• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Week-end na Guatemala (Miguel Ángel Astúrias)

Lucas_Deschain

Biblionauta
[align=justify]Week-end na Guatemala é um livro escrito em 1956 pelo guatemalteco Miguel Angel Astúrias, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura em 1967. A obra é formada por oito contos, com personagens e tramas diferentes e que são independentes uns dos outros.

Para compreender o livro é preciso levar em consideração o contexto histórico em que Astúrias viveu e no qual a Guatemala estava inserida. Depois de diversos governos autoritários e conservadores, em 1944, uma junta comandada por Arévalo e Arbenz consegue subir ao poder, derrubando o general Jorge Ubico, que estava no poder desde 1931. Esse processo é chamado por alguns autores de Revolução de Outubro de 44, em referência a revolução Soviética.[/align]

CONTINUE A LER ESSE ARTIGO NO BLOG MEIA PALAVRA
 
[align=justify]Você pode encontrar a primeira parte dessa resenha aqui.

O quinto conto do livro é intitulado O Boizão e retrata a luta pelas terras, uma constante reivindicação nas lutas camponesas tão recorrentes do cenário latino-americana dessa época e também de todo o período que sucede à chegada dos espanhóis. Porém, a relação que os “nativos” tem com a terra é mais profunda do que a mera produção econômica, e faz parte dos próprios ritos e crenças dos antepassados maias em suas ricas lendas e cultura, temática estudada por Astúrias ao traduzir o Popol Vuh ou ao reunir histórias da mitologia quiché em Leyendas da Guatemala (1930).

A exploração da Frutera ignora essa relação dos homens com a terra e as tira cruelmente para servir a seus interesses econômicos, monopolizando a economia guatemalteca e gerando graves desdobramentos para as populações, alijadas do espaço necessário para a subsistência e que não raro se indignam e oferecem resistência, prontamente reprimida pelo longo braço norte-americano.[/align]

CONTINUE A LER ESSE ARTIGO NO BLOG MEIA PALAVRA
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo