• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

BOX - The Complete History of Middle-earth

4.Math

Usuário
Olá,
Tenho interesse nos livros contidos no box, mas não consegui encontrar resposta para a minha dúvida:
-Os livros contidos nesse box são complementos das histórias, ou existem contradições* entre os livros do box e os livros "oficiais"?
*Contradições no sentido de as ideias terem se alterado nas publicações oficiais.

http://www.submarino.com.br/produto/116690681/livro-the-complete-history-of-middle-earth-boxed-set

Tenho receio de misturar o processo de criação com o resultado final. Alguém que possua os livros (não necessariamente esse box do link) chegou a ter esse problema?

Agradeço desde já!
 
Os livros do The History of Middle-Earth mostram o processo de criação do legendarium em suas diversas etapas, seguindo (ou tentando seguir) a linha de raciocínio de Tolkien na evolução dos contos, então, sim, você terá N versões anteriores das histórias por exemplo do Silmarillion antes da versão publicada, inclusive mesmos personagens com nomes diferentes, personagens que sumiram/apareceram depois, geografia diferente, mesmos lugares mas com nomes diferentes também e por aí vai.
Por outro lado, você também terá acesso a conteúdo "extra" não publicado nas outras obras mas que não necessariamente podem ser considerados rejeitados pois não entram em contradição com o resto. É uma ampliação.

Em resumo, é as duas coisas: complementos e "contradições"! :mrgreen:
 
Fora de O Hobbit e O Senhor dos Anéis, não existe diferença clara entre "processo de criação" e "resultado final". Certos textos são tidos como "resultados finais" meramente porque foram os últimos textos escritos sobre seu assunto, mas mesmo usando esse critério a classificação não é tão imediata, e tem um quê de casualidade, afinal talvez se Tolkien tivesse vivido mais aqueles não seriam os "resultados finais", já que Tolkien não deu à sua obra uma forma final. Eu tenho a impressão, por exemplo, que a palavra final de Tolkien sobre o parentesco de Orodreth seja um caso desse tipo.

O melhor a fazer é entender os escritos como compostos de fases (esse post é muito esclarecedor sobre o tema), mais isso não quer dizer que a última fase é o "resultado final": por exemplo, muitas histórias só aparecem em fases iniciais ou fases medianas, mas são histórias cruciais na linha temporal daquele universo; outras histórias, apesar de pertencerem a fases tardias, tem informações tão diferentes daquilo que estamos habituados, que é melhor considerá-las como uma projeto conjectural, um projeto que não foi levado para frente por Tolkien (como textos envolvendo heliocentrismo e jornada de Galadriel).
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo