Éowyn, para mim, é, em certa medida, uma (excelente) releitura de Cordélia (de Rei Lear).
Não... Éowyn é uma "resposta" e uma "correção" de Macbeth mesmo... Basta ver a história da profecia.
http://forum.valinor.com.br/showthread.php?t=26525
Isso aí
já foi dito pra vc em outros tópicos, Elriowiel: na metodologia corriqueira de Tolkien, praticamente, NUNCA era o caso de haver correspondência isomórfica entre análogos; ou seja, ponto por ponto, de sorte que uma referência NÃO PRECISA excluir a outra, haja vista que Tolkien citou 3 análogos pro Túrin Turambar: Édipo, Sigurd e Kullervo, AO MESMO TEMPO, e isso só pra ficar nos "confessados".
De maneira similar, por exemplo, os Rohirrim (cujo nome homenageia os
Houyhnhnm, o Povo Cavalo LITERAL do Viagens de Gulliver, tem características
dos saxões,
dos alanos/sármatas e dos
godos do Theodorico, tudo de uma vez.
Como vc sabe, a história da profecia em Macbeth NÃO envolvia a noção de uma mulher realizando a profecia e, tirando a Lady Gruoch, não há personagem feminina significativa na história.
Trocando em miúdos: ser um análogo do matador profetizado de Macbeth, "não nascido do ventre de mulher", assim como ela e Merry não eram portadores de "mão de homem", no caso da Éowyn, não faz com que ela deixe de ser, também, SIMULTANEAMENTE, análoga a Cordélia no Rei Lear ( a filha/sobrinha MENOS prestigiada era a MAIS valorosa e fiel no fim das contas, etc) e, TAMBÉM, análoga a outras personagens
como Brunhilde ( o nome adotado pela Éowyn, Dernhelm, é tradução de Tarnhelm, o elmo mágico do Anel do Nibelungo do Wagner que permite que Siegfried simule a identidade de Gunther pra conseguir a mão de Brunhilde) na Volsunga Saga/Anel dos Nibelungos e
Pentesiléia na Guerra de Tróia.Pra não falar também que
o triângulo amoroso entre ela, Arwen e Aragorn relembra as circunstâncias similares de Ivanhoé do Walter Scott e o que acontecia lá entre a saxã, Lady Rowenna, a judia Rebecca( de povo "perseguido", exilado e xenofóbico feito os elfos) e o personagem título, o cavaleiro Ivanhoe, herói "deserdado".
A respeito da figura de Rebecca
textinho legal aí.
Adicional comparação aí:
In many ways, the true heroine is Rebecca, the daughter to match the ducats of the book’s Shylock figure, Isaac of York. In Scott’s portrait of England, the Jews are clear victims, at once depended upon as the gatekeepers of the financial system and derided as extortionists by borrowers who have no intention to settle the bill. Rebecca is a heroine by way of generous action, not social standing: she is the story’s healing force. Conversion to Christianity is out of the question to her, as is any hope of being wedded to Ivanhoe, though there remains the lingering feeling that Rebecca is a deserving woman curtailed by circumstance. So of course Ivanhoe and Rowena end up together—but the convention is renewed afresh because Scott asks us to wonder about an impossible alternative.
To turn to The Lord of the Rings for a second, we can discern a similar triangle. The relationship between Aragorn and Arwen is peripheral at most, and is more of an exogenous source of characterization for Aragorn than a significant piece of the foregrounded plot. Éowyn, on the other hand, is the woman who proves her mettle and worth for the reader to see, though the royal couple leaves her on the outside looking in. Now, I should clarify that Scott’s Rebecca is nothing like Éowyn, but they do perform similar functions in the way they introduce a hint of complexity to an otherwise straightforward story of forbidden love
Mais
alguns insights
O paralelo com Cordélia foi observado por outras pessoas até porque há uma frase quase idêntica, pelo menos na versão cinematográfica, entre a Éowyn e o Rei Théoden, já que no livro, o Rei não sobrevive tempo suficiente pra verter "últimas palavras". Em todo caso o paralelo na versão cinematográfica só ressalta uma correpondência pré-existente.
About Eowyn, quite a few film critics noticed the resemblance between her and Theoden and Cordelia and King Lear. There is even the same line, or almost the same line, given to both Lear and Theoden;
'I know your face', at that moment of recognition of his daughter/niece.
When Lear experiences his disastrous casting out, he comes to a realisation that rank and high birth mean nothing;
'a dog's obeyed in office' he says. When Eowyn comes to after her ordeal on the battlefield, the first thing she says shows she is happy that her noble family has had its honour re-instated. Eowyn has failed to learn Lear's lesson.
It is later that Eowyn comes to learn that lesson, from Faramir. He has nothing now in terms of office and influence, but he has the ability to give love, and he offers her that. We all know Aragorn won't let him stay out of work but for now, in the Houses of Healing, he has no power, and by accepting him Eowyn is recognising that there might be something more important in life than a diadem....