• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Eventos Yoshihiro Togashi - Mangaká da 3ª Semana

Turgon

Mugiwara no Ichimi
attachment.php

Yoshihiro Togashi nasceu em 26 de abril de 1966, em Yamagata, é um mangaká japonês. Ele é mais conhecido como o criador das séries de Anime & Mangá Yu Yu Hakusho e Hunter x Hunter. É irmão de Hideaki Togashi, outro mangaká. Togashi também é conhecido pelos apelidos Yoshirin e Togashi Ouji.

Como muitos outros mangakás, Yoshihiro Togashi começou a desenhar ainda pequeno enquanto estava no colegial. Participou de algumas competições da revista Young Jump, o que lhe deu a oportunidade de trabalhar com a editora Shueisha.

Seu primeiro mangá serializado foi Sense wa Toshishita!!, aos 20 anos. Depois disso passou a trabalhar ocasionalmente em algumas one-shots. Em 1987 lançou Jura no Midzuki, que lhe concedeu uma menção honrosa na premiação HopStep. No mesmo ano publicou Buttobi Straight, que aliás, ganhou o prêmio Tezuka.

attachment.php


Após tantos prêmios, Togashi abandonou sua faculdade e seu sonho de ser professor para seguir a carreira de mangaká. Acabou se mudando para Tóquio e firmando um acordo com a Shueisha. A partir daí passou a escrever mais histórias curtas (one-shots), até que em 1989 teve seu primeiro volume publicado, a coletânea Ookami Nante Kowakunai!!. Foi também em 1989 que ele começou sua primeira série regular, Ten de Shouwaru Cupid, sendo esta terminada em 1990 com 4 volumes.

Mas foi em 1990 que Togashi conquistou o mundo publicando Yu Yu Hakusho. Foram no total 175 capítulos em 19 volumes, que venderam mais de 40 milhões de cópias só no Japão e foi adaptada para anime.

attachment.php


Continuou sua carreira com Level E (1995-1997), que foi adaptado para anime em 2011. Em 1998 começou sua segunda grande obra, HUNTER×HUNTER, ainda em publicação. Os primeiros 20 volumes da série venderam cerca de 55 milhões de cópias só no Japão. H×H teve várias adaptações em anime e OVA, sendo uma mais recente sendo publicada no Japão que iniciou no final do ano passado. O mangá também teve sua volta, depois de alguns anos em pausa.

Em 1999 Togashi se casou com Naoko Takeuchi, autora de Sailor Moon, com quem teve 2 filhos.

attachment.php


Alguns anos atrás, em 2005, ele e sua esposa produziram um livro infantil ilustrado, chamado Oobo— Nu— Tochiibo— Nu—, como presente de aniversário para um de seus filhos.

Participou também na produção de artbooks e guidebooks, entre eles Resident Evil 3 Guide Book, Naruto Hiden – Mina no Shi – Official Premium Fan Book e Mori no Yousei no Hanashi. Além dos das próprias séries: YuYu Hakusho Illustrations e Official HUNTER×HUNTER Guide.

attachment.php


Mangrafia:

1986 – Sense wa Toshishita!! (one-shot)
1987 – Jura no Midzuki (one-shot)
1987 – Buttobi Straight (one-shot)
1987 – Tonda Birthday Present (one-shot)
1988 – HORROR ANGEL (one-shot)
1988 – Occult Tanteidan (one-shot)
1989 – Occult Tanteidan 2 (one-shot)
1989 - Ookami Nante Kowakunai!! (one-shot)
1989 – Ookami Nante Kowakunai!! (antologia)
Incluso: Ookami Nante Kowakunai!!, Occult Tanteidan, Occult Tanteidan 2, HORROR ANGEL, Tonda Birthday Present e Buttobi Straight.
1989/90 – Ten de Shouwaru Cupid (4 volumes tankoubon, 3 volumes wideban (1994), 2 volumes bunkoban (2002))
1990/94 – Yu☆Yu☆Hakusho (Yu Yu Hakusho) (19 volumes tankoubon, 15 volumes kanzenban (2004/05), 9 volumes aizouban, 12 volumes bunkoban (2010, ainda em publicação))
1995/97 – Level E (3 volumes)
1998 – HUNTER×HUNTER (29 volumes, em publicação)

E já tivemos duas obras publicas aqui no Brasil que são Yu Yu Hakusho e Hunter x Hunter, ambos pela editora JBC.


Yoshihiro Togashi fez uma entrevista para a Shonen Jump em 2003 e pode ser conferida abaixo:

A infância de Yoshihiro:

P: Como você era quando mais novo?
R: Quando estava no fundamental, eu era uma criança esperta e otimista. E durante o colegial, era um rapaz sombrio e pessimista.

P: Quantos anos você tinha quando começou a desenhar? Que tipo de coisa você desenhava?
R: Comecei a desenhar na primeira~segunda série. Naquela época já desenhava mangás.

P: Conte algumas de suas influências artísticas.
R: Conheci o trabalho de H. R. Giger através do filme Alien, e ele me influenciou muito.

P: Como você se tornou um mangaká profissional?
R: Eu enviei meu trabalho para a competição da Shounen Jump e um de seus editores me contactou.

Passatempos e interesses:

P: Quais são seus hobbies? O que você faz com o seu tempo livre?
R: Jogo boliche, o que considero um exercício. E uso meu tempo livre para ficar com minha família.

P: Soubemos que você é um fã de filmes de terror. Quais seus favoritos, sejam eles do Japão, Estados Unidos ou outros lugares?
R: Entre os japoneses: Joyuurei [de Hideo Nakata, 1996]. E dos estrangeiros: Dawn of the Dead [Despertar dos Mortos, de George A. Romero, 1978].

P: Também soubemos que você é fã de video games. Que tipo de jogos você curte? Está jogando algum no momento?
R: Gosto de video games de tabuleiro. Neste momento estou jogando Culdcept (um game japonês de estratégia multiplayer).

P: Se você tivesse que ordenar por interesse esses três gêneros: Ficção Científica, Fantasia e Terror, como os organizaria por ordem de preferência? No seu próprio trabalho, você acredita que são gêneros separados ou tudo parte de uma mesma coisa?
R: Depende do momento, mas neste momento: 1. Fantasia, 2. Ficção Científica e 3. Terror. Mas eu realmente não dou muito valor a essas classificações.

P: Você lê muita ficção (livros, não mangá)?
R: Não sei se posso me comparar à outras pessoas, mas eu leio, sim, alguns livros. Mistérios, Ficção Científica, não ficção etc.

P: Que lugares no mundo você já visitou? Qual seus lugares favoritos e por quê?
R: Turquia, Egito, Espanha, além de outros lugares. Gosto de ver paisagens que não existem no Japão.

P: Que tipo de material de desenho você usa agora em HUNTER×HUNTER, comparado ao que usava para Yu Yu Hakusho?
R: Não mudou muito, uso nanquim e canetas Kabura (canetas-tenteiro). Entretanto, em H×H, comecei a user Mac para colorir às vezes.

P: Você já pensou em fazer um mangá não-shounen? Algo para leitores mais velhos, como talvez um mangá seinen?
R: Já pensei, sim. Gostaria de tentar algo diferente pelo menos uma vez.

P: Você é muito bom em desenhar retratos realistas das pessoas. Você já desenhou coisas reais ou basea seus personagens em pessoas reais?
R: Quase tudo vem da minha imaginação, mas não é incomum que eu pegue imagens de pessoas de verdade e as coloque nos meus trabalhos.

P: Você tem muito talento em desenhar monstros e criaturas esquisitas, desde as assustadores em YuYu Hakusho e Level E, às extravagantes em HUNTER×HUNTER. Como você consegue?
R: Na verdade eu meio que desenho eles naturalmente, sem pensar muito profundamente.

P: Em mangás de luta é necessário inventar muitos efeitos visuais para mostrar movimento e poder. Como você consegue?
R: Não importa o quê, tento deixar fácil para o leitor entender o que está acontecendo.

E para finalizar um pequeno vídeo do Yoshihiro Togashi mostrando um pouco de sua arte em um vídeo bem bacana.



Fontes:
  • Wikipédia pt e engl
  • JBox
 

Anexos

  • togashi.jpg
    togashi.jpg
    73,1 KB · Visualizações: 191
  • yu yu.jpg
    yu yu.jpg
    65,2 KB · Visualizações: 192
  • togashi2.jpg
    togashi2.jpg
    48,9 KB · Visualizações: 238
  • togashi3.jpg
    togashi3.jpg
    81 KB · Visualizações: 201
  • togashi4.png
    togashi4.png
    264,3 KB · Visualizações: 284
Última edição por um moderador:
Parabéns Tugz, o post ficou muito bom, pensei que tu não faria tão bem! =D
Brinks, sei que tu faz direitinho!

OBS: Já conhecia o trabalho desse mangaká por Yu yu Hakusho, não tinha muito conhecimento sobre os demais, além de HUNTER×HUNTER, são os mais conhecidos dele, eu acredito!
 
Última edição:
Também conheço só os mais badalados: Yu Yu Hakusho e Hunter x Hunter. Mas o primeiro eu acompanhei pela TV quando pequeno, mal me lembro, enquanto que acompanho a série Hunter x Hunter, que eu adoro pelo traço simples e também pela simplicidade da narrativa, dos personagens, caracterização etc. Isso eu admirei bastante no mangá, a simplicidade contagiante.

R: Na verdade eu meio que desenho eles naturalmente, sem pensar muito profundamente.
Isso resume minha opinião sobre como um mangá é desenhado. Ele pode ser profundamente pensado, mas o desenho é uma questão de instinto. É natural.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo