• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Zoologico de Curitiba-PR, 5º maior do Brasil

Brunno Zenni

Usuário
Quem for visitar Curitiba-PR uma boa dica é o Zoológico, sem contar que não paga entrada!

Parque do Iguaçu e Zoológico

Considerado o maior parque urbano do Brasil, o Parque Regional do Iguaçu ocupa 8 milhões de m² de área, na região sul-sudeste de Curitiba.
O Parque do Iguaçu foi criado em 1982 para preservar o santuário ecológico do Local. O Parque é cortado pelo rio Iguaçu que forma campos inundados e matas ciliares em suas margens. Bosques naturais completam a paisagem.
É um Parque com muitas atrações, além do Zoológico. Possui um setor náutico, com raias de remo. Um setor pesqueiro e estação de piscicultura. Praia fluvial. Pomares públicos. E um setor de esportes com quadras esportivas, equipamentos de recreação e um estádio de beisebol.
O Parque também conta com, churrasqueiras, quiosques, lanchonetes e a Casa do Acantonamento, onde as crianças recebem aulas de educação ambiental.
O Zoológico de Curitiba
O Zôo abriga cerca de 80 espécies de animais de várias partes do mundo. Busca-se um ambiente mais próximo possível do habitat natural de cada espécie. Está instalado em uma área de mata nativa de 530 mil m², onde se faz pesquisa e serve como centro de reprodução de animais em cativeiro.


Alto Boqueirão, Curitiba - PR, 81860-270
(41) 3378-2376 () ‎
"Zoológico do Parque Iguaçu-Administração, Tel: (41) 3378-2376. Alto Boqueirão - Curitiba - PR - CEP: 81860-270.

Mapa do local
 
Ah, não fui para esse zoológico quando estive em Curitiba, porém eu fui e recomendo o jardim botânico, o bairro gastrônomico (é santa felicidade o nome?) e a torre 360º (onde dá para ver toda a cidade) você pode pegar um ônibus turistíco especifíco para esses locais (ou escolher outros pontos, talvez esse zoológico esteja incluído nos destinos)
É um passeio clássico e imperdível :)
 
é sim, santa felicidade tem os melhores restaurantes da cidade, é um bairro classico italiano, muito bom
o jardim botanico tambem é um otimo lugar pra visitar, principalmente em um dia ensolarado
tem vários onibus turisticos que fazem rotas diferentes, é só se informar no ponto
 
eu ia ali nas redondezas para aprender a dirigir. mas no zoo mesmo acho que só fui umas duas vezes, nos tempos de colégio +_+
 
voltando a falar do zoo ^^

09/12/2010 - Filhotes de lontra nascem em zoológico em Curitiba

Adolfo e Astolfinho recebem tratamento em hospital isolados da mãe.
Eles são alimentados com leite especial, em mamadeiras.

Dois filhotes de lontra de uma espécie brasileira ameaçada de extinção nasceram, há cerca de um mês, no Zoológico Municipal de Curitiba. Os filhotes, chamados de Adolfo e Astolfinho, foram isolados da mãe e recebem tratamento no Hospital Veterinário do Passeio Público.

Os filhotes deverão ficar longe da mãe para evitar riscos, já que outras crias já foram mortas pela lontra. No hospital, Adolfo e Astolfinho recebem tratamento especial e são alimentados com mamadeiras com leite especial. Eles também recebem estímulos para defecar e urinar, semelhantes aos estímulos que receberiam da mãe para um desenvolvimento saudável.

De acordo com a Prefeitura de Curitiba, a previsão é de que, depois de dois meses, sejam introduzidos peixes na alimentação dos filhotes, que também passarão a ter contato com a água.

Chimpanzé 'lê' para evitar estresse em zoológico de Curitiba
Programa para evitar depressão atende a 1,4 mil animais.
Atividades aguçam sentidos dos bichos e os mantêm em alerta.

Um programa que tem como objetivo diminuir o nível de estresse dos animais tem proposto aos bichos do Zoológico de Curitiba atividades inusitadas. Bob, um chimpanzé, recebe uma caixa com barras de cereal e revistas. A ideia é incentivar Bob e outros 1,4 mil animais do zoo a reavivarem instintos naturais evitando efeitos como depressão, queda de resistência e de imunidade.



"Os animais que ficam em cativeiro perdem características importantes, como a busca do alimento e o sentimento de preservação, que os mantém alerta em tempo integral", explica Manoel Lucas Javorouski, médico veterinário da Prefeitura de Curitiba e responsável pelo programa.



De acordo com a prefeitura, médicos veterinários e biólogos levam aos animais desafios como a entrega do alimento em horário diferente ao que ele está acostumado, ou a comida escondida em uma abóbora ou melão. A proposta, que aguça os sentidos dos animais e os mantêm em alerta, também inclui sons gravados ou a troca de lugar de alimentação.
 
Turistas reclamam da falta de estrutura no Zoológico de Curitiba

Os turistas que frequentam o Zoológico Municipal de Curitiba reclamam da falta de estrutura, que é pequena para a quantidade de visitantes. No fim de semana, o estacionamento fica lotado e os ônibus não suportam a quantidade de passageiros.

Além dos problemas na parte externa do Zoológico, os turistas também reclamam da falta de identificação de alguns animais que vivem no local. Como o caso do Urubu Rei, que na ausência de uma placa, o nome ficou 'improvisado' escrito a caneta em um pedaço de madeira.

O Jardim Zoológico está localizado na região Sul da cidade e tem capacidade para cerca de 1000 espécies que vivem em ambientes próximos de seu habitat natural.

Inaugurado em 1976, a estrutura faz parte do Parque Regional do Iguaçu, o maior parque urbano do Brasil, com 569 mil metros quadrados.
 
Sério, eu li 5o maior do mundo. Mas 5o maior do brasil? Os Zoos brasileiros são bem fracos, em geral, oq é estranho já que nossa fauna é bem diversificada.
 
É que o Brasil de modo geral ainda não tem uma cultura forte de grandes parques zoológicos e safáris como em outros países.

Em Sampa tem o Zoô Safari (ex- Simba Safari) onde se pode passear de carro entre animais selvagens, mas que com todo o respeito não chega nem aos pés do que existe em outros países.

Apesar do Zoô de Sampa ter um porte considerável, ainda falta em nosso país um outro zoológico imponente que fosse capaz de ser uma grande atração internacional e mobilizar todo o turismo ao redor dele. Talvez no Pantanal isso fosse possivel e podendo ter um grande espaço pra um Safari de verdade.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo