1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Notícias Zoe Saldana teve de fazer blackface para interpretar Nina Sinome e isso pegou muito mal

Tópico em 'Cinema' iniciado por Morfindel Werwulf Rúnarmo, 4 Mar 2016.

1. Morfindel Werwulf Rúnarmo

Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

‘Nina’, cinebiografia sobre a trajetória de Nina Simone, já havia causado polêmica quando foi anunciado que Zoe Saldana iria interpretá-la. Contudo, a divulgação do cartaz e o lançamento do trailer acirraram os ânimos dos fãs da cantora.

Para viver Nina Simone no filme, Saldana, cujo tom de pele é bem mais claro do que o da lenda da música, teve de usar uma prótese nasal e recorrer ao blackface – ou seja, pintar a pele com tom mais escuro. Como se pode esperar, a reação não foi das melhores.

A cantora da Broadway Simone, filha de Nina Simone, mostrou-se crítica ao extremo à produção do longa. “Minha mãe cresceu em uma época na qual ela ouvia que o nariz era muito grande e a pele, muito escura. A escolha pela aparência não foi a melhor”, comentou, ao criticar a escolha da atriz.

“Adoro o trabalho da Zoe. Assisti a alguns de seus filmes mais de uma vez e curto o que ela faz. Como atriz, eu respeito o seu trabalho, mas conheço também diversas atrizes, conhecidas ou não, que poderiam se sair muito bem como a minha mãe.”

Pelo jeito, mais gente pensa que nem Simone-filha.
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

Não deu pra colar aqui as imagens.

2. Clara

Clara Antifa Usuário Premium

Achei implicância, isso sim.
    É certo que a Zoe Saldana nem de longe lembra a Nina Simone e que existem atrizes que se encaixariam muito melhor (fisicamente) no papel da cantora, como a Viola Davis, por exemplo:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    Mas aí acho que entra naquele esquema de róliudi da famosa chamariz de público mais jovem e aquela coisa toda, e aí é que entra a Zoe:
    Mas daí a falar que ela fez "
    " acho que vai um abismo e tanto.
    Zoe Saldana é negra, embora tenha pouca semalhança com a Nina Simone não é uma branca interpretando uma negra.

Pra mim "blackface" foi muito mais a Angelina Jolie naquele O Preço de Uma Coragem. :lol:

3. Ana Lovejoy

Ana Lovejoy Administrador

4. Clara

Clara Antifa Usuário Premium

:confused:

Ainda assim, não acho pior do que a Nicole Kidman com narigão postiço e peruca estranha pra interpretar Virginia Woolf. :/
    Por outro lado, semana passada assisti ao documentário What Happened, Miss Simone? e sim, a mulher era muito foda e foi impedida de realizar coisas para as quais era extremamente talentosa (como ser pianista clássica) unicamente por causa da aparência (raça) e também discriminada por suas posições políticas a favor dos negros.

Então acho que é uma falha minha não estar vendo a real importancia disso pra raça negra. :tsc:

5. Ana Lovejoy

Ana Lovejoy Administrador

são casos diferentes. a nicole como woolf é uma branca bonita usando maquiagem para ser uma branca feia. e só. a saldana é uma latina (pele morena, sim, mas não tem os traços típicos dos negros, tanto que teve que botar peruca e usar um nariz postiço, além de pintar a própria pele num tom mais escuro).

a relevância? é simples: para nina simone o ser negra era fundamental. veja bem: não é um papel em que a raça da protagonista pode ficar em aberto, não faz diferença. FAZ diferença. até porque a nina passou por uns maus bocados justamente por causa de sua raça.

e aí tem a outra tecla, que já tem sido batida há um tempo: por que a saldana, se há atrizes (realmente) negras tão talentosas quanto? o que se diz é: porque saldana com seus traços de latina tornam a personagem fisicamente mais "palatável" para o público. eu não sei se é o caso (o público que se incomoda com uma atriz negra não pagaria ingresso para ver filme que conta a história de uma mulher negra, para começar). para mim o problema bate em outra porta: a de que distribuem tão pouco trabalho relevante para mulheres negras, que na hora que realmente precisam de uma, acabam ficando sem opção. todo mundo fala em viola davis, e sim, ela é foda, eu adoro a violão. mas ela tem os projetos dela, e não estará disponível para tapar buraco em escalação de elenco só porque os produtores não investiram em procurar outros talentos entre as mulheres negras.

• Ótimo Ótimo x 9
    • Gostei! Gostei! x 1
  6. Beren

Beren Wannabe Rider

Pois é, eu tava achando isso tudo muito tempestade em copo d'água, mas a Anica falou tudo. Acabei por entender pq a escalação da Zoe Saldana não foi bacana :/

Compartilhar