• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Wicca, paganismo, mitologia celta e afins...

Eu não diria uma ordem iniciática, mas uma comunidade iniciática de caráter religioso. (Diferente da Rosa Cruz que tem caráter filosófico/fraternal)

De resto concordo plenamente.

Mas o que seria uma "comunidade iniciática"?
Ou foi um termo "adaptado"? Heheh. ;)
 
Eu sou pagã tb!

Não vou dizer que sigo uma linha wiccan, ou druídica....
Q me chamem de bruxa mesmo... Os deuses e os rituais serão os mesmos...
Que td se misture no grande caldeirão da Deusa... hehe
Levo minha religião, minha deusa, e td mais a sério
E admiro qquer um que leve a sério afinal considero religião algo sério...
E tb hj anda meio modinha... Uma pena...

Quem sabe uma dia eu viro uma Bruxa da Floresta....
Morando do meio do mato... :grinlove:
Aiai, sonhos, sonhos.....
 
Eu sou pagão - pq não fui batizado quando criança... :roll:

Agora, falando sério: como o Vela disse, talvez eu seja o muro.

Melhor, eu sou eu.

Eu tenho minha concepção beeeeeeem pessoal acerca do assunto, a qual não compartilho com niguém.

Para mim, basta dizer que simplesmente não consigo sair de casa sem meu Pentagrama no pescoço... :roll:

Não pretendo fazer parte de grupo nenhum 8-)
 
Sou pagão, mas naum sigo nenhuma linha..... eu pego um pouco de tudo, o que me interessa eu absovo, o que eu naum gosto, eu descarto e uso só como conhecimento..... eu tenho minhas próprias crenças, elas me confortam e eu gosto disso, naum preciso seguir nehuma linha se eu posso criar a minha própria, e ela me satisfaz...
 
Eu acho que isso seria "eclético", que é como me considero. Absorvo um pouco de cada fonte. Bebo de todas, pois desprezar conhecimento, cultura e sabedoria é um sinal de imensa arrogância.
 
Eu sou o muro, eu sou tudo e nada ao mesmo tempo... Sim sim... Belas concepções.

Uma coisa muito infeliz isso acontecer. Wicca virar moda é como Tolkien virar moda. É bom porque surgem várias publicações que nos auxiliam em vários aspectos, ruins porque pessoas que não tem nada a ver com nada aparecem também do nada pra não fazer nada, além de floodar, de viajar e de fazer tudo pra aparecer.

Minha visão do mundo é minha, não sigo nenhuma religião nunca pensaria emmontar um coven porque entre mim e o universo não precisa haver mais ninguém porque só eu sei o quanto eu levo ou não a sério ...
 
Às vezes eu fico em dúvida se "pego das crenças só o que eu gosto" não é uma atitude meio conformista. Porque somos muito apegados a valores e temos medo de mudar. Li em algum lugar sobre "sementes e flores". A semente tem medo de mudar, mas mesmo assim quer virar uma flor. Acha que pode ser flor ainda sendo semente!!

Acho que as pessoas têm medo de sair de seus lugares quentinhos e confortáveis e mudarem realmente. Poucas pessoas mudam de verdade.. Não acho que "adaptar" tudo seja a melhor solução.

Obviamente não estou dizendo que devemos dizer "ave, césar" a todas as religiões e suas leis, mas é questão de disciplinar a si mesmo.. Acho que todos precisamos um pouco.

Lembre-se de G. Orwell: "Liberdade é escravidão".

Às vezes eu acredito que seja mesmo.
 
Eu sempre fui espírita (umbandista), e aprendi muitas coisas maravilhosas!! E como esta religião prega a caridade, o amor, o respeito, e pratica a magia branca, ela tem algumas semelhanças com várias outras religiões, eu acho. Gosto muito dos ensinamentos dos Wiccas, e apesar de não me aprofundar muito no assunto (por falta de tempo mesmo :( ) sinto-me como se fosse uma bruxinha de verdade!! E as pessoas às vezes me chamam de bruxa, sem nem saber disso!! :lol:
Eu tenho uma intuição MUITO forte (sempre tive) e ultimamente, tenho tido umas coisas meio estranhas, do tipo, adivinhar a próxima música que vai tocar no rádio, quando o telefone toca (ele não tem Bina!! :lol: ), eu sei quem é antes mesmo de atender... coisinhas básicas, e talvez até banais para pessoas que são mais desenvolvidas, mas que eu acho muito importantes para mim!!
E sempre digo isso: quando se trata de aprender coisas boas, que vão ajudar no desenvolvimento da alma, espírito, caráter, eu estou disposta a qualquer coisa!! Adoro aprender coisas novas!!
Adoro mitologia (os celtas são fascinantes!), adoro os deuses egípcios e gregos.. Putz, tem tanto assunto legal!!
Ah, detalhe importante!! Eu sou simplesmente apaixonada pela LUA!!! Fico completamente hipnotizada pela lua,principalmente a Cheia!!
 
Sei mto pouco dessas religiões pagãs... mas o pouco q vi d wicca pareceu legal.
Não sigo qq religião, pra falar a verdade sou atéia. Mas ainda assim acho q pode ter mta coisa interessante em mitologias (e nisso incluo religiões), msm q só como conhecimento.
Pena q no meu comodismo e sedentarismo habituais, acabo não indo a procura d nada... fico sempre receosa qnto a confiabilidade das fontes e não leio nada...

Ah, sim, e do ponto d vista da igreja sou pagã sim, pois tb num fui batizada. Não por parte d mãe, pelo menos... pq meu pai já me apresentou a um padrinho meu... mas ele não me perguntou (e nem eu tinha idade pra responder) se eu queria ou não.
 
Mas na verdade paganismo é mais amplo que Wicca né? Porque pagão pode ser quem acredita nos deuses gregos ou no Asatrú etc, ou hoje em dia isso foi restrito apenas a mitologia celta?
 
Ah, sim, outra q eu simpatizo bastante mas sei menos ainda é o Budismo. Esse tb é um tipo d paganismo? Eu sei lá qual é a definição d pagão....

Aqui: de acordo com o meu mini-dicionário,
Paganismo: designação dada pelos primeiros cristãos ao politeísmo.
 
Budismo é uma religião atéia, então não pode ser considerada pagã, aliás, o conceito dos orientais de religião é diferente do nosso, então o budismo ta mais pra filosofia de vida...
 
Não tem deus?
Oba! Vou aderir, então!

Agora eu to falando d zoação... mas na verdade budismo já me atrai desde antes d eu ficar sabendo d wicca...
 
Vela disse:
Budismo é uma religião atéia

Acho que não é bem isso. Budismo é uma religião que não cita Deus. Não o especifica. O deixa à mercê de sua própria interpretação. Nada a ver com religião atéia.

Ah, sei lá, na minha opinião Budismo nem religião é, já que não tem nem Deus nem dogmas, apenas cita um caminho pra se viver, não faz uma ligação entre homens e deus (que é o propósito das religiões, já que a palavra vem do latim religare cujo significado é obvio). Acontece que na Índia o budismo surgiu como uma filosofia de vida, e assim passou para a China etc, mas no Japão os sacerdotes xintoístas a adaptaram para religião a misturando com o xintoísmo, e pelo contato com o Japão a idéia do budismo chegou ao Ocidente, e como aqui as pessoas não conseguem separar um modo de viver de religião o budismo foi considerado uma, mas na minha opinião não é.
 
Ok, digamos então que eu errei em usar o termo "religião".

Mas mantenho a parte de não ser atéia, apenas não cita quem é Deus.
 
Parece que o budismo é mesmo uma linha de vida, pois deixa que seus "seguidores" sigam as tradições de outras religiões.
 
SOCORRO!!! ESTÃO ENLATANDO A WICCA!

Muito se falou e se fala a respeito, muita coisa foi escrita, e muitos mal entendidos foram criados, mas o fato é que, ao contrário do que se pensa a Wicca é NOVA.
As várias versões da palavra "Wicca" têm real fundamento, mas são puramente derivações escolhidas para o propósito puro e simples de escolher o nome da Religião. Até mesmo de suas diversas formas ritualísticas foram inventadas, montadas, adaptadas, suprimidas, repassadas, etc, etc, etc. E já digo de antemão que isto não a faz menor do que ela é realmente ou muito melhor, do que ela pode se tornar, uma Religião mais eclética, moderna, que cultua a liberdade sem a imposição de DOGMAS (1).
A Wicca não é "aquela" bruxaria que teve suas bruxas queimadas; ela tomou para si o título e a história a partir do momento em que Gardner a criou, juntamente com Crowley (É interessante notar que muitos dos Wiccanos não suportam magos cerimoniais, esquecendo-se ou ignorando o fato de vários elementos de magia cerimonial/sexual inclusos nos rituais wiccanos!)
A Wicca é uma "recriação", uma "corrente" de algo mais antigo, algo fechado ao extremo, de pessoas que sempre andaram "ao redor", e nunca quiseram "aparecer no meio".
A história entre muitos Bruxos Tradicionais é de que Gardner procurou uma forma de entrar para alguns círculos ingleses, e não obtendo êxito (o que é muito comum encontrar dificuldades para entrar em nos "Inner Courts", criou seu próprio sistema, no que foi muito auxiliado por Crowley.
O título "Bruxo" ou "Bruxa" nunca foi de interesse tal que justificasse defesa por parte dos Bruxos tradicionais, por isso, nunca foi campo de batalha. Nem mesmo existe rivalidade em muitos dos círculos wiccanos na Inglaterra que trabalham juntos em "Out Courts" da Tradicional Bruxaria.
Então tudo o que se diz da Wicca não está errado, apenas um tanto distorcido ou incorreto.
Ao contrário do que os "pregadores" wiccanos dizem: A RAIZ da Wicca é antiga, mas a Wicca é NOVA.
Outra distorção é que "Não existem Bruxos Tradicionais."
A Bruxaria Tradicional NUNCA morreu e nem é a mesma coisa que Wicca!!!
A Bruxaria Tradicional difere da Wicca em muitos aspectos, desde o que se refere aos pontos cardeais, usos, solstícios e equinócios, tradições, divisões e graus, hereditariadade, grimórios, estudos bíblicos, goéticos, judaicos, ou seja, EXTREMAMENTE diferente do que se apregoa como "Bruxaria" sob a ótica wiccana. Seus círculos continuam extremamente restritos, e a intenção não é nunca será a de crescer e se tornar massificada.
Isto difere com tudo o que vocês ouviram sobre a Bruxaria? COM CERTEZA.
Muitos "Bruxos Hereditários", de reais linhas tradicionais, acabaram por perder o contato com suas raízes, que se modernizaram com o tempo e se institucionalizaram, mantendo registros destes círculos atuantes nos países europeus, daí muitos dos Bruxos por hereditariedade terem aprendido de forma diferente a lidar com o conhecimento transmitido.
Alguns Bruxos hereditários possuem somente alguns grimórios escritos, antigos livros de receitas de difícil aplicação no mundo moderno, e perderam, na grande maioria das vezes, o conhecimento que só era transmitido, como manda a tradição, de forma oral.
Outros, raros, preferem continuar trabalhando como trabalhavam seus pais, avós, bisavós... em silêncio.
Conheci um wiccano (que por sinal é famoso dentro da área) que vivia "berrando" a mesma besteira que muitos de acreditam, que a Wicca nasceu desde a época primitiva, que a Bruxaria da forma que existia antes não existe mais, etc... que a Bruxaria É Wicca, e que não existe diferença e blá, blá, blá.
Mas enfim, penso que se as pessoas souberem caminhar, cuidando por onde pisam, terão um árduo caminho se a Wicca continuar a se abrir como está se abrindo.
A partir do momento em que decidirem não ter mais a mente ordinária, comum, pertinente às massas afoitas em achar algo diferente, e depois torná-la tão comum quanto as religiões de massa mais antigas...as pessoas acabam por se desiludir. Ilógico, não é? Mas real, infelizmente...
É totalmente non-sense a limitação mental dentro de círculos ocultistas, portanto, no meu modo de ver, a Wicca cada vez mais se afasta do seu conceito mais primitivo, e vai se tornando vulgar, massificada.
Os expoentes com seus chavões e histórias distorcidas muito laboram no sentido de arrebanhar "fiéis", no que são muito bem sucedidos, pois a preguiça mental típica de nosso povo e a massificação da (contra) cultura americana deixa campo fértil para que qualquer um plante sementes de intolerância e fanatismo.
Deve-se ter em mente que a Wicca é uma Religião NOVA e tem bastante para crescer, evoluir, e tem gente muito boa trabalhando nisto. Gente que não tem preconceitos e que não fica "martelando" idéias mastigadas na cabeças de outras pessoas, gente que para trabalhar se baseia em outras diversas linhas de trabalho (estudos alquímicos, estudos de magia cerimonial, estudo de teologia, teosofia, Cabala e derivações, psicologia, muuuito estudo sobre astrologia, etc, etc, etc), gente disposta a acabar com dos DOGMAS que andam criando ao redor desta bela Religião que é a Wicca.
O que particularmente é irritante é que a maioria dos wiccanos se conforma em ler livros americanos (enlatados americanos? ué a bruxaria não tem raiz européia???? gente... cadê a tradição deles?).
O que ganhamos em copiar os modelos americanos? Aliás, o que ganhamos com os americanos e sua "shit" cultura além de excelentes filmes (somente boa fantasia)? - Acordos ecológicos não assinados, a miséria de nosso povo devido aos acordos injustos e a exploração metódica e sistemática do nosso país... pensem um pouco... porque o modelo deles?
Cada vez mais se vêm wiccanos tão fanáticos e briguentos como verdadeiros protestantes da wicca, desinformação da GROSSA, típica de mentes limitadas mais adaptadas a não discutir idéias, simplesmente impô-las ou ainda, discutir pessoas.
Tudo bem... culpa da própria Bruxaria Tradicional, que não divulga suas raízes aqui na nossa terra tupiniquim e não tem pretensões de crescer, de não virar enlatado, mas convenhamos pessoal, isto de dizer que a Wicca "não é nova" é um pé no saco de qualquer pessoa que pesquisou usando outros parâmetros!
Não desmerecendo os atuais autores e expoentes da Wicca no Brasil, mesmo tendo passado tantas informações errôneas, tem-se "batido o martelo" em várias questões que são ridículas. Estão ditando regras, dizendo "isto é certo", "isto é Wicca", "isto não é"... "isto é um absurdo", "fulano de tal não é do caminho", decidindo quem é e quem não é bruxo... pôxa... e dizem que a Wicca não é DOGMÁTICA????
A partir do momento em que se cria REGRA, se tem o DOGMA. E a Wicca só tem UM dogma, não é mesmo?
Estão enlatando a Wicca!!!! SOCORRO!!!!
Virando Religião de massa, aberta feito mala velha... perdendo o caráter de coisa feita na noite, no escurinho...sussurada...
Tá virando igreja, com líderes, papas e papisas com suas sérias e dogmáticas decisões, incluindo ou excluindo gente da comunidade por não se encaixarem com os seus padrões enlatados, mostrando ao mundo todos os seus mistérios.
Será que a esfinge com sua antiga sabedoria está tão incorreta quando dá o aviso de Saber, Querer, Ousar e CALAR?
A desculpa é: Precisamos mostrar ao mundo que somos bons, que não temos pele verde e nem verruga na ponta do nariz, precisamos de quem defenda o nosso direito...hehehe isto é realmente a parte ridícula!
Qualquer um que deseje acender velas e matar galinha preta na encruzilhada pode se defender, existem leis nesta terra que incluem até sacrifício de animais... que mal há em espetar maçãs, andar com um pentagrama no pescoço e sair berrando que é BRUXO?(Aliás é o que a grande maioria anda fazendo!). Aqui, nesta terra de livre culto, raros são os casos onde realmente precisamos de usar a força da lei, então é injustificada a necessidade de promoção da Religião.
O quê? Você quer andar com Athame na cintura? Você ainda precisa de ferramentas?hmmmm... então precisa de mais conhecimento e mais exercício mental!
Apesar do povo do Candomblé e Umbanda realizarem sacrifícios usando facas e espadas (facões), eles não a penduram na cintura para divulgarem o que são. Além do mais, dá para ter certeza de que todos os wiccanos vão se comportar direitinho a partir do momento em que usarem um athame na cintura? E se acontecer uma briga, um desentendimento? Será que a idéia de ter uma arma na cintura não irá passar pela cabeça? Talvez não passe na sua, mas não irá passar na cabeça dos outros wiccanos? Se isto acontecer, o que irá acontecer com a fama dos bruxos???
Estas mesmas pessoas que dizem defender a "Arte" realizam rituais à moda "igreja aberta" e nada vêm de mal "abrir" tudo o que conhecem de magia, e estes não têm idéia do que estão fazendo, e não tem nenhum conhecimento de fato, muito barulho feito o conto da carruagem vazia... sem saber, sem poder!
Os que sabem calam. Mesmo porque "abrir" seria o mesmo que entregar facas (ou athames, que sejam) afiadas à bebês... e calar também é poder... :o)
Não acredito em destruição do Ego, mas no cultivo alquímico do verdadeiro Ego, e na dissolução do falso Ego.
Estes "pseudo" papas e papisas, do alto de seus livros publicados e por trás de associações buscam o controle mental de seus "discípulos" para alimentar seus próprios falsos Egos, e com a grande desculpa de acabar com o preconceito da Religião acabam por gerar pessoas ainda mais preconceituosas e até mesmo agressivas dentro de sua rotineira ignorância. Alguns se apóiam dentro de sua profissão "mundana" para atacar e intimidar os que possam por acaso levantar o dedo mínimo.
Aqui intitulo estes como os verdadeiros "PROTESTANTES DA WICCA".
O tom de segredo destas nobres artes ocultas têm suas razões, como citado anteriormente, e isto é uma das sequências básicas de qualquer ato de magia. Qualquer um que diga o contrário está a desafiar a antiga esfinge... e que os deuses o protejam!
Se sou dogmática? Talvez. Acho que um pouco dos dois. Respeito a tradição assim como respeito tudo o que é novo, mas não tenho medo de assumir isto!
E agora a pergunta: Como será que os Bruxos Tradicionais sobreviveram? - Incógnitos e insuspeitos... à margem... nas sombras...
Perguntem-se se vocês querem ficar "enlatados" como aquelas bruxinhas americanas estereotipadas :o)
Olheiras profundas em uma cara pálida!
A Wicca no Brasil tem muito para crescer, os círculos têm muito trabalho a fazer e muita informação para trocar com outros círculos, debater saudavelmente (e não brigar ridiculamente com a desculpa que bruxos têm "personalidade forte"), nem querer fazer da própria Religião um instrumento de exaltação do Ego.
"A mãe dos ignorantes está sempre grávida", como diz um Bruxo que conheço muito intimamente...E resolver isto é só questão de ter uma mente aberta e analítica!
Desculpem se pisei no calo de muitos aqui, mas é inevitável que alguém apareça um dia e discorde com vocês e traga uma luz a mais sobre as suas próprias bases. Não ponho o dedo de fora... dentro das iniciações que tenho, uma delas é a Wicca, então quando falo, o faço de "cadeira cativa".
Atenção, não estou dizendo aqui que a Wicca é MENOS que a Bruxaria Tradicional, entendam, ela só é diferente!
Não estendo a bandeira dela aqui. Ela não precisa e nem quer provar nada. Não vou ficar defendendo nada, vim só para esclarecer algo e já vou saindo...
Andam dizendo agora que a Bruxaria Tradicional é mais um "Ramo"... mas ela é o tronco generoso do qual a Wicca aproveitou a seiva... e deve aproveitar mais, pesquisando e contactando pessoas desta outra "linha".
Ainda acho que muitos estão neste caminho em função do modismo, achando, como disse uma pessoa com a qual me correspondi :"achando que é só espetar maçãs e sonhar com as Brumas de Avalon". Que os Deuses queiram que você que está lendo este e-mail queira mais do que isto!
As pessoas ainda acreditam em pó de pirlimpimpim, em magia branquinha, em deusas loiras em alvas vestes, influenciados talvez pela arte cristã européia e seus modelos carolas... ainda não tomaram ciência na sacra carne que putrefa revelando o material do qual somos feitos... vivem e se sujeitam às leis dos homens que comandam o seu dia-a-dia, vivem com as "patas" encravadas na terra, cristalizando o solo ao seu redor, enquanto poderiam voar...e realmente alcançar o que chamados de "Divino" ou "Estado de Iluminação"... onde você deixa de se importar com as mesquinharias e pequenez da mentalidade comum e defronte a olhos incrédulos, céticos e preconceituosos, somente um pensamento persiste:-"EU SOU" - e você, sabendo que "É", somente externa um sorriso para explicar o inexplicável.


1 - (Por Dogma entendemos todo o sistema de crenças, o contrário de ser Pragmático.Isto quer dizer que a partir que se tem uma regra, determinações do que "fazer" ou do que "não fazer", tem-se um DOGMA)


Abençoados sejam,
Pax & Tolerância!

Tzillah

_________

Tzillah faz algumas referências que podem ser encontradas em livros de autores como Eliphas Levi.
 
Então, costumo não discutir a público sobre religião e não vou falar da minha para não ter polêmicas....
Mas, mesmo tendo outra religião, acho interessante ler sobre Wicca por vir junto um monte de tradições celtas...e respeito a cultura de qualquer povo, mas, o problema da moda é se esquecer do essencial( a mitologia e os costumes celtas) e querer virar bruxa porque é legal.
Acredito tbém, que ninguém nasce Wicca é escolhido para trilhar esse caminho, por isso acredito que a moda não dure muito, quem é verdadeiramente, com ou sem moda, resiste....
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo