• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Youssef diz que Lula e Dilma sabiam de esquema da Lava Jato

Em 2018 vai dar Ciro, eu acho. Único candidato capaz de se aproveitar dessa lutinha entre PT e PSDB, que já encheu o saco. Luciana Genro, Eduardo Jorge, Levy Fidelix... essa gente tá aí só pra dar um aspecto lúdico-circense aos debates na TV. :lol:
Mas isso a gente vê lá pra diante, no tópico das eleições, quando criarem. :P
 
Mas @Grimnir , que o governo Dilma é ruim, acho que são poucos petistas negam. Que o Brasil está em crise, que tá difícil dela governar, e que o Brasil estagnou não é novidade.

Ela ganhou porque a concorrência era um pedaço de bosta com nariz de ouro. E se em 2018 for realmente Alckimin, não duvido do ídolo máximo do @Thor , Luis Inácio Lula da Silva, voltar.

O problema é: A "Era PT" já deu. Mas ainda sim, o que parece é que o povo prefere eles do que a volta de caciques tucanos. Fora a gratidão daqueles milhões que saíram da miséria e da fome desde 2002, que devem votar no PT enquanto ele existir.

E sobre corrupção e todo esse blablabla, só vejistas que leem Constantino acreditam que seja coisa nova.

Será que ela só ganhou por isso? Essa é a sua opinião e acredito que seja compartilhada pela maioria dos esquerdistas que votaram no PSOL, PSTU e PCO. Só que, na boa, essa é uma minoria dentro de todos que votaram na Dilma (vide primeiro turno). E aí? Será que esse povo todo que votou na Dilma no primeiro turno o fez sabendo que o Brasil estava em crise e que a causa não era a crise internacional? Difícil de acreditar.
** Posts duplicados combinados **
Em 2018 vai dar Ciro, eu acho. Único candidato capaz de se aproveitar dessa lutinha entre PT e PSDB, que já encheu o saco. Luciana Genro, Eduardo Jorge, Levy Fidelix... essa gente tá aí só pra dar um aspecto lúdico-circense aos debates na TV. :lol:
Mas isso a gente vê lá pra diante, no tópico das eleições, quando criarem. :P

Vou te falar que até gosto do Eduardo Jorge.
 
Eu gosto do Eduardo Jorge. Votei nele no primeiro turno. Mas não dá pra ter esperança de que ele atinja alguma marca significativa de votos num futuro próximo; não naquele partido caricato que é o PV.
 
Eu votei em Eduardo Jorge no primeiro turno. Mas ele não chegou nem a um milhão de votos. O Russomano teve mais votos que ele, disputando só em SP. :lol:
 
Você viu o Delfim Neto dizendo que o PT enfiou o Brasil num buraco em 2014 para ganhar as eleições?
Vi sim, mas vamos concordar que dizer isso agora é um tanto fácil né.

Dilma fez ou está fazendo merda?
A crise política é culpa dela e da total falta de traquejo dela para tratar com a base aliada. No primeiro mandato ela mandou um "foda-se" pro PMDB e achou que conseguiria governar só com os outros partidos da base. Infelizmente não deu e agora ele paga o preço precisando tornar o governo refém do PMDB.

Ela tá afundando?
Acho que o pior já passou, mas como disse o Lula: ela está no volume morto.
Você acha que ela foi sequestrada pelos interesses do capital, representados pelo malvadão do Levy?
:lol:
Acho que a Dilma não está nem tentando sair "à esquerda" da crise. Obviamente existem limites para o que o PT pode fazer, mas medidas como taxação de grandes fortunas, imposto sobre herança, auditoria da dívida entre outras coisas que estão dentro dos limites possíveis do PT nem são ventilados.
O Levy está conduzindo uma saída da crise pelo viés mais ortodoxo, com ajuste fiscal, aumento do juros e toda essa coisa ai que já conhecemos. Além de ser um sinal para o mercado, a escolha de um liberal é também uma tentativa de sair da crise por uma via que enfrenta menos rejeição. O PT dificilmente conseguiria aprovar qualquer saída via esquerda com sua força política tão estremecida.

Agora, tem aqueles que não se importam com a possibilidade do Brasil quebrar, de virar Grécia e coisa do tipo. Muita gente dos nanicos de esquerda achou um absurdo a Dilma vetar o reajuste da aposentadoria, que em longo prazo comprometeria mais de 50% do PIB apenas nisso. Mas isso não importa para o PSOL, por exemplo, o que pra eles importa no momento é "disputar a rejeição" do PT junto com a direita.
 
Vi sim, mas vamos concordar que dizer isso agora é um tanto fácil né.

Esse é o poder secreto dos economistas: falar o óbvio depois que acontece. Só que nesse caso teve muita gente falando o óbvio antes de acontecer -e não eram só políticos, mas infelizmente ficaram todos taxados de pessimildos.


:lol:
Acho que a Dilma não está nem tentando sair "à esquerda" da crise. Obviamente existem limites para o que o PT pode fazer, mas medidas como taxação de grandes fortunas, imposto sobre herança, auditoria da dívida entre outras coisas que estão dentro dos limites possíveis do PT nem são ventilados.
O Levy está conduzindo uma saída da crise pelo viés mais ortodoxo, com ajuste fiscal, aumento do juros e toda essa coisa ai que já conhecemos. Além de ser um sinal para o mercado, a escolha de um liberal é também uma tentativa de sair da crise por uma via que enfrenta menos rejeição. O PT dificilmente conseguiria aprovar qualquer saída via esquerda com sua força política tão estremecida.

Concordo com tudo o que você falou - mas a pergunta que mais me interessa e que ninguém do governo fez o favor de responder é: Pq o país está em crise? Admitir que estamos em crise já foi difícil, é verdade, mas eu tb gostaria de ouvir da boca da Dilma as explicações para essa crise. Se não é externa, é o que? Gastamos mais do que deveríamos ou podíamos? Gastamos mal? A política industrial dos "campeões" foi equivocada? Esse mea culpa dela está pela metade.
 
Esse é o poder secreto dos economistas: falar o óbvio depois que acontece. Só que nesse caso teve muita gente falando o óbvio antes de acontecer -e não eram só políticos, mas infelizmente ficaram todos taxados de pessimildos.
Mais ou menos né? Tem economista falando do fim do mundo desde 2008, e até o ano passado a maioria errou e feio as previsões.
É igual aquele advinho que repete todos os dias: amanha um avião irá cair! Eventualmente ele acaba acertando, mas difícil
afirmar que ele previu, sendo que ele estava quase torcendo pra isso acontecer desde que começou as suas "previsões".

Concordo com tudo o que você falou - mas a pergunta que mais me interessa e que ninguém do governo fez o favor de responder é: Pq o país está em crise? Admitir que estamos em crise já foi difícil, é verdade, mas eu tb gostaria de ouvir da boca da Dilma as explicações para essa crise. Se não é externa, é o que? Gastamos mais do que deveríamos ou podíamos? Gastamos mal? A política industrial dos "campeões" foi equivocada? Esse mea culpa dela está pela metade.
Eu já perguntei isso para alguns amigos do PT e nem eles sabem direito a resposta. Alguns falam que foi a isenção de impostos, que funcionou para esfriar a crise em 2008 mas não souberam a hora de parar, outros afirmam que foi o desenvolvimentismo meio doido que a Dilma adotou com os bilhões e bilhões injetados no PAC e em outras obras via BNDES. A versão oficial do governo, que eu saiba, parte de algumas premissas, como o da volta do crescimento norte-americano após a crise de 2008, que acabou tirando o protagonismo brasileiro; um resfriamento da economia chinesa (principalmente agora); a contração da UE, em especial pela crise na Grécia e antes na Espanha; queda do valor das comodities entre outros.

Como tudo nessa vida, essa crise tem diversas razões para estar ai, por isso acho que a Dilma falar "foi por causa da Copa!" ou qualquer outro simplismo desse não resolveria nada e só serviria como oportunismo nesse momento.
 
Última edição:
Mais ou menos né? Tem economista falando do fim do mundo desde 2008, e até o ano passado a maioria errou e feio as previsões.
a crise de 2008 não foi assim tão bem prevista não. a meia duzia que avisava que o sistema não era sustentável era tratado com escarnio, tal qual os pessimildos das eleições.
A economia global levou um baque muito forte em 2008, e os efeitos foram muito sérios. O Brasil deu muita sorte por conta do preço crescente das commodities e da china comprando do brasil a rodo. se pegar todas as desculpas citado pelos militantes, ainda é falta muito do que o governo fez e não fez em 4 anos que colocou o brasil no atoleiro. Injetou dinheiro na economia de forma insustentável a médio e longo prazo, não investiu em infraestrutura, aparelhamento da maquina pública, sucateamento institucional, indicações meramente políticas (e totalmente questionáveis) nas agencias reguladoras, forçou na caneta redução de preços (vide caso da conta de energia), contabilidade criativa das receitas governamentais, e provavelmente esqueci ainda uma meia duzia de pontos importantes. No fim: sucatearam o brasil em troca de apoio político. O resultado está ai
 
No final das contas esse debate é meio inútil. pq vamos ouvir coisas como "mas apesar de tudo, nunca votaria no Aécio".
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo