1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Yoda a Gandalf

Tópico em 'Influências, Seguidores e Recomendações' iniciado por Vinícius Harlock, 6 Dez 2008.

1. Vinícius Harlock

Vinícius Harlock Vinícius "O Bizarro" Macêdo

Yoda e Gandalf

Vocês julgam análogo o embate entre Luke e o mais poderoso mestre Jedi, Yoda, em SW-VI no planeta pantanoso Dagobah e o qual sobreveio entre os hobbits e Gandalf (o mais poderoso istari da Terra-Média) na sombria e lúgubre Lothlórien? Na minha opinião sim, cabendo a isso mais uma prova do valimento das obras Tolkienianas nas telonas!

Vejam algumas das muitas semelhanças que encontrei:

• Gandalf usava o seu cajado como uma bengala, assim como o Jedi que andava com a ajuda de uma bengala, embora ele fosse capaz de deixá-la de lado para se mover usando a Força. Uma de suas bengalas inclusive foi presente dos wookiees, ela continha nutrientes que podiam sustentá-lo quando ele a mastigava.
    • Mithrandir era o líder da ordem dos Istari; Yoda era o mestre do Conselho Jedi
    • Fyoda conduziu o seu aprendiz para derrotar o Darth; Olórin guiou seu protegido para derrotar Sauron.

E vocês? Vêem mais semelhanças?

Última edição: 6 Dez 2008
  2. Belfalas

Belfalas Ele é legal

Se for pensar assim quase tudo é semelhante.
    São semelhanças bem genéricas do tipo:

Darth Vader queria dominar a galáxia e Sauron a Terra-Média.

3. TorUgo

TorUgo a.k.a. Tortoruguito...

Bem! Para começar, Mithrandir não era o Líder da sua ordem! É dito várias vezes que o Líder dos Istari era Saruman!

Apesar de me lembrar vagamente do encontro entre Yoda e Luke Skywalker, não consigo lembrar-me de encontro nenhum entre Gandalf e os Hobbits em Lothlórien! Não estarás confundido com Fangorn?

;D

4. Ben Kenobi

Ben Kenobi Aprendendo com um

5. Ok, mas Lórien era Sombria e Lúgubre?
    Os Hobbits se encontraram com Gandalf nela?
    Caso vc esteja falando de Fangorn, Frodo não foi pra lá, logo não poderia ser "treinado" por Gandalf e ele também não se encontrou com os Hobbits em Fangorn, apenas na versão de PJ...

6. Vinícius Harlock

Mais a busca pela "dominação do mundo" é inerente a praticamente quase todos vilões e antiheróis...
    Faz tempo desde que li/assisti SdA pela última vez, troquei minhas bolas :mrgreen:: realmente foi Fangorn, mas quanto a Gandalf ser o líder dos Istari acho que não me enganei, isso aconteceu logo após Gandalf quebrar o cajado de Saruman em Orthank, embora antes disso Olórin já tinha revelado sua insurreição para Saruman no seu encontro com Theoden.

Idem :)

Obi-Wan, eu criei esse tópico com a intenção de comparar Yoda e Gandalf, é claro e evidente a estrutura do monomito de Campbell em várias sagas, inclusive já li algumas resenhas sobre isso em eventos de roleplay, mas eu o que quero é que nós encontremos mais semelhanças entre essas duas figuras.

7. Elendil

Elendil Equipe Valinor

Re: Yoda e Gandalf

De onde você tirou essa informação sobre a suposta bengala comestível do Yoda? E ainda ser isso um presente de Wookies?! Eu nunca ouvi falar nisso!:mrgreen: Nos filmes não há alusão a esse fato! Se for do Universo Expandido, eu não levaria essa informação muito a sério, já que o próprio George Lucas já declarou não levar. Vide as contradições entre o UE e as informações do passado da galáxia contidas na Nova Trilogia. Questionado sobre isso, Lucas disse: "eu não escrevi aquilo [sobre o Universo Expandido]!"

Acho mais semelhanças entre o velho Ben Kenobi e Gandalf do que Yoda: ambos são velhos, de aparência humana (Certo! Gandalf é um Maia, mas está limitado a um corpo de aparência humana), dotados de poderes; encontram seus "discípilos" e os guiam pelos caminhos de sua jornada onde emcontram seres e stuações fantásticas. No caso de Luke, Yoda (apesar de ter vivido eras e eras como Gandalf) é mais um dos "seres fantásticos" que o ajuda em sua missão. Quem o colaca de fato a viver seu fardo é Obi-Wan Kenobi, assim como é Gandalf em relação a Frodo e Bilbo. No máximo eu consideraria Yoda e Ben Kenobi dois sábios baseados em Gandalf, mas Ben se parece mais.

Última edição: 6 Dez 2008
  8. Vinícius Harlock

Então você considera isso intencional no roteiro do Lucas?

9. Elendil

Elendil Equipe Valinor

Intencional? O quê? A suposta semelhança entre Obi-Wan e Yoda com Gandalf? Se for isso acredito que sim. Lucas era leitor de Tolkien e já declarou várias vezes que a obra do Professor o influenciou muito. Apesar de que, a figura do ancião misterioso e poderoso que conduz o herói em sua jornada ser bem comum em contos mitológicos. Quem diz isso é o já citado Campbell em "A Saga do Herói".

10. Vinícius Harlock

Concordo. Lembrei de mais uma semelhança: Os dois lutaram com o Lee :lol:

11. Elendil

Elendil Equipe Valinor

:mrgreen:De fato:

Christopher Lee/Conde Dooku = traidor da Ordem Jedi.

Christopher Lee/Saruman = traidor da Ordem dos Istari.

Compartilhar