1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

World Endurance Championship e outros campeonatos de Endurance

Tópico em 'Esportes' iniciado por Slicer, 16 Fev 2014.

  1. Slicer

    Slicer Não estava vivo no Dilúvio, mas pisei na lama.

    Corridas de endurance são corridas longas, cujo objetivo é testar a resistência de carros e pilotos ao máximo. Eventos que se qualificam como endurance costumam durar de 6 a 25 horas, ou uma distância igual ou maior que 1.000 km.

    Para comparação, uma corrida de F1 costuma durar 1h40min e cobre uma distância de 300 km, mais uma volta. Uma corrida de 24 horas é o equivalente a todo o campeonato da Deutsche Tourenwagen Masters (DTM) em um único dia.

    Campeonatos de endurance que acontecerão em 2014 são:
    • Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
      : Com a joia da coroa, as 24 Horas de Le Mans, é certamente o campeonato com maior prestígio. Associado com a European Le Mans Series e a Asian Le Mans Series. Participam protótipos e GT.
    • Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
      : É a casa das 24h de Spa-Francorchamps e os 1000 km de Nürburgring. Participam apenas carros GT.
    • Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
      : Campeonato americano de endurance, contando com corridas históricas, como as 24h de Daytona e as 12h de Sebring. Participam protótipos e GT.
    • Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
      : Campeonato que passa por Dubai, Mugello, Zandvoort, Barcelona e Hungaroring. Nenhuma corrida tem menos de 12 horas. Participam apenas carros GT.
    • Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
      : Associação de equipes, onde cada uma organiza um evento de um campeonato com dez, no total, no famoso Nürburgring Nordschleife. É utilizado como preparativo para as 24h de Nürburgring por grandes equipes. Participam apenas carros GT.
    Outra diferença do endurance para outros tipos de corrida são as classes de veículos e pilotos. Os pilotos se classificam em:
    • Platina: Piloto profissional em uma série internacional. Exemplos: Tom Kristensen, Lucas Di Grassi, Mark Webber e Bruno Senna.
    • Ouro: Profissional ou semi-profissional em uma série internacional, ou que obteve distinção em uma série nacional. Também pode ser um piloto Platina acima de 55 anos de idade.
    • Prata: Piloto amador, com carreira em nível nacional, ou que já está velho demais para se qualificar como Ouro ou Platina.
    • Bronze: O chamado gentleman driver, também um piloto amador, mas esse corre mais por prazer do que por profissão. Celebridades como o ex-ator Patrick Dempsey (de *Grey's Anatomy*), o ex-goleiro da seleção francesa Fabién Barthez e o empresário Paul Dalla Lana estão nessa categoria, assim como certamente estariam Paul Newman e Steve McQueen.
    O regulamento muda para cada série e duração de corrida, mas nas 24 Horas de Le Mans são 3 pilotos por carro. Cada piloto não pode ficar no carro mais do que 4 horas num período de 6 horas, ou mais do que 14 horas no total. Um piloto inscrito nas categorias LMP2 ou GTE Am não pode correr menos do que 4 horas durante a corrida — para evitar que os pilotos profissionais sejam sobrecarregados.

    Em 2014, serão cinco classes diferentes nas 24 Horas de Le Mans:
    • Le Mans Prototype 1 Hybrid (LMP1-Hy): Audi, Toyota e Porsche utilizarão tecnologia híbrida nos carros, ou seja um combustível fóssil e um motor elétrico juntos. A Audi utiliza biodiesel há anos em Le Mans, e a Toyota é famosa pelo seu carros Prius, que é o mais vendido há anos nos EUA.
    • Le Mans Prototype 1 Normal (LMP1): Lotus e Rebellion Racing correm entre si em uma categoria de grande potência, mas sem a vantagem da tecnologia híbrida.
    • Le Mans Prototype 2 (LMP2): Para quem quer correr de protótipo e não quer gastar tanto, a LMP2 é uma categoria econômica e extremamente disputada, de equipes privadas, com o custo de chassis limitado a € 362.100 e de motor a € 78.750. A maior fornecedora de motores é a Nissan, a maior fornecedora de chassis é a Oreca, mas os chassis Morgan foram os grandes vencedores do ano passado. É obrigatória a participação de um piloto Prata ou Bronze.
    • GTE Pro: Categoria para pilotos profissionais. Participam a Ferrari 458 Italia, o Chevrolet Corvette C7, o Aston Martin Vantage V8, o Porsche 911 RSR e o Viper GTS-R. São carros de produção, que precisam obedecer às linhas originais do carro e a posição original dos motores.
    • GTE Am: Categoria para pilotos amadores, onde ao menos um tem de ser Prata ou Bronze, e o modelo do carro precisa ter ao menos 12 meses de idade.

    Calendário 2014

    Janeiro
    • 9-11: 24H Series 24h Dubai
    • 24-26: Tudor 24h Daytona
    Fevereiro
    • 11-12: 12h Bathurst
    Março
    • 12-15: Tudor 12h Sebring
    • 14-15: 24H Series 12h Mugello

    Abril
    • 5-6: VLN Qualificação 24h Nürburgring
    • 11-12: Tudor Long Beach
    • 12-13: Blancpain 3h Monza
    • 18-20: WEC 6h Silverstone
    Maio
    • 2-3: WEC 6h Spa-Francorchamps
    • 2-4: Tudor Laguna Seca
    • 24-25: Blancpain 3h Silverstone
    • 30-1/6: Tudor Detroit; 24H Series 12h Zandvoort
    Junho
    • 1: WEC Le Mans (Teste)
    • 6-7: Tudor Kansas
    • 11-15: WEC 24h de Le Mans
    • 21-22: VLN 24h Nürburgring
    • 27-29: Tudor Watkins Glen
    • 28-29: Blancpain 3h Paul Ricard

    Julho
    • 11-13: Tudor CDN Tire Mosport
    • 22-27: Blancpain 24h Spa-Francorchamps
    • 23-25: Tudor Indianápolis
    Agosto
    • 8-10: Tudor Road America
    • 23-24: Tudor Virginia I.R.
    Setembro
    • 5-7: 24H Series 24h Barcelona
    • 19-21: WEC e Tudor no Circuit of the Americas
    • 20-21: Blancpain 1000 km Nürburgring
    Outubro
    • 1-4: Tudor Road Atlanta (Petit Le Mans)
    • 3-4: 24H Series 12h Hungaroring
    • 9-12: V8 Supercars Bathurst 1000
    • 10-12: WEC 6h Fuji
    • 31-2/1: WEC 6h Xangai
    Novembro
    • 13-15: WEC 6h Bahrain
    • 22-23: WEC 6h Interlagos
    Dezembro
    • 6-7: 25h de Thunderhill
    • 11-12: 12h do Golfo
    Largada das 24h de Nürburgring em 2013 (acelerem até os 19 minutos para o início e narração em inglês):
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Largada das 24h de Le Mans em 2013:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     

Compartilhar