O filme que deveria prezar pelo fechamento no desenvolvimento de Bilbo, que partiria com a interação com Thorin, é obliterado por cenas longas e cansativas de uma batalha de 4 exércitos (cadê os Wargs? Ah, lembrei, eram as montarias de Bolg e Azog). A entrega da Pedra Arken por parte de Bilbo, o que deveria ser o ponto nodal para a redenção de Thorin, perde qualquer impacto no filme, tanto que o Bard simplesmente joga a pedra para cima e a pega como se não fosse nada. E poxa, a cena emocionante da morte de Thorin: "Se mais pessoas valorizassem o lar em vez do ouro" - cadê a cena do enterro com a Arken Stone? Cadê a homenagem a essa epifania de Thorin?
E poxa, o senso estratégico de Thanduil, tudo baseado numa aquisição de uma herança cujo arco não é fechado como bem dito nos posts anteriores, ou seja, cadê a joia? Cadê a cena de reconciliação com os anões, bastava a entrega do colar ao rei élfico, uma simbologia tão simples e que não ocorreu. É como um cara do Omelete comentou: "A batalha dos 5 exércitos - um elfo que vai a guerra por um colar, e a batalha é resolvida por uns pescadores que treinam 1 dia e vencem um exército Orc-dito profissional."
E mais 1 vez Peter Jackson repetindo signos visuais dos SDAs, vide:
e mais uma cena de "Entrando em formação militar élfica":
Sem contar a presença de Trolls lançadores de pedras sem nenhuma vantagem tática nesta batalha, sem outra função que se não remeter a uma força irresistível que lembra (em muito) os Mumakils do Retorno do Rei, só faltou o super - Legolas matar algum Olifan..um troll..opa:
A única diferença é que na "Batalha dos 5 (4) exércitos" o monstro era branco, cego e amputado, justamente na cena que a torre de tiro do elfo está sendo destruída pela criatura. E por falar em criaturas, tenho ouvido muita gente falando das minhocas gigantes. Para quem não se ligou, o filme cita as criaturas que vivem nas profundezas da terra, ora, isso é uma citação (safada por sinal) dos Nameless things - os seres/criaturas sem nomes que Gandalf revivido descreve a Aragorn, Legolas e Gimli, no Capítulo "O cavaleiro Branco" - P.J reduziu um elemento lovecraftiano a meras minhocas. E porque os Orcs não as utilizaram contra as formações inimigas? Enfim:
— Lutamos muito abaixo da terra vivente, onde não se conta o tempo. Ele sempre me agarrava e eu sempre o derrubava, até que finalmente ele fugiu para dentro de túneis escuros. Estes não foram feitos pelo povo de Durin, Gimli, filho de Glóin. Muito, muito abaixo das escavações dos anões, o mundo é corroído por seres sem nome. Nem mesmo Sauron os conhece. São mais velhos que ele
E caramba, que edição mais porca (sem ofensas Dain), de onde veio o cajado de Gandalf após o energético que ele tomou no trenó de Radagast? O que aconteceu com o Thrain, pai de Thorin? Poxa, a introdução da "Desolação de Peter Jackson" tomou um bom tempo com essa pergunta. E o pior, o que Gandalf fez durante os 60 anos? Fumou Crack? A conversação que ele tem com Frodo, sobre o retorno de Sauron e a surpresa que ele tem nessa cena:
Caramba, a própria Galadriel fala sobre a ida de Sauron para o leste, indo às fronteiras de Gondor. Isso denota incoerência "in universe" dos filmes, uma ponta solta (sanável e) passível de uma cena que poderia implicar numa erradicação fingida de Sauron, para que a conversa de Gandalf e Frodo pudesse ter sentido nesta cronologia dos Filmes:
A sombra do passado - Sociedade do Anel.
Citações (des)honrosas a:
- Cadê você Beorn?
- Alfrid..seu m..
- Tauriel, you have to come back..
- Radagast..oh Radagast..
- Outra imitação signo - visual: o ataque dos Orcs em Valle, é uma miniaturização do massacre dos orcs em Minas Tirith antes da chegada de Rohan em Pellenor, a diferença é a computação em excesso, que não serve à história, mas a história serve ao CGI.
- O exorcismo de Sauron por Galadriel. Poxa só faltou ela dizer: "Vá para o lago incandescente do inferno". E Sauron retruca: "Eu não sei nadar".
- Cadê aquela trilha sonora marcante, a alma do filme? O 1º teve, mas os outros 2 são retalhos, a falta deste elemento representa o quão genéricos foram, principalmente o 3º.
- Tecnicamente bem feito, mas as atuações (dos protagonistas: Legolas, Ronan, Tauriel e Alfred) são de bater a cabeça na parede: "Você me faz sentir vivo" - "Meu filho, com essa você não pega nem p..."
Enfim, nota 5, pelo início com Smaug (que poderia ser condensado no final do 2º filme) e o final referenciando o início do 1º Filme. O resto, joga fora. O livro é pitoresco, e os filmes O Hobbit (pelo menos eu tive essa impressão do 1º, não obstante os problemas) deveriam externar aventura, dinamismo, e o carisma do Personagem - Título. Os filmes deveriam ter identidade própria, e não serem muletas para o SDA, um prequel genérico. A essência do Hobbit poderia ser simples como essa cena:
"Pronto, todos se safaram, mas cadê o meu?"
Mas virou isso: