• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Avião atravessa pista e se choca contra hangar

  • Criador do tópico Criador do tópico Annë
  • Data de Criação Data de Criação
Engraçada esta comunidade que o Dirhil falou, as mulheres são muito mais participativas e em maior número que os homens (à primeira vista)
 
Saiu uma nota no O Globo, aqui do rio, com uma menção a um homem que disse a esposa ao telefone "Caiu um avião aqui, to ajudando as pessoas!"... Esse homem foi considerado um herói !
 
Não sei se já viram, mas o Edu Falaschi, vocalista do Angra, postou esse texto no site dele:

"Pobre Brasileiro!!!

Venho por meio desta carta, em luto, expressar toda minha indignação e todo meu ódio pelo descaso do governo brasileiro e de certa forma de grande parte do povo brasileiro. Mas não escreverei como faz o escorregadio e nojento político brasileiro e os intelectuais hipócritas desse país, com palavras difíceis e cheio de pompa. Vou me expressar com palavras simples e diretas, como 99% do povo brasileiro está acostumado.

Sim, a minha gota d’água foi o acidente aéreo ocorrido em São Paulo, no dia 17 de Julho de 2007, onde morreram nossos pais, nossas mães, nossos filhos, nossos amigos, nossos BRASILEIROS...

Estou de saco cheio, cansado e revoltado por morar num país onde vidas humanas já não têm mais valor algum. Vidas são perdidas hoje nesse “paízinho de merda”, por causa de uma única e exclusiva razão, CORRUPÇÃO . É ela quem alimenta a miséria do país, é ela quem alimenta o crescimento das favelas do país, é ela quem alimenta o crescimento do crime organizado, é ela quem alimenta o desemprego, é ela quem derruba nossos aviões, é ela quem aumenta a distância do Brasil dos países desenvolvidos, é ela quem arranca a cabeça de nossos filhos nos faróis, é ela quem mata nossos idosos nos hospitais podres e abandonados e é ela também, quem nos leva cada vez mais ao fundo do poço, conhecido como inferno, ou, “O Brasil do futuro”.

A roubalheira definitivamente se instalou nas terras tupiniquins.

Hoje vivemos num país sem lei, onde a impunidade impera e a malandragem virou sinônimo de inteligência. O orgulho nacional se resume ao esporte e ao carnaval, que pobreza!

No Brasil, “levar” vantagem em cima dos outros é algo digno de orgulho e motivo de satisfação pessoal. Não pense que é só no governo que está presente à podridão. Grande parte do povo brasileiro é egoísta, corrupta, hipócrita e mentirosa. O brasileiro precisa descer do pedestal e “largar” o patriotismo barato quando é criticado, (afinal a maioria dos brasileiros não é patriota “porra” nenhuma) e admitir que vive num país pobre não só na economia, mas mais pobre ainda de espírito.

A corrupção, a mentira, a inveja, a ladainha, hoje fazem parte da sociedade brasileira e estão encalacrados no caráter e índole do brasileiro.

Estou cansado, revoltado, com ódio e enojado!!! Quantos aviões? Quantas chacinas? Quantos seqüestros? Quantos PCC? Quantos depósitos no exterior? Quantos “relaxa e goza”? ATÉ QUANDO? HEIN BRASUCA? Sabadão está logo ai, né? Vai tomar um chopinho, curtir a “azaração”, bater um papinho furado, tirar um sarrinho, gargalhar e tudo passa. É isso ai, finja não estar vendo o Brasil ser encoberto pelo manto negro do luto nacional e afundar no lamaçal da corrupção.

Esse país precisa mudar radicalmente!!!

Brasileiros que se importam e ainda tem algum caráter, precisam se unir mais do que nunca.
E não é apenas com encontrinhos na Av. Paulista, pombinha branca, carinha pintada, que esse país vai mudar. O brasileiro precisa parar de ser “bunda mole” e exigir com rigidez, força e veemência, que o Brasil tome outro rumo, o caminho da prosperidade, e finalmente honrar o que está escrito na bandeira nacional, ORDEM E PROGRESSO. (a piada do século até agora!)

Está na hora do brasileiro abrir os olhos, e de uma vez por todas impor respeito a aqueles que destroem, corrompem e humilham o nosso país.

ACORDA BRASIL!!!
FAÇA SUA PARTE!!!
SEJA INTEGRO E HONESTO!!!
MAS TAMBÉM...
FAÇA VALER CADA CENTAVO DE SEU IMPOSTO PAGO!!!
FAÇA VALER CADA PALAVRA DO HINO DE SEU PAÍS!!!
CHEGA!!! CHEGA!!! CHEGA!!!

Edu Falaschi"
 
Rafael, não posso lhe dar nem o apoio, tampouco o carinho que seu pai tinha por você, mas o meu carinho, homenagem e honra, você tem.
Estou de LUTO por isso, mais do que apenas manifestar respeito e pesar, quero lhe dar o apoio em tudo que precisar; sei que não trará seu pai de volta, mas poderá consolar seu coração.

Que o Consolador possa consolar sua vida e fazer aquilo que eu não posso. Firme aí, que eu firmo aqui!
Eu irei abrasar isso com todas as minhas forças eu ficarei de luto tambem pelo Rafael.
Que vc tenha muita força e que deus ilumine seu caminho.
Até quando vamos aguentar isso:osigh: ...
Uma mãe perdeu as suas 2 filhas neste acidente uma d 15 e uma d 17 anos até quando...:disgusti:
 
Meus pêsames, Rafael. Desejo muita força a você e toda a sua família para amenizar a dor dessa perda. :osigh: :abraco:
 
O que será que a Marta Suplicy teria a dizer sobre isso?

Shazan, saiba que você está cheio de amigos aqui para te ajudarem a superar essa barra:abraco:
 
Última edição:
Teve uma outra senhora q perdeu tambem as duas filhas e a sua mãe:disgusti:

Então foi essa aí que mora aqui na minha rua.
E snme não encontraram os corpos.
Foda.

Edit
O que será que a Marta Suplicy teria a dizer sobre isso?

"Não tenho nada a dizer." Foi a única declaração da ministra do Turismo, Marta Suplicy, em referência ao acidente com o Airbus 320 da TAM, ocorrido na noite de terça-feira, 17, e que matou 186 pessoas. Ao desembarcar nesta quarta, no Aeroporto Internacional do Rio Antonio Carlos Jobim, na Ilha do Governador, zona norte da cidade, ela já era aguardada por um motorista e uma agente da Polícia Federal (PF) na frente do prédio administrativo da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) no aeroporto. Marta Suplicy vinha de Lisboa em um vôo da Air Portugal. (O Estado de S. Paulo)
http://oglobo.globo.com/pais/noblat/post.asp?cod_Post=66336&a=111
 
Última edição:
Texto interessante que está no Noblat:

Top, top, top para Lula, o governo, a TAM e todos nós

Na manhã de ontem, perto de Grenoble, no sudoeste da França, um ônibus que transportava 50 peregrinos poloneses com destino ao santuário de Notre-Dame de la Salette, nos Alpes, mergulhou no leito de um rio ao trafegar em alta velocidade por uma estrada proibida à passagem de veículos pesados. Morreram pelo menos 26 pessoas, todas anciãs.



Duas horas depois, estavam no local do acidente, a 700 quilômetros de Paris, o primeiro-ministro francês François Fillon e o ministro que cuida das estradas Jean-Louis Borloo. Em seguida, chegou a ministra do Interior Michele Alliot Marie. O presidente da Polônia Lech Kaczynski avisou ao presidente da França Nicolas Sarkozy que viajaria de imediato para visitar os 24 sobreviventes.



Kacczynski desembarcou em Grenoble às 12h45, horário de Brasília. Foi recebido no aeroporto por Sarkozy. Juntos, os dois consolaram os feridos internados no Hospital Geral de Grenoble. De lá, Kacczinski telefonou para familiares de alguns dos mortos. Sarkozy declarou que acompanhará pessoalmente o inquérito para apurar as causas mais do acidente.



Aqui, às 18h45 da terça-feira da semana passada, um Airbus-320 da TAM espatifou-se ao aterrissar na pista principal, escorregadia e ainda inacabada do aeroporto de Congonhas. Morreram cerca de 200 pessoas. São Paulo fica a uma hora e vinte minutos de vôo de Brasília. O Comandante da Aeronáutica embarcou para lá na mesma noite, mas não saiu da Base Aérea.



O ministro da Defesa não saiu de Brasília. O presidente da República reuniu-se com ministros no Palácio do Planalto, decretou luto oficial e divulgou uma nota de pesar. Não telefonou para o governador de São Paulo. Nem para o prefeito. Muito menos para parentes das vítimas. Sumiu de circulação durante três dias. Recuperava-se de um incômodo terçol no olho direito.



Acossado pela imprensa, ocupou cadeia nacional de televisão para lamentar a tragédia e admitir que o sistema aéreo do país "passa por dificuldades". Alegou que o maior problema é o excessivo número de vôos em Congonhas. Prometeu construir um novo aeroporto. E advertiu que "não se pode condenar ou absolver quem quer que seja com base em opiniões apressadas". Freud explica...



É preciso dizer mais o que sobre o comportamento de Lula? Que ele faz o tipo do malandro esperto que costuma se esconder ao ser confrontado com algum fato capaz de causar danos à sua imagem? Não foi assim no caso do mensalão? Que costuma ser antes de tudo solidário com os amigos metidos em encrencas? E que depois entrega a cabeça deles para salvar a sua?



A TAM recomenda em seu manual destinado aos pilotos o uso do reversor em potência máxima nos pousos do Airbus-320. Mas o avião que caiu em Congonhas voava com o reversor a meia bomba. O do presidente da TAM, certamente não voa. Cresceu em 40% o número de passageiros de avião nos últimos quatro anos. Foi por conta da prosperidade, como observou o ministro da Fazenda.



Mas no mesmo período, os gastos do governo com segurança aérea despencaram em quase 50%. Afinal, era indispensável aumentar o superávit primário para ganhar credibilidade lá fora e atrair money. "Em determinados cargos, a gente não diz aquilo que pensa nunca; a gente faz quando pode e, se não pode, a gente deixa como está para ver como é que fica", ensinou Lula no último dia 17.



É preciso dizer mais o que sobre a culpa do governo e da TAM pela maior tragédia da história da aviação na América do Sul? Por irresponsável, o presidente da TAM deveria estar preso. Por inepta, a cúpula do setor aéreo deveria ter sido ejetada dos seus assentos no dia da tragédia ou mesmo antes da colisão recente do Boeing da GOL com o jatinho Legacy. Morreram 155 pessoas.



Ali explodiu de vez a crise antecipada para Lula em relatório de março de 2003 entregue pelo então ministro da Defesa José Viegas. Tudo bem que Lula não tenha lido o relatório - ele carece de paciência para ler documentos com muitas páginas. Mas foi posto a par do conteúdo dele. E o que fez para abortar a crise? Nada. Deixou tudo como estava para ver como ficaria.



Top, top, top, pois, para Lula e o governo dele. Top, top, top para a TAM que arrisca a vida dos clientes para aumentar sua margem de lucro. Ao cabo, top, top, top para nós que pagamos impostos e voamos por prazer ou a trabalho. Ainda faltam mais de três anos para que a esse governo suceda outro. Mas assim como os séculos, os governos nem sempre começam ou acabam na data marcada.



O século XX começou em 1914 com a eclosão da 1a. Guerra Mundial. Nada de relevante aconteceu antes. E terminou com o fim do comunismo e o desmanche da União Soviética em 1991. Nada de relevante aconteceu depois. O século que vivemos começou de fato no dia 11 de setembro de 2001 com o atentado às torres gêmeas. Está com toda a pinta de que será emocionante.



O segundo governo Lula ainda não começou – salvo para os que acreditam no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) como seu marco inicial. O PAC está para o novo governo Lula assim como o Fome Zero esteve para o velho - ambos são pura pirotecnia. Na prática, o Fome Zero morreu de inanição. Não se ouve mais falar dele. O PAC ainda renderá por algum tempo.



Cuide-se Lula para não repetir o exemplo do seu antecessor. O segundo governo de Fernando Henrique Cardoso acabou no primeiro mês de vida com a desvalorização do real. Era tudo o que ele prometera não fazer. O distinto povo brasileiro foi vítima de um estelionato eleitoral. Mais tarde, o apagão de energia se encarregou de enterrar o governo que jazia insepulto e cheirava mal.



Nunca jamais na história deste país os ventos da economia sopraram tão fortes a favor de um governo que disponha de uma razoável dose de talento e de sorte. Na verdade, quem conspira contra o sucesso do governo Lula é Lula em primeiro lugar. Em segundo lugar, é ele também. E em terceiro, parte da turma que ele recrutou para desfrutar das vantagens do poder.
 
Li a Veja desta semana e fiquei com nojo, é só o que posso dizer. Primeiro, porque na ânsia de publicar um "furo de reportagem" (lembremos que a Veja é uma revista semanal, e perdeu todos os furos possíveis já que a edição é fechada na sexta) publica um quadro noticiando que um dos comandantes fora demitido da Gol após três meses de trabalho. É o tipo de informação mesquinha e leviana (marcas registradas da revista, aparentemente), que podem levantar dúvidas sobre um profissional sem considerar a dor dos familiares que o perderam e - mais ainda - que possam atribuir a "culpa" pelo acidente unicamente para ele.

Sério, vi poucos meio de comunicação levando esse caso com a seriedade e principalmente sobriedade que deveria ser conduzido. Alguns jornais praticamente criaram um 'placar de contagem', anunciando cada aumento no número de vítimas. É nojento.

Estava na hora de começarem a abrir os olhos e ver que não são números, são pessoas, famílias, histórias. Não adianta criar uma notícia inteira prestando um tributo aos que pereceram e depois tratar o caso com tamanha levianidade.
 
Só vou dizer o seguinte: eu sou formado em construção civil, já fiz obras de drenagens de todo o tipo... eu nunca vi nada como aquela agua infiltrada no solo que tá desabando ali. Não tem drenagem nessa pista? :eek:
 
Só vou dizer o seguinte: eu sou formado em construção civil, já fiz obras de drenagens de todo o tipo... eu nunca vi nada como aquela agua infiltrada no solo que tá desabando ali. Não tem drenagem nessa pista? :eek:
estimado TT1, agora você entende porque nós na aviação chamamos da infraero de infrazero.
 
http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL75732-5605,00.html
avião não tentou arremeter, de acordo com caixa-preta (adivinha quem fui que disse isso?)
Você leu a matéria toda ou só o cabeçalho?

Os oficiais da Aeronáutica, segundo o deputado, não descartam a hipótese de que as condições da pista principal de Congonhas tenham sido um fator que contribuiu para o acidente. "Não há ainda elementos para dizer que houve exclusivamente falha mecânica ou exclusivamente falha humana. Com isso, a hipótese de a pista ser um fator contribuinte para o acidente continua em análise", afirmou Maia.

Ou seja, não existem indício para se afirmar NADA ainda. Não estou dizendo que ele tentou arremeter, só que ao que parece foi o que ele tentou. Claro, óbvio, que eu estou falando de uma possibilidade, levantada no dia do acidente, pelas pessoas que estavam presentes lá. A pista pode ter sido também um fator, nunca descartei isso. Assim como o reversor pode também ter sido um fator para o acidente (uma vez que o avião é plenamente capaz de efetuar um pouso NORMAL sem o reversor, e Congonhas com chuva está longe de ser normal).

A matéria é basicamente uma aspas de um deputado, não tem nenhuma informação real sobre o assunto.

Agora, sinceramente, eu não vejo porque ficar discutindo isso aqui. Primeiro porque estamos conjecturando pura e simplesmente, segundo porque é tão pequeno isso, ficar acusando essa pessoa ou aquela. Vamos ter um resultado e que os culpados sejam punidos, quando ele sair.

Até lá, em respeito as vítimas, acho que o melhor que podemos fazer é acompanhar as notícias sem ficar emitindo opiniões pessoais. Ficar de bate boca pra defender posição política, numa situação como essa, é no mínimo falta de respeito.

Vamos esperar o inquerito ser concluido.
 
Você leu a matéria toda ou só o cabeçalho?

Os oficiais da Aeronáutica, segundo o deputado, não descartam a hipótese de que as condições da pista principal de Congonhas tenham sido um fator que contribuiu para o acidente. "Não há ainda elementos para dizer que houve exclusivamente falha mecânica ou exclusivamente falha humana. Com isso, a hipótese de a pista ser um fator contribuinte para o acidente continua em análise", afirmou Maia.
você diz esse trecho?
"Dados preliminares da comissão de investigação do acidente, segundo o deputado, mostram que o piloto tentou, até o fim, frear a aeronave, que acabou colidindo com o prédio da TAM Express na última terça-feira (17).

"Conclusões preliminares da comissão de investigação e da perícia no local do acidente indicam que ele não tentou arremeter, mas desacelerar a aeronave até o fim da pista. A opção dele até o fim foi de parar a aeronave", disse o deputado. Segundo ele, o conteúdo da caixa-preta também reforça a conclusão."


Ou seja, não existem indício para se afirmar NADA ainda. Não estou dizendo que ele tentou arremeter, só que ao que parece foi o que ele tentou. Claro, óbvio, que eu estou falando de uma possibilidade, levantada no dia do acidente, pelas pessoas que estavam presentes lá. A pista pode ter sido também um fator, nunca descartei isso. Assim como o reversor pode também ter sido um fator para o acidente (uma vez que o avião é plenamente capaz de efetuar um pouso NORMAL sem o reversor, e Congonhas com chuva está longe de ser normal).
se eu fosse você eu não afirmaria nem sobre tortura que parece que ele tentou arremter.
o video mostra claro um spray de água na lateral do motor, que indica que estava operando o reversor naquele momento.
quando se da potencia para arremetida, o reverso sai, e todo o jato é direcionado para trás, que não geraria esse spray.
mas assim, vou te dar duas opções que os investigadores vão seguir:
1. Aquaplanagem
2. Aquaplanagem

A matéria é basicamente uma aspas de um deputado, não tem nenhuma informação real sobre o assunto.
os peritos do CENIPA não vão divulgar nada, a não ser o chamado relatório de fatos (chamado relatório preliminar) sobre o acidente.
depois disso ele só será divulgado no relatório final (diferente do que o NTSB faz, que a cada nova informação, essa é disponibilizada ASAP).

então, o que esse deputado pode ter escutado foi algo que não existem provas no FDR de que tenham dado potência para arremeter.

E suponho o seguinte, isso pode ser informação dos próprios oficiais da aeronáutica, que para não tomar nabo na hora que voltarem para o Brasil por quebra nas regras de conduta do SIPAER (Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) e que os peritos do CENIPA (CENtro de Investigação e Prevenção de Acidentes) está subordinado.

mas digo, com quase que 100% de certeza que, se não existir nenhum problema mecânico latente, já que a aeronave estava 100% operacional para efetuar o vôo, não houve tentativa de arremetida.
isso porque existe uma regra de operação de jatos, que diz basicamente o seguinte:
"Pousou? Aplicou reverso/freio? Fica no chão, nem tente decolar"

Agora, sinceramente, eu não vejo porque ficar discutindo isso aqui. Primeiro porque estamos conjecturando pura e simplesmente, segundo porque é tão pequeno isso, ficar acusando essa pessoa ou aquela. Vamos ter um resultado e que os culpados sejam punidos, quando ele sair.
culpados?
não existem culpados pequeno gafanhoto. Essa mentalidade de buscar culpados é errada, e só vai te prejudicar quando ler o relatório do acidente.
Isso é papinho de policial querendo fazer o dever. Função de uma investigação é apontar as causas, possíveis falhas humanas e mecânicas e recomendar soluções.

Até lá, em respeito as vítimas, acho que o melhor que podemos fazer é acompanhar as notícias sem ficar emitindo opiniões pessoais. Ficar de bate boca pra defender posição política, numa situação como essa, é no mínimo falta de respeito.

Vamos esperar o inquerito ser concluido.
não defendo posição politica alguma. quando a gente bota a bunda para decolar, desde o teco-teco de instrução primária, a um 747, a gente não quer saber de politicagem, só queremos saber se vai estar tudo ok, sem que nenhuma atitude infeliz por parte dos orgãos que deveriam garantir antes de mais nada a infraestrutura para a operação com segurança venha a causar um desastre.

e inquérito policial vai acabar da mesma forma que o do 1907.
alguém vai ser acusado de homicídio doloso de forma leviana para um delegado aparacer na mídia.
 
você diz esse trecho?
"Dados preliminares da comissão de investigação do acidente, segundo o deputado, mostram que o piloto tentou, até o fim, frear a aeronave, que acabou colidindo com o prédio da TAM Express na última terça-feira (17).

"Conclusões preliminares da comissão de investigação e da perícia no local do acidente indicam que ele não tentou arremeter, mas desacelerar a aeronave até o fim da pista. A opção dele até o fim foi de parar a aeronave", disse o deputado. Segundo ele, o conteúdo da caixa-preta também reforça a conclusão."
Preliminar, que eu saiba, significa que não foi concluído, e até o fechamento, pode ser mudado.

Edit: acabou de sair no JN que a National Transportation Safety Board não divulgou nenhuma informação, nem aos militares brasileiros, sobre o andamento da investigação. Isso tá me cheirando a deputado querendo aparecer.



Omykron disse:
se eu fosse você eu não afirmaria nem sobre tortura que parece que ele tentou arremter.
o video mostra claro um spray de água na lateral do motor, que indica que estava operando o reversor naquele momento.
quando se da potencia para arremetida, o reverso sai, e todo o jato é direcionado para trás, que não geraria esse spray.
mas assim, vou te dar duas opções que os investigadores vão seguir:
1. Aquaplanagem
2. Aquaplanagem
Eu não afirmo nada. Quem vai dizer é o relatório.

Omykron disse:
então, o que esse deputado pode ter escutado foi algo que não existem provas no FDR de que tenham dado potência para arremeter.

E suponho o seguinte, isso pode ser informação dos próprios oficiais da aeronáutica, que para não tomar nabo na hora que voltarem para o Brasil por quebra nas regras de conduta do SIPAER (Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) e que os peritos do CENIPA (CENtro de Investigação e Prevenção de Acidentes) está subordinado.
Isso supondo que eles terminaram então a investigação da caixa preta em uma semana? Sim, porque se já se pode concluir algo desse tipo a investigação já está quase no fim. Em uma semana?

Omykron disse:
culpados?
não existem culpados pequeno gafanhoto. Essa mentalidade de buscar culpados é errada, e só vai te prejudicar quando ler o relatório do acidente.
Isso é papinho de policial querendo fazer o dever. Função de uma investigação é apontar as causas, possíveis falhas humanas e mecânicas e recomendar soluções.
Cara, se nós não acreditarmos em punição e acerto dos erros, qual o sentido da investigação? Dizer que a pista não tem grooving? Dizer que Congonhas não tem capacidade de operar com um número de vôos que tem hoje? Que grandes aviões, com bastante peso podem ter problemas pra pousar na pista em dias chuvosos? Que Congonhas não poderia ser hub de vôos? Ou seja, investigação vai nos informar de tudo que nós já sabemos?


Omykron disse:
não defendo posição politica alguma.
Eu não falei de você. :gotinha:

Omykron disse:
e inquérito policial vai acabar da mesma forma que o do 1907.
alguém vai ser acusado de homicídio doloso de forma leviana para um delegado aparacer na mídia.
Ué, nessa hora (pelo menos nesse caso) os pilotos deveriam se unir e contestar então. Eu não posso dizer, por exemplo, que Congonhas deve ser fechada imediatamente, porque não tenho conhecimento técnico suficiente pra isso, mas se todos os pilotos se recusarem a pousar no aeroporto em dias de chuva, porque consideram perigoso, quem vai poder contestar isso? Do lado de quem a opinião pública vai ficar? Da TAM, da GOL e afins, que querem ganhar dinheiro e não podem parar, ou dos pilotos?

Dizer que já sabia que ia acontecer o acidente, depois que aconteceu, é mole. Eu quero ver é dizer que não vai pousar lá.
 
Última edição:
Só vou dizer o seguinte: eu sou formado em construção civil, já fiz obras de drenagens de todo o tipo... eu nunca vi nada como aquela agua infiltrada no solo que tá desabando ali. Não tem drenagem nessa pista? :eek:
Tem drenagem sim, é que o avião destruiu o sistema quando passou por ele... como caiu muita chuva ontem, aí já viu :blah:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.644,79
Termina em:
Back
Topo