• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

ZÉ CARIOCA

Zé Carioca: Um malandro típico brasileiro

Quando falamos do Zé Carioca logo lembramos de um papagaio muito folgado, que não dispensa uma feijoada, um refrigerante fresco e uma deliciosa rede. Falar deste malandro é relembrar tempos em que um gibi fazia a alegria da criançada e encantava adultos apaixonados por histórias em quadrinhos.

Zé Carioca é realmente um típico brasileiro, além de apreciar a nossa tradicional comida, é preguiçoso, dá um jeitinho para levar vantagem nos negócios e aprecia como ninguém uma sombra e água fresca. Claro, não podemos esquecer da sua querida Rosinha e dos amigos Pedrão, Nestor e Afonsinho.

Mas de onde surgiu este papagaio tão atrapalhado e divertido?

A história começa no ano de 1941, mais precisamente num domingo, 17 de agosto, quando um avião pousou no Rio de Janeiro trazendo a bordo um passageiro muito famoso: Walt Disney.

Acompanhado de sua esposa e de inúmeros artistas, roteiristas e músicos, Disney viria conhecer o Rio de Janeiro e algumas regiões do Brasil, além do Chile, Argentina e outros países.

Durante toda a visita pelo nosso país, foram criados diversos desenhos, quadros e fotografias que mais tarde serviriam de inspiração para a criação de uma nova série de cartoons.

Disney, sua esposa e alguns de seu grupo se hospedaram no Copacabana Palace e o restante no Hotel Glória. Iniciaram, então, o passeio por toda a cidade do Rio de Janeiro e quase que imediatamente surgiram esboços de ilustrações e incontáveis rascunhos de desenhos do colorido exótico local. Ficaram, particularmente, fascinados pela flora e pelas aves brasileiras que aos seus olhos lhes pareciam únicas e exóticas.

Após alguns dias conhecendo a cultura brasileira, em especial a carioca, os artistas e roteiristas se deram conta da importância do papagaio na nossa cultura. Então, começaram a produzir esboços da ave, pensando em criar uma nova série animada. Conheceu um cartunista, J. Carlos, que lhe serviu de inspiração. E logo o personagem que chegou às telas foi chamado de Zé Carioca, vindo a ser astro de inúmeros filmes Disney, gibis e seriados de TV.

O papagaio brasileiro foi criado para o filme “Alô, amigos”, de 1942. Era um desenho que mostrava a América do Sul e o Zé ciceroneou o Pato Donald em terras brasileiras. Ao som de Aquarela do Brasil (Ari Barroso) e Tico-tico no fubá (Zequinha de Abreu), eles beberam cachaça e sambaram juntos e o filme popularizou as duas músicas no exterior. Três anos depois, o papagaio apareceu novamente em “Você já foi à Bahia?”
Bem, apesar de todo apelo tecnológico dos games, da televisão, e dos desenhos cibernéticos, as histórias em quadrinhos ainda ilustram e ensinam com responsabilidade as nossas crianças.







Saiba mais sobre a espécie de ave que originou o Zé Carioca!

PRÓXIMA





início l quem somos l cadastre-se l contato
Copyright© 2000/2002 PetFriends. Todos direitos reservados. All rights reserved
1
 
RE: NÃO PODEMOS ESQUECER DO PERSONAGEM MAIS BRASILEIRO PARA MASCOTE EM 2014 ( ZÉ CARIOCA

Adoro esses cadastros de emergência feitos só para colocar um post! (OBS: post mais coisas Paulo)
Alias, nem li o texto porque o Pelezinho ruleia qualquer mascote e provavelmente, com o histórico das copas anteriores, ele seria o mascote que voltaria a fazer dessa "arte/propaganda" algo lucrativo. Além do que o Zé Carioca perpetua a idéia de que todo carioca é preguiçoso, não que não tenha seu fundo de verdade, mas não é legal. Se é para termos um mascote, melhor que seja alguém que construa uma boa imagem.
 
RE: NÃO PODEMOS ESQUECER DO PERSONAGEM MAIS BRASILEIRO PARA MASCOTE EM 2014 ( ZÉ CARIOCA

Concordo, Breno. Não gosto do Zé Carioca, não acho divertido, serve só como esteriótipo de brasileiro: malandro, preguiçoso. Ele ajudou a criar essa imagem de que o Brasil é samba, mulher pelada, futebol e feijoada. Não gosto, não.

ps Pato Donald é o cara.
 
RE: NÃO PODEMOS ESQUECER DO PERSONAGEM MAIS BRASILEIRO PARA MASCOTE EM 2014 ( ZÉ CARIOCA

o zé carioca é tão brasileiro q foi criado por um americano q achava os brasileiros preguiçosos. se o estereótipo servir em vc, paulo, tudo bem, mas ñ diga q ele representa a todos os brasileiros.
 
eu nunca fui fã dos gibis da disney, então para ser sincera não tenho muito conhecimento do zé carioca, fica no que o JLM colocou no post acima mesmo.
 
O mais engraçado é que no começo das histórias o Zé Carioca tinha a cauda com as cores da bandeira Americana.

Outra coisa, esse "Alô, Amigos" era só para mostrar como a América do Norte estava ligada a nós, somos amigos, estamos em guerra, amigos apóiam amigos.
 
Eu sinceramente gosto do Zé, não pra ser mascote de nada, até porque não foi feito por nós, adorei os filmes dele quando guri, achei bacana mesmo, dentro os personagens da Disney está entre os preferidos sim, se quiseram zombar com a gente eu não sei, se foi isso mesmo que viram também não posso negar, botar o dedo na ferida dói, pra que alguém venha aqui e faço um personagem melhor nos temos que melhorar antes, simples assim, Zé Carioca é malandro como todo carioca gosta de mostrar que é (tá certo, nem todos, mas uma fatia grande do mercado sim), infelizmente é isso mesmo, e eu prefiro o Donald Também.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo