É. Mas esses controles acessórios do PC nem se comparam com o controle inovador do Wii, por exemplo. Mesmo o controle do PS3, tem mudanças brutais em relação ao controle do PS2. Só quem joga que percebe, mas tem toda a questão da pressão que você exerce sobre cada botão ter uma diferença no que acontece no jogo. Tem o movimento de mover o controle pra cima e pra baixo, girar ele, etc.
Outro dia fui na casa de um amigo, e o pai dele é totalmente viciado em carros. Tão viciado, que, na garagem que ele monta Mustangs por hobbie, tem uma TV analógica (desconectada da TV a cabo ou de antena parabólica; não pega nenhum canal) com um PS3 instalado. E lá tem um único jogo: Gran Turismo. Pois bem, ele joga com um controle-volante, que tem acelerador e freio, e passa marcha no próprio volante (estilo Fórmula 1). Viciado do jeito que ele é em carros, é claro que ele nem pensa em jogar pelo controle do PS3.
Pois bem. Tentei jogar um pouco no volante. Mas não gostei. Não achei que emula bem você dirigir um carro de verdade, onde você sente o peso e o contato do carro com o asfalto e tal. Muito difícil jogar assim... daí eu pego o controle de PS3, e saio batendo todos os recordes que ele já tinha feito. Muito mais do que isso, consigo competir com os outros carros controlados por I.A. na corrida. Consigo sentir verdadeiramente a potência e a capacidade de cada carro, e também de cada upgrade que faço no motor, na suspensão, nos pneus. Enfim, através do controle do PS3, consigo ter uma experiência com o jogo muito maior do que com um controle-volante, que à primeira visita seria a simulação perfeita.
Quando a gente entra nessa discussão de quais jogos são melhores, se os de console ou de PC, é uma discussão para analisar o presente e o passado, mas na verdade é difícil fazer um prognóstico do futuro. Porque console e PC, na verdade são a mesma tecnologia. Nada impede que amanhã lancem acessórios tão evoluídos quanto os da Nintendo e da Sony para o PC... mas, até o presente, o que eu vejo é que o universo dos videogames é o que está sendo utilizado para experimentar e revolucionar a jogabilidade. Só vejo o computador replicar o que sempre fez (com gráficos cada vez melhores, é claro, já que a capacidade da máquina permite cada vez mais), e tentar copiar o que tem sucesso no console. Mas quem aqui já jogou Super Smash Bros. no PC? Se já jogou em emulador, tenho certeza que a experiência foi bem inferior. Shadow of the Colossus também, que é um jogo totalmente revolucionário para a indústria dos games (pois, assim como o Fusa falou, lá eles tem a proposta declarada de investir na "Arte da Interatividade"; e dane-se a indústria cinematográfica).
E gráficos não é simplesmente a capacidade de bits que estão sendo investidas no jogo. A arte também faz parte dos gráficos... e a arte não dá para mensurar de forma tão categórica assim. É claro que, se você pegar Skyrim e Battlefield, e comparar com as versões de console e PC, o de PC vai ser melhor. É um jogo totalmente nos moldes de jogo de PC! Não tem revolução nenhuma para o que vinha sendo feito no passado. Mas, por exemplo, eu até hoje não vi nada parecido com o que eles fizeram com God of War 3 em jogos de PC. Vejam esse vídeo, e me respondam se você acha que o mesmo esforço em revolucionar conceitos está sendo empregado também nos jogos de PC:
[video=youtube_share;DbVfpxAhyoc]http://youtu.be/DbVfpxAhyoc[/video]
Parte 2:
http://youtu.be/q1HtdTDTl78
Obs.: Se você não jogou God of War 3, e quer ver o produto final dessa obra prima, que foi o primeiro combate-fase de Poseidon, mostrado àcima, pode ver pelos links abaixo.
Parte 1: http://youtu.be/9EvP4NWW0T0 (Começa mesmo a partir de 4 minutos. Mas você vai querer ver desde o início)
Parte 2: http://youtu.be/je6tVPInZ_s
Parte 3: http://youtu.be/TbxVhppayLA