• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Diretor da Semana Werner Herzog

Vëon

Do you know what time it is?
WERNER HERZOG

attachment.php

"Quando vi a galinha dançando, eu sabia que iria criar uma grande metáfora - para o que, eu não sei."


BIOGRAFIA

Werner Herzog Stipetic, nascido em Munique em 1942 é um diretor, produtor, roteirista, ator, escritor e diretor de ópera e é considerado um dos principais nomes do Novo Cinema Alemão. Fez seu primeiro filme em 1961, com 19 anos e desde então já dirigiu, produziu e escreveu mais de sessenta filmes e documentários.

Herzog passou seus primeiros anos em uma pequena cidade da Bavária chamada Sachrang, depois que a casa ao lado da sua foi destruída durante um bombardeio no fim da Segunda Guerra Mundial. No início da adolescência, ele e sua mãe se mudaram de volta para Munique após o divórcio de seus pais.

Com cerca de 13 anos de idade, encontrou pela primeira vez Klaus Kinski, sua futura estrela de cinema, ambos moraram no mesmo prédio por um tempo. Aos quatorze anos, inspirado por um verbete de enciclopédia sobre cinema que, segundo ele, deu-lhe "tudo que eu precisava para começar" como um cineasta, além de uma câmera 35 mm que ele roubou da Escola de Cinema de Munique. Ele ganhou uma bolsa de estudos para a Universidade de Duquesne em Pittsburgh, Pensilvânia,mas preferiu estudar na mais prestigiada Universidade de Munique.

Os seus filmes contêm sempre heróis com sonhos impossíveis ou pessoas com talentos únicos em áreas obscuras. O seu ator fetiche era Klaus Kinski, apesar das relações tumultuosas entre os dois. Herzog também trabalhou com atores e personalidades brasileiras como José Lewgoy, Grande Otelo, Milton Nascimento, Tarcísio Filho, entre outros.



FILMOGRAFIA
*Como a filmografia dele é muito extensa, deixei curtas, documentários para tv e alguns filmes de fora, ela completa aqui.
Aguirre, a Cólera dos Deuses (Aguirre, der Zorn Gottes, 1972)

MV5BNDU5ODY4ODY5Ml5BMl5BanBnXkFtZTcwODA2NTUyMQ@@._V1_SY317_CR0,0,214,317_.jpg


Sinopse: No século XVI, uma expedição de conquistadores espanhois se embranha na parte peruana da selva amazônica em busca de Eldorado, o reino de ouro perdido. Um ambicioso aventureiro, Lope de Aguirre, derruba do comando seu superior e passa a dar ordens a um grupo de pessoas que se separa dos demais para cumprir uma missão. Porém, aos poucos, a selva vai provocando loucura e obsessão, além de dizimar os membros da expedição.

O Enigma de Kaspar Hauser (Jeder für sich und Gott gegen alle, 1974)

MV5BMTYxMjY2MDA4MF5BMl5BanBnXkFtZTYwMDk2Mzc5._V1_SX214_.jpg


Sinopse: Kaspar Hauser é um jovem que foi trancado a vida inteira num cativeiro, desconhecendo toda a existência exterior. Quando ele é solto nas ruas sem motivo aparente, a sociedade se organiza para ajudar Kaspar, que sequer conseguia falar ou andar, mas este logo acaba se tornando uma atração popular. Baseado em uma história real.

Stroszek (1977)

MV5BMTk5MDM2MDA4NV5BMl5BanBnXkFtZTcwOTQ4MzcxMQ@@._V1_SY317_CR3,0,214,317_.jpg


Sinopse: Bruno Stroszek tem problemas mentais e é libertado da cadeia, onde foi parar por problemas com álcool. Sem esperanças e perspectivas, Stroszek ganha a vida tocando acordeão nas ruas, e encontra a prostituta Eva, tão maltratada pelo mundo quanto ele. Apaixonado, Stroszek parte com Eva e seu vizinho excêntrico Scheitz para os Estados Unidos à procura do sonho americano.

Nosferatu - O Vampiro da Noite (Nosferatu: Phantom der Nacht, 1979)

MV5BMTczNzE4NjE3N15BMl5BanBnXkFtZTcwMDgxMjEyMQ@@._V1_SY317_CR4,0,214,317_.jpg


Baseado no livro Drácula, de Bram Stoker, Nosferatu conta a jornada de Jonathan Harker (Bruno Ganz) pelo reino de horror do Conde Drácula (Klaus Kinski, em magnífica atuação), um maligno vampiro obcecado por sua esposa, a bela Lucy (Isabelle Adjani). Refilmagem do clássico alemão Nosferatu, de Murnau, de 1922.

Fitzcarraldo (1982)

MV5BMTIxNjY1MjQyOF5BMl5BanBnXkFtZTcwMjM4ODcyMQ@@._V1_SY317_CR4,0,214,317_.jpg


Sinopse: Na virada do século 20, no ciclo da borracha, Brian Seeney Fitzgerald, vulgo Fitzcarraldo, tinha o sonho de construir um grande Palácio de Ópera na cidade de Iquitos, na Amazônia peruana. Para realizar seu desejo, move montanhas num esforço épico e inútil.

Onde Sonham as Formigas Verdes (Wo die grünen Ameisen träumen, 1984)

MV5BMTc3NTMwNTc2MF5BMl5BanBnXkFtZTYwODk2Mjg5._V1_SX214_.jpg


Sinopse: No coração selvagem da Austrália, um grupo de aborígenes de uma tribo em extinção defende um local sagrado contra o avanço dos tratores de uma companhia de mineração. É o local onde sonham as formigas verdes. Perturbar o seu sonho irá destruir a humanidade, eles dizem. Eles entram em conflito com as leis da Austrália moderna, e a disputa é feita em um tribunal.

Cobra Verde (1987)

MV5BMTcxOTg1Mjg4MF5BMl5BanBnXkFtZTcwMTA3NjIyMQ@@._V1_SY317_CR1,0,214,317_.jpg


Sinopse: Essa é a história de Francisco Manoel da Silva (Klaus Kinski), um bandido brasileiro conhecido como Cobra Verde. Quando o proprietário de uma plantação de açúcar sem saber de sua fama, contrata o insano e perigoso ladrão, recebe mais do que esperava... pois, em pouco tempo Cobra Verde engravidou todas suas filhas. Para se vingar, ele o envia para a África com uma missão impossível e mortal, reabrir o comércio de escravos. Porém, ele não só obtém sucesso em sua missão, como também consegue reunir e liderar um incontrolável exército de mulheres guerreiras - As Amazonas - em uma selvagem guerra contra o rei local.

Ecos de um Império Sombrio (Echos aus einem düsteren Reich, 1990)

a2f3492d48138d668a8007ae18f26c0d_jpg_290x478_upscale_q90.jpg


Sinopse: Acompanhamos a trajetória de Michael Goldsmith, jornalista suíço e cidadão britânico, em sua busca para desvendar quem foi Jean-Bedel Bokassa, o homem responsável por um dos piores momentos de sua vida. Em um encontro com uma das esposas de Bokassa, o jornalista explica calmamente suas razões para estar ali, dizendo: “Eu tenho uma razão especial para estar interessado no Imperador. Ele quase me matou uma vez”. Texto completo aqui

Lições da Escuridão (Lektionen in Finsternis, 1992)

MV5BMTI1ODU1NDkwOV5BMl5BanBnXkFtZTcwMTM1NjUyMQ@@._V1_SY317_CR3,0,214,317_.jpg


Sinopse: Herzog gosta de dizer que este é antes um filme de ficção científica do que um documentário. E, de fato, em Lições da Escuridão (na ou em Escuridão, no original), o cineasta adota o olhar de visitante de um outro mundo sobre o que restou do Kuwait pós-Guerra do Golfo. Os particulares da guerra não nos interessam; aqui fazemos o inventário desta ação humana. O óleo que queima implacável, tornando negro o céu, as crateras que atestam a destruição recente, instrumentos de tortura, mesmo uma simples torradeira ganha sentidos sinistros. Por toda sua beleza, o filme nos fornece uma indelével visão do apocalipse. Um filme praticamente sem falas - como os sobreviventes da guerra, emudecidos -, em que a música de Verdi, Wagner e outros dá voz ao universo em desacerto.

Sinos do Abismo: Fé e Superstição na Rússia (Glocken aus der Tiefe - Glaube und Aberglaube in Rußland, 1993)

080a266874e5863996ba1b97904cfca2_jpg_220x327_crop_q90.jpg


Sinopse: Documentário realizado na Rússia, pouco após a dissolução da União Soviética, onde o diretor propõe uma imersão no imaginário místico e religioso. Sem análises, o filme apresenta as diferentes raízes do imaginário popular russo, desde o shamanismo siberiano aos messias da nova era.

Meu Melhor Inimigo (Mein liebster Feind - Klaus Kinski, 1999)

MV5BMTc5MzczNDk1Nl5BMl5BanBnXkFtZTcwMjA1MjA0MQ@@._V1_SY317_CR5,0,214,317_.jpg


Sinopse: Documentário sobre a tempestuosa e também lendária relação de trabalho entre dois mitos do cinema, Werner Herzog e Klaus Kinski, e seus planos independentes e simultâneos de um matar ao outro.

O Homem Urso (Grizzly Man, 2005)

MV5BODc3NTAxMTY1MV5BMl5BanBnXkFtZTcwOTE4NjUzMw@@._V1_SX214_.jpg


Sinopse: A vida e a morte de Timothy Treadwell, ecologista e especialista em ursos. Por 13 verões consecutivos Treadwell foi para o Alasca viver desarmado entre esses animais. Nas últimas 5 vezes ele documentou sua viagem com uma câmera. Em outubro de 2003 os restos mortais de Treadwell e de sua namorada Amie Huguenard foram encontrados pelo piloto que deveria trazê-los de volta. O casal fora devorado por um urso, o primeiro caso registrado de ataque naquele campo. Herzog utiliza as filmagens de Treadwell para explorar sua personalidade e levantar questões sobre a difícil relação entre homem e natureza.

O Sobrevivente (Rescue Dawn, 2006)

MV5BNzUxNzUzNzU2MV5BMl5BanBnXkFtZTcwNTgzNzU2NA@@._V1_SX214_.jpg


Sinopse: Dieter Dengler (Christian Bale) é um piloto alemão que integra a marinha americana durante a Guerra do Vietnã. Em uma de suas missões seu avião cai no Laos, o que o torna um prisioneiro de guerra. Brutalmente torturado, Dengler tenta planejar com outros prisioneiros, americanos e vietnamitas, um plano de fuga.

Encontros no Fim do Mundo (Encounters at the End of the World, 2007)

MV5BOTI3NjkyNjY2OV5BMl5BanBnXkFtZTcwOTUwMTU3MQ@@._V1_SY317_CR1,0,214,317_.jpg


Sinopse: Herzog e o cine-fotógrafo Peter Zeitlinger vão para a Antártida encontrar pessoas que vivem e trabalham lá, e capturam imagens de locações únicas do continente. Logo de início, a narração de Herzog explica que o filme não será um daqueles típicos sobre a Antártida com “pinguins fofinhos”, mas irá explorar os sonhos das pessoas e da paisagem. Eles começam na Estação McMurdo e entrevistam alguns trabalhadores da manutenção, assim como o geólogo de icebergues Douglas MacAyeal. Em seguida, conversam com zoologistas, mergulhadores, pinguinólogos, vulcanólogos, etc.

Vício Frenético (The Bad Lieutenant: Port of Call - New Orleans, 2009)

MV5BMTcyMzY0NTMzMF5BMl5BanBnXkFtZTcwMTc1MjY4Mg@@._V1_SY317_CR0,0,214,317_.jpg


Sinopse: Após salvar um prisioneiro de afogamento em decorrência do furacão Katrina, o detetive Terence McDonagh (Nicolas Cage) é promovido a tenente. Com as costas seriamente contundidas, ele passa a depender de analgésicos para aguentar a dor. Um ano depois está viciado em Vicodin e cocaína, mas continua trabalhando em nome da lei. Quando uma família de imigrantes africanos é assassinada, ele é nomeado para o caso e sai à procura do assassino. Mas seu próprio envolvimento em atividades ilegais compromete seus padrões morais e ameaça colocar sua missão em risco.

My Son, My Son, What Have Ye Done (2009)

MV5BMTQ0MzE4ODM2MF5BMl5BanBnXkFtZTcwMzMxNjcwMw@@._V1_SY317_CR1,0,214,317_.jpg


Sinopse: Os detetives Hank (Willem Dafoe) e Vargas (Michael Pena) foram atender um chamado da Central. O motivo era o assassinato de uma senhora e o principal suspeito, Brad (Michael Shannon) era o próprio filho dela. Mas ele fez dois reféns em sua casa e o desafio para Hanks agora não é mais sabem quem matou ou com o que, mas porquê ele fez isso, já que Brad se diz influenciado por estranhas forças.

A Caverna dos Sonhos Esquecidos (Cave of Forgotten Dreams, 2010)

MV5BMTYxNDExMzUwMl5BMl5BanBnXkFtZTcwNjM2MzYwNQ@@._V1_SX214_.jpg


Sinopse: Com um acesso sem precedentes e superando desafios técnicos consideráveis, Werner Herzog capturou em 3D o interior da Caverna Chauvet, no sul da França, onde foram descobertos centenas desenhos rupestres em 1994. O diretor revela um mundo subterrâneo impressionante, com pinturas que têm em média 32 mil anos de idade.

Ao Abismo - Um Conto de Morte, um Conto de Vida (Into the Abyss , 2011)

MV5BNTQyODM2MzMxMV5BMl5BanBnXkFtZTcwNDIzNjY5Ng@@._V1_SX214_.jpg


Sinopse: O cineasta Werner Herzog conversa com os presos Michael Perry e Jason Brukett, ambos no Corredor da Morte após terem sido condenados por assassinato. O filme levanta questões importantes sobre o que leva as pessoas a matar e apresenta entrevistas com parentes das vítimas, policiais, investigadores e pessoas ligadas ao caso.

CURIOSIDADES

- É o único diretor a ter filmado em todos os continentes.

- Em 2005, durante uma entrevista promovendo o filme O Homem Urso para a BBC, Herzog foi atingido por um tiro de espingarda de pressão. Apesar do desespero do repórter um calmo Herzog insistiu em continuar a entrevista em outro local, pois a bala que o atingiu "não era significante".

- Perdeu uma aposta que resultou no curta-metragem Werner Herzog Come Seu Sapato

Werner Herzog Eats His Shoe (1980)

Herzog, acreditando que o cineasta Errol Morris não conseguiria apoio para filmar Gates of Heaven, promete comer o seu próprio sapato se o filme ficar pronto. Quando Morris termina o filme, Herzog cumpre sua promessa e vai à Califórnia para cozinhar e comer seu próprio sapato, enquanto discute cinema e arte com estudantes.


- Ameaçou matar o ator Klaus Kinski durante as filmagens de Aguirre. "Sim, eu fiz isso. Eu disse a ele que havia uma linha que nem ele nem eu poderia cruzar, tínhamos um dever maior do que nós mesmos. Eu lhe disse que era inadmissível para ele ir embora. Expliquei-lhe calmamente que ele não iria sobreviver se tentasse. Eu tinha um rifle, não em minhas mãos, e eu lhe disse que iria matá-lo. Ele entendeu que não era uma piada".

- Indicado ao Oscar e vencedor do Festival de Berlin, Cannes, Veneza, Sundance, São Paulo, entre outros. Ao todo soma 44 prêmios e mais 30 nomeações.

********************

"Você e seu trabalho são únicos e de valor inestimável e você enobrece o cinema quando muitos rebaixam-no. Você tem a audácia de acreditar que se você fizer um filme sobre qualquer coisa que lhe interesse, ele vai nos interessar também. E você provou isso."
Roger Ebert​


Fonte:
WernerHerzog.com
IMDb
Multiplot!
AdoroCinema
Wikipedia
Filmow
 

Anexos

  • Herzog.jpg
    Herzog.jpg
    119,4 KB · Visualizações: 47
Última edição por um moderador:
Ver documentários sobre Herzog chegam a ser até mais espetaculares do que ver os documentários que ele produz sobre outros.
To tentando achar espaço de tempo pra assistir esse com o Kinski.
Mas Burden of Dreams é muito bom.
 
Meu Top 10

01 - Fitzcarraldo
02 - A Caverna dos Sonhos Esquecidos
03 - O Homem Urso
04 - Aguirre - A Cólera dos Deuses
05 - O Enigma de Kaspar Hauser
06 - O Sobrevivente
07 - Encontros no Fim do Mundo
08 - Vício Frenético
09 - Nosferatu - O Vampiro da Noite
10 - Ao Abismo
 
Do Herzog, infelizmente, só vi um filme: Nosferatu - Phantom der Nacht, para mim um dos melhores filmes do gênero de todos os tempos.
 
Deixando os curtas de fora, estes são os filmes do Herzog que assisti, em ordem decrescente de predileção:

Fitzcarraldo
Lições da Escuridão
O Homem Urso
Aguirre, a Cólera dos Deuses

Os Anões Também Começaram Pequenos
Meu Melhor Inimigo
Ao Abismo
La Soufrière
A Caverna dos Sonhos Esquecidos

Vício Frenético
O Sobrevivente
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo