• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A idade de Gandalf

Não sou ele, mas acho que posso te ajudar: Maiar=servo dos Valar e Ainur= Valar e Maiar. :)
:abraco:
Ainur são os sagrados, os seres angélicos criados pela mente de Eru. Quando entraram em Eä, se diferenciaram em valar e maiar de acordo com seu grau de poder. Shantideva foi bem rápida :mrgreen:
 
Então não é errado dizer que ele é mais velho que a Arda???

Não, não é errado. Olórin é mais velho q Arda, sendo um dos acompanhantes dos Valar que entraram junto deles na Terra.

Posso dizer ainda que, mesmo sendo acompanhante dos Valar, os Maiar (incluindo Olórin), participaram da criação de Arda, cantaram com eles durante o Ainulindalë.
 
Não é errado dizer que Olorin é mais velho que Arda e defendo a ideia de que ele participou do Ainulindalë, já que os que cantam são ainur e acima de tudo, Olorin foi um Ainur e recebeu a classificação de Maiar ao chegar em arda junto com todos os outros para ajudar na construção.
 
O TheOneRing.net postou uma imagem que me deixou curioso:

lotrcharages.png

Aí eu me lembrei da fala do Gandalf sobre ter vivido a vida de trezentos homens e encontrei esse tópico aqui. Só que não encontrei essa fala nos livros. Alguém sabe se procede?

Se contarmos só o tempo dele na TM, então ele "nasceu" por volta do ano mil da terceira era.
 
Ele chegou com os outros istari por volta do ano 1000 da TE, quando as primeiras evidências de um possível retorno de Sauron chegaram aos ouvidos dos Valar. Ele tem então, durante o SdA, 2000 anos.

Mas como maia ele é anterior a Arda.
 
Se for fala do filme então penso que deve ser como uma estimativa usada mais para enriquecer o universo da adaptação em que se depende de sabermos calcular fatores como a idade média de uma geração de homens, identificar a data de chegada precisa dele ao mundo e fazer a correção de anos das árvores para anos do sol (que duram menos que os das árvores). Pelo que recordo os Istari foram também gradualmente perdendo memórias de sua origem ao virem pra cá então é capaz de o próprio Gandalf ter algumas dificuldades em determinar esse campo (em Moria ele fica tentando lembrar de coisas que esqueceu :D...

Via de regra é útil também pensar que existe a idade relativa do Ainu (tempo que ele habita os círculos do mundo) e a idade absoluta que inclui a vida dele nas mansões de Eru desde que fora criado. Também existe o tempo que ele ficou nas terras mortais de cá. (e ainda é capaz de ser igual o Finarfin falou, linguagem figurada pra dizer que é velho e não necessariamente com 300 vidas XD).
 
Última edição:
Em suma: O gráfico pode estar certo, já que não especifica a idade de Gandalf, sendo ele mais velho que Arda. Nos filmes, por outro lado, PJ tomou mais uma de muitas liberdades e inventou algo só para dize que Gandalf realmente era velho. Se alguém achar essa passagem das 300 vida, poste aí, mas acho que ela não existe.
 
Não lembro desse trecho no livro, não sei se é porque não tem ou porque eu preciso reler... Enfim, mesmo sendo uma liberdade do PJ, estaria correto se tratando do tempo que ele veio à Terra-Média, não?
 
Não lembro desse trecho no livro, não sei se é porque não tem ou porque eu preciso reler... Enfim, mesmo sendo uma liberdade do PJ, estaria correto se tratando do tempo que ele veio à Terra-Média, não?

Não exatamente. Como disse o Neithan, ele teria 2000 anos.
 
Essa é uma citação exclusiva do filme (não existe na obra escrita):

"Three-Hundred lives of Men I have walked this earth, and now I'm pressed for time."

300 vidas de homens seriam cerca de 21.000 anos. Agora a coisa fica meio complicada. Se retornarmos 21.000 anos antes da Guerra do Anel, que foi quando Gandalf fez a afirmação, chegamos muito próximo (com uma diferença de 300 ou 400 anos) da data do primeiro florescer das Duas Árvores .

O que isso quer dizer? Sabe-se lá. Talvez na cabeça do PJ ele tenha imaginado que com a luz das Árvores Gandalf começou a vadiar na Terra-média - lembrando que os Elfos ainda não acordariam por mais 10 mil anos. No final das contas acredito apenas ser uma frase de efeito jogada no meio do roteiro, sem nenhuma consequência real.

Se considerarmos o tempo da chegada dos Istari na Terra-média teríamos, na Guerra do Anel, cerca de 2 mil anos
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo