• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Congonhas deve ser fechado ou não??? (interesse nacional)

Congonhas deve ser fechado?

  • Sim

    Votos: 19 31,7%
  • Não

    Votos: 41 68,3%

  • Total de votantes
    60
Dilma confirma: SP terá novo aeroporto

Em 60 dias, Congonhas não vai mais receber vôos de conexões.
Estudos para construção de novo aeroporto na cidade saem em 90 dias.

A cidade de São Paulo terá um novo aeroporto, confirmou, nesta quinta-feira (20), a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. Segundo ela, o local ainda não está definido. A ministra disse somente que será na Grande São Paulo.

"Determinamos a construção de um novo aeroporto. Jamais diríamos onde será a construção para não sermos fator de especulação imobiliária. Não sabemos onde será, e, se soubéssemos, não diríamos", acrescentou a ministra.

Ela explicou também que as medidas anunciadas nesta sexta-feira, de restrição do número de vôos em Congonhas, com o aeroporto deixando de atuar com conexões e escalas de vôos.

"As medidas visam aumentar o grau de confiança na utilização de Congonhas. Estamos determinando que a vocação de Congonhas seja de vôos diretos, ponto a ponto", disse a ministra Dilma Rousseff a jornalistas.

A ministra explicou que a preocupação do governo com relação ao aeroporto de Congonhas é que ele está situado no meio da maior cidade da América Latina. "Quando escolhermos o sítio [para o novo aeroporto], tomaremos a precaução de que haja uma área de segurança ao seu redor", afirmou ela.
Fonte: G1
 
deviaa sim...
soube que estavam planejando mudar para o Interlagos... mas devia mesmo mudar para a estrada! :think:
 
Mas eu não posso falar demais, porque sou leigo no assunto. Com certeza vc entende mais sobre o assunto do que a gente.

Agora que eu vi direito, ficou parecendo que eu fui sarcástico nessa frase, mas não foi minha intenção não viu Omykron. Eu realmente quis dizer isso. :smile:
 
Acho que deve permanecer recebendo apenas aviões do tamanho que apista suporta, com uma margem de segurança. Pois o tamanho dos aviões teem aumentado de tempos em tempos, mas o aeroporto continua o mesmo...
 
Agora que eu vi direito, ficou parecendo que eu fui sarcástico nessa frase, mas não foi minha intenção não viu Omykron. Eu realmente quis dizer isso. :smile:
relaxa filhão, nem esquentei com isso. ;)
Acho que deve permanecer recebendo apenas aviões do tamanho que apista suporta, com uma margem de segurança. Pois o tamanho dos aviões teem aumentado de tempos em tempos, mas o aeroporto continua o mesmo...
na verdade, congonhas em meados da década de 80, quando ainda nem existia Guarulhos, a VASP, cruzeiro e Varig operavam com os Airbus A300 sem problemas, e naquela época, ainda não haviam desenvolvido o grooving, PORÉM, o asfalto era bem mais poroso e a administração do aeroporto evitava criar uma grande camada de borracha, efetuando periodicamente o desemborrachamento da mesma.

a320 opera com mais folga que um 737-800.
 
O que eu acho mais triste nisso é a impressão que dá de que ter um acidente grande em Congonhas era questão de tempo. Aquela coisa que todo mundo meio que sabe que vai acontecer, mas não coloca como prioridade, e acaba "esquecendo".

Ou seja, tem que ter um acidente tão chocante como esse pra começarem a se mexer efetivamente, pensar em diminuir o movimento, reformas, novos aeroportos...
 
Última edição:
Sempre foi assim, Maglor, em relação a tudo =/ Quantas pessoas só passam a se preocupar com alimentação e exercícios físicos após infartarem, mesmo que já tivessem sido alertadas pelo médico?

Pergunto novamente: se o problema está no aeroporto, porque eles só começaram a aparecer depois de setembro?
 
espertao disse:
eu disse:
é logico... o aviao passa MUITO mais rapido do q deveria e a culpa eh da pista q nao tinha atrito o suficiente?

parece q nao foi esse o problema. hoje no roda viva o professor da usp falou q o o mi estava em condiçoes e q faltaria apenas adicionar as rugosidades a pista. alem do q foram feitos mais de 40 pousos e decolagens por volta de 30 mim antes e com muito mais chuva e nao deram nenhum tipo de problema.

com todo o respeito, mas vai para pqp.
você acha que é fácil pousar um avião com 62.7T, com chuva, numa pista super lisa porque ta molhada?
dane-se esse professor da USP, ele não pousa uma aeronave na pista de congonhas a noite e com chuva, com todo mundo reportando pista escorregadia por falta de aderencia. espertão aqui é você, que acha que tem a resposta para tudo.
você acha que "não deram nenhum problema" é igual a acidente?
sabe o que é aquaplanagem em um avião a mais de 230km/h?


se eu acho facil? sim acho... se eu estudar minha vida toda para isso acho facil sim.... o cara tinha 14mil horas de voo espero q ele achasse facil sim. "Dane-se o professor da usp" quando nao se tem argumentos se passa para a agreçao.... ja parou pra pensar q talvez esse professor seja piloto tb? OU q pessoas como ele q inventam o grooving e os avioes? Espero q vc respeite os cientistas....ao inves de ser um usuario q se acha melhor q os caras q inventaram as coisas em q vc voa.

"todo mundoreportando" todo mundo igual a 10 pessoas dois dias antes e 3 no dia anterior.. isso no universo de 40 pousos e decolagens por hora.... bem eu ACHO q nao é TODO MUNDO

nao nao tenho resposta pra tudo.... a vida seria muito chata se tivesse. (nao q a vida ja nao seja chata)

sim sei.... a ideia matematica da coisa... mas so tem um problema... daficilmente vai ser aquaplanagem (repare bem DIFICILMENTE E NAO impossivel) pq a lamina de agua era bem pequena so 0.5milimetros... se nao me engano (e agora posso estar muito enganado) o rasoavel vai ate 3 milimetros.... em suma MUITO MUITO menor mesmo.

espertao disse:
eu disse:
aeroportos com pista pequena sao encontrados em todo o mundo inclusive nos paises de primeiro mundo. aeroportos com alto trafego no meio de cidades tb sao comuns.... o problema q como isso aki e Brasil todo mundo tenta procurar milhoes de culpados ao inves de pensar q num aeroporto q tem 250mil pousos e decolagens por ano e passou 10 anos sem ter nenhum acidente isso nem eh tao problematico assim foi so uma pqp de fatalidade.

ninguém critica o fato da pista ser pequena, e sim da falta de infraestrutura aeroportuária (portões de embarque, facilidades para passageiros) e pela falta de qualidade nas obras da infraero, sabendo que não deve-se utilizar o asfalto de menor granulação, para uma pista que precisa ter um bom coeficiente de atrito, que seja bem drenada, e que ofereça outros recursos para melhorar a drenagem e o coeficiente de atrito, como é o caso do grooving.
então, não vem me dizer o que ta certo ou errado na aviação, enquanto você vive sentadão numa cadeira confortavel em sua casa escrevendo merda sobre quem ta sentado numa lata de metal tentando trazer mais de 100 pessoas a salvo numa pista que não é segura.
ou eu posso realmente estar falando besteira, como todos os outros pilotos do brasil, incluindo todos que operam regularmente em congonhas né?


Bem eu tento ser um cientista e me baseio em fatos. Segundo os relatos a pista tem um bom mi em dias sem chuva, o grooving nao pode ser feito ainda pq ele so pode ser feito depois de 15 dias se nao me engano_O numero de reclamaçoes sobre a condiçao da pista antes do acidente foi pequeno. Inumeros outros pilotos tiveram a pericia de fazer pousos muito mais propensos a aquaplaning no mesmo dia (haja visto q a chuva era muito mais forte antes)e nao reclamaram nem da aderencia nem a falta de escoamento. alem disso acho q vc poderia ler um pouco sobre oq seus colegas de cabine falam.... o problema de congonhas é a pista pequena e a falta de area de escape... coisas q ocorrem em todo mundo... ontem tive a sorte de falar com um piloto sobre isso e ele me falou uns outros 15 aeroportos q sofrem desses males pelo mundo.... a maioria em grandes centros... nao estou dizendo q pousar no congonhas eh legal nao... so estou dizendo q tb nao eh muito diferente de pousar no Laguardia.

para finalizar vc nos brinda com duas perolas em apenas uma sentença "facilidades para passageiros" creio q vc nao sabe oq significa facilidade na sua lingua vou pegar o aurelio para resolver. Facilidades: 1 meios prontos de se conseguir algo de se chegar a um fim. 2 Procedimento leviano. ok. creio entao q vc se referia a facilities em ingles.... ahh sim... vc nao lembra q nego reformou o saguao a pouco tempo e isso eh motivo de escarnio? como vc reforma primeiro o saguao e depois as pistas?

minha cadeira nao é confortavel RS.


gostei principalmente de uma passagem do seu post "escrevendo merda sobre quem esta sentado numa lata de metal tentando trazer mais de 100 pessoas a salvo" bem meu caro.. lamento... se o seu trabalho eh tao perigoso assim.... mas nao se esqueça q eu faço fisica enquanto vc quer salvar 100 vidas e so quer fazer isso pq vc esta dentro dessas 100.Se um fisico ou engenheiro errar duas classes decimais ele pode matar muita gente. Muitos cientistas deram suas vidas pela humanidade eu ja estive disposto a fazer isso. entao nao fale do q nao sabe.

sabe oq eu acho mais interessante? como alguem q tem 21 anos nao tem terceiro grau eh apenas piloto discute as decisoes de n engenheiros e pilotos muito mais experientes....

espertao disse:
eu disse:
Originally Posted by Logan Mcloud
sabe oq deve ter ocorrido? uma pane nos freios das rodas. ai algum espertao vai dizer "mas eles tem os freios de turbina" mas ja sabemos q o freio direito estava danificado previamente. no entanto como sao dois sistemas q um da backup pro outro teoricmente da pra nao se preocupar se um fala..... mais ou menos como vc nao tem q se preocupar se fura o seu pneu afinal vc tem o step... mas se vc furou o pneu e vc o trocou pelo step vc tem q se preocupar em consertar esse furo.... mas poxa... isso eh uma coisa tao rara de acontecer q vc pode se dar ao luxo de terminar a viajem antes... afinal nao é todo dia q vc fura a pqp do pneu.

falou o agente de segurança de vôo, investigador do cenipa... agora é falha nos freios do avião...
aceito que acredite em algo, mas guarde isso para você. pensamentos como esse são nojentos, porcos, e só atrapalham, já que muita gente vai dar ouvidos a essa baboseira toda que você falou.
aceite. A AERONAVE AQUAPLANOU POR FALTA DE ADERÊNCIA DA PISTA.

bem vc é investigador? vc eh agente de segurança? entao qual é a diferença de eu dar a minha teoria dos fatos de vc? ahhh sim eu nao sou vc.... entao eu portanto nao posso falar oq penso no forum... mas vc sim... afinal vc é vc... um aviador e portanto MUITO superior a nos meros mortais. e principalmente a mim... pois alem de eu nao ser aviador eu NAO concordo com a sua teoria da causa....

nos estamos num forum aberto e eu nao fui grosseiro ate agora... e teoricamente eu posso falar oq eu penso pq é pra isso q estamos aki né sua sumidade aviadora? entao se vc nao concorda com a minha teoria muito bem eu estou disposto a discutir isso como adulto... (isso significa: pegar fontes para q corrobore com oq se fala como vc evidentemente ainda nao sabe) mas se vc vier de infantiliadae de novo eu vou sumariamente esquecer da existencia dos seus posts.


bem eu nao sou nacionalista mas pra mim eh muito melhor acreditar q foi uma fatalidade... um problema em um milhao q nao atinge nem os nossos aeroportos nem o nosso bom piloto. atingindo sim a boing q acreditar q no nosso pais eh uma merda q o nosso aeroporto eh tosco pq somos terceiro mundo (afinal o laguardia... nao fica em NY né? com esse nome deve ficar no mexico). Eu acho q eh o tipo de pensamento como vc disse mesmo ? "nojento, porco q so atrapalham" pq eh baboseira. É logico... vc nao deu NENHUM motivo q refute NENHUMA de minhas teorias e apenas falou... como foi mesmo? "pensamento porco e nojento" bem... eu acho q esse eh um ALTO nivel de conversa vinda de um piloto....


espertao disse:
eu disse:
isso q eu falei faria sentido com as imgs. creio se se pegarmos a velocidade de aproximaçao dele o piloto esta com a velocidade indicada para o inicio do pouso . talvez nao com a indicada pra o caso de estar sem os freios das turbinas (q muito embora eu tenha ouvido o nome nao lembro mesmo). o fato dele tender para um dos lados seria explicado pelo fato de apenas um dos freios da turbina estar com problemas.


o uso de reversor não entra na analise de pouso de qualquer aeronave, são os regulamentos. uma aeronave deve pousar e freiar com segurança dentro das dimensões da pista sem uso de qualquer reversor de empuxo.


thx nao sabia disso e isso novamente vem corrobarar com minha teoria de problema mecanico. afinal se ele se aproximou com a velocidade certa... ele nao tendo aquaplanado (haja visto a pouca probabiliadade disso devido a pequena lamina d'agua), mesmo com a pista um pouco escorregadia ele teria reduzido bastante a velocidade e nao percorrido um espaço em q costuma a se fazer em 13seg em 3seg.

espertao disse:
eu disse:
mas como todo mundo eh muito esperto nos vamos fazer o mesmo q fizemos no caso da gol. botar a culpa em nos mesmos e nao pensar q foi culpa dos probrezinhos dos pilotos americanos....

não sabe o que fala, fica calado.

eu uq???
wiki disse:
Legal action
On November 6, 2006, the families of ten of the deceased filed a lawsuit for negligence against ExcelAire and Honeywell, alleging that the Embraer pilots were flying at an 'incorrect altitude' and that the Honeywell transponder was not functioning at the time of the collision.[69] Other suits were subsequently filed on behalf of other victims, with similar allegations against Excelaire and Honeywell.[70]

The attorney representing the Embraer crew, Miami based Robert Torricella, responded to the allegation that the crew was flying at an 'incorrect altitude' by stating that according to international regulations, clearances and directives issued by ATC supersede a previously filed flight plan, and in this case:[71]

"...the flight plan cleared by air traffic control at the time of departure required the Embraer to fly all the way to Manaus at 37,000 feet and, absent contrary directives from air traffic control, the Embraer was obligated to follow its cleared flight plan. As the findings of the investigation are made public, we are confident that ExcelAire's pilots will be exonerated."

A Honeywell spokesperson stated that "Honeywell is not aware of any evidence that indicates that its transponder on the Embraer Legacy was not functioning as designed or that Honeywell was responsible for the accident."[72]


espertao disse:
eu disse:
e sabe o mais ironico?? la nos EUA eles estao sendo processados como culpados.
eles não são culpados de nada, e nem estão sendo processados nos EUA, eles são tão vitimas quanto os passageiros e tripulantes do 1907.
mas, você é o supremão da verdade.... fala tais coisas sentado no conforto de casa e não lá em cima.


vide quote acima.

nao, eu nao sou o supremao da verdade eu so penso antes de falar...


espertao disse:
eu disse:
o aviao tinha 6 meses de comprado.. ja tinha dado alguns problemas... nao me surpreenderia nada se esse fosse mais um

o N600XL era novo, tinha sido entregue no dia anterior para a ExcelAir...

eu vi na tv q tinha 6 meses de comprado... vou procurar melhor os dados.
ahh sim isso nao invalida oq eu falei né? afinal se o negoco era novo como vc falou e ja tinha dado alguns problemas pq nao mais um?

espertao disse:
eu disse:
existiram 10 relatos na sexta feira de pista escorregadia... isso no entanto nao é o suficiente para explicar a velocidade com a qual ele passou

a claro, aquaplanagem não existe

????? nao entendi pista escorregadia DIFERENTE de aquaplanagem. Dai os relatos de pista escorregadia nao sao suficientes para explicar a velocidade com a qual ele passou... vc sabe ler? se aquaplanagem explica quer dizer q : a pista escorregadia sozinha nao explicava nao é? :wall:

espertao disse:
eu disse:
as ranhuras sao para aumentar a aderencia e nao para o escoamento de agua. afinal a lamina d'agua estava muito menor do q o preocupante.

a claro, você realmente é um perito em grooving no mundo...
então vamos ignorar que o grooving melhora o escoamento de água e evita que ela empoce na pista, e que isso não aumente a aderência da mesma em dias de chuvas.

ufa ate q enfim vc acertou alguma coisa... realmente estava enganado... eu vi por alto essa materia... realmente o grooving foi feito para pistas molhadas..... erro meu.


espertao disse:
eu disse:
rs... o mais legal eh q todos vcs vao para os EUA e pensam nossa q diferente e terminam no Laguardia ou em varios outros com problemas semelhantes.... mas como é la vcs acham q eh mais seguro....

porque LGA tem sistema para evitar que aeronaves passem dos limites da pista, porque lá a operação é restrita, porque lá a FAA não concede vôos que superem a capacidade de operação do aeroporto...
na alta? se você realmente não tem 100% de certeza do que está falando, não fale.
bem... desculpe mas vc esta falando q o congonhas esta fazendo alguma coisa ilegal ou contra qualquer uma das normas internacionais? ou ele apenas segue a risca demais? ahhh ehh isso né? mas vem ca .... o laguardia tb... a unica diferença eh o cimento genial inventado para quebrar posto na pequena area de escape de la. Ahh mas desculpe... vc é um piloto e acha q todos os cientistas sao estupidos.... e os professores da usp sao burros... dai eu posso supor q os cientistas q fizeram o gooving em Langley tb sao e os q inventaram o cimento tb..... sorry vc é um piloto sabe tanto mais q nos mortais....
 
Última edição:
bem eu tenho um problema serio com nomes e seu nick eh muito complicado entao vc vai me perdoar se eu nao escrever ele todo toda vez q eu te quotar Eld.


eld disse:
eu disse:
é logico... o aviao passa MUITO mais rapido do q deveria e a culpa eh da pista q nao tinha atrito o suficiente?

É sério que você está inutilizando esta hipótese? Eu deveria ter dado esta resposta quando dois corpos se chocavam na minha prova de física, já que atrito não influencia suficientemente. =/


quando vc fez uma prova de fisica vc vaiu q o atrito = uma força contraria ao movimento... se vc reparar qualquer força contraria ao movimento deveria diminuir a sua velocidade portanto... entao se vc analizar o video direitinhu vc vai ver q ele passou MUITO rapido MUITO mesmo... entao nao pode ser um erro com relaçao ao atrito de pequena ordem e sim ENORME mas sabemos q varios outros pilotos pousaram antes ali... em suma ou ele aquaplanou ou o problema nao foi o atrito... mas a hipotese de aquaplaning eh remota haja visto q a lamina de agua era muito pequena... sacou?


eld disse:
eu disse:
parece q nao foi esse o problema. hoje no roda viva o professor da usp falou q o o mi estava em condiçoes e q faltaria apenas adicionar as rugosidades a pista. alem do q foram feitos mais de 40 pousos e decolagens por volta de 30 mim antes e com muito mais chuva e nao deram nenhum tipo de problema.

Se minha máquina de lavar não der problema nas 30 primeiras vezes de uso e/ou em 30 minutos, ela não poderá mais dar problema?

se quarenta pessoas correm numa pista molhada e um escorrega e cai por causa do sapato dele q rasgou de quem é o problema?



eld disse:
eu disse:
aeroportos com pista pequena sao encontrados em todo o mundo inclusive nos paises de primeiro mundo. aeroportos com alto trafego no meio de cidades tb sao comuns.... o problema q como isso aki e Brasil todo mundo tenta procurar milhoes de culpados ao inves de pensar q num aeroporto q tem 250mil pousos e decolagens por ano e passou 10 anos sem ter nenhum acidente isso nem eh tao problematico assim foi so uma pqp de fatalidade.

Sim, uma fatalidade. Vamos sentar e aceitar a mesma, pois ocorreu somente depois de 10 anos, não vamos nem investigar as causas. Afinal, é uma "pqp de fatalidade" que se encontra dentro das porcentagens aceitáveis se comparado ao número de vôos/anos.

vamos estudar sim... mas nao vamos procurar um bode expiatorio. Alem disso se esta na margem aceitavel quer dizer q pode ter sido uma conjuçao de problemas sozinhos nao sao preocupantes... mas quando todos vem no mesmo instante eles sao um problema.




eld disse:
eu disse:
sabe oq deve ter ocorrido? uma pane nos freios das rodas. ai algum espertao vai dizer "mas eles tem os freios de turbina" mas ja sabemos q o freio direito estava danificado previamente. no entanto como sao dois sistemas q um da backup pro outro teoricmente da pra nao se preocupar se um fala..... mais ou menos como vc nao tem q se preocupar se fura o seu pneu afinal vc tem o step... mas se vc furou o pneu e vc o trocou pelo step vc tem q se preocupar em consertar esse furo.... mas poxa... isso eh uma coisa tao rara de acontecer q vc pode se dar ao luxo de terminar a viajem antes... afinal nao é todo dia q vc fura a pqp do pneu.

Se formou a pouco tempo em Achologia, ciência meio-exata fundamentada no achismo?


bem se eu soubesse exatamente qual foi o problema nao haveria nenhuma discussao nao concorda? alem do q esse eh um forum e eu espero q as pessoas deem sua opinioes sobre oq acreditam q tenha ocorrido (desde q embasadas afinal ninguem vai dizer q apareceu um carinha verde ali né?). ja lhe ocorreu q se nao fosse para ninguem dar sua opiniao nao teria sido feita uma votaçao?


eld disse:
eu disse:
mas as vezes todos os problemas vem de uma vez so.

Esta foi até agora a melhor (e única) afirmação em seu texto.

thx
eld disse:
eu disse:
isso q eu falei faria sentido com as imgs. creio se se pegarmos a velocidade de aproximaçao dele o piloto esta com a velocidade indicada para o inicio do pouso . talvez nao com a indicada pra o caso de estar sem os freios das turbinas (q muito embora eu tenha ouvido o nome nao lembro mesmo). o fato dele tender para um dos lados seria explicado pelo fato de apenas um dos freios da turbina estar com problemas.

eu apostaria em uma pane hidraulica na parte dos freios das rodas.

Ser um profissional do achismo deve ser rentável. Ganha por hora ou previsão?


estou apenas extrapolando usando a logica com os dados q temos.... vc vai ver q os investigadores fazem exatamente isso... eles pegam e veem quais sao as coisas mais provaveis de ter acontecido... e vai analizando os fatos ate ficar uma unica teoria q é apoida pelos fatos q reproduz os efeitos.
 
Eu acho q deve fechar para q posam colocar as fendas para escoamento da agua q fica na pista e eu acho q deve ter sido isso q fes o avião derrapar mais nos só podemos esperar q a caixa preta d avião d tam diga oque ocorreu n verdade.
foram dados muitas ipoteses mais nenhuma vai amenizar a dor das familias...
Oque m doeu mais foi ver na tv q uma senhora perdeu as suas duas filhas uma d 15 e uma d 17 anos horrivel não?
Um abraço!
 
Deve ser horrível perder um filho....todos, então!
Mas é como dizem: para morrer, basta estar vivo.
Teve uma outra senhora q perdeu as duas filhas e a sua mãe:osigh:
Tomara q o Shazan tenha muita força agora neste momento tão triste e dificel.
Ps:OI JU como vc esta? me manda um mp.:joy:
Um:abraco:
 
cabei de ver uma coisa me decepcionou muito... um mail q eh a declaraçao dos aviadores da tam e gol de q nao vao polsar mais em condiçoes de pista mlhada nao importa qual seja a lamina de agua (ate ai eu nao concordo mas respeito) mas eles nao vao fazer isso pela segurança dos passageiros e sim pela deles.... (isso sim me entristeceu)


como eu falei num post anterior... varios cientistas dao suas vidas todos os dias pelo bem da humanidade... e os pilotos reclamam q tem q salvar 100 vidas, e na verdade so o fazem pq a vida deles esta inclusa.... muito triste isso.
 
cabei de ver uma coisa me decepcionou muito... um mail q eh a declaraçao dos aviadores da tam e gol de q nao vao polsar mais em condiçoes de pista mlhada nao importa qual seja a lamina de agua (ate ai eu nao concordo mas respeito) mas eles nao vao fazer isso pela segurança dos passageiros e sim pela deles.... (isso sim me entristeceu)


como eu falei num post anterior... varios cientistas dao suas vidas todos os dias pelo bem da humanidade... e os pilotos reclamam q tem q salvar 100 vidas, e na verdade so o fazem pq a vida deles esta inclusa.... muito triste isso.
Muinto triste mesmo!
Sabe oque me doi é que ficam tentando salvar congonhas dizendo q foi um problema mecanico ou falha humana :osigh: eles não pensam nas familias q perderam seus parentes!
Só nos resta esperar a resposta para pelo menos amenizar a dor dos familiares"se isso pode ser possivel"
Um:abraco:
 
Na reportagem que eu vi o piloto disse que seria pela segurança. Não especificou, mas da pra entender que é a dele e dos passageiros.
 
eu vi uma repostagem q eles quotaram um mail enviado pelos pilotos.


mas nao sei a veracidade da coisa. mas nego no jornal fez questao de frizar (como eu) q era pela segurança deles e nao dos passageiros.
 
Estranho eu pensei já ter dado pitaco sobre a questão.

Não deve ser fechado. Não porque é seguro, antes porque é inseguro. :twisted:

Sério! Somos uma sociedade estranha pacas, visto que PRECISAMOS ainda fazer sacrifícios humanos, apesar de não mais ser dedicados a alguma divindade fundamentalista.

Mesmo considerando-se o índice de acidentes aéreos (dois em um ano) ser grande (afinal outro grande pais que usa avião pra caramba é os EUA e não tiveram dois acidentes/fatalidades... 11 de setembro foi intencional), ainda é o suficiente para que a poeira abaixe, e as pessoas deixem como estão. E como disse o Logan, o índice é bem baixo comparado com outras causas mortis.

Acho que de tanto eu ficar matraqueando, minha telepatia anda alcançando mais pessoas gradualmente. Vi um especialista dizer o mesmo que eu disse, um cara comum no trem dizer o mesmo, etc..

Um acidente é uma conjunção de coisas 'insignificantes' (dois mais dois dá quatro mas coloca seis que eu garanto), que normalmente sozinhas não dá nenhum problema. Mas Murphy diz que se as chances são de 1 em um milhão de algo dar errado, então dará errado.

Quando no Ames Lab, tive de passar por um treinamento "chato" (entendam que eu era jovem, e muito ainda na minha cabeça era coisa de orientação brasileira de fazer tudo de qualquer jeito), de segurança. Em resumo, passei dois meses sem poder fazer nada "perigoso" porque não tinha feito o curso de segurança.

E uma das coisas "chatas" foram 3 horas de video educacional.

Um dos vídeos mostrava um Ames Lab detonado porque alguém esqueceu de destravar as válvulas de emergência dos gases. Outro vídeo mostrava o que acontecia se a gente ligava o raio xis e botava dedão lá dentro.

Mas o mais interessante foi o vídeo de transito.

Havia um cidadão com o volume no máximo, outro fumando um cigarrinho, uma mãe com um pentelho desobediente no banco de trás, e um terceiro sonado teimoso e pão duro para pagar um motel (motor hotel) e descansar.

Normalmente esses caras abusando 'um pouquinho' não acontece nada.

Mas então, o cara com volume no máximo resolveu ultrapassar o fumante, e com o vento a cinza do cigarro caiu no colo do fumante, e começou a queimar a calça de poliéster, brecando bruscamente. A mãe que estava histérica com o filho que derrubara um suco, não viu e bum, só que o sonado foi com tudo na traseira da mãe.

Temos no Brasil um monte de ilegalidades toleradas. Que isoladas, todo mundo diz "ninguém vai sentir falta, ninguém vai ser prejudicado com isso". Então deixamos construir nas ribanceiras de morros casas prontas para serem soterradas, deixamos construir em mananciais, achamos que tudo bem comprar remédios vencidos, etc..

Até o momento, temos algo em torno de 3 mil e 663 mortes nas estradas, e estamos no meio do ano. Dobrem esse valor até o final do ano.

Por ano temos uns 50 mil homicídios (dados de 2004).

Fatores variados, desde as condições ruins das estradas, da sociedade, etc..

O fato é que são tragédias isoladas, e que por isso não chamam tanta a atenção do público. What the hell, nem o caso do João Helio chama mais atenção :roll:

Sensação de desamparo, de impotência, raiva? Sim, mas não na escala de dois acidentes de avião. O primeiro podem culpar 1) controladores e 2) pilotos do Legacy.

E apesar da desempregada que comprou coisas no Armarinhos Fernando e voltaria de avião para Belém, aviões de grande porte tem indice de acidentes bem menores que os de pequeno porte. Vide Ulisses Guimarães, empresário Diniz no mar, Mamonas, etc.. Ah, o Bento também quase foi.

Ou seja, pela primeira vez, a "elite" está sujeita a morte tanto quanto nós pobres mortais. Tá... tem muitos pobres mortais morrendo junto (eu inclusa em algum momento), mas vocês pegaram a idéia?

O descaminho e ingerência agora cobram o seu preço até de quem imaginava-se fora de seu alcance. Claro, que ainda quem paga ainda o maior dos patos somos nós.

E isso digo sobre esferas municipal, federal ou estadual. Afinal, o Kassab-presente não anula a brilhante idéia dele cobrar multa dos moradores de casas pichadas (depois da prefeitura pintar as casas) :roll:, ou da idéia do Serra em cobrar pedágio no rodoanel para pagar o que falta (mas aí que não desafoga mesmo o trafego da grande são paulo) :roll:, ou do Lula que não se decide de que lado fica na questão dos controladores versus militares (mesmo decidindo-se pelo lado errado, ao ver que só fazem besteira, ele teria de ver o outro lado da moeda)

E também na esfera social: eu perguntei faz tempo se alguém lembrava-se de qual foi o dePUTAdo e senador em que votou. Tristemente apenas uns gatos pingados lembravam de um ou de outro. Ninguém me respondeu os dois nomes.

E a grande maioria respondeu que 'político é tudo corrupto', sem nem ao menos fazer uma averiguação dos nomes disponíveis. Ou mesmo que não vencendo a pessoa em quem votou, ou não votando mesmo, também não vigiavam os que lá estão no mandato.

Vigiar o presidente, o governador e o prefeito (nessa ordem, como eu mesma fiz) é fácil, porque eles sempre estão em destaque.

E isso porque somos "melhores" que os analfabetos que votam num cara que pagou a conta de luz de toda a favela. (porque isso não é levar vantagem, já que o mesmo analfabeto perde uns dois ou três filhos pra violência que o doutor num quer resolver :roll:)

Ou seja, nossa ingerência também cobra o preço de nós. Que a grosso modo, também nutrimos a sensação errônea de estarmos protegidos 'do resto do mundo' (afinal, eu estou na www, tenho desenvoltura com computador, etc..)

E também o analfabeto (funcional ou real) sente-se protegido pelo seu "padrinho".

É meio triste ter de tirar o cobertor de um mendigo. Mas as vezes é necessário, para que ele não morra congelado na rua.

E é essa nossa situação no momento. E neste sentido, como na Gol, é necessário mais uma tragédia, para que não possamos cobrir o sol com a peneira.

*************

Sobre Cumbica (cuja tradução seria "nuvens baixas" :eek:) um amigo comentou que antes da construção deste aeroporto, havia uma enorme movimentação perto de Piedade para a construção do Aeroporto Internacional. Faz sentido, afinal por aquelas bandas o terreno é plano, seria bem ao lado de uma rodovia e de uma ferrovia, no máximo uns 20 minutos de São Paulo, e o melhor: o tempo é mais aberto que aqui na nossa terra da garoa, ou em Guarulhos-Nuvens-Baixas.

Mas depois tudo foi deixado para lá, e fizemos o de Guarulhos. Estranho, né?
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo