• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Xadrez

Eu presenciei discussões sobre o assunto algumas vezes já. Muitas pessoas não consideram o xadrez um esporte, jé que não é físico.

Porém, muitos jogadores de xadrez afirmam que este é sim um esporte, porém diferente - em vez de exercitar o corpo, exercita a mente. Afinal, existem campeonatos e olimpíadas de xadrez também, não?

Afinal, o que vocês acham: xadrez é ou não esporte? Por que/Por que não?


obs. seria interessante fazer disto aqui uma votação, mas não necessário já que o mais importante é saber o por que.
 
É esporte. Pq? exatamente pelo motivo que os praticantes alegam. Exercita a mente.... exige um preparo... e é uma atividade competitiva...

É esporte...
 
Vamos pela definição do dicionário:

Esporte = Conjunto dos exercícios físicos que se apresentam sob a forma de jogos individuais ou coletivos e dão vez a competição, praticados sob regras preestabelecidas, desporto; Cada uma das formas particulares dessa atividade.

Conjunto dos "exercícios físicos"...
Exercício, não esforço. Então qualquer competição que seja realizada pelo nosso corpo é um esporte. Nós precisamos da nossa mão para jogar xadrez. Tudo bem, parece tosco isso, mas são os movimentos das peças que vão definir o vencedor. Assim como o movimento da perna de um jogador de futebol vai definir se a bola acertará ou não o gol, embora ele use a força para tanto.

Okie, "exercício" físico. Pra mim tudo está relacionado com a mente... Para usar o físico vc usa a mente... Então eu acho que é esporte sim :P
 
Nemesis disse:
Claro que é. Mas é um esporte da preguiça.
Tem um outro tópico aqui falando sobre isso.
Nananina......aquele topico serve pra vc dizer quais os esportes da preguiça que vc pratica...esse aqui discute se xadrez é um esporte...e na minha opinião, é sim...apesar do que eu não achava isso ha alguns anos atras...mas tb nesse tempo tolkien pra mim era marca de sabão em pó e pagode era boa musica... :roll:

Bom...acho que não vale nem a pena fazer a votação, né!? Parece que é unanime....se vc se esforçam seja com a mente ou com o corpo, vc está praticando um esporte sim.... :)
 
haha eh... realmente vai depender do seu conceito de esporte... Pra mim uma coisa não precisa ser essencialmente física pra ser um espote.... pra mim qualquer competição pode ser um esporte.....

Jogar xadrez é uma arte muito mais elaborada do que qualquer esporte por aí.... e exige muito mais...

Carcharoth, que adora xadrez....
 
Olha, eu acho que é esporte, porque esporte, na minha opinião, é um jogo que se joga com outra pessoa, numa competição, ao vivo... isso exclui video-game e PC, que é parecido com esporte, pq vc compete também...
 
Acho que eh sim. Alias fui campeao goiano de xadrez com 5 aninhos...hehehe, era maior nerd. Infelizmente nao segui adiante com esse esporte e faz muito tempo que nao jogo. Mas valeu a pena pois o xadrez ajuda muito no desenvolvimento do raciocinio logico e tatico, seria bom incentivar as criancas a praticar o xadrez.
 
Claro que é esporte. Existem até as olimpíadas dos esportes mentais, que inclui xadrez, dama e outros (até magic, sabiam? Rpg tb é esporte, heheheheheh)...
 
esportes como futebol, baskete tb exercitam a mente em conjunto do corpo... já xadrez é só mente é um jogo
 
Claro que é esporte. Existem organizações de xadrez, campeonatos mundiais e internacionais, exercita-se a mente e é necessário um preparo.

Existe até uma rede de televisão no japão ou china que passa jogos de xadres o DIA INTEIRO.
 
Depende da definição de esporte. Se realmente se restringir a excercicios físicos, o xadres não seria um esporte.

Mas um conceito que inclua os excercicios mentais, poderia considerar o xadres um esporte. Mas ai abriria demais o conceito do esporte, para outras atividades mentais que fossem jogos ...
 
Os outros esportes tb exercitam mentalmente....
mas o xaderz num exercita fisicamente.. a não ser o braço haha
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo