1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Wicca, paganismo, mitologia celta e afins...

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Thais Tûk, 18 Fev 2004.

  1. Thais Tûk

    Thais Tûk (avulsa)

    Olá povo,


    Eu sou pagã e já notei que a grande maioria dos wiccanos, pagãos, magos etc. são aficcionados pelas obras de Tolkien. Adoro estudar mitologias, especialmente as dos povos celtas (irlandeses, bretões, gaélicos), e notei que bastante gente aqui também.

    Então fica a minha pergunta:

    Quem aqui é wiccano, pagão, mago etc.? :)
     
  2. Castiel

    Castiel Angel of the Lord

    Eu já passei pela wicca e tirei muitas coisas boas dela. Ainda sigo muita coisa e concordo com praticamente tudo! :) Hoje em dia eu sou candomblecista!


    Julian Sark
     
  3. Groove Boy

    Groove Boy Usuário

    Já estudei wicca a um tempo atrás, iamos até formar um grupo mas não deu certo... :roll:

    As obras de Tolkien tem muitos dos fundamentos da Wicca como o respeito e a integração com a natureza!

    Não me considero pagão pois nunca pratiquei nada a respeito, me considero simpatizante da Wicca.
     
  4. Phreddie Cadarn

    Phreddie Cadarn Sempre no limbo.

    Passam-se os anos e sempre tem um tópico assim... vou esperar o vinny colocar o seu post revoltado aqui :lol: :lol:

    já fui de simpatizar com Wicca... tenho amigos e amigas que gostam de Wicca, mas não conheço ninguém que seja Wiccan de verdade não...

    100+ 8-)
     
  5. Eu acho mto interessante a Wicca, Paganismo, etc... mas acho q virou um negocio, como uma religiao pra quem quer ser diferente.... os livros de Wicca proliferaram, e é dificil achar quais são sérios. Se vc for numa banca hj em dia, vai ter uns 3 almanaques diferentes sobre "feiticos wiccanos p/ conquistar seu amor", e outros titulos parecidos...eu adoraria ter um grupo p/ estudar a Wicca, mitologia em geral, mas isto é mto dificil... e quanto a ser praticante mesmo, tb é dificil, pq o q nao me faltam são relatos de amigos q se frustaram e nao encontraram o q esperavam no grupo, viram q era só sacanagem mesmo, como por exemplo, ao entrar no grupo ter q transar com o lider ou algo do gênero...
    Queria eu conhecer pessoas serias e montar um grupo, mas por enquanto :roll:
     
  6. Damasco o Gollum

    Damasco o Gollum Usuário

    Como eu disse em outro topico eu sou dissipulo do Fozy sou Waka,Waka,Waka... :lol:

    PS: Esse foi o flood mais tosco e mais sem graça de toda a minha vida :disgusti:
     
  7. Thais Tûk

    Thais Tûk (avulsa)

    Pior que é essa a situação mesmo. Acabou virando "modinha" e o que é de real na religião fica a muitos poucos. Foi o que vc disse: vc vai a uma livraria e, de 50 livros, 3 ou 4 são de conteúdo relevante. E fora as pessoas.. Muitos entram nessa apenas "para serem diferentes" e não têm a consciência de que é uma RELIGIÃO, com suas crenças e princípios bem estabelecidos..

    Também queria formar um grupo, mas ainda não conheci pessoas que realmente levassem a Wicca à sério e que pensassem como eu, mais ou menos. É preciso ter bastante afinidade.

    Mas, tolkieniando este assunto.. A minha frase preferida no ADT é quando Barbárvore fala para os hobbits, quando v~e a destruição de Saruman:

    - "Um mago deveria saber que isso não se faz!"

    Definitivamente. Mais uma vez, palmas para Tolkien.
     
  8. TT1

    TT1 Dilbert

    Então observa:

    Ué, não vejo problema dos livros proliferarem, afinal quantas versões de Bíblia, o livro mais vendido do mundo ,existem ? O problema é a qualidade deles.

    Montar um coven sério no Brasil ? Perda de tempo. A maioria das pessoas que se dizem wiccas são na verdade skatistas-metidos-a-mau-que-ouvem-nirvana ou menininhas-metidas-a-gotica . Quer pessoas sérias ? Procure a Abrawwica.

    Ah, e Tolkien não tem influências da Wicca. Ele tem influências de mitologia e sociologia celta, que não tem nada a ver com a wicca. A Wicca é uma religião baseada em fundamentos celtas
     
  9. Ana Lovejoy

    Ana Lovejoy Administrador

    Vinny = TT1? :eek:

    Meeexe a cadeira :assobio:

    :lol:

    Enfim, esse negócio de wicca virar "modinha" acaba fazendo com que o pessoal que leva a sério se fechar cada vez mais, adotando mais o estilo wiccan solitário. Eu não costumo falar sobre isso porque dizer que você estuda a Arte já vem com o "hum, bruxinha na modinha" junto. Nunca comprei esse tipo de discussão e prefiro ficar na minha.

    Eu não posso dizer que sou wiccan ou o escambau. Estudava desde os meus 15, 16 anos e dei uma parada em 2002 (uma fase meio "será que é isso mesmo?" da minha vida). Mas o tempo que estudei ficou tão marcado, e tanta coisa aprendi e acredito até hoje, que o interesse em estudar voltou.

    Teve um teste aí tabém :eek:

    E um sonho do TT1 :eek:

    :mrpurple:
     
  10. Vela- o Rousoku

    Vela- o Rousoku Sirius Black

    Isso é algo que meu pai falou uma vez (e o contraste de sabedoria entre meu pai e eu parece Qi Gon Jim ao lado de Obi Wan padawan): "Nunca force-se aos estudos. Quando sua mente estiver pronta, ela o pedirá."

    Eu quando cheguei em curitiba encontrei, logo de cara, uma garota que se dizia wiccan. Conversei com ela e nos tornamos amigos, e ela comentou indignação com essa modinha e tal, disse que tentou montar um covén e não deu certo, pq ninguém levou a sério. Com ela adquiri interesse e passei um ano estudando misticismo de forma geral. Depois, passei o ano seguinte completamente parado, pq minha avidez do lado intelectual era maior que o lado espiritual, estudara tudo muito rápido. Já faz tempo que estou querendo estudar denovo, tenho todo o material, mas espero que minha mente "clame" pelos estudos.

    ir atrás de uma fonte exige sede.

    E como sempre, eu abandono rótulos. Não sou wiccan, nao sou pagão, não sou cristão, não sou budista. Sou eclético, pois sou tudo e nada ao mesmo tempo. Mais uma vez, não estou em cima do muro; eu sou o muro.
     
  11. Phreddie Cadarn

    Phreddie Cadarn Sempre no limbo.

    simples, direto e fantástico... um viva! Vou falar sempre isso agora...

    100+ 8-)
     
  12. Groove Boy

    Groove Boy Usuário

    Que frase maravilhosa! É algo para se levar pelo resto da vida... 8-)

    Muito bem dito Sr. Mentha! 8-)


    Ninguém está falando em influência, até mesmo porque é uma palavra muito forte, a questão é que se encontram conceitos parecidos entre a Wicca e as obras de Tolkien pelos mesmos motivos q vc citou acima... 8-)

    A Wicca tem origens ligadas a sociologia celta!
     
  13. Fada

    Fada Usuário

    Sou estudante e simpatisante da wicca. Tentei montar um grupo a uns 3 anos atras, mais tbm nao deu certo.
    Pratico e estudo com uma amiga minha.
     
  14. Wendëmahtar

    Wendëmahtar Heh. Supershake.

    Uma amiga me ensinou umas coisas da Wicca e deram certo... :|

    Chega a dar medo às vezes, mas é interessante.
     
  15. . : Morgana : .

    . : Morgana : . Usuário

    Eu estudo Wicca a 4 anos, mas nao me iniciei ainda, sempre acho q nao tenho tempo para me dedicar e tenho muito o q aprender ainda.
     
  16. Vela- o Rousoku

    Vela- o Rousoku Sirius Black

    Não importa o quanto sabemos - ou o quanto achamos que sabemos.
    Sempre temos muito a aprender, pois você não é sábio até que pare de achar que o é.
     
  17. Web

    Web Usuário

    Hmm... quem souber, me avise se eu estiver enganado, mas Wicca não é um estilo de vida, e sim uma Ordem Iniciática.

    Penso que pegar a "magia" e fazer, sem entender o que isso significa é o mesmo que fazer o "cursinho" Pro-Vida e ignorar a Rosa Cruz.
     
  18. Merthol Caladhir

    Merthol Caladhir Visitante

    Cara, eu respeito as pessoas que não seguem minha religião, mas nunca cheguei a ver um grupo de Wicca sério. Tinha umas meninas no meu colégio que ficavam delirando no meio da biblioteca(sim, um estabelecimento fechado) só pra se aparecer, e diziam ser iniciadas.
    Gosto muito de mitologia, mas a encaro apenas como mitologia. Não sou pagão, nunca quis ser, e o contato com essas outras "versões" para o mundo não me deram vontade de sê-lo.
     
  19. Web

    Web Usuário

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Mas o estudo das ciências ocultas (sei que o tema era mitologia, mas já que estamos falando de Wicca, dá pra estender ao Druidismo e viajar um pouco) não fica só na mitologia e não interfere diretamente nas crenças religiosas e "versões" do mundo que você tem ou ainda pode ter. Há outras ordens que podem te ensinar muita coisa, independente da sua religião (e se não tem alguma, pode acabar descobrindo coisas que o façam mudar de idéia)... só é preciso interesse e dedicação.

    E pés peludos não são o fim do mundo.
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
  20. Vela- o Rousoku

    Vela- o Rousoku Sirius Black

    Eu não diria uma ordem iniciática, mas uma comunidade iniciática de caráter religioso. (Diferente da Rosa Cruz que tem caráter filosófico/fraternal)

    De resto concordo plenamente.
     

Compartilhar