1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Xadrez é esporte?

Tópico em 'Esportes' iniciado por Largo Cavafundo, 15 Set 2002.

  1. Largo Cavafundo

    Largo Cavafundo Usuário

    Eu presenciei discussões sobre o assunto algumas vezes já. Muitas pessoas não consideram o xadrez um esporte, jé que não é físico.

    Porém, muitos jogadores de xadrez afirmam que este é sim um esporte, porém diferente - em vez de exercitar o corpo, exercita a mente. Afinal, existem campeonatos e olimpíadas de xadrez também, não?

    Afinal, o que vocês acham: xadrez é ou não esporte? Por que/Por que não?


    obs. seria interessante fazer disto aqui uma votação, mas não necessário já que o mais importante é saber o por que.
     
  2. Knolex

    Knolex Well-Known Member In Memoriam

    É esporte. Pq? exatamente pelo motivo que os praticantes alegam. Exercita a mente.... exige um preparo... e é uma atividade competitiva...

    É esporte...
     
  3. Strider

    Strider Usuário

    Claro que é esporte! Futebol não é esporte? Por que então xadrex nao seria? :roll:
     
  4. Northern Lad

    Northern Lad Usuário

    Vamos pela definição do dicionário:

    Esporte = Conjunto dos exercícios físicos que se apresentam sob a forma de jogos individuais ou coletivos e dão vez a competição, praticados sob regras preestabelecidas, desporto; Cada uma das formas particulares dessa atividade.

    Conjunto dos "exercícios físicos"...
    Exercício, não esforço. Então qualquer competição que seja realizada pelo nosso corpo é um esporte. Nós precisamos da nossa mão para jogar xadrez. Tudo bem, parece tosco isso, mas são os movimentos das peças que vão definir o vencedor. Assim como o movimento da perna de um jogador de futebol vai definir se a bola acertará ou não o gol, embora ele use a força para tanto.

    Okie, "exercício" físico. Pra mim tudo está relacionado com a mente... Para usar o físico vc usa a mente... Então eu acho que é esporte sim :P
     
  5. -=|Nemesis|=-

    -=|Nemesis|=- Usuário

    Claro que é. Mas é um esporte da preguiça.
    Tem um outro tópico aqui falando sobre isso.
     
  6. Nananina......aquele topico serve pra vc dizer quais os esportes da preguiça que vc pratica...esse aqui discute se xadrez é um esporte...e na minha opinião, é sim...apesar do que eu não achava isso ha alguns anos atras...mas tb nesse tempo tolkien pra mim era marca de sabão em pó e pagode era boa musica... :roll:

    Bom...acho que não vale nem a pena fazer a votação, né!? Parece que é unanime....se vc se esforçam seja com a mente ou com o corpo, vc está praticando um esporte sim.... :)
     
  7. Círdan.

    Círdan. bastard

    Sei lá.
    Talvez seja.
    Eu adoro xadrez.
    Quase todo mundo adora.
    Isso é o que realmente importa.
     
  8. Carcharoth

    Carcharoth Usuário

    haha eh... realmente vai depender do seu conceito de esporte... Pra mim uma coisa não precisa ser essencialmente física pra ser um espote.... pra mim qualquer competição pode ser um esporte.....

    Jogar xadrez é uma arte muito mais elaborada do que qualquer esporte por aí.... e exige muito mais...

    Carcharoth, que adora xadrez....
     
  9. Frøðø Baggins

    Frøðø Baggins Tricampeão mundial

    Olha, eu acho que é esporte, porque esporte, na minha opinião, é um jogo que se joga com outra pessoa, numa competição, ao vivo... isso exclui video-game e PC, que é parecido com esporte, pq vc compete também...
     
  10. KADU

    KADU Estão vendo esta caneta?

    Acho que eh sim. Alias fui campeao goiano de xadrez com 5 aninhos...hehehe, era maior nerd. Infelizmente nao segui adiante com esse esporte e faz muito tempo que nao jogo. Mas valeu a pena pois o xadrez ajuda muito no desenvolvimento do raciocinio logico e tatico, seria bom incentivar as criancas a praticar o xadrez.
     
  11. Sméagol

    Sméagol Usuário

    Claro que é esporte. Existem até as olimpíadas dos esportes mentais, que inclui xadrez, dama e outros (até magic, sabiam? Rpg tb é esporte, heheheheheh)...
     
  12. #Ryu

    #Ryu Usuário

    não não é esporte e pronto, é um jogo como dama, gamão, etc....
     
  13. hauhauhaua
    imagina olipíadas d xadrez!
    hauhauhauah
    nem ow,,
     
  14. #Ryu

    #Ryu Usuário

    esportes como futebol, baskete tb exercitam a mente em conjunto do corpo... já xadrez é só mente é um jogo
     
  15. Orion

    Orion Jonas

    Claro que é esporte. Existem organizações de xadrez, campeonatos mundiais e internacionais, exercita-se a mente e é necessário um preparo.

    Existe até uma rede de televisão no japão ou china que passa jogos de xadres o DIA INTEIRO.
     
  16. #Ryu

    #Ryu Usuário

    JOGOS de copmputador tb tem organizações, campeonatos etc...
     
  17. Faram¡r

    Faram¡r Dr. Benway

    Depende da definição de esporte. Se realmente se restringir a excercicios físicos, o xadres não seria um esporte.

    Mas um conceito que inclua os excercicios mentais, poderia considerar o xadres um esporte. Mas ai abriria demais o conceito do esporte, para outras atividades mentais que fossem jogos ...
     
  18. #Ryu

    #Ryu Usuário

    Os outros esportes tb exercitam mentalmente....
    mas o xaderz num exercita fisicamente.. a não ser o braço haha
     
  19. Thico

    Thico The Passenger

    Acho que nem é esporte não! COncordo com o Lord Ryu!!
     
  20. #Ryu

    #Ryu Usuário

    se disserem q xadrez é, dama tb eh
     

Compartilhar