• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Notícias Mãe vai processar escola por dizer a filho que roqueiros fazem sacrifício

E vocês são formados em psicologia infantil? Pois estão afirmando que crianças são más baseado em coisa nenhuma. Vão apresentar alguma evidência de que crianças são más e já tem noção de certo e errado, logo são imputáveis? Pergunta relacionada: Vocês são a favor da redução da maioridade penal?

E sim, é totalmente diferente você não fazer o mal por medo de punição do que por saber que é errado. Não fazer nada errado por medo de punição passa longe de tornar essa pessoa boa.
Morfs, as crianças não deixam de fazer as coisas SÓ por medo da punição se os pais explicam que é errado, como eu disse, quando eu coloco as minhas filhas no castigo, eu explico o porque de estarem sendo castigadas, o que elas não deveriam fazer e porque é errado fazer aquilo. Exemplo: quando a Rafa bate na mana, eu coloco ela no banquinho e explico que ela vai ficar no banquinho porque ela bateu na mana e que ela não deve bater na mana porque isso machuca ela e tudo o mais. Agora, uma vez que eu expliquei isso pra ela e ela sabe que se bater na mana vai machucar, você realmente acha que por ela ter (quase) 3 anos de idade ela não consegue entender isso? Você acha que ela vai deixar de bater SÓ porque tem medo de ficar no banquinho? Não senhor, ela já tem noção do que é machucar, do que é dor e ela provavelmente não vai repetir ou talvez repita em "outro formato" já que ela entendeu que bater é errado, mas que beliscar pode... entende? ou quer que eu desenhe?? :rofl:
 
Ué, e desde quando é preciso ser formado em psicologia infantil pra ter noção de certo/errado? ou pra ser pai/mãe e contar as suas experiências boas e ruins?

E você tá rebatendo o que eu não disse. Eu falei da afirmação sem provas de que crianças já sabem o que é certo e errado. Não falei de adultos. Não estamos falando de certo e errado, estamos falando sobre se crianças já tem a noção de um adulto, o tal do contrato social. Você fala pra ela que é errado, mas por que é errado machucar ou agredir?

A Clara disse que eu não deveria falar sobre o que eu não entendo. Tudo bem, eu paro, mas qual de vocês é formado em psicologia infantil pra serem entendidos e poderem falar? Experiência própria não é argumento, o universo amostral é diminuto. Não há nenhuma teorização sobre o problema, apenas senso comum como demonstração de verdade.

O que vc n entende (ou quer não entender) que o objetivo é evitar que determinada criança pratique hábitos assassinos, seja pela educação ou seja pela punição.
E quando eu falei isso? Eu disse (e você não entendeu ou não quer entender) que punir alguém (como uma pessoa com retardo mental, por exemplo) que não tem noção do que fez não produz efeito nenhum nela. Você só vai associar a punição a você (adulto) tomar conhecimento, quando você não estiver por perto ela vai desobedecer. Ninguém se lembra de quando era criança?

Se uma criança perguntar pra vocês: "pai/mãe, por que machucar uma pessoa mais fraca é errado?" alguém consegue responder de forma objetiva e clara?
 
Se uma criança perguntar pra vocês: "pai/mãe, por que machucar uma pessoa mais fraca é errado?" alguém consegue responder de forma objetiva e clara?
"você gosta quando alguém te machuca? o que acontece quando alguém te machuca? você sente dor? é bom ou ruim?"
maneira mais simples de explicar algo pra uma criança é fazer ela pensar nos sentimentos dela, na pequena experiência de vida dela...
te garanto, nenhuma criança vai dizer que gosta de levar um tapa do amiguinho e se você conseguir fazer ela ver que o que ela faz nos outros também dói, por comparação, é meio caminho andado!
e não, eu não sou formada em psicologia infantil, não precisa ser formado pra saber explicar pra uma criança que a mesma dor que ela sente, o amiguinho ou seja lá quem for vai sentir também, é só ter um mínimo de bom senso!
e comparar criança com uma pessoa com retardo mental, Morfs? zoeira sua né?
 
Vou aceitar sinceramente que você entendeu meu exemplo e não está reduzindo o que eu falei a isso.

E retardo mental nada mais é alguém que tem uma idade mental retardada em relação a idade biológica. Um adulto de 30 com idade mental de 5 é como um criança de 5 anos.
 
Última edição:
A Clara disse que eu não deveria falar sobre o que eu não entendo. Tudo bem, eu paro, mas qual de vocês é formado em psicologia infantil pra serem entendidos e poderem falar? Experiência própria não é argumento, o universo amostral é diminuto. Não há nenhuma teorização sobre o problema, apenas senso comum como demonstração de verdade.

Eu falava sobre aquela frase de que as pessoas que vão à igreja só o fazem por temer ao diabo.
Que merda, @Morfindel Werwulf Rúnarmo, isso é ofensivo pra uma pessoa religiosa!
Entendo que você seja ateu e não acredite e tals, e não tenho a mínima intenção de te convencer ao contrário, mas, né?
Para pra pensar no que você escreve, poxa. =/
Enfim, essa discussão está fora de contexto (do tópico) assim como a frase que você citou.

Quanto a questão do tópico em si, realmente não entendo onde está sua "dúvida".
Quando alguém (adulto ou criança) coloca chumbinho em algo pra algum ser vivo qual é a intenção dela?
Matar. Envenenar.
Veja, não é pra "zoar", não é pra deixar ela com a língua escura, ou pra causar piriri na pessoa e fazer ela ficar afastada uns dias.
Pra isso existe lacto purga e azul de metileno, que aliás são bem baratos e fáceis de encontrar (acho que até mais que chumbinho) mas não.
Releia o texto:
Ednalva recebeu dos meninos um biscoito recheado contendo chumbinho, veneno usado no combate a ratos.
Veneno É PRA MATAR, Morfindel.
E uma criança de sete ou oito anos não sabe que veneno mata?
Você se lembra quando tinha 7 ou 8 anos? Você sabia então o que era morrer, matar e coisas assim?
Se você disser que não sou obrigada a assumir que você está mentindo, porque eu lembro que pensava em morte quando tinha essa idade e sabia que determinadas coisas como cair de certa altura, tomar pancada na cabeça, ser atropelada, tomar determinadas substâncias, podiam causar a morte em mim ou em outro ser humano.
Qual a dificuldade de entender isso?
Qual a necessidade de ser psicólogo infantil pra ver que os meninos tinham sim a intenção de matar ou pelo menos envenenar a professora?
E o que tem a ver ser contra ou a favor da maioridade penal com isso?
(Isso foi golpe baixo seu, hein?)

Se uma criança perguntar pra vocês: "pai/mãe, por que machucar uma pessoa mais fraca é errado?" alguém consegue responder de forma objetiva e clara?
:neutral:
Qualquer um com um mínimo de bom senso consegue.
Você não?
Por que, Morfindel, é errado discriminar uma pessoa pela cor da pele ou pelo País/Estado de nascimento?
Por que é errado Morfindel, não ajudar os mais pobres e desfavorecidos?
Por que é errado, Morfindel, afirmar que um animal não sente dor por isso a gente pode judiar e bater nele?
Você consegue dar respostas "objetivas e claras" pra isso?
Ou precisa "teorizar sobre esses problemas" pra ir além do "senso comum" e da "experiência própria" cujo "universo amostral é diminuto"?
 
Pra começar, quem disse aquela frase foi uma pessoa religiosa. Não foi um ateu que disse. Nem todo religioso é imaturo aponto de não fazer autocrítica. Isso vale pra música, literatura, cinema etc. Alguém criticar seus gostos não deveria doer tanto a ponto de rebater atacando quem argumenta, não o argumento.

É, vocês não entenderam meu ponto. Sim, elas sabiam que iria matar, mas o que perguntei é: elas tem noção do que isso quer dizer de verdade?

Não, não tenho resposta pra essas perguntas, pois não há nenhuma resposta objetiva pra elas. O tribalismo protegia as tribos de inimigos internos, portanto o ato de odiar o diferente e evolutivo, não é ético, mas ele permitiu que alguns deixassem sobreviventes que originassem a nós.

Ajudar os pobres não ajuda em nada quem é solidário, não trás nenhum ganho pra quem ajuda, exceto o ego. Se você tiver que escolher entre alimentar alguém desconhecido ou alguém íntimo você alimentaria o desconhecido? Mas ajudar os pobres não é o certo?

Não quero que ninguém concorde comigo, só pense mais antes de dizer que tudo é maldade intrínseca.

Empatia não é moeda válida pra convencer que algo é errado e não deve ser feito. Vou dar um exemplo bem simples (que alguém vai dizer que é simplista, que não tem nada a ver com a discussão, não precisam perder escrevendo isso). A Erendis falou em dizer pra uma das irmãs que não pode bater na irmã porque ela sabe que dor é ruim e ela não iria querer que alguém fizesse isso com ela. Mas isso não resolve o problema, se a pessoa quer bater ela vai querer bater. Deixe eu colocar de outra forma. Digamos que você fale pra uma criança: você não pode quebrar o brinquedo pois não vai poder brincar com o brinquedo depois. Mas o que isso ensina? Que se ela não quiser mais brincar não terá problema em quebrar. Você disse pra ela que um brinquedo quebrado não serve pra brincar, ela não quer mais brincar, quebrado ou não agora não faz mais diferença. Se você diz que não pode bater porque sentir dor é ruim, ela não vai temer em bater quando sentir dor não for mais relevante pra ela.
 
Alguém criticar seus gostos não deveria doer tanto a ponto de rebater atacando quem argumenta, não o argumento.
E o mesmo vale pra você e suas opiniões, né moço?
Parece que tá difícil aí parar pra pensar um pouco e se desligar do "tenho que ter razão!"; "tenho que ter razão, PORRA!" :confused:

No mais, sair por aí ofendendo as pessoas com frases feitas de terceira categoria, com zero de empatia e simpatia por quem você conhece, só achando que merecem respeito e consideração aqueles que acreditam e têm as mesmas opiniões que você?
Eu desisto de discutir qualquer coisa com você, @Morfindel Werwulf Rúnarmo .
:jornal:
 
Última edição:
É, vocês não entenderam meu ponto. Sim, elas sabiam que iria matar, mas o que perguntei é: elas tem noção do que isso quer dizer de verdade?

Lógico que tem, e hoje em dia é que tem mesmo, com toda essa violência gratuita e internet ao alcance de todos.
Você não precisa ser doutor para saber de certas coisas, basta pensar fora da caixa. E sim, experiência conta muito!
 
@Morfindel Werwulf Rúnarmo , aqui fica a minha opinião sobre o que você está falando:

Quando uma pessoa, criança ou adulto, faz ou deixa de fazer algo apenas pelo medo da punição, e não por ter conceitos formados do que é certo e/ou errado, somado com a total falta de empatia e valorização da vida (o que levaria uma pessoa a dar veneno para outra deliberadamente), encontramos um quadro chamado psicopatia!

A criança pode não ter real noção? Pode... Mas tem que ser avaliado caso a caso. Ver se a criança entende o quanto foi grave a ação, ou se está acuada apenas porque os adultos descobriram. Agora, hoje em dia, acho difícil a criança não tem noção do que é morte, até porque esse tipo de informação é amplamente divulgada na mídia, e todos tem contato muito cedo com tragédias por vias televisivas e afins.

Agora vou te contar uma história:

Minha mãe sempre deu aula para ensino infantil (crianças de no máximo 9 anos), e conta casos não só dela como de outras professoras. Uma dessas amigas de sala, certa vez, foi relatar à diretora que foi ameaçada por uma criança de 8 anos, que disse que seu tio era traficante, e que se ela enchesse muito o saco dele, ele mandava o tio ir matá-la.

Agora me diz se uma criança de 7~8 anos não não noção do que é matar alguém! Talvez no seu tempo, com uma criação bem inocente, você não tivesse essa ideia totalmente formada, mas as crianças de hoje em dia estão bem precoces neste aspecto!
 
Até hoje não entendo isso de "gostar de polêmica". Isso quer dizer o quê? Alguém que faz perguntas que incomodam? Que faz perguntas que você não sabe a resposta? Sim, não vou parar de perguntar. Se incomoda o problema não é meu. Eu só pedi por respostas. Ninguém apresentou nada que comprovasse seus pontos. Uma criança fez, uma criança falou. Tem gente que consegue falar 20 línguas. Quer dizer que todo mundo pode falar 20 línguas? Vocês extrapolam um caso pra todo o universo amostral e querem que isso seja prova.

@Malkyn , é o que eu falei. falo em termos de neurociência. Formação cerebral. Funcionamento do córtex cerebral. Crianças aprendem por imitação (tem um nome pra isso que ouvi semana retrasada, mas agora me foge). Meu ponto é: elas de fato tem noção do que é fazer mal e porque é errado?

Não estou afirmando que eu estou certo, só não aceito que o que vocês falam está certo porque sim. Vocês podem até estarem certos, mas não vi nenhum argumento que comprovasse isso.

E o mesmo vale pra você e suas opiniões, né moço?
Parece que tá difícil aí parar pra pensar um pouco e se desligar do "tenho que ter razão!"; "tenho que ter razão, PORRA!" :confused:

No mais, sair por aí ofendendo as pessoas com frases feitas de terceira categoria, com zero de empatia e simpatia por quem você conhece, só achando que merecem respeito e consideração aqueles que acreditam e têm as mesmas opiniões que você?
Eu desisto de discutir qualquer coisa com você, @Morfindel Werwulf Rúnarmo .
:jornal:
Nunca disse que eu queria ter razão a todo custo. Só não aceito esse senso comum que foi apresentado nesse tópico. Um monte de opinião que sempre se vê em discussão de internet. "Claro que sim", "lógico". Em que parte eu ofendi alguém aqui? Como eu ofendi? Já me ofenderam em muitas discussões no fórum antes. Não sou eu quem costuma agir como se tivesse razão do que diz (não é indireta pra você, caso pareça). Eu não dei nenhuma avaliação negativa nesse tópico justamente por isso. Tudo bem, pode desistir de discutir comigo. Eu vou continua aqui, só quero algum argumento, não apenas casos de "eu conheço", isso é argumento de autoridade.

Lógico que tem, e hoje em dia é que tem mesmo, com toda essa violência gratuita e internet ao alcance de todos.
Você não precisa ser doutor para saber de certas coisas, basta pensar fora da caixa. E sim, experiência conta muito!
Como você sabe que claro que tem? Baseado em que? Isso não é argumento. Posso dizer o mesmo pra vocês: basta pensar fora da caixa. Isso é frase feita que não quer dizer nada. E o cérebro se forma mais rápido por causa da internet? Isso já foi objeto de estudo de algum neurocientista de algum instituto sério? Já foi publicado em alguma revista séria? Experiência não traduz todo um universo de possibilidades. Você conhecer uma criança que é assim não quer dizer nada sobre todas as crianças do mundo.

Depois de ler os posts do Rafael, definitivamente prefiro os posts do Sabrino. Posta mais sobre tetas e faculdade.
Pelo menos resolveu assumir que gosta de fazer chacota sem argumentar. Parabéns!

Se o que faço é ser chato pelo menos sou honesto comigo mesmo. Não finjo ser quem não sou, nem finjo ser melhor do que os outros ou me acho melhor que os outros.

Se quiserem continuar argumentando eu vou ler, mas não vou aceitar opinião baseada em achismo de programa sensacionalista.
 
Eu não to entendendo muito bem é o que estão discordando do Morfindel.

Pelo que eu entendi, o que ele quis dizer é que as crianças realmente sabiam que estavam fazendo algo errado, mas que no fundo elas não tinha ideia da dimensão do ato, sendo assim, não podiam ser julgadas como se fosse um adulto em sua plena faculdade mental. Alguém interpretou outra coisa?
 
Como você sabe que claro que tem? Baseado em que?

Baseado no que você vê no mundo lá fora. Desculpa ser um pouco rude aqui, mas desliga o computador e vai pra rua.
Você não precisa de um estudo científico para saber que o terrorismo está acabando com tudo. Você não precisa de um estudo científico para saber que as crianças de 12 anos hoje são totalmente diferentes das crianças de 30/40/50 anos atrás. Você não precisa de um estudo científico para saber que a alimentação do nosso século é menos saudável do que a do século passado, por exemplo.

Se você depende de estudos científicos para formar opinião, desculpe, mas isso é ridículo.
 
Morfs, evidências científicas de psicopatia infantil estão por toda a internet, basta pesquisar.

E dar um biscoito recheado com chumbinho para uma professora está além do 'certo e do errado': envolveu pesquisa (quem optou por esse veneno SABE o que ele faz com um rato), premeditação (pensou numa forma de a vítima ingerir o veneno sem perceber), manipulação (convencer a vítima a cair no ardil sem que ela perceba: 'professora, gosto de você/quero me desculpar, então vou te dar um biscoito de presente') e, provavelmente, desejo de retaliação, pois é meio evidente que a professora deve ter feito ao aluno algo que ele não gostou. Olha o tamanho da situação. Todas são características padrão do modus operandi do sociopata clássico. Como a Clara citou, isso não foi uma travessura, foi tentativa de homicídio.

O que vai impedir de essa criança, se não tratada E punida adequadamente à sua idade (obviamente não dá pra jogar uma criança na cadeia) de tentar novos homicídios no futuro? Nada.


Recomendo que leia este artigo da Superinteressante, que certamente irá suprir sua curiosidade acerca de argumentos científicos:

Nesse casos, o que pode existir é o transtorno de conduta - um padrão repetitivo e persistente de comportamento que viola regras sociais importantes em sua idade, ou os direitos básicos alheios (veja quadro da página 34). E esse transtorno revela um forte risco de caminhar, no futuro, para o transtorno da personalidade antissocial - ou a psicopatia. Enquanto não se pode dizer que toda criança com transtorno de conduta será psicopata, certamente todo psicopata sofria desse transtorno quando era menor.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo