• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

X-men vs. X-men Evolution

ei!!! alguem sabe ke horas ta passando o evolution :o?:
na hora que passava ta passando liga da justiça...
quem souber da um toke .. :wink:
 
eu acho o evolution bem legal.
adorei o lance de darem um enfoque diferente aos personagens, bem como o fato de estarem mais novos.
gostei da caracterização também.
só fiquei de pé meio atrás com o noturno, mas para o que se propunha o desenho ficou bem legal.
eu acho melhor que o primeiro pelo motivo de ter lido muito o gibi.
Pq?
pq o segundo é totalmente diferente, ele não tenta fazer uma cópia do gibi, enquanto o primeiro tenta e ascaba fazendo uma cópia mal lavada.
 
Concordo com o Tonho em quase tudo. Quer igual à revista, compre a revista ué. :roll:

E de onde tiraram que o traço do original era bom? Tipo, era no máximo decente. Não tinha absolutamente nada demais, nem do ponto de vista técnico, nem em se falando de pura beleza.

Tanto que só considero como um desenho de caráter puramente ilustrativo.

Eu gostei deles terem transportado o visual do Dentes do filme pro desenho. Prefiro isso muito mais que aquela "juba" cafona. :P

Essa versão da Mística é muito mais interessante que a do desenho original. Se bem que nenhuma chega tão perto assim da versão da revista, que é a mais profunda de todos.
 
Concordo com Nhoto e Fox. Evolution é melhor pq não tenta copiar nada, ja o original peca em tentar copiar e mudar muito :?
 
Po, o visual da Vampira é legal mesmo, é o estilo dela no HQ, o problema é que ela no filme X men, ficou muito descaracterizada, num tinha aquele estilão dela....parecia uma menininha indefesa...

No filme a Vampira era a personalidade da Jubileu no corpo da Vampira antes dela absorver os poderes da Miss Marvel (ou seja, antes de entrar pros X-Men)


E sobre o tópico, bom: gosto do desenho do Evolution e das personalidades do original. Gosto de algumas histórias de um e de outro, mas acho que o Evolution pecou por desrespeitar algumas coisas da história... Mas que que eu estou dizendo, o original fez isso tb...
 
Ghân-Buri-Ghân. disse:
ei!!! alguem sabe ke horas ta passando o evolution :o?:
na hora que passava ta passando liga da justiça...
quem souber da um toke .. :wink:

sbt:
11hs começa só os desenho legal:
thundercats
liga da justiça
e depois começa X-MEN evolution!

tem o lance do evolution ser um desenho infantil... por isso o lado "bom".. :roll:
 
O SBT já passou a 2ª temporada ou ainda continua repetindo a 1ª??
Quando parei de ver tava repetindo a 1ª pela terceira vez... :disgusti:
 
Lord Ashram disse:
O SBT já passou a 2ª temporada ou ainda continua repetindo a 1ª??
Quando parei de ver tava repetindo a 1ª pela terceira vez... :disgusti:

Eu acho que está na primeira! :mrgreen:

Pelo menos sempre que eu vejo ta passando capitulo repetido! :disgusti:
 
O X-men marcou a infância de toda criança! E realmente o antigo era bem melhor... enquanto q no outro eles tinham vários 'inimigos', nesse só fica naquelas rixinhas escolares... AFF! Sem falar q agora só repete aquela *****
É a morte!
 
Melian_Eärendil disse:
O X-men marcou a infância de toda criança! E realmente o antigo era bem melhor... enquanto q no outro eles tinham vários 'inimigos', nesse só fica naquelas rixinhas escolares... AFF! Sem falar q agora só repete aquela *****
É a morte!

Esse negocio de Colegio chega a dar nervoso! hehehe :lol:
 
Gothic Legolas disse:
Melian_Eärendil disse:
O X-men marcou a infância de toda criança! E realmente o antigo era bem melhor... enquanto q no outro eles tinham vários 'inimigos', nesse só fica naquelas rixinhas escolares... AFF! Sem falar q agora só repete aquela *****
É a morte!

Esse negocio de Colegio chega a dar nervoso! hehehe :lol:

Não sei porque, mas alguns episódios me fazem lembrar de Malhação. :evil: :puke:
 
nhotö batünrë disse:
eu acho o evolution bem legal.
adorei o lance de darem um enfoque diferente aos personagens, bem como o fato de estarem mais novos.
gostei da caracterização também.
só fiquei de pé meio atrás com o noturno, mas para o que se propunha o desenho ficou bem legal.
eu acho melhor que o primeiro pelo motivo de ter lido muito o gibi.
Pq?
pq o segundo é totalmente diferente, ele não tenta fazer uma cópia do gibi, enquanto o primeiro tenta e ascaba fazendo uma cópia mal lavada.

Discordo em gênero, número e grau do nhoto, do Fox e do Lukaz.

Se é pra fazer algo completamente diferente, então crie novos personagens.

Se é pra fazer algo pro público pré-adolescente, então faça um desenho da Geração X, ou dos Novos Mutantes. Mas não... o pensamento é "vamo$ explorar e$$e$ per$onagen$ ao máximo, afinal, são ele$ que $ão famo$o$".

O desenho antigo fez uma adaptação muito decente dos quadrinhos, no limite do possível. Não é exatamente igual, mas a mitologia dos X-Men está lá.

O animação dele era meio mal-feita... mas o roteiro era muito bom. Tão bom a ponto de vc falar "é mal-feito, mas foda-se". Mas uma coisa vc não pode negar. O visual dos personagens estava perfeito. Não só dos personagens principais, como também dos coadjuvantes. E a presença desses coadjuvantes dava mais credibilidade ainda à coisa. Olha quantos personagens dos quadrinhos tiveram participações: Moira MacTaggert, Bolivar Trask, Cain Marko, Valerie Cooper, Henry Guyrich, Robert Kelly, e muitos outros.

O desenho novo é uma afronta. Desrespeito. Parece Malhação, mesmo. Ridículo. E estragaram o visual do meu personagem preferido.
 
Além do visual do Dentes e do traço do desenho antigo, não tratei dos aspectos técnicos, que me atraíram pro desenho na época.

O negócio é que eu simplesmente curti aqueles aspectos citados no meu outro post.

V disse:
O desenho novo é uma afronta. Desrespeito.

Por mais que o ache essencialmente teen e bobinho, não me ofendi com ele. Então porque você levou pra esse lado?
 
Eu adorava o X Man antigo. Assim, não era genial, mas tinham histórias interessantes, e foi a gota d'água que me fez começar a comprar quadrinhos. Foi um desenho marcante. O novo, eu apenas vi algumas vezes, e não gostei muito. Me pareceu um pouco bobo, e fizarem uma merda com o Noturno, pelo pouco que eu li.
 
Aproveitando que a animação dos X-men está sendo discutida, por causa do lançamento de X-men '97...

No começo dos anos 2000 havia certo consenso de que X-men: The Animated Series [XAS], a série animada dos anos 90, seria uma maravilha, enquanto X-Men: Evolution [XEv] seria muito ruim. Tanto por parte por fãs de quadrinhos "boomers", quanto da parte de espectadores casuais que cresceram com a série dos anos 90, mas nos anos 2000 já eram mais velhos, meramente viam uma nova série chegando na TV e torciam o nariz... Mas penso que foi um consenso injusto: XEv provou seu valor com o passar dos anos, tanto é que, aliás, estava no ar no SBT muitos anos após estrear, mantendo seu apelo, enquanto XAS, a meu ver, não demorou pra ficar datada... E olha que cronologicamente a diferença é pouca: XAS teve seu último episódio em 97, enquanto XEv estreou em 2000. Apesar disso, as diferenças eram várias:

(1) Realismo vs. surrealismo: XAS não parece se passar no nosso mundo, o que fica especialmente claro quando temos em mente a cadeira de Charles Xavier... O mundo já nos anos 90 é lotado de sentinelas (em escala absurda, vide o Molde-Mestre, uma sentinela construtora de sentinelas...) e, pior, também é lotado de criaturas bizarras, como, por exemplo, (a) Sauron, um mutante dinossauro numa ilha de dinossauros, (b) Mojo, um extraterrestre que vive num planeta onde existe uma espécie de grande reality show (e os X-men são sequestrados e se tornam participantes do programa!), (c) ETs verdes que transformam as pessoas em ETs, (d) o Senhor Sinistro, vilão com aspecto de vampiro bem caricato fascinado por Scott e Jean... e por aí vai. É um universo que pouco deixa a dever em bizarrice a Thor Ragnarok ou a Guardiões da Galáxia. E é uma pegada bizarra que também está presente nos quadrinhos - só lembrar que, por exemplo, Xavier perdeu o movimento das pernas ao lutar contra um... extraterrestre... no Himalaia... chamado Lúcifer...! Já XEv, como os filmes da Fox, parece se passar exatamente no nosso mundo, e todas essas bizarrices estão, felizmente, ausentes. Quer dizer, tanto os filmes quanto XEv apresentam uma releitura mais sóbria do universo dos mutantes.

1711168076291.png

(2) Como se passa no nosso mundo, XEv tem uma pegada "Harry Potter", ao colocar o Instituto Xavier como uma espécie de escola oculta para personagens "mágicos", o que também transparece nos filmes da Fox. Pelo menos essa jovialidade dos personagens, pelo que li por cima, também estava presente em certa fase dos quadrinhos (inclusive eram chamados de "The strangest teens of all!" nas capas das revistas), mas isso se perdeu com o passar do tempo, e os X-men viraram uma espécie de Liga da Justiça ou Vingadores, um grupo fixo de heróis adultos. A Jubileu no desenho dos anos 90 até comenta algo como "que escola estranha, não tem nenhum aluno", e durante todo o desenho fica a mesma meia dúzia de personagens no instituto (apenas Morfo sai do time para depois voltar). Já em XEv, há toda uma rotatividade, como esperado de uma instituição escolar dinâmica. A série começa estabelecendo os professores (Xavier, Tempestade, Wolverine) e a meia dúzia de alunos principais (Ciclope, Jean, Noturno, Spike, Lince Negra, Vampira), mais tarde ganha novos alunos ("Novos Mutantes"), alguns dos alunos estabelecidos saem (como Spike e Boom Boom), outros tentam entrar e saem rapidamente (Avalanche), e por aí vai.

1711170299965.png

(3) XEv tem uma gradação digna das séries modernas, em que os season finales são bastante marcantes, aumentam a escala dos problemas e levam a série para novos caminhos. A primeira temporada é a mais feijão com arroz, gastando alguns episódios com a apresentação sistemática de um par de mutantes por vez (um X-men e um membro da Irmandade de Mutantes). Mas ainda assim tem elementos bem interessantes, como a conversão gradual de Vampira aos X-men... Outro exemplo é o modo como trabalham Magneto: ele é apresentado muito lentamente, apenas nas sombras ou fora de cena, e o personagem só vai dar as caras pra valer no último episódio. Na segunda temporada, Magneto é ainda mais ameaçador, e ligado a isso temos agora a questão social dos mutantes, o que culmina em um season finale frenético e com consequências bem sérias para todos. Na terceira temporada temos a continuidade dessas questões, e o surgimento também bastante dramático do Apocalipse. E na quarta temporada, por fim, a conclusão da saga do Apocalipse.

Aliás, essa é decerto a versão "definitiva" de Apocalipse fora dos quadrinhos. Como em todas as versões, ele aqui funciona não como um vilão cinza como Magneto, mas um vilão totalmente preto, um arquetípico "Dark Lord" (e como tal, faz sentido que ele seja o vilão final). Mas aqui seu despertar e o aumento dos seus poderes são trabalhados aos poucos e, portanto, de forma mais interessante (começa a ser trabalhado já na segunda temporada, inclusive). Por exemplo, ao invés de mutantes genéricos, aqui os quatro cavaleiros de Apocalipse são.... bem, não vou dar spoiler, mas digo que o efeito dramático é bem maior. O final também é interessante: a série enfrenta o mesmo problema de JK e Tolkien ao tornar o "Dark Lord" muito poderoso e, assim, criar a necessidade de alguma espécie de milagre ou carta na manga, mas XEv consegue trabalhar isso de forma convincente (incluindo pista a respeito já na primeira temporada).

Já a série clássica, fãs de quadrinhos tendem a elogiá-la porque ela adaptou muitas histórias dos quadrinhos. Percebe-se que sim, pela quantidade de personagens secundários que ela oferece. Mas a maioria dessas histórias são histórias isoladas, contadas em um episódio ou dois, e não trazem grandes consequências: todos esses personagens secundários aparecem e saem de cena, sem deixar rastros. Tanto é que há até uma divergência sobre qual seria a ordem de se ver os episódios, e nenhuma ordem parece boa. Apocalipse aparece logo na primeira temporada, mas sempre fica saindo e entrando de cena nas temporadas seguintes, quer dizer, é como se fosse um vilão do Chapolim que estivesse sempre por aí. Já XEv se concentra em poucos grandes vilões (especialmente Magneto e Apocalipse) e trabalha com eles muito bem. E os personagens secundários vão entrando na série e se estabelecem pra valer, de forma que, ao final da série, temos uma pletora de mutantes com papel relevante na temporada final.

(4) Os personagens do XAS são um tanto quanto caricatos, com jargões repetitivos (como o francês do Gambit, citações de literatura do Fera, frases de efeito da Tempestade, rosnados do Logan...). Já os personagens de XEv parecem pessoas reais, dentro do que é possível dadas as limitações de um desenho animado: pessoas em fase de amadurecimento, que lidam com um mundo que se torna cada vez mais desafiador aos mutantes. Releitura muito interessante da Vampira, por exemplo, que em XEv é uma espécie de gótica complexada (o que faz sentido dada a natureza de sua mutação), mas que cresce e se redime com o decorrer da série. Fãs poderiam reclamar de certos desvios em relação aos quadrinhos, mas se ninguém reclama, usando o mesmo exemplo, da Vampira da Fox, não vejo porque haver tanto purismo com Evolution, que é igualmente uma releitura de X-men. Outro personagem que evolui de forma interessante, inclusive virando uma figura um tanto quanto amargurada mas sem se tornar um vilão, é Spike. Além disso, Evolution faz o favor de evitar o triângulo amoroso entre Ciclope, Jean e Wolverine. E, falando em Ciclope, aqui ele não é um herói de primeira grandeza meramente porque é jovem por toda a série, começando abaixo dos mutantes mais velhos como Xavier, Tempestade e Wolverine, mas é uma figura carismática, que se destaca em relação aos demais alunos, e que também cresce com o decorrer da série: passando de um nerd meio caxias para uma figura inspiradora mesmo quando todos estão em situação de risco, ofuscando inclusive Wolverine. E o pessoal criticou aqui no tópico, chamando de "malhação", mas o modo como a vida escolar/cotidiana é retratada funciona bem tanto para desenvolver os personagens de forma mais humanizada, quanto para termos uma sensação de apego e de perigo quando essa vida escolar, a vida normal, é ameaçada.

(5) Por fim, nesse sentido de não ter ordem correta ou muito planejamento, a série clássica tem um punhado de plotholes. Personagens sabem de coisas que não teriam como saber, meramente pra avançar a trama. Já outros parecem não se conhecer em dada temporada, para em temporada posterior ser mostrado em flashback que já se conheciam sim (por exemplo...). Pior ainda, Cable é retratado como um guerrilheiro de Genosha na primeira temporada, para nas temporadas seguintes resolverem ser mais fieis aos quadrinhos e torná-lo um viajante do tempo e filho de Ciclope - e nada é feito para conciliar essas duas aparições. Já por toda a segunda temporada, Magneto e Xavier ficam sem poderes na ilha dos dinossauros, o que já é, por si mesma, uma premissa meio besta, e ainda é mais absurda porque eles assumem que, sem poderes, Xavier, por algum motivo, voltaria a andar... Enfim, por aí vai.

1711170178367.png

------------------------

Há ainda Wolverine e os X-Men, uma terceira animação. Foi feita após o cancelamento de Evolution, por muita gente que também estava envolvida em Evolution. Chegou a passar na Record, mas não acompanhei, fui ver bem mais tarde... E, para minha surpresa quando assisti, apesar de um punhado de inconsistências em termos de roteiro e visual dos personagens, funciona muito bem, no que a história tem de essencial, como uma continuação do Evolution. Muita coisa parecida, até algumas idiossincrasias de Evolution são mantidas, como Noturno ser um membro regular dos X-men. Emma Frost, que não está em Evolution, estaria numa continuação e já tinha até um design sendo planejado, e, em Wolverine e os X-men, o design é praticamente idêntico e ela é uma recém-chegada no Instituto Xavier, como seria em Evolution. E por aí vai. A série funciona como um meio-termo, uma espécie de transição entre os X-men sóbrios de Evolution e o absurdismo dos X-men tradicionais, com um bom roteiro que trabalha elementos pouco explorados em Evolution, como a ilha de Genosha (governada por Magneto), mutantes perseguidos por sentinelas, "viagem" no tempo (com um mecanismo bem interessante, mais uma visão do que uma viagem propriamente dita), outra saga famosa que não vou spoilear (de forma também mais sóbria, que inclusive começou a ser encaminhada em certo episódio de Evolution, mas não teve maior continuidade), etc. E apesar de ter tido uma única temporada, ela tem começo, meio e fim, amarra e encerra todos os arcos narrativos. Imperdível para quem gosta de Evolution e gostaria de alguma espécie de continuação.

1711170432275.png
 
Última edição:
Só há dois motivos para eu preferir a série clássica, e 90% dos que concordam devem estar no mesmo balaio:

1. Nostalgia: tenho vários lampejos de criança assistindo o XAS, e nenhum assistindo XEv. Isso porque, apesar de a diferença entre o último episódio de um e o primeiro de outro ser de apenas 3 anos, XAS já fazia sucesso quando eu tinha 3, 4 anos, enquanto o XEv só surgiu quando eu tinha 10. Nesta transição da infância, parece que cada ano vale por muitos na confusão da memória, e a lembrança do XAS já possuía uma carga nostálgica até mesmo quando o XEv surgiu.

2. Traços: pode ser efeito da própria nostalgia, mas eu acho o design da série clássica bem mais atraente. Acho o desenho dos personagens do XEv meio esquisito (me lembra o Clube das Winx :lol:), e a colorização parece estranhamente monocromática, sempre em tons escuros.

Mas assim, com discernimento para fazer uma crítica, nunca assisti a sério nenhuma das duas. Pela sua descrição, o XEv parece bem mais interessante, sim.
 
1. Nostalgia: tenho vários lampejos de criança assistindo o XAS, e nenhum assistindo XEv. Isso porque, apesar de a diferença entre o último episódio de um e o primeiro de outro ser de apenas 3 anos, XAS já fazia sucesso quando eu tinha 3, 4 anos, enquanto o XEv só surgiu quando eu tinha 10. Nesta transição da infância, parece que cada ano vale por muitos na confusão da memória, e a lembrança do XAS já possuía uma carga nostálgica até mesmo quando o XEv surgiu.

também acho que é um negócio mais geracional mesmo, e que se eu fosse adolescente na época do evolution e tivesse começado por ali, provavelmente gostaria mais do que da série clássica. para mim a nostalgia pesa assim: acompanhei a clássica desde o começo, foi o que me fez procurar gibi do x-men para ler (e o que consequentemente me encaminhou para o lado dos quadrinhos), MAS: tudo isso durante minha adolescência.

o intervalo de três anos entre uma e outra é exatamente o tempo entre eu deixar de ser adolescente e começar a fase adulta. mesmo meu interesse pela HQ tinha diminuído na época. lembro que cheguei a ler alguns dos novos x-men que saíram lá por 2002 (?) porque o V contou que os x-men do morrison e a arte do quitely estavam ótimos (e estavam. e eu adorava aquele grupo mais toscão, o x-statix :lol: ), mas nunca mais cheguei a acompanhar como antes.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo