• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Z (França/Argélia, 1969)

Sua nota para o filme:

  • 10

    Votos: 0 0,0%
  • 9

    Votos: 0 0,0%
  • 7

    Votos: 0 0,0%
  • 6

    Votos: 0 0,0%
  • 5

    Votos: 0 0,0%
  • 4

    Votos: 0 0,0%
  • 3

    Votos: 0 0,0%
  • 2

    Votos: 0 0,0%
  • 1

    Votos: 0 0,0%

  • Total de votantes
    2

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
Z.jpg

Sinopse: O filme se inicia com a advertência nos créditos iniciais de Costa-Gavras e Jorge Semprún que qualquer semelhança com eventos e pessoas da vida real não é coincidência - é intencional.

Suspense político, trata de fatos reais ocorridos em 1963 na Grécia. Em cenário político tenso, professor de medicina e deputado grego, um dos líderes da oposição esquerdista, organiza juntamente com os correligionários Shoula, Matt e Manuel e o deputado George Pirou, uma reunião pela paz e contra a permissão de instalação de mísseis balísticos americanos em território grego. Com dificuldades, a reunião é realizada mas ao concluir sua fala, o deputado é atropelado e acaba morrendo dias depois. A polícia conclui que foi um acidente mas há indícios que levam o juiz de instrução a suspeitar da versão da polícia e aprofunda a investigação. Com ajuda indireta de um fotojornalista, e testemunhas como Nick, ele consegue revelar uma trama de membros do governo grego, como o general de polícia, o coronel da polícia, outros militares e Yago e Vago, os autores do crime. São todos indiciados mas as testemunhas morrem em circunstâncias estranhas e os envolvidos são condenados a penas leves. Pouco tempo depois os militares lançam um golpe militar. O novo regime persegue os aliados do deputado morto, o fotojornalista e o juiz de instrução. Proíbem comportamentos e assuntos como a matemática moderna, liberdade de expressão, e a letra z, em grego antigo significa "ele está vivo".

Direção: Costa-Gavras

Elenco: Yves Montand, Jean-Louis Trintignant, Irène Papas

Trailer

IMDb

Curiosidade

- Foi o primeiro filme a ser indicado nas categorias de melhor filme e melhor filme estrangeiro no Oscar. Apenas outros 2 filmes repetiram o feito: A Vida É Bela e O Tigre e o Dragão.
 
Curiosidade

- Foi o primeiro filme a ser indicado nas categorias de melhor filme e melhor filme estrangeiro no Oscar. Apenas outros 2 filmes repetiram o feito: A Vida É Bela e O Tigre e o Dragão.
Amour, do Haneke, também :)

Nem sei sobre o que é o filme, mas alguns meses atrás vi falando do lançamento em bluray pela criterion de outros dois dele (State of Siege e The Confession) no rogerebert.com aí fiquei curioso ^^
 
Última edição:
Z e Sessão Especial de Justiça (1975) são os únicos que vi do Costa-Gavras. Ambos tem sua qualidade, e são filmes bastante políticos. Dentre os dois, a pegada política do Z é mais forte (o Sessão Especial é mais histórico), já que é o Costa-Gavras falando de eventos mais recentes de seu país. Por ser o filme mais icônico do diretor, acho que vale a recomendação. Mas não chega a ser um filme excepcional.
 
Vi Amém e O Quarto Poder. Em ambos os casos, não são filmes excepcionais, o diferencial é o tema e a forma como são abordados. Pretendo ver todos dele se possível.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo