1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

XOGUM - A GLORIOSA SAGA DO JAPAO

Tópico em 'Literatura Estrangeira' iniciado por imported_Raphael, 19 Nov 2008.

  1. imported_Raphael

    imported_Raphael Usuário

    "'Xógum' é uma saga sobre o universo mítico dos samurais e das gueixas, numa trama que une política, religião, guerra e romance. Ambientado nos anos 1600, época das grandes navegações e das conquistas de novos mundos, o livro narra a trajetória do piloto inglês John Blackthorne. Depois de quase dois anos embarcado no navio Erasmus, ele aporta na costa do Japão dividido diante da disputa pela posição de xógum, a mais importante autoridade militar do país. Em meio a intrigas e traições, Blackthorne se aproxima do poderoso senhor feudal Toranaga, tomando parte em um intrincado jogo de poder entre as forças conflitantes da época- daimios, samurais, jesuítas e comerciantes. Com o tempo, uma estranha relação de confiança se estabelece entre os dois homens e uma paixão proibida nasce entre o inglês e sua intérprete, Mariko. Casada com um dos mais cruéis capitães do feudo, ela se vê dividida entre suas obrigações, suas crenças e seus sentimentos."

    http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/resenha/resenha.asp?nitem=2647418&sid=020626162101029441293426718&k5=3AB86279&uid=
     
  2. Breno C.

    Breno C. Usuário

    Minha chefe que se formou em letras e japonês, quase que está me obrigando a ler esse livro que faz parte de uma série sobre a família do personagem Blackthorn. Não posso dizer nada ainda, mas escuto várias histórias sobre esse livro e sobre como a visão do mundo aumenta quando as pessoas acabam de ler ele. Fica a na minha lista para ler em 2009.
     
  3. imported_Raphael

    imported_Raphael Usuário

    Também não conheço o livro. Alguns amigos de ascendência japonesa recomendaram bastante as obras do James Clavell. Postei esse aqui no Meia Palavra porque vagando pelo site da Cultura acabei o encontrando. É uma edição de 2008, as antigas estavam esgotadas. Mais de mil páginas por menos de 40 reais.
     
  4. imported_Cleo

    imported_Cleo Usuário

    Xógum é um daqueles livros que eu recomendo com todo o fervor. Li no início do ano uma edição (na verdade duas, né) já muito antiga (aka: devorada pelas traças) dos meus tios e, após terminar, fui logo procura-lo na internet. Só encontrei em sebos, mas parece que agora finalmente vou poder tê-lo na minha coleção.

    A história é realmente envolvente, principalmente para quem já tem um fascínio pelo Japão. São muitas informações sobre a cultura, a política, e a filosofia não só da Terra do Sol Nascente, mas de várias partes do mundo durante os séculos XVI ~ XVII. Dizem que há alguns erros nos costumes lá retratados, mas, em compensação, várias figuras do livro representam pessoas importantes da história japonesa.
    Isso sem contar na aventura, no suspense, nas intrigas, nos romances...e tudo o que um grande épico tem direito. E as personagens da histórias conseguem ser tão envolventes quanto o enredo e, ouso dizer, figuras como Blackthorne, Toranaga, Mariko e Yabu estão entre as minhas favoritas.


    Agora você me deixou intrigada. Os livros de Xógum fazem parte de uma série? :think:
     
  5. imported_Raphael

    imported_Raphael Usuário

    Cleo, a Cultura está disponibilizando a leitura das primeiras 40 páginas do livro. Nelas, há um piloto chamado Blackthorne.
     
  6. imported_Cleo

    imported_Cleo Usuário

    Raphael, alguém aqui entendeu alguma coisa errada.
    Blackthorne é o protagonista da história, eu sei. Mas, de acordo com o Breno(ou com a chefe dele) existe uma série sobre a família dele? Algo além de Xógum?
     
  7. Breno C.

    Breno C. Usuário

    Vamos a explicação...
    Ou melhor: é justamente para isso que o wikipedia funciona, dá uma olhada no que ele fala sobre o autor
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    E aqui está uma lista de livros da série do Xogum é o terceiro, mas nem por isso deixa de ser um dos melhores segundo a opinião da minha chefa.
    * King Rat (1962) - Situado numa prisão de guerra japonesa, 1945
    * Tai Pan (1966) - Situado em Hong Kong, 1841
    * Shõgun (Xógum) (1975) - Situado no Japão feudal, 1600
    * Noble House (Casa Nobre) (1981) - Situado em Hong Kong, 1963
    * Whirlwind (Turbilhão) (1986) - Situado no Irã, 1979
    * Gai-jin (1993) - Situado no Japão, 1862

    Detalhe: eles livros compõem uma história só com vários personagens principais. Acho que o legal desse autor é justamente o fato dele contar uma saga.
     
  8. imported_Raphael

    imported_Raphael Usuário

    Por sua pergunta fiquei com a impressão de que Blackthorne ou seus descendentes aparecem nos livros seguintes. Ok, explicado.
     
  9. Breno C.

    Breno C. Usuário

    Mas realmente aparecem.
    Só que eu não posso ficar contando tudo que eu sei sobre os livros, se não perde a graça.
    O engraçado é que eu não li nenhum deles, mas mesmo assim sei quase tudo já.
     
  10. imported_Raphael

    imported_Raphael Usuário

    O que me incomodou foi isso que a Cleo ouviu sobre “erros de costumes” no livro. Um samurai, depois de decapitar um camponês, corta seu corpo em pedaços logo nas primeiras páginas do livro. Achei um pouco estranho, não lembro de ter lido ou ouvido sobre práticas samurais desse gênero. Por outro lado, talvez uma explicação viesse nas páginas seguintes que não li.
     
  11. Breno C.

    Breno C. Usuário

    Acabei de conversar com a minha chefa sobre isso e ela me explicou o porque dessa cena, e explicou também que nesse caso é possível (ela é formada em letras português/ japonês e fez imersão a cultura). Segundo ela, o tal em questão samurai solidifica sua influência pelo medo, então ele é bem cruel.

    O que eu sei é que vou ganhar o livro..XD
     
  12. imported_Cleo

    imported_Cleo Usuário

    Valeu pela informação, Breno. Não sei o porquê de nunca ter procurado Xógum na Wikipédia XD

    Agora minha lista de livros para as férias está ainda maior...
     
  13. Breno C.

    Breno C. Usuário

    Cara! Tava lendo uma parte dele, um colega fez umas imagens em PDF para mim, e é muito bom. To quase deixando de ir hoje no cinema só para comprar
     
  14. Knight of Cups

    Knight of Cups Usuário

    Pois é, vi esse tópico por aqui um dia desses, e me lembrei que a minha tia tem esse livro, aliás esses, já que são dois. :gira:
    Então, em um belo domingo na minha tia resolvi dar uma olhada na estante dela, e encontrei os ditos com as páginas bem amareladas e virados em 'comida de traças', pegando emprestadas as palavras da Cleo acima. :traça:
    Li a primeira página por "obrigação curiosa", e o livro me prendeu de uma forma que fiquei duas horas lendo, até perdi o churrasco naquele dia, e tive que come-lo frio...:dente:
    Em resumo, não terminei os livros ainda mas recomendo-os absolutamente para quem se interessa pela cultura japonesa e por um bom divertimento, tenha certeza de que não é tempo perdido. XD
     
  15. Breno C.

    Breno C. Usuário

    Cara, esse é um senhor livro mesmo. Estava eu em mais uma conversa com a minha chefa, quando ela solta a bomba: "Tem uma mine-serie desse livro, acho até que é dos anos 80!" E eu tive que procurar no google algo a respeito, então acabei achando umas imagens no youtube e no google... ri um pouco, por que ficou meio fake, mas me fez querer ler o livro mais ainda.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

     
  16. Knight of Cups

    Knight of Cups Usuário

    Da série eu já tinha ouvido rumores, e bem, está escrito no verso dos TOMOS, mas eu tinha pensado PUTZ deve ser pura tosquice... mas essa imagem me despertou uma certa curiosidade, e acabei achando isso:

    http://www.paramountbrasil.com.br/nossos_filmes_ficha.asp?id=2527&idP=102409N

    A Paramount está vendendo a série aqui no Brasil, vem com 5 dvd's e quase 10 horas da série. :traça:
    Dei uma pesquisadinha e PUTZGRILA tá com um preso de 60 reais... :calado:
    Mas ainda assim se é pra ilustra o livro, dá pra passa fome alguns dias... XD
     
  17. Reverendo

    Reverendo Usuário

    Toranaga é um dos filhas da p.... mais simpáticos da literatura mundial.
     
  18. imported_Roger

    imported_Roger Usuário

    :hahano::hahano::hahano:

    Ele e foda demais mesmo! Tem um plano, convence metade do mundo que nao tem esse plano, e ainda por cima consegue o que quer!

    Muito bom esse livro, demais mesmo.
    O Tai fun eu nao gostei nem um pouco... estranho isso pelo fato de serem do mesmo autor e sendo parte de uma mesma sequencia. :puke:
     
  19. nataliarg

    nataliarg Usuário

    Nossa, vi esse livro novinho no sebo por 30 reais. Mais de 1000 páginas, novinho, por 30 reais sobre o Japão... só não comprei porque estava sem dinheiro e cartão. Mas é parte de uma série?? Não consigo me livrar de séries!!

    Pode ler esse livro ser ler os outros, ou é altamente aconselhável ler os outros dois primeiros antes? (se bem que acho que comprarei mesmo assim o livro no sebo XD)
     
  20. imported_Roger

    imported_Roger Usuário

    Sou especialista em sebos, quase 80% de minha coleção veio de um.. :hahano:

    Pode ler sem medo, nao faz falta nenhuma pro entendimento do livro. Cada um tem sua historia em separado, embora façam uma sequencia.
     

Compartilhar