• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

WhatsApp WEB

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

WhatsApp Web deve ganhar chamadas de voz e vídeo em breve​

Ícone do WhatsApp. Crédito: AP

Crédito: AP

O WhatsApp Web é uma mão na roda, principalmente para facilitar a comunicação com as pessoas quando estamos no computador e para transferir arquivos entre dispositivos. Agora, parece que o aplicativo vai ganhar mais dois recursos muito bem-vindos e esperados para a versão web: chamadas de vídeo e voz.

A informação foi divulgada pelo site WABetaInfo, que afirma que a versão mais recente 2.2043.7 do WhatsApp Web já está com o recurso habilitado, mas não disponível para os usuários, visto que ele ainda está em desenvolvimento. Não há previsão de um lançamento oficial; tudo o que o site diz é que a novidade chegará “em breve”.

Recurso para conectar WhatsApp a mais de um aparelho deve ganhar versão beta em breveWhatsApp vai permitir conversa em vídeo com até oito pessoas ao mesmo tempo

Ainda assim, as capturas de tela dão uma ideia de como o recurso pode aparecer para os usuários. Ao lado do ícone da lupa, que permite buscar contatos e palavras-chave, aparecerá o ícone de telefone para chamadas de voz, e o ícone de câmera para as chamadas de vídeo.

Crédito: WABetaInfo
Ao receber uma ligação, uma pequena janela pop-up é aberta, com uma interface similar à que aparece nos dispositivos móveis. Além de mostrar o nome da pessoa que está ligando, é possível “aceitar”, “recusar” ou “ignorar” a chamada, da mesma forma que ocorre no aplicativo atualmente. De acordo com o WABetaInfo, o recurso terá suporte para chamadas em grupo também.

Crédito: WABetaInfo
Agora, quando você é quem liga para alguém, a janela pop-up é um pouco diferente. Ela aparece em um tamanho menor e mostra o status da ligação, conforme vemos na captura de tela abaixo. Por meio desse atalho, também é possível ligar ou desligar a câmera e o microfone, e encerrar a chamada.

Crédito: WABetaInfo
O recurso é extremamente útil em uma época de pandemia como essa, em que muitas pessoas recorreram às videochamadas para se conectar com amigos, família e colegas de trabalho. Provavelmente, o WhatsApp Web não vai substituir outras ferramentas, como Zoom e Google Meet, no ambiente corporativo, visto que ele não possui recursos mais avançados, como compartilhamento de tela. No entanto, para aquelas reuniões rápidas e em que não há apresentações, as chamadas via desktop podem tornar o WhatsApp Web a melhor opção, pois será capaz de integrar a comunicação em uma única plataforma e dispositivo.

 
Nossa, que boa notícia! Eu que trabalho com essa tranqueira sinto muito falta dessa funcionalidade no PC
 
90% do meu uso desse aplicativo é na versão Business e dentro dessa, eu uso também 90% do mesmo na versão Web. Abrindo essa opção com voz e vídeo eu usarei 100% só na Web.
 
Estamos utilizando muito o meet do google por falta de opção do whatsapp. Sinceramente não sei se irá mudar muito agora.
 
A grande e tão esperada melhora, sem dúvida é poder rodar o aplicativo de forma totalmente independente seja na computador, celular ou um segundo celular/computador e depois solicitar pra sincronizar as conversas e assim não perder absolutamente nada.
 
Primeiramente, usem o Signal (por razões religiosas, sou obrigado a dizer isso sempre que falam do WhatsApp :mrgreen: )



Eu meio que abomino o whats (não odeio porque não uso, só abomino mesmo... chega de coisa do Facebook na vida!) mas agora estou legitimamente curioso sobre como ficaria o protocolo para manter a segurança ponta a ponta nesse caso.

Fazer como com as mensagens de texto e simplesmente encaminhar o stream de vídeo pelo celular tá fora de cogitação por causa do tráfego e da latência (pior: muitas vezes o telefone está no 3/4G), tirar as chaves privadas dos celulares e mandar pro browser é insanidade, o WebRTC não permite definir cipher-suites e chaves pela API no browser ... meu chute ponderado (no sentido de "como eu faria se fosse comigo") é que ele usa o WebRTC com chaves efêmeras para o stream tomando o telefone como canal de controle (manda as chaves públicas para os celulares dos interlocutores para autenticação; quando a resposta chega correta, entende que as pontas se aceitaram e completa a chamada). Naturalmente os browsers vão ter que se entender sem ajuda externa e adaptar dinamicamente as propriedades de áudio e vídeo em função da banda e latência sozinhos (a premissa da coisa toda é que ninguém além dos interlocutores pode ter acesso ao stream e isso impede recompressão ou qualquer outra mãozinha do servidor). Assim como com o WhatsApp, o Facebook continua tendo acesso aos metadados e às agendas dos usuários para vender pros clientes, então não chega a afetar a viabilidade do negócio. :think:

Isso, claro, supondo que o FB tenha interesse em manter a segurança da conversa. Nada garantido, já que eles tem 1 bilhão de usuários e nenhuma necessidade real de melhorar o serviço.
 
Última edição:
Eu adoraria não ter que usar o Whatsapp. Por mim eu ficaria só com o Telegram ou esse Signal aí. Mas infelizmente minha família usa, assim como pessoal do trabalho. Não fosse por isso, eu já tinha apagado faz tempo e nunca mais olhado pra trás.
 
Eu também não tenho motivos pra morrer de amores pelo Whatsapp. Só uso apenas por mera necessidade comercial de trabalho, mas sempre que vejo alguém fora desse universo, usando outros bem mais seguros, é sempre uma sensação infinitamente melhor.
 
Usei o WhatsApp Web pouquíssimas vezes, embora compreenda que, se tivesse o hábito de utilizá-lo, facilitaria a minha vida. E eu não tenho como fugir do WhatsApp pelo mesmo motivo que a maioria de vocês: preciso dele para questões de trabalho (fazer orçamento e negociar revisão); e, principalmente durante a pandemia, todas as coisas da escola passam pelo WhatsApp.

Mas, honestamente? Eu até gosto dessa rede social. Quer dizer, eu não fico o dia inteiro esperando notificações, não. Olho pela manhã, desativo o Wi-fi. Volto a olhar na hora do almoço. Às vezes, olho à tarde. Porém, quando tenho de fazer alguma outra coisa, só volto a olhar à noite.

Ainda sobre redes sociais e trabalho: provavelmente, terei de reativar meu perfil no FB, porque a maioria do povo, quando quer orçamento de revisão, me procura por lá.
 
BOT detected

Spammer devidamente exterminado :dalek:


Eu só editei a mensagem para remover o link citado, vai que alguém clica e acaba instalando um trojan, spyware ou sei lá em quantas categorias de malware aquilo se encaixa (embora eu ainda considere o WhatsApp um malware per se, mas não vamos entrar nisso :) ).
 
  • Curtir
Reactions: fcm

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo