• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A pessoa mais velha viva ao final da Terceira Era era mesmo Galadriel?

É mais ou menos isso. E Galadriel é sobrinha de Fëanor, por se filha de seu meio-irmão Finarfin.
 
Na verdade temos que levar em consideração que Círdan, Galadriel e Celeborn são nomes referências no que tange ícones de maior idade. Entretanto, temos que também levar em consideração que não haviam somente estes três elfos dos quais designamos com os "mais velhos".

É sábido que vários outros elfos viviam com Círdan e que não atravassaram o oceano em busca do mar. Estes elfos que também surgiram em Cuiníeven são tão antigos quanto o seu líder.

Círdan, Galadriel e Celebron são nomes referências, por isso que todos os designam como os mais velhos, mas há aqueles elfos anônimos não mencionados por Tolkien.

Portanto, não esqueçam deste detalhe.

Ah, mas se nós ficarmos pensando assim, não poderemos afirmar nada XD.

É possível que existam ainda alguns velhotes como Círdan nos Portos à época da Guerra do Anel, mas a maioria ou já foi morta (muito mais provável), ou já partiu da Terra-média há muito. A maioria dos companheiros de Círdan deve ter sido morta durante a Primeira Era (todos os portos que Círdan fundou em Beleriand foram saqueados, primeiro por Morgoth depois pelos filhos de Fëanor). E dentre estes, sem dúvida o Armador era o mais importante, e, se ele despertou em Cuivénen, então é, na pior das hipóteses, tão velho quanto os seus companheiros mais velhos, assumindo que havia algum que despertou na Primeira Era.

Bom...
Se for para considerar apenas os elfos, ainda temos os que ficaram nas proximidades do Cuiníeven e não seguiram Oromë...
Acho difícil que algum desses ainda esteja vivo, pois pelo que sabemos não existiam muitos elfos no leste no final na TE...
Mas não podemos desconsiderar a hipótese...

Se "pessoas" = "Elfos"
Círdan é a "pessoa" (citada por Tolkien) mais velha na TE...

Se "pessoa" = "qualquer ser"
Acho que Tom é o mais velho...
Pois ele não é um Maia nem um Vala (nem Eru)
É um tipo único (afirmação do próprio Tolkien) e "estava lá antes de tudo"
 
olha,eu acredito que é o Tom Bombadill o mais velho porque como disse Eruor
"estava lá antes de tudo"
 
O problema sobre a especulação de Tom é que ele não é citado no Silma.
Não saberia dizer se ele é o mais velho...Pois Galadriel está no Silma, o que lhe confere um grau de idade maior.
Dilema;
 
Parece-me que o fato de Eru não haver permitido que os anões despertassem antes dos elfos indica que o "despertar" tem uma importância específica, embora não tão grande quanto o momento da criação.

Eu confesso que tenho uma certa dificuldade em entender o conceito de "pessoa" nesse tópico. O que seria uma "pessoa"? Qualquer um que não seja um Maia ou um Vala? Nesse caso, "pessoa" seria especificamente um elfo, um humano, um anão, um hobbit? Mas esse parâmetro incluiria os ents também, não?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo