• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Youssef diz que Lula e Dilma sabiam de esquema da Lava Jato

Youssef diz que Lula e Dilma sabiam de esquema da Lava Jato
243

Leandro Prazeres
Do UOL, em Brasília

25/08/201516h44 > Atualizada 26/08/201508h21
Ouvir texto
0:00
Imprimir Comunicar erro

O doleiro Alberto Youssef, um dos principais delatores da operação Lava Jato, disse nesta terça-feira (25) que a presidente Dilma Rousseff (PT) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tinham conhecimento do esquema de desvios de recursos públicos da Petrobras investigado pela Polícia Federal e pelo MPF (Ministério Público Federal). A declaração foi feita durante a acareação entre Youssef e o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa na CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Petrobras na Câmara dos Deputados.

Youssef e Paulo Roberto Costa foram questionados pelo deputado André Moura (PSC-SE) sobre se acreditavam que Dilma tinha conhecimento do esquema de corrupção investigado pela operação Lava Jato durante o período em que ela foi presidente do Conselho de Administração da Petrobras, entre 2003 e 2010.

"No meu entendimento, quando o Paulo Roberto, nas discussões e nas brigas do partido, ele pedia um sinal do Palácio do Planalto ... No meu entendimento, [Dilma] tinha conhecimento", disse Youssef.

Paulo Roberto Costa, por sua vez, disse que não poderia confirmar se Dilma tinha conhecimento ou não do esquema operado junto à Petrobras. "Como eu já mencionei nos meus depoimentos, nunca conversei com ela sobre esse tema. Agora, não posso afirmar uma coisa que eu não tenho esse conhecimento", afirmou.

André Moura então continuou a pergunta feita a Youssef perguntando se ele acreditava que Costa tinha o aval do ex-presidente Lula e de Dilma para operar o esquema de corrupção junto à Petrobras.

"O Paulo Roberto tinha sinalização do Palácio do Planalto, tinha sinalização de quem comandava e presidia o conselho de administração, no caso o ex-presidente Lula, a presidente Dilma, seja enquanto presidente, seja enquanto ministra, seja como presidente do conselho de administração, mas que obviamente, qualquer passo dado do seu Paulo Roberto para roubar os cofres públicos a Petrobras tinha a sinalização de quem comandava o país ou a Petrobras, o ex-presidente Lula, a presidente Dilma. É isso?", indagou Moura. "É isso", disse Youssef.

A presidente Dilma sempre negou que soubesse do esquema. Em entrevista a três jornais brasileiros ontem, a presidente disse ter sido "surpreendida" ao saber que pessoas ligadas ao PT estavam envolvidas em irregularidades na Petrobras. "Lamento profundamente. Sou a favor de uma coisa que Marcio Thomaz Bastos [advogado e ex-ministro morto em 2014] dizia. Não espere que sejam as pessoas a fonte da virtude. Tem que ser as instituições. Elas é que precisam ter mecanismos de controle. Quem pode colocar luz sobre um processo de corrupção é a maturidade institucional do país", disse.

Em maio deste ano, o Instituto Lula divulgou nota na qual o ex-presidente disse, sem se referir diretamente a Alberto Youssef, que é "inacreditável que um bandido com oito condenações, que já enganou a Justiça num acordo anterior de delação premiada, tenha palco para atacar e caluniar, sem nenhuma prova, algumas das principais lideranças políticas do país". Alberto Youssef já firmou acordos de delação premiada com a Justiça Federal durante as investigações do caso Banestado.

E, em junho, o procurador Carlos Fernando dos Santos Lima, da força-tarefa da Lava Jato, negou que Lula seja investigado. "Neste momento, o ex-presidente não faz parte da investigação. O fato é que se encontramos elementos, investigaremos (Lula) como qualquer outro", disse.

Acareação
Paulo Roberto Costa e Alberto Youssef são acareados pela CPI da Petrobras por conta das diferenças nos depoimentos prestados pelos dois tanto à Justiça Federal quanto à própria CPI. Os dois, apontados como alguns dos principais delatores do esquema da Lava Jato, firmaram acordos de delação premiada com a Justiça

http://noticias.uol.com.br/politica...inha-conhecimento-de-esquema-da-lava-jato.htm
 
é tipo a acusação contra o aécio. "Eu confirmo por conta do que eu escutava do deputado José Janene, que era meu compadre, e eu era operador dele". isso não tem valor algum, tem? no máximo pode apontar um caminho para as investigações (para procurar documentos que comprovem o que foi dito), mas assim, "no meu entendimento", "por conta do que eu escutava..." etc, sei não.
 
Sò pra constar: Como a Ana disse, a notícia do Aécio, que tem a mesma falta de substância, tb é divulgada com bastante felicidade pelos opositores dele.
 
Sò pra constar: Como a Ana disse, a notícia do Aécio, que tem a mesma falta de substância, tb é divulgada com bastante felicidade pelos opositores dele.

De um lado Uolpodemostirar, Veja e afins. Do outro pragmatismo, DCM...

E na maioria das vezes que vejo no facebook, discussões de política no Brasil deixaram de ser sérias. Virou futebol.
 
Isso já foi falado aqui várias vezes, mas é fato que o Facebook tende a virar uma bolha na qual você só vê as opiniões com as quais concorda. Talvez um motivo para isso é que o nível dos debates seja muito merda e agressivo, de modo que a gente as vezes acaba preferindo se afastar do oposto pq não tem mt saco pra ficar lendo baixaria. Por outro lado é pq tendemos a não gostar do contraditório.

Um bom ponto de partida para um debate sério é responder a seguinte pergunta: Se em 2018 continuarmos com PT x PSDB, o seu voto será definido mais por rejeição ou aceitação dos partidos? Meu palpite é que a maioria vai responder que é por rejeição.
 
O depoimento deles é fraco mesmo. A "lista de Furnas" seria o documento pra provar o que o delator diz ter ouvido do Janene (falecido), aí seria um norte pra investigar o que foi dito. Outra operação da PF? O deputado perguntou para o Paulo Roberto Costa se o Lula referia a ele/delator pelo singelo apelido de Paulinho, a resposta: "Isso é lenda" . Isso é avacalhação, uma pergunta que não ajuda em nada e não esclarece nada. CPI é palanque político! A imprensa também tem parcela de culpa nesse clima futebolístico do debate político. Se é que realmente temos um debate político.
 
Agora há pouco tinha um anúncio dizendo "E se Dilma renunciar? Saiba onde investir". Aí eu vejo o Grimnir Economista abaixo. :lol: 8O :lol:
 
@Felagund é engraçado. Entra aqui, zoa a galera, fiscaliza as avaliações, mas defender a Dilma que é bom, nada. É o único petista que eu conheço e o sujeito não diz um ai sobre a situação cagada do governo PT.
 
@Felagund é engraçado. Entra aqui, zoa a galera, fiscaliza as avaliações, mas defender a Dilma que é bom, nada. É o único petista que eu conheço e o sujeito não diz um ai sobre a situação cagada do governo PT.
Mas o que se tem pra defender aqui? Você mesmo já matou o tópico na primeira mensagem, falando que nada disso é sólido o suficiente para se conjecturar qualquer coisa.
 
Mas o que se tem pra defender aqui? Você mesmo já matou o tópico na primeira mensagem, falando que nada disso é sólido o suficiente para se conjecturar qualquer coisa.

Não, mas eu quero falar sobre a crise política dela, sobre a incompetência dela como gestora em relação à economia do país. Você viu o Delfim Neto dizendo que o PT enfiou o Brasil num buraco em 2014 para ganhar as eleições? Eu confesso que o uso do argumento de autoridade do Delfim Neto é bem na base da conveniência: Os liberais fazem cara feia na maior parte do tempo (enquanto os desenvolvimentistas jogam confete), mas quando surge uma crítica, ele vira um bom recurso de retórica. Enfim, Dilma fez ou está fazendo merda? Ela tá afundando? Você acha que ela foi sequestrada pelos interesses do capital, representados pelo malvadão do Levy?
** Posts duplicados combinados **
Após 5 temporadas vendo GOT, Dilma reconhece que situação dos Stark não é muito boa

Foi mal pelo spoiler, @Olórin of Lórien. Não moa a minha cara.
 
Mas @Grimnir , que o governo Dilma é ruim, acho que são poucos petistas negam. Que o Brasil está em crise, que tá difícil dela governar, e que o Brasil estagnou não é novidade.

Ela ganhou porque a concorrência era um pedaço de bosta com nariz de ouro. E se em 2018 for realmente Alckimin, não duvido do ídolo máximo do @Thor , Luis Inácio Lula da Silva, voltar.

O problema é: A "Era PT" já deu. Mas ainda sim, o que parece é que o povo prefere eles do que a volta de caciques tucanos. Fora a gratidão daqueles milhões que saíram da miséria e da fome desde 2002, que devem votar no PT enquanto ele existir.

E sobre corrupção e todo esse blablabla, só vejistas que leem Constantino acreditam que seja coisa nova.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo