• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

World Endurance Championship e outros campeonatos de Endurance

Slicer

Cara do Élfico. Duke of Regexington.
Colaborador
Usuário Premium
Corridas de endurance são corridas longas, cujo objetivo é testar a resistência de carros e pilotos ao máximo. Eventos que se qualificam como endurance costumam durar de 6 a 25 horas, ou uma distância igual ou maior que 1.000 km.

Para comparação, uma corrida de F1 costuma durar 1h40min e cobre uma distância de 300 km, mais uma volta. Uma corrida de 24 horas é o equivalente a todo o campeonato da Deutsche Tourenwagen Masters (DTM) em um único dia.

Campeonatos de endurance que acontecerão em 2014 são:
  • World Endurance Championship: Com a joia da coroa, as 24 Horas de Le Mans, é certamente o campeonato com maior prestígio. Associado com a European Le Mans Series e a Asian Le Mans Series. Participam protótipos e GT.
  • Blancpain Endurance Series: É a casa das 24h de Spa-Francorchamps e os 1000 km de Nürburgring. Participam apenas carros GT.
  • Tudor United SportsCar Championshop (IMSA): Campeonato americano de endurance, contando com corridas históricas, como as 24h de Daytona e as 12h de Sebring. Participam protótipos e GT.
  • 24H Series: Campeonato que passa por Dubai, Mugello, Zandvoort, Barcelona e Hungaroring. Nenhuma corrida tem menos de 12 horas. Participam apenas carros GT.
  • Veranstaltergemeinschaft Langstreckenpokal Nürburgring (VLN): Associação de equipes, onde cada uma organiza um evento de um campeonato com dez, no total, no famoso Nürburgring Nordschleife. É utilizado como preparativo para as 24h de Nürburgring por grandes equipes. Participam apenas carros GT.
Outra diferença do endurance para outros tipos de corrida são as classes de veículos e pilotos. Os pilotos se classificam em:
  • Platina: Piloto profissional em uma série internacional. Exemplos: Tom Kristensen, Lucas Di Grassi, Mark Webber e Bruno Senna.
  • Ouro: Profissional ou semi-profissional em uma série internacional, ou que obteve distinção em uma série nacional. Também pode ser um piloto Platina acima de 55 anos de idade.
  • Prata: Piloto amador, com carreira em nível nacional, ou que já está velho demais para se qualificar como Ouro ou Platina.
  • Bronze: O chamado gentleman driver, também um piloto amador, mas esse corre mais por prazer do que por profissão. Celebridades como o ex-ator Patrick Dempsey (de *Grey's Anatomy*), o ex-goleiro da seleção francesa Fabién Barthez e o empresário Paul Dalla Lana estão nessa categoria, assim como certamente estariam Paul Newman e Steve McQueen.
O regulamento muda para cada série e duração de corrida, mas nas 24 Horas de Le Mans são 3 pilotos por carro. Cada piloto não pode ficar no carro mais do que 4 horas num período de 6 horas, ou mais do que 14 horas no total. Um piloto inscrito nas categorias LMP2 ou GTE Am não pode correr menos do que 4 horas durante a corrida — para evitar que os pilotos profissionais sejam sobrecarregados.

Em 2014, serão cinco classes diferentes nas 24 Horas de Le Mans:
  • Le Mans Prototype 1 Hybrid (LMP1-Hy): Audi, Toyota e Porsche utilizarão tecnologia híbrida nos carros, ou seja um combustível fóssil e um motor elétrico juntos. A Audi utiliza biodiesel há anos em Le Mans, e a Toyota é famosa pelo seu carros Prius, que é o mais vendido há anos nos EUA.
  • Le Mans Prototype 1 Normal (LMP1): Lotus e Rebellion Racing correm entre si em uma categoria de grande potência, mas sem a vantagem da tecnologia híbrida.
  • Le Mans Prototype 2 (LMP2): Para quem quer correr de protótipo e não quer gastar tanto, a LMP2 é uma categoria econômica e extremamente disputada, de equipes privadas, com o custo de chassis limitado a € 362.100 e de motor a € 78.750. A maior fornecedora de motores é a Nissan, a maior fornecedora de chassis é a Oreca, mas os chassis Morgan foram os grandes vencedores do ano passado. É obrigatória a participação de um piloto Prata ou Bronze.
  • GTE Pro: Categoria para pilotos profissionais. Participam a Ferrari 458 Italia, o Chevrolet Corvette C7, o Aston Martin Vantage V8, o Porsche 911 RSR e o Viper GTS-R. São carros de produção, que precisam obedecer às linhas originais do carro e a posição original dos motores.
  • GTE Am: Categoria para pilotos amadores, onde ao menos um tem de ser Prata ou Bronze, e o modelo do carro precisa ter ao menos 12 meses de idade.

Calendário 2014

Janeiro
  • 9-11: 24H Series 24h Dubai
  • 24-26: Tudor 24h Daytona
Fevereiro
  • 11-12: 12h Bathurst
Março
  • 12-15: Tudor 12h Sebring
  • 14-15: 24H Series 12h Mugello

Abril
  • 5-6: VLN Qualificação 24h Nürburgring
  • 11-12: Tudor Long Beach
  • 12-13: Blancpain 3h Monza
  • 18-20: WEC 6h Silverstone
Maio
  • 2-3: WEC 6h Spa-Francorchamps
  • 2-4: Tudor Laguna Seca
  • 24-25: Blancpain 3h Silverstone
  • 30-1/6: Tudor Detroit; 24H Series 12h Zandvoort
Junho
  • 1: WEC Le Mans (Teste)
  • 6-7: Tudor Kansas
  • 11-15: WEC 24h de Le Mans
  • 21-22: VLN 24h Nürburgring
  • 27-29: Tudor Watkins Glen
  • 28-29: Blancpain 3h Paul Ricard

Julho
  • 11-13: Tudor CDN Tire Mosport
  • 22-27: Blancpain 24h Spa-Francorchamps
  • 23-25: Tudor Indianápolis
Agosto
  • 8-10: Tudor Road America
  • 23-24: Tudor Virginia I.R.
Setembro
  • 5-7: 24H Series 24h Barcelona
  • 19-21: WEC e Tudor no Circuit of the Americas
  • 20-21: Blancpain 1000 km Nürburgring
Outubro
  • 1-4: Tudor Road Atlanta (Petit Le Mans)
  • 3-4: 24H Series 12h Hungaroring
  • 9-12: V8 Supercars Bathurst 1000
  • 10-12: WEC 6h Fuji
  • 31-2/1: WEC 6h Xangai
Novembro
  • 13-15: WEC 6h Bahrain
  • 22-23: WEC 6h Interlagos
Dezembro
  • 6-7: 25h de Thunderhill
  • 11-12: 12h do Golfo
Largada das 24h de Nürburgring em 2013 (acelerem até os 19 minutos para o início e narração em inglês):

Largada das 24h de Le Mans em 2013:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo