1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

WHITEOUT - Morte no Gelo (Greg Rucka)

Tópico em 'Quadrinhos' iniciado por Lana Lane, 18 Jun 2009.

1. Lana Lane

Lana Lane Usuário

Whiteout - Morte no Gelo
    Por Érico Borgo

Finalmente no Brasil a inteligente história em quadrinhos de Greg Rucka - lançada anos antes de ele ser "o" Greg Rucka da DC Comics, autor de ótimas HQs como Gotham City Contra o Crime.

A edição reúne a minissérie completa, uma história policial passada na Antártida. Na trama, uma investigadora depara-se com um improvável caso: um assassino em série está agindo numa das regiões mais inóspitas do planeta. Pressionada pelo seu departamento, ela precisa descobrir e enfrentar o criminino, bem como seus próprios demônios interiores.

Trata-se de um excelente suspense, recheado de detalhes inteligentes e bem pesquisados sobre a vida na região. O "whiteout" do título, por exemplo, é o efeito de brancura absoluta que acontece durante violentas tempestades de neve por lá. Uma pessoa que sair nesse clima pode morrer a poucos passos de um abrigo, pois não enxergaria o caminho, tamanho o clarão. A cena em que a protagonista depara-se com o matador e o fenômeno, ao mesmo tempo, é, faz tempo, uma das minhas preferidas dos quadrinhos. Ponto para o versátil traço de Steve Lieber, que tem ali seu ponto máximo.

O ilustrador, aliás, varia seu estilo em cenas de flashback e emprega uma técnica de retícula que só posso comparar ao trabalho de um ótimo diretor de fotografia. Lieber e Rucka sabem muito bem como explorar o potencial da Nona Arte.

Revisitar a história (li a versão original, separada e pouco charmosa) na bacana edição da Devir é outro ponto positivo. A capa escolhida, uma ilustração belíssima de Lieber, é também um acerto. Com versões alternativas de Frank Miller, Brian Bolland e Mike Mignola disponíveis, a editora foi corajosa em optar pela imagem desenhada pelo autor. Um nome mais conhecido na capa poderia vender mais - mas não seria tão honesto. Ótimo. E melhor ainda: as citadas ilustrações estão dentro da HQ, como separadores de capítulos.

O único senão foi a demora nesse material em chegar por aqui. Precisou de um filme (estréia em 2008 - dirigido por Dominic Sena e estrelado por Kate Beckinsale) para que alguém se importasse com a HQ para trazê-la ao Brasil. Tive a sorte de conversar alguns minutos com Rucka há alguns meses e ele está empolgadíssimo com a adaptação, mas num mundo ideal, a qualidade da HQ deveria ser suficiente para justificar sua publicação. Felizmente, não deve parar por aqui. A editora promete Whiteout: Melt e a série derivada Queen & Country para 2008.

(Whiteout) Devir Editora. 16,5 x 24 cm. 128 páginas PB. R$ 25,00.
    Fonte> http://www.omelete.com.br

Eu vi o trailler do filme e já encomendei a revista! :lily:
    Parece ser muito bom! No Omelete ganhou 5 ovos. Segunda-feira chega a minha. Depois venho dizer se achei tudo isso mesmo. :)

2. Breno C.

Breno C. Usuário

Pior que eu tenho essa HQ aqui em casa, sabia que iam lançar o filme sobre ela, mas ainda não comecei a ler.
    A história parece ser muito boa e o Greg Rucka manda muito bem no que escreve.
    Agora é eu tomar vergonha na cara e começar a ler, para poder dar minha opinião.

Compartilhar