, deixando assim só 1 ano a cada 4, livre de um grande evento esportivo. A fórmula que imagino seria a seguinte:
- 16 clubes divididos em 4 chaves no modelo das antigas copas, antes de incharem. Se quiser um campeonato mais curto classifica apenas o 1 de cada chave e vai direto pra semi finais, se houver tempo para mais um jogo, classificam-se o dois primeiros e vão para as quartas de finais(o que acho mais interessante).
- 8 clubes europeus, 4 sul-americanos, 1 africano, 1 asia/oceania, 1 américa central/norte e 1 time do pais sede. Nenhum pais pode ter mais de 2 representantes, exceto se ele é sede da copa(poderia chegar a 3). Obrigatoriamente 2 europeus e 1 sul-americano em cada grupo.

O campeonato inteiro pode ter 6 ou 5 jogos, dependendo da escolha do modelo. Isso quer dizer que ele pode ser realizado perfeitamente em 3 semanas, colocando 1 semana de preparo antes de começar, levaria só 1 mês. Eu acho viável e bem interessante, e com certeza os europeus levariam mais a sério.
 
Eu achei muito bom, Kadu, com algumas exceções, claro.
Não vejo por que não possa existir mais de um clube de cada país. E pior, acho que um clube do país sede pode dar uma graça ao campeonato, mas tmb pode não ter nada a ver .. pois ficaria igual Àquele Vasco e Corinthians em 2000. Uma barbada.

De qualquer modo seria legal ter um campeonato mundial de clubes. Eu colocaria 12 clubes ao invés de 16 (acho que seria a mesma fórmula de 2000).

Acho que muito há a se amadurecer, e os calendários precisam mudar muito para comportar algo assim. Além do mais, o Campeonato do Mundo deveria virar uma tradição, coisa que não seria possível de imediato, ainda mais por demorar tanto tempo entre um e outro.

Kadu disse:
Eu acho viável e bem interessante, e com certeza os europeus levariam mais a sério.
Este é o ponto. Os europeus nunca vão achar um campeonato mundial interessante. É interessante pra nós sul-americanos, que almejamos jogar sempre contra o Liverpool, Milan, Real Madrid, clubes franceses e alemães. Pra eles, a Liga dos Campeões e a Copa da Uefa é mais do que suficiente, lucrativo e conveniente.
 
Última edição:
E não podemos nos esquecer dos jogos pan-americanos, um evento de porte que acontece justamente depois de uma copa e antes das olimpíadas. Ou seja, aí não teríamos nenhum ano vago :xmas:
 
Mas aí kebraria um poco alguns clubes, neh naum?
Pq aki na Am do Sul naum temos como manter grandes jogadores por até 4 anos.....Um ganhador da Libertadores do ano pós-copa poderia xegar completamente enfraquecido pro outro mundial (imaginando q vc estaria classificando os 4 ganhadores da Libertadores pro mundial).....
É só imaginar o Santos.....Teria um timaço em 2002 porcausa dos jogadores revelados nas categorias de base, mas naum teria xance alguma de vencer o Mundial q seria só nesse ano de 2005 (supondo q akele time tivesse vencido a Libertadores de 2002).....Ou o Boca q venceu em 2003 com o Tevez talvez tivesse q jogar contra outro time q comprou o Tevez nesse meio tempo.....
Por mais que haja MTO planejamento em algum clube da Am. do Sul, seria complicado.....MTO provavelmente apenas o time vencedor da Libertadores no ano em q se disputaria o Mundial entraria com boas xances de ganhar.....

E se já é complicado convencer 1 europeu a ir pro Mundial jogar 1 ou 2 jogos, imagina convencer 8 pra jogar por 1 mês? Ainda mais se mantiver o Mundial no mesmo período, caindo bem no meio da temporada européia.....



Sei lá.....
Axo mais justo ter o Mundial todos os anos.....
 
Última edição:
A FIFA até pensou nesta possibildade, o que seria bem legal mas quem são os maiores "estraga-prazeres' pra que a coisa saia do papel são os europeus que choraram uma barbaridade pra que o mundial atual tivesse um europeu garantido já na semi-final pra que o numero de jogos disputados não passasse de 2. Imagine o que chorariam pra participar de um torneio de um mês?

O fato é que eles não gostam que outra competição seja mais importante que a Champions Leugue, pois ao contrário das seleções aonde são obrigados a reconhecer o favoritismo do Brasil, com clubes é muito diferente eles se acham totalmente superiores por ter o campeonato mais rico do mundo.

E basta ver o "estrago" que a vitória do SPFC fez no Liverpool. Os caras ficam super putos. :lol: Imagine perder numa copa.

E como o Fusa comentou pros sulamericanos é complicando manter um elenco forte por mais de 3 anos. Leva mais vantagem o clube que ganhar a Libertadores no mesmo ano do Mundial.

A tendência mesmo é de prevalecer o mundial anual.
 
Última edição:
E eu tava pensando aki tb.....

Axo mais provável a FIFA kerer fortalecer a Copa das Confederações como otra grande competição mundial do q criar uma formula dessas para um mundial de clubes.....
Mesmo pq convencer os clubes a cederem seus jogadores às seleções num período onde todos os clubes europeus estão parados (no meio do ano) dá bem menos dor de cabeça do q convencer os mesmos a se deslocarem todos pro Japão (ou otro país sede) no final do ano qdo todos tão mais empenhandos em conseguir arrancar pra ultima metade de suas temporadas.....


E, se os Europeus concordarem, daria pra enxer os 4 anos com boas competições em termos futebolísticos.....
Copa do Mundo - Copa Continental - Olimpíadas - Copa das Confederações - Copa do Mundo - ...
Problema seria só conseguir encaixar a Eurocopa no ano posterior à da Copa, já q lá eles precisam fazer uma eliminatória antes de organizarem o torneio.....E seria complicado fazer essas eliminatórias no ano anterior qdo todas estariam focadas na Copa do Mundo.....
Mas ao menos pra nós sul-americanos daria pra fazer tranquilamente.....
 
[F*U*S*A*|KåMµ§] disse:
Mas aí kebraria um poco alguns clubes, neh naum?
Pq aki na Am do Sul naum temos como manter grandes jogadores por até 4 anos.....Um ganhador da Libertadores do ano pós-copa poderia xegar completamente enfraquecido pro outro mundial (imaginando q vc estaria classificando os 4 ganhadores da Libertadores pro mundial).....

Não, eu já tinha pensado nisso. Seria melhor classificar o campeão e vice da ultima liberdaores, o campeão da ultima mercosul, e o campeão da penultima libertadores. Fazendo assim pegaria os times ainda não tão desmontados. No ano que não tivesse essa copa teria o mundial normalmente(já que 2 jogos nao representam nada em termos de calendario mesmo), seriam titulos distintos.
 
KADU disse:
Não, eu já tinha pensado nisso. Seria melhor classificar o campeão e vice da ultima liberdaores, o campeão da ultima mercosul, e o campeão da penultima libertadores. Fazendo assim pegaria os times ainda não tão desmontados. No ano que não tivesse essa copa teria o mundial normalmente(já que 2 jogos nao representam nada em termos de calendario mesmo), seriam titulos distintos.

Só um detalhe mercosul agora é sulamericana.
Mas sou contra de colocar o representante da Copa sulamericana no mundial. Pra mim o campeão deste torneio deveria ganhar uma vaga na Libertadores (pelo menos a fase pré) que é a competição imediatamente mais importante. Se fosse feito assim, o Boca que ganhou a sulamericana este ano e está fora da Libertadores 2006 por ter ido mal no campeonato argentino do ano passado teria salvado o ano.

Se você dá uma vaga ao campeão da sulamericana pro mundial, isso torna a Libertadores e até o campeonato brasileiro mais desmotivante, pois aí basta apenas ser o 11° colocado no brasileiro, sem se esforçar muito e ganhar esse torneio que tem um nivel mais fraco que a Libertadores que seu time se garante no Mundial. Não acho legal. Só devem participar do mundial os melhores.

F*U*S*A* disse:
Problema seria só conseguir encaixar a Eurocopa no ano posterior à da Copa, já q lá eles precisam fazer uma eliminatória antes de organizarem o torneio.....E seria complicado fazer essas eliminatórias no ano anterior qdo todas estariam focadas na Copa do Mundo.....
Mas ao menos pra nós sul-americanos daria pra fazer tranquilamente.....

O que pega mesmo é a Eurocopa já que Copa América aqui não tem eliminatórias e eles não vão abrir mão deste torneio que é praticamente uma Copa do mundo.

E como tudo depende do aval deles... fica nisso, sem sair do papel.
 
Última edição:
KADU disse:
Não, eu já tinha pensado nisso. Seria melhor classificar o campeão e vice da ultima liberdaores, o campeão da ultima mercosul, e o campeão da penultima libertadores. Fazendo assim pegaria os times ainda não tão desmontados. No ano que não tivesse essa copa teria o mundial normalmente(já que 2 jogos nao representam nada em termos de calendario mesmo), seriam titulos distintos.
Mas como é q ficariam a relação entre os mundiais?
O mundial de cada 4 anos seria mais importante q o anual? Pq senão poderia trazer um desinteresse para esse mundial (maior ainda dos europeus q poderiam voltar a deixar de ir jogar).....
E traria algumas outras dificuldades práticas tb.....
Um time q conseguisse armar um time campeão da Libertadores nos 2 anos pós-Copa teriam 2 xances de serem campeões.....E o time q conseguisse fazer isso nos 2 anos seguintes só teria 1 xance de ser campeão....



FÚRIA Da Cidade disse:
O que pega mesmo é a Eurocopa já que Copa América aqui não tem eliminatórias e eles não vão abrir mão deste torneio que é praticamente uma Copa do mundo.

E como tudo depende do aval deles... fica nisso, sem sair do papel.
Eu dei uma olhada nas eliminatórias pra Copa e pra Eurocopa e daria pra fazer 1 eliminatória pros 2.....
Só q em vez de se classificarem diretamente os 2 melhores segundos colocados, se classificariam direto os 4 melhores segundos colocados.....
É algo completamente viável, unico problema seria a aceitação disso.....

Só teria 1 problema.....Exatamente o q teríamos nessas eliminatórias q acabou de acontecer.....A Alemanha naum precisou fazer as eliminatórias e teria q se arrumar um jeito de dar uma xance pra ela ir pra Eurocopa....
Em compensação faria as eliminatórias algo bem mais interessante.....Pq vc seria eliminado de 2 grandes competições ao mesmo tempo se desse mole.....
 
[F*U*S*A*|KåMµ§] disse:
Só teria 1 problema.....Exatamente o q teríamos nessas eliminatórias q acabou de acontecer.....A Alemanha naum precisou fazer as eliminatórias e teria q se arrumar um jeito de dar uma xance pra ela ir pra Eurocopa....
Em compensação faria as eliminatórias algo bem mais interessante.....Pq vc seria eliminado de 2 grandes competições ao mesmo tempo se desse mole.....

Isso de sincronizar 2 eliminatórias numa só já seria viavel já que as duas proximas são fora da Europa.

E mesmo que não fosse a Alemanha poderia participar numa boa, só que aí a classificação dela só contaria pra Euro 2008 já que pra Copa do Mundo atual ela é o pais sede. Já Suiça e Austria que vão sediar a proxima Euro seria o inverso, a classificação dos dois só contaria pra Copa do Mundo.

E outro fator positivo é pra Alemanha é que mesmo classificada ela poderia usar a eliminatória como melhor preparação pra Copa do mundo também.

Realmente é uma boa idéia e nenhuma seleção país-sede seja da Eurocopa ou da Copa do Mundo ficaria "parada".
 
Última edição:
Poisé, 1 jogo oficial por ano entre um clube europeu e um sul-americano é ridiculo, tem que aumentar esse tipo de confronto.
 
Fatos:
-O Campeonato de Clubes tem que ser anual, devido a alta rotação de atletas, e os campeonatos continentais serem anuais.

-O ultimo campeonato teve apenas representantes campeões continentais, com o claro dominio sulamericano/europeu, que justificaram sua entrada nas semi-finais.

-Ate o ano em que um time da Asia/Am.Central/Oceania/Africa ganhar esse camp. mundial, não justifica tirar a preferencia dos gigantes.

Conclusão:
Esse esquema de 6 clubes tem que perdurar por no minimo 10 anos, que está bom demais.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo