• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos (2014)

Qual a nota do filme?

  • 10

    Votos: 18 17,3%
  • 9

    Votos: 19 18,3%
  • 8

    Votos: 29 27,9%
  • 7

    Votos: 18 17,3%
  • 6

    Votos: 6 5,8%
  • 5

    Votos: 6 5,8%
  • 4

    Votos: 2 1,9%
  • 3

    Votos: 2 1,9%
  • 2

    Votos: 0 0,0%
  • 1

    Votos: 4 3,8%

  • Total de votantes
    104
Só complementando a minha crítica.

Concordo com o Roy Batty no sentido que avaliar um filme pelo que ele não mostra é uma falha.
O filme deveria ser sempre uma obra a parte, não pode se prender a fidelidade de uma obra original pura e simplesmente por fidelidade. Literatura e Cinema são linguagens e demonstrações artísticas completamente distintas.

Mas o que o filme mostra já é digno de muitas críticas.
A inserção da personagem elfa e a criação do romance com o anão não é inadequado porque isso não existia na obra original. É inadequado porque foi mal feito.
Em SdA ele modifica o momento em que Arwen é apresentada ao espectador, mas ele faz através de uma aparição e de um diálogo com Aragorn em que é implicitamente carimbada no espectador que há uma história por tras daqueles 2. Não interessa saber exatamente qual é a história passada de proximidade de ambos, só interessa saber que ela existe e é profunda. Pronto, o relacionamento de Aragorn e Arwen já está feito, construído e sem forçação. Mesmo que durante os 3 filmes os momentos de relacionamento entre ambos sejam algumas poucas cenas, ele não precisa desenvolver dentro dos 3 filmes essa relação.
Já aqui não. A elfa e o anão eram completamente desconhecidos, e até aquele ponto ambos eram até ideologicamente pares com o ódio de uma raça a outra. Nesse caso a relação tem que ser construída para parecer verdadeira. Como, eu não sei, mas do jeito que ficou não funcionou. Em qual momento da trilogia inteira o PJ constrói o relacionamento dos 2? Em pouquíssimas cenas.
A isso me referia dar ponto pra respirar pra essas cenas. Torná-las coerentes e não apenas serem mais um "check point" numa lista de cenas que o PJ queria inserir na trilogia.

Pra mim isso mostra direção descontrolada.



Desde o primeiro filme eu reclamei também do uso dos planos abertos que em SdA eram brilhantemente usados para definir a geografia e manter a grandeza da jornada que Frodo estava fazendo.
Nessa trilogia a única vez em que vi algo similar foi nesse terceiro filme no início com os anões olhando os eventos na cidade do lago. Todos os demais usavam e abusavam de uns movimentos de câmera estranhos que mais confundiam a definição do espaço e parecia mais showoff dos efeitos. Algum não-fã de Tolkien (ou seja, que já não tenha memorizado na cabeça o mapa da Terra Média), realmente conseguiu entender aonde foi essa guerra? Algum lugar perto da montanha que fica em algum lugar perto do lago. De onde vinha o segundo exército de orcs? Onde era o norte ali?
Enfim.



Pra argumentar melhor meu post anterior, de elogios fico com direção de arte, figurino e trilha.
De fato em termos de identificação entre cada personagem, cada raça, cada exército, é muito bem feito. Não sei se as descrições batem com a obra original, mas o que importa é que nesse quesito não há confusão. E o visual dos elfos são sempre de cair o queixo.
A trilha me encantou mais do que por exemplo a do primeiro filme, não tanto pela trilha em si mas por inserção mais orgânica no filme. A canção do Thorin no primeiro filme, por mais que seja linda, tinha uma edição quase que de clipe MTV desde o começo da cena vindo por detrás da lareira.

Bom.
Acho que é isso.
Espero ter argumentado meu 5.
:-P


E que o PJ tome umas férias pra se refrescar porque nem King Kong nem Lovely Bones foram grandes obras também.
 
-Do bosque aonde Bilbo e Gandalf se separam ao fim do filme.

Uma das cenas mais bonitas do filme.

Algum não-fã de Tolkien (ou seja, que já não tenha memorizado na cabeça o mapa da Terra Média), realmente conseguiu entender aonde foi essa guerra? Algum lugar perto da montanha que fica em algum lugar perto do lago. De onde vinha o segundo exército de orcs? Onde era o norte ali?

Também achei extremamente confuso isso. Faltou uma cena com um mapa, sei lá. Não fez sentido nenhum, por exemplo, de onde saiu o primeiro exército orc.
 
Pessoal está faltando com um pouco de sensatez ao reclamar de ausência de certos trechos do livro! Por que existem as versões estendidas que são definitivas? :uhum:

Reclamaram sobre um monte de coisas ausentes nos dois primeiros filmes que foram incluídas nas versões estendidas ( como o Beorn que postei no video no último post)..

Claro que a versão de cinema vai ser assim...desde A Sociedade do Anel (lembram dos Presentes de Galadriel, parte fundamental e que só foi inserida na VE?)

Então as reclamações são, definitivamente, exageradas!

Não é exagero, não! A grande diferença das estendidas do O Hobbit para as do OSdA é que as da primeira trilogia existem para expandir a mitologia/história/detalha-la, mas a versão de cinema do OSdA funciona muito bem e as estendidas são um belo complemento. Já as estendidas do O Hobbit existem para completar as lacunas e pontas soltas que o PJ deixou na nova trilogia. E por isso funcionam muito mais do que as versões de cinema. Quer um bom indicador de tudo isso? A trilogia OSdA, entre as indicações ao Oscar e as categorias vencidas, está a de Edição. E O Hobbit.... Exceto por ter deixado o desfecho do personagem Saruman de fora da versão de cinema do OSdA (a única coisa que considero um grande erro dela), você não precisa ver a versão estendida para entender melhor certas coisas ou detalhes, como no O Hobbit. Por isso sinto-me meio enganado como fã e consumidor, por ter que ver a estendida do O Hobbit para ver algo que aparentemente tem mais qualidade exatamente por amarrar pontas soltas.
 
Última edição:
Pessoal, alguém me explica aquela brisa da Galadriel? Eu realmente não entendi aquela cena. O Kamehameha branco é por causa do anel dela? Eu li os livros, mas faz uns dez anos, estou com aquela sensação de que tem alguma coisa muito errada. Fiquei decepcionada com o filme...
 
Não é exagero, não! A grande diferença das estendidas do O Hobbit para as do OSdA é que as da primeira trilogia existem para expandir a mitologia/história/detalha-la, mas a versão de cinema do OSdA funciona muito bem e as estendidas são um belo complemento. Já as estendidas do O Hobbit existem para completar as lacunas e pontas soltas que o PJ deixou na nova trilogia. E por isso funcionam muito mais do que as versões de cinema. Quer um bom indicador de tudo isso? A trilogia OSdA, entre as indicações ao Oscar e as categorias vencidas, está a de Edição. E O Hobbit.... Exceto por ter deixado o desfecho do personagem Saruman de fora da versão de cinema do OSdA (a única coisa que considero um grande erro dela), você não precisa ver a versão estendida para entender melhor certas coisas ou detalhes, como no O Hobbit. Por isso sinto-me meio enganado como fã e consumidor, por ter que ver a estendida do O Hobbit para ver algo que aparentemente tem mais qualidade exatamente por amarrar pontas soltas.
isso ai!!!! vc explicou tudo. não reclamamos só de partes que faltaram do livro, mas partes que faltaram para explicar os filmes em si, o que não deveria ser deixado pra versão estendida!!!
Imagina o Retorno do Rei sem a cena da coroação de Aragorn? :)
 
Pessoal, alguém me explica aquela brisa da Galadriel? Eu realmente não entendi aquela cena. O Kamehameha branco é por causa do anel dela? Eu li os livros, mas faz uns dez anos, estou com aquela sensação de que tem alguma coisa muito errada. Fiquei decepcionada com o filme...

Acho que não tem muita explicação não. Os poderes dos Três Anéis são mais sutis do que explosões de luz.
 
E por falar em criaturas, tenho ouvido muita gente falando das minhocas gigantes. Para quem não se ligou, o filme cita as criaturas que vivem nas profundezas da terra, ora, isso é uma citação (safada por sinal) dos Nameless things - os seres/criaturas sem nomes que Gandalf revivido descreve a Aragorn, Legolas e Gimli, no Capítulo "O cavaleiro Branco" - P.J reduziu um elemento lovecraftiano a meras minhocas, e porque os Orcs não as utilizaram contra as formações inimigas?

Também lembrei dos Nameless Things. Para quem tiver interesse nesse mistério que Tolkien deixou, tem um tópico bem interessante.
 
Alguém deu 2 para o filme. Deve ter bufado o filme inteiro... coitado de quem sentou ao lado.
Putz.
Pior foi o casal ao meu lado, que foi só pra namorar e sussurrar alto. O pior não é conversar, é sussurrar descaradamente achando que ta falando baixo. Atrapalha! Gente que não sabe sussurrar, tsc tsc... mal da sociedade contemporânea. Que falta de respeito, existem fãs no cinema que querem realmente assistir o filme e não ficar de conversinha paralela :/
 
Putz.
Pior foi o casal ao meu lado, que foi só pra namorar e sussurrar alto. O pior não é conversar, é sussurrar descaradamente achando que ta falando baixo. Atrapalha! Gente que não sabe sussurrar, tsc tsc... mal da sociedade contemporânea. Que falta de respeito, existem fãs no cinema que querem realmente assistir o filme e não ficar de conversinha paralela :/

É bem clichê dizer isso, mas tá "FODA" assistir filme em sala de cinema. Muitos não vão para ver o filme, mas para um happy hour!!! Cheio de "teen" mexendo em celular, conversando... aff.
 
É bem clichê dizer isso, mas tá "FODA" assistir filme em sala de cinema. Muitos não vão para ver o filme, mas para um happy hour!!! Cheio de "teen" mexendo em celular, conversando... aff.
Quando eu fui ver AUJ, um cara tirou foto com flash na cadeira atras de mim, aí eu reclamei, beleza. Ele começou a falar alto depois de um tempo, aí eu pedi silêncio por favor, porque ele estava gritando. Cara, quando o celular dele tocou eu fui até a cadeira dele e falei que ele precisava ter respeito, e tal, pelo menos não estava brava, porque o cara era uns dez anos (no mínimo) mais velho que eu. Pensa o povo tudo ficar te olhando huahua
 
Pra quem não entendeu a ironia: a última coisa que reparei foi na quantidade de flechas do Légolas. Pior que isso é se frustrar porque as flechas não acabam (aquela coisa, né... o filme é uma "fantasia"... só acho, nada contra quem espera que Légolas tenha poucas flechas no coldre). A pessoa deve ter ficado sem voz então em RdR (Campos de Pelennor).
 
Pra quem não entendeu a ironia: a última coisa que reparei foi na quantidade de flechas do Légolas. Pior que isso é se frustrar porque as flechas não acabam (aquela coisa, né... o filme é uma "fantasia"... só acho, nada contra quem espera que Légolas tenha poucas flechas no coldre). A pessoa deve ter ficado sem voz então em RdR (Campos de Pelennor).
Isso é bastante irrelevante, pra tantas falhas no filme isso é fichinha.
 
Eu estou um pouco perturbada com esse filme.
1 -Kili + Tauriel me deram ânsia de vômito.
2 - Thranduil - fada da floresta - não tem a menor lógica. Ele parece um bebê chorão e imaturo, não um rei elfo relativamente sábio. Os diálogos dele foram péssimos, mas acho que o ator contribiu pra ferrar de vez. (também não gosto dele como Ronan no Guardiões da Galáxia).
3 - Galadriel Morgan, alguém me explica? Sério, que foi aquilo? Pra emanar a luz branca do "bem" ela fica parecendo um ser possuído pelo tinhoso? Qual a lógica? Qual é a da luzinha branca?
4 - Smaug morreu muito rápido, achei que poderia ter tido mais cenas dele. Ele ficou lindo.
5 - Azog - ele parece muito um tio meu, o que me faz achar ele suportável pq agora tenho um meme na família, mas não entendi qual a necessidade de criar um vilão aleatório.
6 - Vermes da areia estilo "Duna" - só eu achei que o Muab dib apareceria montado em um daqueles?
7 - Trolls com prótese. oi?!
8 - Alfrid, não tem graça nenhuma, é totalmente desnecessário e as cenas que gastaram com ele poderiam ter sido substituidas por outras que amarrasem a história. O filme ficou muito esquisito.
9- "Sua mãe te amava" - ok, senta lá, Cláudia. Se não bastasse o Légolas com papo aparecer e do Além colocam a mãe dele no meio. Tive a impressão que o objetivo era que isso justificasse um pouco o comportamento arrogante do rei, não conseguiu.
10 - Radagast e Beorn mereciam aparecer mais.
11- Não tem enterro, não tem coroação.

Gostei:
1 - Trilha sonora,
2- Smaug (ficou lindo),
3- Thranduil, visualmente falando ele ficou muito bonito, acho Orlando muito feio pra fazer um elfo, mas o Thranduil fadinha é lindo demais,
4- Balin, eu tenho vontade de apertar o Balin.
5- As cenas com o Smaug.
6- a lutinha do conselho vs os 9 - eu me empolguei, achei lindo os movimentos
7 - Dáin - Eu não gosto muito do visual de alguns anões como Fili, Kili e Ori. Ter visto um Dáin tão anão, com barba longa e nojinho de elfo, fez bem pro meu coração.
8- Cabras, não sei de onde elas apareceram, provavelmente do mesmo lugar de onde sai as utilidades do Batman, mas a idéia é muito boa.
9- Bilbo (ele é excelente, mas aparece pouco),
 
Trolls com próteses nada demais... vários orcs são remendados, desde SdA. Mas achei engraçado o de prótese :lol:

Seu tio parecido com o Azog. :think:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo