• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Wikileaks vaza milhares de documentos secretos sobre Guerra no Afeganistão

ExtraTerrestre

Usuário
Da Folha Online

Mais de 91 mil documentos secretos obtidos pelo site Wikileaks revelam detalhes de uma guerra do Afeganistão mais difícil e mais sanguinária do que os Estados Unidos querem fazer crer.

Entre as informações que vieram a público ontem está a existência de um destacamento militar especial para capturar ou matar insurgentes sem direito a julgamento.

Em um dos maiores vazamentos da história militar americana, os arquivos, que vão de janeiro 2004 a dezembro de 2009, mostram ainda que o Taleban está mais forte do que no início do conflito, em 2001, e que centenas de mortes de civis deixaram de ser relatadas oficialmente. (...)

Reportagem completa clicando aqui

EDIT: E então, o documento descreve detalhadamente algumas das irregularidades já presumíveis na guerra, mas dizem que até então nada de novo. O que vocês pensam que vai dar? Vai feder pro lado de alguém?
 
Última edição:
Não acho que vai feder ao ponto de incriminar ninguém, afinal, o exército é dos EUA.
Mas provavelmente a imagem do exército ficará mais desgastada ainda perante o povo norte-americano.

Aquelas dúvidas do "vale a pena?" vão vir com mais embasamento, e se a crise econômica tiver seu 2º round, como muitos economistas acreditam, pode ser que esse vazamento de documentos contribua para guerra terminar antes do que a Congresso/Pentágono/empresas bélicas gostariam.
 
Última edição:
Também não vejo muita chance de dar confusão para os civis, mesmo porque foi acordado com os três jornais que tiveram acesso aos documentos (Guardian, NYT e Spiegel) que nenhuma informação "particularmente sensível" será divulgada. E nos militares, se feder é para alguém menor, que vão trocar, ninguém vai ficar sabendo e fica por isso mesmo, sem fazer diferença às diretrizes ou à (in)eficácia do exército americano.

Agora, politicamente, pode piorar muito a imagem das investidas militares americanas. E na Alemanha, país de um dos periódicos, pode provocar um enorme embate político, num lugar onde qualquer marolinha sobre a área militar vira um tsunami.
 
E na Alemanha, país de um dos periódicos, pode provocar um enorme embate político, num lugar onde qualquer marolinha sobre a área militar vira um tsunami.

É verdade, você tocou num ponto sensível: os países da OTAN.
Provável que os governantes destes países pensem 2x antes de enfrentar a opinião pública para mandar alguns soldados pro Afeganistão.
 
Este caso despertou algumas opiniões um tanto exóticas de alguns sujeitos mais extremos nos EUA. Um comentarista político chamado Marc Thiessen, que escrevia discursos pra George W. Bush e alguns nomões do seu governo, soltou uma nota com posições um pouco extremas no Washington Post (http://www.washingtonpost.com/wp-dyn/content/article/2010/08/02/AR2010080202627_pf.html). Dois trechos mais chamativos:

Assange is a non-U.S. citizen operating outside the territory of the United States. This means the government has a wide range of options for dealing with him. It can employ not only law enforcement but also intelligence and military assets to bring Assange to justice and put his criminal syndicate out of business.
Arresting Assange would be a major blow to his organization. But taking him off the streets is not enough; we must also recover the documents he unlawfully possesses and disable the system he has built to illegally disseminate classified information.

Isso apareceu no Slashdot ontem e pode ter mais informação útil para quem tiver paciência para ler as centenas de comentários que se acumulam sobre isso em http://yro.slashdot.org/story/10/08/02/2014219/WikiLeaks-a-Clear-and-Present-Danger-Says-WaPo.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo