• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Wikileaks: Para EUA, Brasil oculta prisões de terroristas.

Allënheisch

Slavsia!
Um despacho de 2008 da Embaixada dos Estados Unidos em Brasília, revelado ontem pelo site Wikileaks, afirma que o governo do Brasil é "um parceiro cooperativo" contra atividades terroristas, apesar de não gostar de tornar o assunto público. Segundo o documento, o Brasil colabora e inclusive "prende com frequência indivíduos ligados ao terrorismo".
Por outro lado, o despacho afirma que o tema é tratado com cuidado no País, em parte, pelo "medo de estigmatizar a grande comunidade muçulmana no Brasil", ou de "prejudicar a imagem da área como um destino turístico". O texto afirma que a postura pública brasileira busca "evitar parecer com o que é visto como uma política agressiva dos EUA de guerra ao terrorismo".

O documento é assinado pelo então embaixador dos EUA no Brasil, Clifford Sobel, e tinha como destino o Departamento de Estado norte-americano. Ontem, o site Wikileaks divulgou dezenas de milhares de documentos secretos do governo dos EUA, com notas diplomáticas que incluem relatos sobre vários países.

O despacho relativo ao Brasil, de janeiro de 2008, afirma que os mais altos órgãos do governo brasileiro, "particularmente o Ministério das Relações Exteriores", são "extremamente sensíveis a quaisquer alegações de que terroristas tenham uma presença no País - seja para levantar fundos, arranjar logísticas ou mesmo transitar pelo território - e irão rejeitar vigorosamente quaisquer declarações" nesse sentido sobre o tema.

Apesar das prisões citadas, o documento assinado pelo embaixador lembra que, em geral, os suspeitos são acusados em vários quesitos, não relacionados ao terrorismo, para "evitar chamar a atenção da mídia e dos níveis mais altos do governo". O documento cita especificamente a Polícia Federal, afirmando que ela prendeu no ano anterior (2007) vários suspeitos de financiar o terror, mas estes foram acusados por vínculos com o narcotráfico, entre outros. O documento afirma que também a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) "monitora as atividades desses supostos extremistas".

O despacho ainda nota que a área que mais domina a cobertura jornalística nacional sobre a suposta presença de extremistas é a Tríplice Fronteira entre Brasil, Argentina e Uruguai. Apesar disso, o texto afirma que "a principal preocupação de contraterrorismo, tanto para funcionários brasileiros quanto para a missão dos EUA no Brasil, é a presença de atividades de indivíduos com vínculos com o terrorismo - particularmente vários suspeitos extremistas sunitas e alguns indivíduos ligados ao Hezbollah - em São Paulo e outras áreas do sul do Brasil".


Fonte: Reuters.


Sinceramente, não sei se alguém ainda leva o Wikileaks á sério, são tantas notícias descalpeladas de documentos secretos que me parecem um tanto equivocados, não dá pra confiar no que eles alegam.

De qualquer forma, isso parece um prato cheio pros crentes na Teoria do Conspiração. :mrgreen:

Paulistas e sulistas, cuidado! Vocês podem topar por aí com militantes do Hezbollah á qualquer hora! Temam! :mrgreen:
 
Sinceramente, não sei se alguém ainda leva o Wikileaks á sério, são tantas notícias descalpeladas de documentos secretos que me parecem um tanto equivocados, não dá pra confiar no que eles alegam.

Eles não alegam nada, eles só divulgam os documentos :eh:
 
Tem coisas curiosas lá, mas chamar a Angela Merkel de chanceler-teflon é maldade :devil:.

O melhor que vi até agora é este aqui:
Código:
13.  (C) Levitte observed that Venezuelan President Hugo 
Chavez is "crazy" and said that even Brazil wasn't able to 
support him anymore.  Unfortunately, Chavez is taking one of 
the richest countries in Latin America and turning it into 
another Zimbabwe.

Definitivamente, eu concordo com o Sr. Jean-David Levitte neste ponto :)
 
Esse material liberado agora está bem mais divertido do que aquele anterior, do Afeganistão
 
Definitivamente, eu concordo com o Sr. Jean-David Levitte neste ponto :)

Você acredita que a Venezuela se tornará um possível Zimbabwe?

Eu pessoalmente não vejo por este lado embora eu não concorde com a política interna de Hugo Chavez.

As conjunturas da Venezuela, embora frágeis a meu ver não são 100% similares a conjuntura do Zimbabwe, embora ambos sejam governados por ditadores.

O que vc acha? :think:
 
Não costumo levar esse tipo de assunto a sério ,ainda mais na internet que é cheia de gente querendo pregar o caos e tudo mais ,porém parece que esses documentos lançados no WikiLeaks são reais, ontem a Hillary Clinton se pronunciou sobre a parada

http://www.gazetadopovo.com.br/mund...zamento-de-dados-secretos-diz-Hillary-Clinton

A principio achei que eles iam negar a veracidade dos documentos e coisa e tal ...

Outras noticias interessantes sobre esses documentos vazados :

http://www.gazetadopovo.com.br/mund...eaks-Chavez-diz-que-Hillary-deveria-renunciar

http://www.gazetadopovo.com.br/mund...baixadora-dos-EUA-apos-revelacao-no-WikiLeaks
 
Eles são de fato reais, o governo americano reconheceu isso, então não tem nem dúvida.

Aliás, tão tentando de todo jeito dar um fim no dono do Wikileaks. Inimigo público 1 dos EUA atualmente :D
 
Pelo visto vai longe essa historia, engraçado a maneira como os outros países são retratados nesses documentos, os caras não tem respeito por ninguém ...

Mas o que vocês acham?
As relações internacionais dos EUA vão ser abaladas ?
 
É a mesma coisa que alguém gravar a conversa sua e do seu amigo a respeito da sua sogra.

Isso não é algo pra se ir ao público. Não esse tipo de coisa.

Uma coisa é relatar corrupção dos países, ou coisas abafadas pelo governo.
Outro é relatar correspondência entre diplomatas.

Acho que a Wilileaks tá se chafurdando na lama, e se sofrer retaliação nesse caso, não vou ser eu que vou lamentar. Isso que ela está fazendo é errado.

Imagina para um argentino saber que os EUA tinham dúvidas sobre a saúde mental da sua presidente?
 
Se não me engano, já houve caso de árabes presos no Brasil por remeter dinheiro para o Hezbollah.

Mas btw, interessa-me muito saber que, se por um lado o Brasil prendeu gente ligada a grupos que incomodam os Estados Unidos, por outro rechaçou o lobby americano de tentar enquadrar o terrorismo como uma ofensa à parte.

Quanto ao dilema democracia x diplomacia, é uma questão bastante delicada. Do modo como ela é "resolvida" hoje, o panorama fica incoerente, já que é uma clara falta de transparência pública, mads estável, porque o povo se conforma em não saber o que o seu país está fazendo lá fora. Criar uma solução coerente e estável é complicado demais, e passa por dois caminhos: oficializar o sigilo como uma exceção à democracia ou tornar tudo público, o que fragilizaria demais a primeria nação que tomasse essa atitude.

PS.: E a Suécia mostra, cada vez mais, que é a primeira sociedade do mundo a ser efetivamente transformada pela internet. O Wikileaks é hosteado lá porque o país já tem, antes mesmo da rede mundial, leis que protegem a divulgação de informação. Além disso, há dentro da Suécia diversas iniciativas pró-transparência pública, como um partido pela democracia direta e outro mais famoso, o Pirata, que luta contra a noção de propriedade intelectual e ocupa assentos no Parlamento Europeu.
 
Sei não. O dono do wikileaks está sendo preso por um suposto crime sexual, muito do estranho, segundo quem acompanha. E a condenação aos donos do Piratebay (inclusive a multa aumentou) foi retificada essa semana.

Eles são mais resistentes aos lobbies, mas não imunes.
 
Sei não. O dono do wikileaks está sendo preso por um suposto crime sexual, muito do estranho, segundo quem acompanha. E a condenação aos donos do Piratebay (inclusive a multa aumentou) foi retificada essa semana.

Eles são mais resistentes aos lobbies, mas não imunes.

É, eu citei que as leis são permissivas com a divulgação da informação, mas o que eu queria mesmo dizer é que por lá está havendo um enorme movimento em prol da transparência pública e da liberdade de informação via internet.

Neste sentido, eles talvez sejam a primeira sociedade a receber um grande impacto político da internet.
 
A cabeça desse cara tá a prêmio, até parece que ele falou alguma mentira, são documentos, quem conversou alguma coisa com o embaixador americano deve tá com o c* na mão, acho que Bin Laden deve tá com ciúmes, tomaram o lugar dele de alvo americano principal.
 
Eles não alegam nada, eles só divulgam os documentos :eh:

Me expressei mal, Deriel, quis dizer que não confio totalmente nos documentos que eles divulgam, não creio que sejam totalmente veridicos, suspeito de alguma manipulação, porque acho tão descabidos esses documentos, citam coisas que não são lá tão relevantes, como por exemplo, essa afirmação de que Sarkozy se beneficia da popularidade de Carla Bruni, pra conseguir moral aqui no Brasil. Francamente, tem algumas coisas que são dificeis de acreditar, mas não todas é claro.

E ainda tem mais essa que soltaram hoje, de que as FARC exploram urânio no Norte do país, outra coisa que não tendo á acreditar. Como as FARC teriam dinheiro suficiente para explorar minérios? Eles vivem de narcotráfico, acho meio dificil. E outra, pra que diabos as FARC necessitariam de urânio? Eles tem usinas pra enriquecimento e uma eventual produção de bomba? Eles revenderiam ilegalmente o urânio contrabandeado, como fazem com os narcóticos? Não sei, mas não levo fé nesses documentos, posso estar errado, claro, mas no fim das contas, não acho que foram lá essa reveleção bombástica toda como foi no caso dos documentos da Guerra do Afeganistão e do Iraque.
 
Bom, pode não acreditar, mas o governo dos EUA os admitiu verídicos. Se o dono dos documentos admitiu que são verdadeiros, que sou eu pra duvidar? :g:
 
Bom, pode não acreditar, mas o governo dos EUA os admitiu verídicos. Se o dono dos documentos admitiu que são verdadeiros, que sou eu pra duvidar? :g:

Pois é né, eu sei disso, mas são tão estranhos quanto descabidos, que mesmo assim ainda fico com um pé atrás, e temos de convir, nada que os EUA dizem agora se escreve, eles já não tem mais a mesma credibilidade de antes. Mas, eles confirmaram né, o que eu posso fazer? :mrgreen: (Eu sei, eu sou teimoso mesmo!)
 
A veracidade da informação do conteúdo dos documentos pode ser discutida. O fato de que eram de fato documentos reais dos EUA não :g:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo