Corridas de endurance são corridas longas, cujo objetivo é testar a resistência de carros e pilotos ao máximo. Eventos que se qualificam como endurance costumam durar de 6 a 25 horas, ou uma distância igual ou maior que 1.000 km.
Para comparação, uma corrida de F1 costuma durar 1h40min e cobre uma distância de 300 km, mais uma volta. Uma corrida de 24 horas é o equivalente a todo o campeonato da Deutsche Tourenwagen Masters (DTM) em um único dia.
Campeonatos de endurance que acontecerão em 2014 são:
Em 2014, serão cinco classes diferentes nas 24 Horas de Le Mans:
Calendário 2014
Janeiro
Abril
Julho
Largada das 24h de Le Mans em 2013:
Para comparação, uma corrida de F1 costuma durar 1h40min e cobre uma distância de 300 km, mais uma volta. Uma corrida de 24 horas é o equivalente a todo o campeonato da Deutsche Tourenwagen Masters (DTM) em um único dia.
Campeonatos de endurance que acontecerão em 2014 são:
- World Endurance Championship: Com a joia da coroa, as 24 Horas de Le Mans, é certamente o campeonato com maior prestígio. Associado com a European Le Mans Series e a Asian Le Mans Series. Participam protótipos e GT.
- Blancpain Endurance Series: É a casa das 24h de Spa-Francorchamps e os 1000 km de Nürburgring. Participam apenas carros GT.
- Tudor United SportsCar Championshop (IMSA): Campeonato americano de endurance, contando com corridas históricas, como as 24h de Daytona e as 12h de Sebring. Participam protótipos e GT.
- 24H Series: Campeonato que passa por Dubai, Mugello, Zandvoort, Barcelona e Hungaroring. Nenhuma corrida tem menos de 12 horas. Participam apenas carros GT.
- Veranstaltergemeinschaft Langstreckenpokal Nürburgring (VLN): Associação de equipes, onde cada uma organiza um evento de um campeonato com dez, no total, no famoso Nürburgring Nordschleife. É utilizado como preparativo para as 24h de Nürburgring por grandes equipes. Participam apenas carros GT.
- Platina: Piloto profissional em uma série internacional. Exemplos: Tom Kristensen, Lucas Di Grassi, Mark Webber e Bruno Senna.
- Ouro: Profissional ou semi-profissional em uma série internacional, ou que obteve distinção em uma série nacional. Também pode ser um piloto Platina acima de 55 anos de idade.
- Prata: Piloto amador, com carreira em nível nacional, ou que já está velho demais para se qualificar como Ouro ou Platina.
- Bronze: O chamado gentleman driver, também um piloto amador, mas esse corre mais por prazer do que por profissão. Celebridades como o ex-ator Patrick Dempsey (de *Grey's Anatomy*), o ex-goleiro da seleção francesa Fabién Barthez e o empresário Paul Dalla Lana estão nessa categoria, assim como certamente estariam Paul Newman e Steve McQueen.
Em 2014, serão cinco classes diferentes nas 24 Horas de Le Mans:
- Le Mans Prototype 1 Hybrid (LMP1-Hy): Audi, Toyota e Porsche utilizarão tecnologia híbrida nos carros, ou seja um combustível fóssil e um motor elétrico juntos. A Audi utiliza biodiesel há anos em Le Mans, e a Toyota é famosa pelo seu carros Prius, que é o mais vendido há anos nos EUA.
- Le Mans Prototype 1 Normal (LMP1): Lotus e Rebellion Racing correm entre si em uma categoria de grande potência, mas sem a vantagem da tecnologia híbrida.
- Le Mans Prototype 2 (LMP2): Para quem quer correr de protótipo e não quer gastar tanto, a LMP2 é uma categoria econômica e extremamente disputada, de equipes privadas, com o custo de chassis limitado a € 362.100 e de motor a € 78.750. A maior fornecedora de motores é a Nissan, a maior fornecedora de chassis é a Oreca, mas os chassis Morgan foram os grandes vencedores do ano passado. É obrigatória a participação de um piloto Prata ou Bronze.
- GTE Pro: Categoria para pilotos profissionais. Participam a Ferrari 458 Italia, o Chevrolet Corvette C7, o Aston Martin Vantage V8, o Porsche 911 RSR e o Viper GTS-R. São carros de produção, que precisam obedecer às linhas originais do carro e a posição original dos motores.
- GTE Am: Categoria para pilotos amadores, onde ao menos um tem de ser Prata ou Bronze, e o modelo do carro precisa ter ao menos 12 meses de idade.
Calendário 2014
Janeiro
- 9-11: 24H Series 24h Dubai
- 24-26: Tudor 24h Daytona
- 11-12: 12h Bathurst
- 12-15: Tudor 12h Sebring
- 14-15: 24H Series 12h Mugello
Abril
- 5-6: VLN Qualificação 24h Nürburgring
- 11-12: Tudor Long Beach
- 12-13: Blancpain 3h Monza
- 18-20: WEC 6h Silverstone
- 2-3: WEC 6h Spa-Francorchamps
- 2-4: Tudor Laguna Seca
- 24-25: Blancpain 3h Silverstone
- 30-1/6: Tudor Detroit; 24H Series 12h Zandvoort
- 1: WEC Le Mans (Teste)
- 6-7: Tudor Kansas
- 11-15: WEC 24h de Le Mans
- 21-22: VLN 24h Nürburgring
- 27-29: Tudor Watkins Glen
- 28-29: Blancpain 3h Paul Ricard
Julho
- 11-13: Tudor CDN Tire Mosport
- 22-27: Blancpain 24h Spa-Francorchamps
- 23-25: Tudor Indianápolis
- 8-10: Tudor Road America
- 23-24: Tudor Virginia I.R.
- 5-7: 24H Series 24h Barcelona
- 19-21: WEC e Tudor no Circuit of the Americas
- 20-21: Blancpain 1000 km Nürburgring
- 1-4: Tudor Road Atlanta (Petit Le Mans)
- 3-4: 24H Series 12h Hungaroring
- 9-12: V8 Supercars Bathurst 1000
- 10-12: WEC 6h Fuji
- 31-2/1: WEC 6h Xangai
- 13-15: WEC 6h Bahrain
- 22-23: WEC 6h Interlagos
- 6-7: 25h de Thunderhill
- 11-12: 12h do Golfo
Largada das 24h de Le Mans em 2013: