• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos (2014)

Qual a nota do filme?

  • 10

    Votos: 18 17,3%
  • 9

    Votos: 19 18,3%
  • 8

    Votos: 29 27,9%
  • 7

    Votos: 18 17,3%
  • 6

    Votos: 6 5,8%
  • 5

    Votos: 6 5,8%
  • 4

    Votos: 2 1,9%
  • 3

    Votos: 2 1,9%
  • 2

    Votos: 0 0,0%
  • 1

    Votos: 4 3,8%

  • Total de votantes
    104
Sou + o Alfredão!
Quero mais dele na EE, PJ.
Lá vem pedrada no Mago Preto... :lol:

Edit: E quando ele encarnou o pai intolerante com o menino prodígio?
Só faltou um "taca-lhe pau!".
 
Última edição:
Esse negócio de cajado rendeu até no FB.
O Cisne comentou que a resenha dele ficara resumida ao pedaço de pau...
Bem, acho que o Alfredão vai ter "o que merece". Ou seria aquilo mesmo?
Sobre as outras alternativas, TODAS confirmadas. 8-)
 
Sim, mas pelo roteiro.

Dol Guldur preferi a versão do cinema. Vi umas 27 vezes... O Wilhelm Screem avacalhou ali no final. Esse efeito sonoro é legal para filmes da sessão da tarde.

"Alfredão" tá de sacanagem.

Nem sabia desse efeito, mas pesquisei e vi que é uma bosta. Só que sinceramente não lembro desse efeito. É quando Sauron pega Thráin? Já achei no YT. Nada que uma edição não resolva. Agora, sério, que bosta esse efeito sonoro.
 
Nem sabia desse efeito, mas pesquisei e vi que é uma bosta. Só que sinceramente não lembro desse efeito. É quando Sauron pega Thráin? Já achei no YT. Nada que uma edição não resolva. Agora, sério, que bosta esse efeito sonoro.

:lol:

Sim, é nessa parte.

MUITA gente não gostou disso pelo que li nos fóruns. Em todos os vídeos do youtube dessa cena várias pessoas reclamam. Aqui, por exemplo:


Bem, gostei do Thráin... mas realmente essa avacalhação no final...:sad:
 
Odiei e amei quase as mesmas coisas que todos. Fiz questão de ler os capítulos de O Hobbit que estariam presentes no filme antes de assistir.
Até parte do filme, quando Tauriel e Lili se separam, se tivesse acabado aí o amor deles estaria muito bom. Depois PJ acabou com minhas esperanças. Tá, mas eu chorei demais e mesmo a Taury me fez chorar, aí perdôo ela 50%.
não entendo o que levou o PJ a mudar tanta coisinha simples: Bilbo é acertado por uma pedra com o anel no dedo tanto que depois diz que foi difícil encontra-lo no fim da batalha.
Por que mudar isso?
Nem se falar na falta do enterro e da coroação.
As falas do Thranduil ... ele primeiro diz a ela que aquilo não era real, depois era real .. uma porcaria ein!
Não gostei do modo que PJ acabou com ele, afinal se não me engano no SDA ele não dói quem enviou o Legolas pro conselho?
E lembram que tinham dito que Dáin era CGI? Eu fiquei na dúvida. ..parecia tão ator?
não vi se mais alguém comentou isso, mas eu chorei demais. Por isso nota 9.
 
O filme que deveria prezar pelo fechamento no desenvolvimento de Bilbo, que partiria com a interação com Thorin, é obliterado por cenas longas e cansativas de uma batalha de 4 exércitos (cadê os Wargs? Ah, lembrei, eram as montarias de Bolg e Azog). A entrega da Pedra Arken por parte de Bilbo, o que deveria ser o ponto nodal para a redenção de Thorin, perde qualquer impacto no filme, tanto que o Bard simplesmente joga a pedra para cima e a pega como se não fosse nada. E poxa, a cena emocionante da morte de Thorin: "Se mais pessoas valorizassem o lar em vez do ouro" - cadê a cena do enterro com a Arken Stone? Cadê a homenagem a essa epifania de Thorin?

E poxa, o senso estratégico de Thanduil, tudo baseado numa aquisição de uma herança cujo arco não é fechado como bem dito nos posts anteriores, ou seja, cadê a joia? Cadê a cena de reconciliação com os anões, bastava a entrega do colar ao rei élfico, uma simbologia tão simples e que não ocorreu. É como um cara do Omelete comentou: "A batalha dos 5 exércitos - um elfo que vai a guerra por um colar, e a batalha é resolvida por uns pescadores que treinam 1 dia e vencem um exército Orc-dito profissional."

E mais 1 vez Peter Jackson repetindo signos visuais dos SDAs, vide:

plrkgmQXYyk-Gf5AGzQatmcQUrh9LS-OXmN5CoHXF8EUpfp04onQSOCCvy8ninfruPrR2--HLp5N5nKwLCNq6sbh5Q=w426-h240-n


503025_1280338430131_full.jpg


e mais uma cena de "Entrando em formação militar élfica":

1046306600_heRings059.1.jpg


rs_560x312-140728121940-1024.the-hobbit-trailer2.jpg


Sem contar a presença de Trolls lançadores de pedras sem nenhuma vantagem tática nesta batalha, sem outra função que se não remeter a uma força irresistível que lembra (em muito) os Mumakils do Retorno do Rei, só faltou o super - Legolas matar algum Olifan..um troll..opa:

lotr-2012-aug13-moria4-legolas_thumb.jpg


A única diferença é que na "Batalha dos 5 (4) exércitos" o monstro era branco, cego e amputado, justamente na cena que a torre de tiro do elfo está sendo destruída pela criatura. E por falar em criaturas, tenho ouvido muita gente falando das minhocas gigantes. Para quem não se ligou, o filme cita as criaturas que vivem nas profundezas da terra, ora, isso é uma citação (safada por sinal) dos Nameless things - os seres/criaturas sem nomes que Gandalf revivido descreve a Aragorn, Legolas e Gimli, no Capítulo "O cavaleiro Branco" - P.J reduziu um elemento lovecraftiano a meras minhocas. E porque os Orcs não as utilizaram contra as formações inimigas? Enfim:

— Lutamos muito abaixo da terra vivente, onde não se conta o tempo. Ele sempre me agarrava e eu sempre o derrubava, até que finalmente ele fugiu para dentro de túneis escuros. Estes não foram feitos pelo povo de Durin, Gimli, filho de Glóin. Muito, muito abaixo das escavações dos anões, o mundo é corroído por seres sem nome. Nem mesmo Sauron os conhece. São mais velhos que ele

E caramba, que edição mais porca (sem ofensas Dain), de onde veio o cajado de Gandalf após o energético que ele tomou no trenó de Radagast? O que aconteceu com o Thrain, pai de Thorin? Poxa, a introdução da "Desolação de Peter Jackson" tomou um bom tempo com essa pergunta. E o pior, o que Gandalf fez durante os 60 anos? Fumou Crack? A conversação que ele tem com Frodo, sobre o retorno de Sauron e a surpresa que ele tem nessa cena:

MInasTirithAndMordor_1563.jpg


Caramba, a própria Galadriel fala sobre a ida de Sauron para o leste, indo às fronteiras de Gondor. Isso denota incoerência "in universe" dos filmes, uma ponta solta (sanável e) passível de uma cena que poderia implicar numa erradicação fingida de Sauron, para que a conversa de Gandalf e Frodo pudesse ter sentido nesta cronologia dos Filmes:

Frodo_Baggins_Gandalf_Tells.png

A sombra do passado - Sociedade do Anel.

Citações (des)honrosas a:
- Cadê você Beorn?
- Alfrid..seu m..
- Tauriel, you have to come back..
- Radagast..oh Radagast..
- Outra imitação signo - visual: o ataque dos Orcs em Valle, é uma miniaturização do massacre dos orcs em Minas Tirith antes da chegada de Rohan em Pellenor, a diferença é a computação em excesso, que não serve à história, mas a história serve ao CGI.
- O exorcismo de Sauron por Galadriel. Poxa só faltou ela dizer: "Vá para o lago incandescente do inferno". E Sauron retruca: "Eu não sei nadar".
- Cadê aquela trilha sonora marcante, a alma do filme? O 1º teve, mas os outros 2 são retalhos, a falta deste elemento representa o quão genéricos foram, principalmente o 3º.
- Tecnicamente bem feito, mas as atuações (dos protagonistas: Legolas, Ronan, Tauriel e Alfred) são de bater a cabeça na parede: "Você me faz sentir vivo" - "Meu filho, com essa você não pega nem p..."

Enfim, nota 5, pelo início com Smaug (que poderia ser condensado no final do 2º filme) e o final referenciando o início do 1º Filme. O resto, joga fora. O livro é pitoresco, e os filmes O Hobbit (pelo menos eu tive essa impressão do 1º, não obstante os problemas) deveriam externar aventura, dinamismo, e o carisma do Personagem - Título. Os filmes deveriam ter identidade própria, e não serem muletas para o SDA, um prequel genérico. A essência do Hobbit poderia ser simples como essa cena:

61e7f4aajw1ecxxk0fdkij20fa0a70u0.jpg

"Pronto, todos se safaram, mas cadê o meu?"

Mas virou isso:

TBOT5A_01.jpg
 
Última edição:
Felizmente achei um cinema legendado pra ver.

Efeitos visuais:
-Irregulares. Por vezes é muito bonito de se ver quando mostram paisagens e às vezes é ruim, rude e artificial.
Música:
-Foi melhor do que a música de A Desolação de Smaug.
Efeitos sonoros:
-Ruins, as vezes entediantes.

Comentários sobre personagens>

-Smaug: O mergulho do Dragão em direção à cidade foi pra mim a melhor tomada de paisagem do filme e uma ótima chance de mostrar a geografia. A cidade avistada ao longe ficou legal também.
-Tauriel: Agora sei porque teve aquele rolo com quem estava planejando o papel da elfa. Os atores se esforçam (eu pelo menos notei) mas os diálogos são como fanfic ruim.
-Beorn: Tesouraram mesmo o urso.
-Bilbo: Cenas comoventes, boas expressões de rosto, visual legal na partida carregando um escudo cruzado nas costas.
-Thorin: Preferiria ter visto uma luta com orcs encurralando poucos anões contra uma parede de inimigos como no livro, lentamente até o fim. A luta no gelo tirou um pouco da emoção.
-Thranduil: Ficou diminuído por desejos mesquinhos demais em relação ao livro.
-Galadriel: Efeitos sonoros eletrônicos esquisitos na voz dela em um efeito visual sem harmonia. Segurei o riso.
-Sauron: Ficou demorado o efeito da hipnose, talvez o mesmo problema de levar tempo demais em certas cenas.

O que achei absurdo:
-Legolas agindo como Super Mario pulando em pedras flutuantes. No filme ele está tão poderoso e invencível que não precisava nem mandar o conselho branco enfrentar Sauron. Novamente eu segurei o riso no cinema.
-Vermes cuspindo pedras gigantes.
-Forçarem Bard a fazer uma gambiarra com um arpão ao invés de usar um arco.
-Galadriel parecendo a bruxa do mago de Oz.
-Alfrid feminino e sem bolas. Foi engraçado, mas muito louco.

O que não gostei:
-Dos personagens com caráter ou personalidade piorada, Thranduil, Alfrid, Thorin, Dain.
-De cortes descuidados de cenas.
-Das briga de muitos personagens digitais sem carisma.
-Da luta final de Thorin com o Orc.
-Dos Nazguls com jeito de atacar parecido com os mortos de "A Múmia". Seria melhor se deixassem-nos com roupa tangível igual fizeram em SdA.
-De muitos diálogos rígidos e mal integrados (um dos pilares pras se contar uma boa história).
-De aparecerem as cenas menos interessantes do cenário de Dol Guldur (que pra mim já foi meio fraco a exceção de uma cena no segundo filme).
-Do conselho entrar em Dol Guldur como um grupo de "caça-fantasmas" não como uma equipe de sábios e guerreiros, eu esperava que criassem um pouco de clima, de atravessarem distâncias, túneis e corredores (talvez matando alguns escravos shamans) até encontrarem Sauron. De engenhosidade escapando de armadilhas... Mas não teve nada, é abrupto, curto, rápido e ponto final. Acho que até no filme Willow tem mais preparação que a entrada do grupo branco.
-De Bilbo não ficar invisivel ao desmaiar.
-De faltar Beorn em modo Berserk.
-Da ausência de cenas importantes do livro para manter cenas sem importância dos filmes.
-De ainda sentir uma vibe meio cômica (desenho animado) em Smaug nas tossidas finais.
-Dos olhos esquisitos de Thranduil e Legolas. Deveriam ter um olhar penetrante de elfo mas parece que ficaram com olhar perfurador, vítreo e gélido como bonecas de louça.
-Da maquiagem élfica estranha (as orelhas às vezes parecem próteses).

Do que gostei:
-Da paisagem gelada do entorno de Erebor com água congelada, etc... (achei mais impressionante que as cenas do interior).
-De ver pelas costas Bilbo se afastando carregando um escudo em forma de cruz no final do filme.
-Da despedida de Bilbo com os anões convidando pra tomar chá sem precisar bater na porta.
-Das palavras finais de Thorin sobre um mundo melhor.
-Do bosque aonde Bilbo e Gandalf se separam ao fim do filme.
-Da cidade do Lago queimando na distância envolvida em brumas.
-Do momento do papo reto do anão insatisfeito com a postura de Thorin na sala do trono.
-Da trilha sonora que apareceu mais.
-De Gandalf limpando o cachimbo do lado de Bilbo.
-Confesso que gostei da idéia de deixarem a Tauriel como contraponto de força em relação a Thranduil. Colocar alguém atrevido com alta mobilidade para competir por atenção de Legolas com a pouca mobilidade e tradicionalismo do rei foi uma boa proposta mas cujo conflito inteligente entre os 3 que eu esperava presenciar nunca veio. Houve só uma briga de família (que eu aguardava) mas sem razões suficientes. Se Tauriel tivesse falecido ao invés de ser banida seria muito mais fácil de acreditarmos na mudança de Legolas ou de seu pai. Quando isso não ocorreu a oportunidade se foi.
-Da apresentação dos efeitos da "doença do dragão" em Thorin sob a forma de uma sombra de dragão nadando sob o ouro debaixo dos pés.
-Da carga final do ataque dos anões de Erebor saindo da montanha.
-Efeito de Sauron mergulhando nas nuvens como um clarão de relâmpago. Aliás esse e o efeito do dragão nadando no piso e nas paredes da sala de ouro durante a doença de Thorin foram meus efeitos favoritos do filme.
-Do leilão da casa de Bilbo versus Lobélia.

No geral um pouco melhor que o 2, e como não tem 6,5 dou nota 7.
 
Já tinha esquecido uma coisa: cadê o momento em que gravam o nome da Sting? ???
Pra quem não leu o livro, o filme deixou várias pontas soltas, tipo afinal quem ficou com a pedra Arken? Bard?
Ou depois de toda ação, quem virou Rei?
Se PJ quisesse ganhar mais dinheiro com seus filmes, deveria ter pensado em agradar melhor aqueles que simplesmente queriam que fosse fiel ao livro.

Ps: eu e minha mãe caímos na risada toda vez que super Legolas apareceu com suas peripécias.
Não gostei da Galadriel verde. Me deu vergonha.
 
Última edição:
Pessoal está faltando com um pouco de sensatez ao reclamar de ausência de certos trechos do livro! Por que existem as versões estendidas que são definitivas? :uhum:

Reclamaram sobre um monte de coisas ausentes nos dois primeiros filmes que foram incluídas nas versões estendidas ( como o Beorn que postei no video no último post)..

Claro que a versão de cinema vai ser assim...desde A Sociedade do Anel (lembram dos Presentes de Galadriel, parte fundamental e que só foi inserida na VE?)

Então as reclamações são, definitivamente, exageradas!
 
Kili é uma criança, pessoal.
Assim, é natural que ele faça confusão com o significado das palavras.

Aliás, todos aqui formulam frases concisas, coesas e coerentes, o tempo todo? :roll:

Se sim, parabéns. Se não, bem vindo ao grupo dominante.

A Elfa é uma gata - considero essa afirmação como uma boa questão de raciocínio lógico em prova de concurso público - e o menino pirou!

Se a dificuldade é imensa com as palavras, imagine lidar com o mais complexo dos sentimentos.

O primeiro contato foi com a piada juvenil que significou afronta. Quem desdenha quer.
Depois veio a pedra rúnica e o sentimento materno que o acompanha.
Pra finalizar, jogou com a própria existência.

Alguns homens exalam masculinidade e caminham sobre mulheres enfeitiçadas com seu charme. Nesse caso, o caráter pouco importa.

Já outros, pautam sua conduta na inocência por puro despreparo, mas são fortemente ligados à família e aos ultrapassados e raros bons costumes.

Foi justamente isso que arrebatou Tauriel, a injustiçada.

De qualquer forma, ambos seriam ótimas companhias nas piores situações.
Isso eles têm em comum e é algo encorajador, de fato.

A "pedrinha" de Kili exigiu bastante da produção.
David Salo explica melhor sobre esse assunto aqui. É antigo, mas alguém pode não ter visto.
 
Convenhamos que PJ dessa vez terá que adicionar muita coisa na versão estendida para cobrir muitos buracos, por sorte ela e em torno de 30 minutos ou quem sabe até mais...

Eu não marquei os minutos mais vi em um cite que o ataque a dol guldur foi uma media de 5 minutos ou menos... (PJ falando que 10 minutos era bastante, que até 7 já era um bom tempo para mostrar a batalha) !!!QUEM SABE NA VE ELE MOSTRA O RESTANTE :grin:
 
Sério, @Gandalf The Black? :lol:

Bem, se essa interpretação te deixa feliz com o romance entre Fili e Tauriel, então tá ótimo. Além de não existir nenhuma informação canônica sobre o que os anões pensam das elfas (exceto um trecho que foi posteriormente cortado do Silma), o romance é muito piegas. Eu detestei e acho que todo esse plot não fez o menor sentido. Eu tinha algum fio de esperança que fosse útil da seguinte forma:

PJ além de adicionar Legolas no enredo (o que não é nenhum absurdo - o problema é o tamanho da participação), ele inventou que o elfo era um babaca, assim como Thranduil (o que foi uma péssima decisão, mas vamos lá). Inventado que Legolas era babaca, era preciso inventar algum fator que transformasse o elfo, para aproximá-lo daquele que vimos em OSdA. Eu achava que Tauriel seria esse catalizador, de modo que Legolas entendesse a preocupação dela pelos outros povos, de modo a compreender que os elfos de Mirkwood não eram o centro do mundo. Seria um caminho não-canônico, porém interessante. Só que não foi o que eu vi. O que aconteceu é que Tauriel foi banida de Mirkwood e Legolas, apaixonado por ela, decidiu ir contra o pai e sair de Mirkwood. Ridículo e infantil. Seria muito mais interessante ver o filho enfrentando a postura babaca do pai, só que não.

Enfim, o romance foi um lixo completo e totalmente desnecessário, na minha opinião.
 
Não vou comentar agora a respeito da epicidade da guerra e das batalhas singulares, pois as achei simplesmente incríveis.

É surreal como Dáin cativa tanto em tão pouco tempo. Personagem sensacional!

Achei as cenas do Alfrid boas, não as tiraria, mas como a maioria aqui, senti falta de mais tempo dedicado a alguns personagens e acontecimentos.

Destaque para Thorin x Azog, uma das melhores cenas de batalha que já vi (sim, eu menti no primeiro parágrafo).

A cena inicial na cidade do lago onde as pessoas fugiram me parece um pouco incoerente no sentido de como foi filmada, não se foi devido aquele período inicial necessário para se acostumar com os 48fps ou se as cenas são confusas mesmo Alguém mais sentiu isto? Ficou estranhíssimo e só a partir do foco de Bard x Smaug ficou agradável.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo