• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Conteúdo Recente por Pescaldo

  1. Pescaldo

    Kassab e a Editora Abril

    Ué, mas antes de Lula a galera votava porque era engajada e educada politicamente? Prestava atenção nos núcleos políticos e nos seus programas? Digo, antes de Lula, um monte de gente terrível foi eleita por todo o Brasil: Garotinho, Maluf, Pitta, Collor, Sarney... Concordo em Lula sendo um...
  2. Pescaldo

    Tópico Polêmico: Guimarães Rosa não é um bom escritor

    Mas aí que é polêmico. Se for bonito, o povo curte.
  3. Pescaldo

    Tópico Polêmico: Guimarães Rosa não é um bom escritor

    Tô com preguiça. O Mavericco já fez o serviço, então só faço alguns apontamentos: É difícil levar a sério um texto que diz que não se deve levar o gosto como medida quando o mesmo texto transborda tesão e elogios por Tolstói. Outra coisa: Rosa tem forte influência dos estudos linguísticos...
  4. Pescaldo

    Qual é o maior romancista de todos os tempos?

    Uma coisa que eu esqueci de falar antes: tomar como base todo um Ensino Médio apenas pela escola que você estudou é afunilar algo que não pode ser afunilado. Outra coisa: você não lembrar (ou ter cabulado a aula), não quer dizer que não se tenha falado. Bom, o que o professor de literatura do...
  5. Pescaldo

    Qual é o maior romancista de todos os tempos?

    Discorra mais sobre isso e sobre o porquê que Zeca (José de Alencar para os íntimos) não transmite emoção alguma. Tudo o que você escreve é muito vago.
  6. Pescaldo

    Qual é o maior romancista de todos os tempos?

    Moreninha nem faz mais parte dos estudos aprofundados. Só como marco histórico (e olhe lá!). Tomás Antônio é muito bom poeta e Zé de Alencar é um romancista muito bom também. Principalmente em seus romances urbanos. É difícil uma personagem feminina poderosa como a Aurélia. Além disso, Nelson...
  7. Pescaldo

    Qual é o maior romancista de todos os tempos?

    Alguém me corrija, mas, até onde eu sei, essa é uma constante no ensino de literatura de todas as línguas. Até porquê não se ensina literatura em escola alguma, ensina-se história da literatura. Outra coisa: o ensino de Literatura em escolas (e faculdades) é assim, até onde eu sei, porque ele é...
  8. Pescaldo

    Preconceitos/Implicâncias musicais

    A poluição severa dos mares e da Baía de Guanabara também, né? Muito bacana.
  9. Pescaldo

    Preconceitos/Implicâncias musicais

    O maior erro de Chico Buarque e Arnaldo Antunes foi tentar cantar.
  10. Pescaldo

    [Disputa] Os personagens mais chatos da literatura!

    É do Werther. Precisa ser alguém muito especial pra fazer carinho na arma com a qual vai se matar só porque a mina que ele gosta tocou nela.
  11. Pescaldo

    Ilíada (Homero)

    Pode ser também, foquei-me em "única pessoa" porque o poema é sobre o Aquiles e seus feitos, mas o restante talvez entre no balaio se observarmos mais de perto, o que ampliaria até o tema na modernidade. Mas eu acredito que Páris cumpre o seu papel de covarde, enquanto que Agamemnon prossegue...
  12. Pescaldo

    Confessionário literário

    Apesar de que "ser bom" e "gostar" são duas coisas diferentes. Às vezes completamente opostas. Anica discorreu bem sobre isso outro dia. Mas entendi do que vocês estão falando.
  13. Pescaldo

    Ilíada (Homero)

    Discordo de vocês, ferozes. Ilíada cabe hoje em dia sim se for bem explorado. Ilíada é um poema triste pra caramba. Ele não canta glórias, canta a desgraça que é a destruição de um povo por conta do orgulho de uma única pessoa (Aquiles). Aliás, isso é tão verdade que uma das últimas cenas de...
  14. Pescaldo

    Almeida Garret

    Um dos mais importantes romancistas portugueses. Bom poeta também. Viagens na minha terra é chato pacas, mas a técnica do cara é impecável. Ele caiu muito durante os anos 90, depois saiu de moda e voltou esse ano. Aí você sabe: se não figura no vestibular, Ensino Médio não ensina.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo