• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Wikipedia: vocês confiam?

Eu acho que sempre tem algum inútil querendo atrapalhar as coisas certas,mas sempre vai alguém certo arrumar,aí a pessoa inútil estraga.
Mas de modo geral,nunca vi nada de estranho na Wikipedia.
Se essas pessoas gostam de estragar tudo,que vá a Desciclopédia.
_________________________________________________________________
you will not pass
 
Fiz algumas correções por lá, mas como foi dito, há sempre alguém que "disvirtua" o texto e links, com correções erradas, ou desvios que não tem nada a ver com o assunto.

Desanima pois a Obra é Grandiosa, e resumí-la é difícil, pois dentro do que temos, informações já reduzidas, e alguém simplesmente por achar que pode detonar vários pontos chaves de um texto...
 
Post Original de Chovni
Se essas pessoas gostam de estragar tudo,que vá a Desciclopédia.


Concordo plenamente! (Embora na Desciclopédia certos artigos me provoquem risos...)

"Oh Wikipédia!
Magna Enciclopédia!
Grande alvo de saqueadores virtuais
que distorcem os teus ideais!" (Curunír 'Lân
) :think:
:lol:
Bem, a Wikipédia é alvo de muitos vândalos que escrevem qualquer coisa achando isso bonito (eles nem sabem o que escrevem).
Alguns artigos são muito faceis de serem alterados, mas nos artigos que envolvem as ciências exatas é bem dificil notar alguém escrevendo abobrinhas (Como vão escrever sobre algo que não conseguem compreender? Desse modo ficaria fácil detectar os erros).

A sorte é que existem enviados dos céus, da razão e do bom senso que aparecem e retornam tudo ao seu estado original.
 
Última edição:
Eu corrijo, por semana, cerca de quinze erros na Wikipédia. Em relação a Tolkien, Igreja Católica, Mitologias, Química, Física, Linguística, Física Quântica, Biologia, Filosofia, História, Geografia, Filologia e Idiomas (E quaisquer ramificações dos temas acima citados); eu me faço sempre presente e atuante em prol do aperfeiçoamento e correção dos artigos.

O problema é que pessoas que se fazem sempre presentes e atuantes em prol do vandalismo e destruição dos artigos.

- - - Updated - - -

Ah, sim! Esqueci de citar a Música Clássica, outro tema em que sempre dou palpite.
 
É...............NÃO.

Não confio na Wikipedia. Pode até haver o pessoal que edita as coisas para que elas "voltem ao normal" e tal, mas não confio.

Ao menos não totalmente...
 
Mas é um raciocínio circular. Você compra um NFT agora porque outro idiota no futuro vai comprar por mais dinheiro. Mas pra quê, afinal? 🤔
 
Me lembro antes do MSN se popularizar e o ICQ na virada do século era bem popular, tinha gente que vendia números de registro com poucos dígitos por valores altos e na época tinha quem acreditasse que tendo isso, em 20 anos estaria valendo uma fortuna :lol:. Só não contavam que esse aplicativo perdeu espaço rápido ainda na primeira metade dos anos 2000.
 
Nunca, não se confia em informação que não se sabe de onde ou quem fez, passei uns meses concertando a doutrina de alcunha "adocionismo" cristão do século VIII, e toda vez que ia lá algum idiota distorcia as informações e retirava as fontes que eu tinha posto, até que cansei e deixei que os idiotas continuem propagando mentiras.
 
Eu confio só quando são informações superficiais e não-sensíveis, nas quais, havendo erro, não há prejuízo para mim de nenhum modo. Saber se Fulano é casado, quantos e quais livros ou discos lançou, idade, altura, bobagens assim; dados sobre países, como população, área total etc.; basicamente qualquer coisa que eu não queira consumir na ilusão de que estou a estudar algum tópico a sério: ou seja, só coisinha trivial. O que, por sua vez, pode ser traduzido como: não confio, não. :lol:
 
Quanto a confiabilidade, tirando aqueles artigos que nitidamente estão muito no início, que batemos o olho e vemos que são muito pequenos, rasos e completamente escassos de informações, eu sempre penso que existe uma margem de confiabilidade mínima aceitável na Wiki sim, desde que pensando como uma fonte de consulta rápida (leitura de pouquíssimos minutos) pra você pescar as informações mais básicas que você precisa.

Agora se o tema que li me interessou e quero me aprofundar mais, eu corro atrás de outras fontes, mas no geral acho válido coloca-la como primeira rota de consulta, te dando alguns parâmetros que facilitam muito uma consulta mais profunda. Então pra isso ela é muito útil sim.
 

Para tem se interessou e quer saber quão prático (ou não) é fazer isso, aqui tem a versões offline em um formato ultra-compactado: https://wiki.kiwix.org/wiki/Content_in_all_languages

Por exemplo, aqui tem um torrent com a versão completa da Wikipedia em inglês com a revisão mais recente de todos os artigos até Dezembro de 2021 e imagens em tamanho reduzido tem 87 GB: https://download.kiwix.org/zim/wikipedia_en_all_maxi.zim.torrent

É surpreendentemente prático, até:

Screenshot from 2022-03-23 11-43-24.png
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo