• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Watchmen (idem, 2009)

Sua nota para o filme:


  • Total de votantes
    48
A revista Entertainment Weekly tentou convencer o escritor Alan Moore a saber mais sobre a adaptação cinematográfica de sua obra-prima Watchmen. Mas o barbudo continua irredutível - abriu mão dos direitos sobre a adaptação, não quer ver seu nome associado à produção e não vai assistir nem ao trailer.

Isso é a velha síndrome da meia idade. Geralmente quando algum escritor ( não é o caso dele é um grande autor de grandes HQ, não que talvez não se saia melhor como escritor, mas tudo que ele criou nas HQ´s, já existiam estes conceitos e talvez seja inovador em suas HQs, sejam políticas, de terror ou etc, menos originais em conceitos filosóficos.

Desculpe os fanáticos pelo barbudo inglês arrogante mas, antigamente quando ele estava em evidencia nos anos 90, até dava para engolir, mas hj, não confere.) chega ao ponto de abrir mão de seus direitos sobre “obra”, e porque precisa rever seus conceitos e tentar resgatar o brio de outrora. Neste caso eu sugeriria que não abrisse mão não, que aproveitasse o momento em que SUAS obras ANTIGAS estão em evidencia e vendendo, para lançar algo novo. Ou a fonte “esotérica” que o britânico arrotador de Caviar, fechou? Para balanço talvez?

Poderia deixar de lado a prepotência, e já que não quer a adaptação (desculpa ridícula de que tem coisas que não da para colocar e bla bla bla bla, como se a obra dele fosse superior a livros brilhantemente adaptados como a trilogia de o Senhor dos Aneis; penso que esta comunidade e fórum estão em acordo; assim não podendo tocar sua HQ como se tivesse uma historia tão nunca-contada-antes. Só engana adolescentes, mas como os mesmos ficam mais velhos, perdeu credibilidade, mal do inglês. heheeh )

Mas como todo bom anarquista, tem que dar o ar da graça e se mostrar um “rebelde”. Logo mais não vai dar mais para garantir o emprego pelo nome heim. Haahhaa.
Ele poderia assistir e participar do roteiro assim como Frank Muller sempre faz, desta forma suas obras não perdem tanto. Portanto, eu pergunto, qual outra obra cinematográfica foi tão fiel a HQ quanto ao filme dos 300? X-man? Homem-Aranha? Hulk? Homem-de-ferro? Em fim...

Moore revelou ainda mais um problema que tem com a adaptação: o diretor Zack Snyder. "Ele pode até ser um cara legal, mas o negócio é que ele é a pessoa que fez 300. Não vi os últimos filmes de quadrinhos, mas particularmente não gostei da HQ 300. Tenho vários pontos a criticar, e tudo que ouvi ou vi sobre o filme parece ter incrementado as críticas, ao invés de reduzi-las: que é algo racista, que é homofóbico e, acima de tudo, totalmente idiota", esbraveja o autor.

O fato dele ser um cara legal nada tem a ver com a qualidade do diretor ou algo do gênero, diga-se de passagem, comentário mais hipócrita que este e demagogo só o de políticos em eleição hahah. Típico, “ele é legal mas não é bom” RSS. Acho que o tempo esta fazendo Alan Moore ser fagocitado por suas próprias criticas implícitas em suas obras. Caso comum de “o que escrevo é bem diferente do que sou”. Algo que não ocorre por exemplo com J.R.R. Tolkien, tirando o fato dele não ser algum rei ou elfo no sentido literal (me perdoe a observação, mas sei que tem néscios que vão questionar isso e como já trabalhei na APAE, nunca é demais esclarecer tudo rss).

Ele mesmo disse que teria vários pontos a criticar a HQ de os 300 (subentende-se Frank Miller, algo pessoal?) mas a questão era em torno do filme e a adaptação em si. De qualquer forma, acabou fugindo a questão principal, quanto a fidelidade de Zack Snyder com o filme 300. Se ele não gosta da obra, td bem, mas isso exime o diretor de qualquer qualidade além destas criticas pessoais? Parece aqueles discursos de pessoas rancorosas e invejosas por algum feito bem sucedido. As criticas que ele ouviu e viu deveriam ter uma base melhor de sustentação do que basear-se em conceitos pessoais como racismo e homofobia ( seria Alan Moore uma bicha enrustida ao ponto de ter inveja de conceitos de sociedades espartanas em que tratava tal pederastia com desdém, ao contrario do que imbecis e tendenciosos historiadores tentam imputar a sociedade espartana, não conseguindo PROVAR nada do que a alcunha ideológica e pessoal?) onde fica implícito uma visão ideológica e uma patrulha política ( algo que em suas obras sempre criticou...). O termo “idiota”, ficou muito fora de foco, algo como quem quer encerrar a discussão rapidamente com algum termo usual e com pompa de caminhoneiro. Fraco.

No mais, o racismo não existe dentro da HQ 300 nem no filme. Agora se ele é daqueles que é a favor do igualitarismo, tolerantismo e globalismos multiculturalistas e se revira quando vê alguma sociedade, povo, nação orgulhosa, repleta de orgulhos por SUAS ORIGENS E ANCESTRALIDADE (típico de ingleses punks, drogados, anarquistas, rockeiros, homossexuais assumidos) e chama a isso de RACISMO e traços HOMOFOBICOS; ou faz parte da patrulha ideológica, onde que todos estes elementos de VALORES são facistas; então sim a HQ e o filme e uma serie de outros são Racistas e Homofobicos. Pena que para ele este relativismo não lhe dê mais dinheiro e fama.

Engraçado que as mesmas coisas disseram da obra de Tolkien, por valores ancestrais nórdicos e europeus em sua maioria. Deixando de lado outras culturas, assim sendo racista e a toda sorte de critica dos frustrados sem historia, que por lei tentam sugar VALOR por decreto e não por mérito próprio. Submissos do sistema. Mas brilhantemente Tolkien se explicou em suas cartas a estes animais-homens que pensam possuir intelecto.
Em verdade, esperava uma critica mais inteligente, de alguém que se diz tanto, mas com este comentário só deixou claro uma coisa: inveja e frustração pessoal. (os psicólogos do fórum irão ao deleite se observarem as entrelinhas hehehe)


Ele continua comentando que considera Watchmen inadaptável. "Há coisas que fizemos em Watchmen que só funcionariam em um gibi, e inclusive foram projetadas para mostrar coisas que outras mídias não conseguem". Moore disse a mesma coisa a Terry Gilliam nos anos 80, lembra ele, quando o diretor estava responsável por uma adaptação da obra. Depois de conversar com Moore, Gilliam desistiu da produção.

Continua... falando asneiras.

Agora Alan Moore da um show de inteligência. Ninguem percebeu que a linguagem de um livro é diferente de uma linguagem cinematográfica. Ninguem percebeu a diferença entre linguagem de uma HQ e de um filme. Ninguem percebe a linguagem musical de uma escrita. Linguagem de uma imagem artística e uma imagem falada. Ou seja, esta em demasia sentindo os efeitos colaterais, hj, das drogas ou então é hipocrisia pura. Diziam o mesmo das obras de Tolkien, e hoje temos a resposta ai com Peter Jackson e sua equipe (que acredito ser a razão de existência deste fórum Valinor), onde tudo e todos duvidaram e ate os filhos de J.R.R. Tolkien foram contra a pelicula. É obvio que adaptarão, afinal é diferente uma linguagem figurativa, ilustrada e parada, de uma corrida viva e com diálogos, tomadas, frames, iluminação e toda uma seria de licença poética e linguagens somadas na película.

A ressalva é pelo fato de um filme ser de apenas 2 horas, o que Gillian sugeriu uma trilogia (acho exagero). Gillian foi muito mal orientado, afinal Alan Moore não entende de linguagem cinematográfica, senão ele mesmo teria feito devido sua pretensa autoridade critica. É um direito dele não querer sua obra reproduzida,mas é pura hipocrisia dizer que não é adaptável hahaa. Senhor dos Aneis que o diga e o resultado esta ótimo para muitos fãs. Evidente que todos queriam os capítulos dos livros na integra,mas seria impossível ou então uma seria de 9 filmes, o que para Hollywood e seus produtores gananciosos seria uma loucura financeira. Ainda bem que nos anos 80 Gillian desistiu da idéia, mesmo se mostrando um cagão, afinal os efeitos artísticos ficariam uma porcaria em varias cenas chave da HQ e hj Zack Snyder tem um fator extra para poder efetivar esta obra.

Watchmen é uma referencia, li em sua época de lançamento e etc. Mas convenhamos que não se trata também de algo tão original nunca-visto-antes. É sem duvida uma obra par excellence dos HQ, mas Alan Moore não pode dizer que sua obra é inadaptável. Se existem coisas somente funcionais na HQ, que ótimo, assim a HQ não perdera seu brilho e quem ver o filme ira correndo ler a HQ. Bom para ele. Mas tem coisas que funcionam na película que não funcionam na HQ, e ai? Cinema não é o forte de Alan Moore e isso se percebe. O sintoma que o Senhor dos Aneis produziu foi justamente este, de que as coisas inadaptáveis, instigassem os novos fãs, irem correndo comprar os livros e tudo o mais, uma febre mundial e assim mais pessoas tendo acesso as obras de Tolkien na integra, estimulando a leitura.

V de vingança não tem nada tão original como ele dizia, quem leu 1984 de George Orwell sabe disso. Portanto essa falsa pretensa de “intocável” não confere. Um historia, mitos, arquétipos, são sempre atualizados no decorrer de cada época, mantendo o conceito-chave é o primordial. Uma linha transcendente e sucessiva que chegue ao objetivo da idéia proposta e o mito em si. Agora aquele que é fagocitado a si mesmo pelo mito, só se pode lamentar a conseguir compreender outros.

Apesar de muitos acharem que viram o Trailer e o filme vai ser isso ou aquilo, sugiro esperar e ver a obra em si. Só porque a roupa de fulano ou ciclano ta mais apertada ou falta a orelha não ira prejudicar a obra. Existem pretensos admiradores de tais obras, que ficam torcendo noite e dia para que algo de errado só para dizer “eu avisei, eu sabia” e criar uma espécie de autoflagelação egoica.

Toda solidariedade a Zack Snyder e se ele fizer o mesmo que fez em 300 no quesito FIDELIDADE, estará muito bem. Acredito que tem coisas que podem ser deixadas para os extras do DVD e uma versão extendida, pois tem coisas e diálogos SIM que podem ser deixados de lado ou pelo menos, subentendidos, mantendo o perfil psicológico de cada personagem.

Conan o Bárbaro, por exemplo, não e tão fiel ao HQ a historia, mas o personagem ficou perfeito em si, e não há quem ouse criticar tal filme, um clássico jamais alcançado.
Acredito que para se falar de cinema e criticas relacionadas, exige-se ao menos um prévio conhecimento sobre o tema, não apenas opiniões pessoais ou o eu ACHO, até ai qualquer um pode ACHAR qualquer coisa, inclusive, o que o Alan Moore ACHA. Hahaahah

“A mascara da hipocrisia sempre cai...”
Desculpem os erros de portugues...
 
Última edição:
Me surpreende imensamente eu ter lido isso tudo.

1 - O Alan Moore pode ser encrenqueiro pra caralho [e ele é], mas ter dignidade nunca é um defeito. É o nome dele e ele tem todo o direito de não meter no meio de algo que não vai prestar. Eu também não ia querer crédito no estupro de nada que fosse meu.

2 - Eu não consigui acompanhar a lógica da adaptação e fidelidade. Aliás, são conceitos quase opostos. A grande questão de como Watchmen é inadaptável se refere a diversos recursos narrativos que simplesmente não tem como ser reproduzidos no cinema, porque não foram feitos para o cinema. Watchmen foi revolucionário nos quadrinhos e, friamente falando, a idéia de transformar ele em filme é tão estúpida quanto tornar Cidadão Kane um livro. Toda uma camada vai ser perdida, quer você queira, quer não. Isso vai diminiur o valor da obra, quer você queira, quer não. Não é questão de hipocrisia [sic], é, no máximo, preciosismo.

3 - O Zack Snyder é um diretor meio bosta. Isso é um fato. E ele claramente não entendeu a proposta da HQ, se o trailer serve como base [dica: serve; aliás, esse é o objetivo de um trailer: dar uma noção do filme para atrair interesse], o que torna tudo ainda pior. Eu tô apostando que Watchmen vai ser um desses filmes que quase acerta, mas nunca ingressa no espírito real da coisa.

4 - Conan, O Bárbaro = clássico jamais alcançado. Foi alguém da APAE que te contou essa, né.

No mais, você conseguiu utilizar a palavra hipocrisia da forma errada todas as vezes. Keep it up.
 
Eu gosto muito das obras de allan moore, mas por incrivel que pareça eu nunca lí watchmen...

Ví o trailer e me amarrei...

Acho melhor tomar vergonha na cara e ir na avenida passos aqui no Rio pra ver se acho em algum sebo.
 
2 - Eu não consigui acompanhar a lógica da adaptação e fidelidade. Aliás, são conceitos quase opostos. A grande questão de como Watchmen é inadaptável se refere a diversos recursos narrativos que simplesmente não tem como ser reproduzidos no cinema, porque não foram feitos para o cinema.

Bem, você devia ter dito porque é inadaptável, porque seria seu calcanhar de aquiles. Então vamos lá.

Quando uma coisa é estática, você consegue desenhar ou esculpir. Quando uma coisa anda, temos vários problemas em representar no papel ou na massa o movimento. E naquele momento os quadrinhos estavam indo para o lado realista do movimento.

Não me lembro de cabeça, mas fazendo uma busca rápida, percebi eles obtaram intencionalmente o esquema clássico de quadros simétricos, na grande maioria dos números (3x3, 3x2). Ouvi uma vez que isso foi feito para maximizar o efeito clasutrofóbico, e talvez este tenha sido o motivo porque eu ODIEI a apresentação na época

(eu tinha 19 anos, o que queriam? Era aquele momento de colorização de imagens com texturas cada vez mais parecidas com a realidade, e de efeitos de movimento amplamente utilizados - quadros onde Constantine andando pelo saguão e os quadros separando o saguão)

Mas exatamente ao resgatar o aspecto "paradão" dos quadrinhos, ele usou isso para mostrar que o mundo também estava "paradão", e não se movimentaria se não acontecesse algo GRANDE, preferiam continuar em sua rota morosa para a destruição total da humanidade porque era algo que todos estavam acostumados e quem se acostuma não tem mais medo.

até mesmo a sequência de Adrian V agindo à velocidade da luz, para continuar com seu plano de "alienígena mata muita gente no meio de Times Square em seu espasmo de morte", segurando a bala que Silk atirou nele impresiona pela falta de MOVIMENTO! Por algum tempo parece haver dinamismo mas a perspectiva do Diário de Rorshark vir à tona, retoma o problema de mundo "quadrado" e imóvel: os quadros voltam a ser múltiplos e iguais em cada página.

Como "transportar" isso para o cinema? Teria de ter uma atmosfera exatamente Cidadão Kane (tudo parado), mas considerando-se que falamos de heróis mascarados, e que o Coruja tá em forma...

Foi a mesma coisa com V de vingança: foi um filme legalzinho, ainda mais que adoro a voz de Mr. Smith/Elrond... Porém o tema por trás de V for Vendeta de Moore não foi "o poder é do povo", mas sim "Viu a necessidade de liberdade, não apenas para si mas para todos", misturado um pouco com "Foi você quem fez a merda: você escolheu esse bando de lunáticos, corruptos. Você perdeu o valor que tinha para a empresa"

Se na adaptação - que pode ser feita claro - não for respeitado o que é que o autor realmente quer dizer, fica difícil dizer que foi uma boa adaptação. O que torna o Lord of the Rings uma boa adaptação é que apesar de terem mudado Denethor, Faramir entre outros, o que Tolkien queria mostrar era "até mesmo povos pequenos fazem diferença", e isso foi mantido. Que convenhamos é complexo mas não tão complexo quanto o que Moore costuma fazer.
 
Última edição:
Me surpreende imensamente eu ter lido isso tudo.

1 - O Alan Moore pode ser encrenqueiro pra caralho [e ele é], mas ter dignidade nunca é um defeito. É o nome dele e ele tem todo o direito de não meter no meio de algo que não vai prestar. Eu também não ia querer crédito no estupro de nada que fosse meu.

Bom, claramente nao entendeu o que tentei explicar quando ele estava já ha tempos se tornando senil. De outra forma fico feliz que tenha se surpreendido, que no mundo existe pessoas com opiniões e percepçoes de realidade diferentes, assim como diretores, quadrinistas, roteiristas e etc. Que coisa não?

Que ele tem todo o direito de reclamar isso me parece obvio nao? Ou vc quer criar um maniqueismo entre, o autor (vitima) defendendo sua obra dos crueis diretores adaptadores vilões (culpados)? Admiro toda defesa e CONSERVADORISMO por parte de seus respectivos autores a suas obras a posteriori da humanidade. Contudo, vivemos em um tempo dificil onde o sistema dominante é a globalização e a ausencia de valores ancestrais, desta forma, a minima veia que possua uma obra a ser passada a mais pessoas que nao tenham acesso (sem destruir sua Quintessência) podendo então tomar conhecimento e ir atras de sua fonte/origem de tais conceitos. Não é apenas uma questão de "eu criei, eu sou Deus" e sim de manter sustentado o mito/ideia e o que se quis passar com o mesmo. Beethoven, tambem nao gostaria de ver suas obras estupradas com varios ritmos e tocadas em caminhoes de gás, mas assim mesmo, mantem-se sua obra eterna à humanidade. Tenho certeza que muitos ao ver o filme nem saberão quem é o Alan Moore.
O estupro ainda nao foi concebido, pare de sofrer antes, pois vitimização ao meu ver é tipico de quem nao tem base de sustentação própria e tem medo de ser superado (não que seja uma possbilidade, mas inconscientemente).

2 - Eu não consigui acompanhar a lógica da adaptação e fidelidade. Aliás, são conceitos quase opostos. A grande questão de como Watchmen é inadaptável se refere a diversos recursos narrativos que simplesmente não tem como ser reproduzidos no cinema, porque não foram feitos para o cinema. Watchmen foi revolucionário nos quadrinhos e, friamente falando, a idéia de transformar ele em filme é tão estúpida quanto tornar Cidadão Kane um livro. Toda uma camada vai ser perdida, quer você queira, quer não. Isso vai diminiur o valor da obra, quer você queira, quer não. Não é questão de hipocrisia [sic], é, no máximo, preciosismo.

A camarada Primula compreendeu perfeitamente a "lógica da adaptação e fidelidade". Se são opostos aponte fatores, elementos e formas substanciais de tal "inadaptabilidade", simples. Não basta apenas dizer, não dá, não podem, não conseguem. Quem realmente entendeu a obra, ira torcer para que alguns elementos sejam mantidos e a ideia/conceito seja passado usando-se de tal linguagem visual e animada. Uma narrativa soturna pode muito bem ser mantida em um determinado clima, até mesmo usando de iluminação. Alan Moore colocou tal protecionismo exarcebado a sua obra para manter intocavel, o que nao me incomoda, apenas o fato de achar que ninguem teria a mesma capacidade "criativa" que ele. Se Zack Snyder é tal pessoa, nao sei, tomo como base o filme 300 e a HQ, a comparação é inevitavel e desta forma, pode-se observar elementos deixado, e acrescentados. Existem varias tecnicas de filmagem que podem levar até mesmo o espectador a claustrofobia e impaciencia, atraves tbm de mensagens subversivas e subliminares induzindo o inconsciente individual a estimulos previstos.Qualquer um que ja tenha feito algum curta ou estudado cinema sabe disto.

Cidadão Kane em livro, poderia sim ser adaptado, dentro de uma outra linguagem e visão, tratando de assuntos e elementos que nao estiverem presentes no filme. Vale o mesmo para outras obras, depende da criatividade e o "preciosismo" de cada um. Que ira diminuir é claro, mas nao todo o seu brio, mantendo a quintessencia é o que vale. Afinal 2 horas nao serão suficientes e isso nao sera culpa apenas do diretor, assim sendo tera ele que fazer milagre. Zack Snyder é jovem, e pode se surpreender ou cair. O Diretor da nova franquia do Batman, é uma prova disto.

De qualquer modo, "friamente" falando, a ideia de que algo seja intocavel é simplesmente estupida e digna de quem passa mais tempo escutando o tom da própria voz do que criando e usando-se da veia do sangue artistica para deixar simbolos eternos.
Ademais, é pura Hipocrisia (consulte o dicionario Houaiss, para verificar sua grafia).

Entretanto, não se pode apenas prender-se ao literalismo intelectual da obra. Observa-se simbolos, mitos, arquetipos e ideias concebidas dentro de um contexto horizontal de significação, assim possuindo diversos outros contextos significativos. Manter-se fixo ao racionalismo literal e não compreender com intuiçao e plenitude estes simbolos expostos, e prender-se a coisas futeis ou a um puro ceticismo implicito do racional é digno de uma mente primitiva e de massas, ovelhas que seguem um fluxo racional vigente. A questão é, porque ele quis fazer esta obra. O que Watchmen trouxe luz a questão da epoca? Onde se passa a historia? A historia é sobre herois? Ou existem conceitos filosoficos tras tais elementos?
Licença poética é um atributo individual. Lembre-se de V. Não trata-se apenas de libertar um povo, a massa de um tirano ou ditador malvadão. Mas sem duvida de ESTIMULAR que as massas nao sejam OVELHAS, e pensem, LIBERTEM-SE. Quebrem as amarras e correntes que tal SISTEMA CULTURAL impõe as pessoas. Vivendo da mesma forma, aceitando, conformando, consumindo e etc. Esta é a diferença que pode ser destacada por alguem que captou estes conceitos.
Poderia me extender mais, nao o farei porque o restante me parece obvio a todos.

3 - O Zack Snyder é um diretor meio bosta. Isso é um fato. E ele claramente não entendeu a proposta da HQ, se o trailer serve como base [dica: serve; aliás, esse é o objetivo de um trailer: dar uma noção do filme para atrair interesse], o que torna tudo ainda pior. Eu tô apostando que Watchmen vai ser um desses filmes que quase acerta, mas nunca ingressa no espírito real da coisa.


Se Zack Snyder é um diretor bosta, então traga-nos luz a questão. O que vc ACHA basicamente tem efeito contigo mesmo e não a este debate em si. Criticar algo por alto sem apresentar fatos e fontes primarias é senão pura falácia. Ainda mais quando se joga um fato ao vento e deixa o mesmo como uma verdade absoluta=falácia. Queremos entender o seu ponto, mas para isso faz-se mister adentrar no conceito chave de sua base de pensamento sobre esta formulação, simples. Trailers sao substancialmente para exaltar elementos de propaganda de um filme, empolgar e ressaltar algumas nuances basicas simbolicas da ideia. Vários casos existem de um trailer sair péssimo e o filme melhor que o trailer, mais do que o esperado. Ou em que o trailer é tao empolgante e bom, que quando se vê o filme, percebe-se que o melhor foi usado no trailer, sendo o filme monótomo no decorrer da pelicula. Um trailer é diferente de uma prévia por exemplo, geralmente divulgada a imprensa. São formas de publicidade diferentes meu caro. Portanto o trailer pode ser melhor que o filme, ou até pior.

Quanto ao "espirito da coisa" isto pode ser referido intrisicamente aos seus conceitos individuais, da forma em que se tomou a percepção de ler a HQ, o que nao ira ocorrer de forma igual a todos, pois cada um abstrai aquilo que nao lhe afeta afetivamente (de afeição) em torno da obra.
Sugiro aguardar a obra finalizada do filme, afinal, até mesmo os criticos de cinema aguardam para depois publicar suas resenhas. Nem eles possuem uma bola de cristal para fazer apostas, por mais que alguns sugiram.



4 - Conan, O Bárbaro = clássico jamais alcançado. Foi alguém da APAE que te contou essa, né.


Nem vou questionar, logo se percebe que com moleque não se pode ter um debate civilizado sem usar do argumentum ad hominem, assim usando de embuste o mesmo para poder se esquivar da ideia principal a ser questionada. O que vc ACHA, nao é de interesse da maioria, mas se tens apenas criticas a oferecer, então que PROVE de forma FORENSE o que diz. Agindo assim, ficara parecendo que tem mais a se esconder atras de seus achismos, do que apontar evidencias e sustentar seus argumentos. Se tu nao achas Conan um Classico, existem milhões de outros que Acham, e necessariamente nao estão na APAE. Neste caso nao seja a APAE nem disturbios mentais, mas sim questão de veêmencia e educação.

No mais, você conseguiu utilizar a palavra hipocrisia da forma errada todas as vezes. Keep it up.


Prove! No mais, é apenas mais um ataque de cunho pessoal, para fugir da questão em si, porque ficou ofendido com o que apontei da falta de intelectualidade do comentario do "mestre" Alan Moore "o intocavel". Me perdõem os pseudo-intelectuais...

Para quem nao sabe...
Hipocrisia
substantivo feminino
1 característica do que é hipócrita; falsidade, dissimulação
Ex.: com a h. que lhe é peculiar, pôs-se a adular a sogra
2 ato ou efeito de fingir, de dissimular os verdadeiros sentimentos, intenções; fingimento, falsidade
Ex.: ela veio com a habitual h., mas não me enganou
3 caráter daquilo que carece de sinceridade
Ex.: a h. das palavras

Dicionario Houaiss da Lingua Portuguesa
 
Última edição:
Dave Gibbons comenta nudez, mudanças e o final de Watchmen
Desenhista da graphic novel diz que primeiro roteiro o deixou preocupado...
05/11/2008 Érico Assis

Já que Alan Moore não quer falar, Dave Gibbons é a figura que a mídia está buscando para saber, de fonte confiável, dos resultados da adaptação de Watchmen para a telona. O desenhista da HQ acompanhou as gravações, como consultor, e tem enchido os fãs de esperança quanto ao trabalho do diretor Zack Snyder.

Em entrevista ao blog Vulture, da revista New York, Gibbons comentou um pouco do que já assistiu do filme e os medos que circulam entre os fãs. Veja algumas respostas do desenhista.

Sobre por que adaptar Watchmen: "Ficaria satisfeito se Watchmen fosse apenas uma graphic novel - foi assim que ela foi concebida. Agora que ela está sendo transformada em filme, estou feliz que as pessoas responsáveis realmente a entendem e estão investindo a mesma paixão que eu e Alan tivemos criando a HQ".

Sobre Zack Snyder e mudanças no roteiro: "Conheci Zack na première de 300 na Inglaterra. Fiquei chocado pela fidelidade do filme à HQ de Frank Miller. É claro que 300 é algo totalmente diferente, tanto em escopo quanto em execução, de Watchmen. Mas, conversando, senti um tremendo entusiasmo por ele querer fazer a coisa certa e que realmente entendia nosso trabalho. Tudo que vi até agora só reforçou essa sensação. A versão original do roteiro que li tinha algumas mudanças em relação à HQ com as quais me preocupei, e acho que ele inclusive filmou algumas dessas partes porque o estúdio queria. Mas quando viram o que ele havia feito, meio que disseram 'o que você está fazendo é muito bom, pode continuar a fazer o que você quer'".

Sobre o possível final alterado (contém spoiler): "Já assisti à montagem prévia, e assinei um contrato que não me permite revelar nada. Li na Internet que as pessoas têm suspeitas quanto a vários finais que vão usar nas sessões de teste, e que há um fim com o monstro e outro sem ele. Sinto que, se você quer uma adaptação literal da HQ, você tem que ter o monstro. Mas acho que é possível passar a mesma mensagem, e ter o mesmo final, sem o monstro. É algo sobre o que não tenho grande conhecimento, mas, francamente, não me preocupa muito".

Sobre a nudez de Dr. Manhattan: "O que eles fizeram no filme é a mesma coisa que fizemos na HQ, que é introduzir a nudez em um momento que você nem percebe. Há a cena, na HQ, em que ele está na cama com Laurie. Se houvéssemos mostrado-o nu ali, haveria uma carga muito sexual. Mas você o vê nu pela primeira vez quando está vagando pela base militar no meio do deserto do Mojave, aí você nem registra. Ele parece uma pessoa feita em CGI. Alguém que, por sua própria força de vontade, reconstruiu seu corpo, então você não está vendo um homem nu, mas um modelo de um homem nu. Existe uma distinção bem clara aí".

Desculpe se falta a fomatação correta e o botão de Spoiler pois ainda me atrapalho com isto eheehehe.

Basicamente o que David Gibbons disse é o que venho tentando dizer...
 
Desculpe se falta a fomatação correta e o botão de Spoiler pois ainda me atrapalho com isto eheehehe.

Basicamente o que David Gibbons disse é o que venho tentando dizer...

O cineasta disse também que ainda falta bastante pós-produção no filme e que ele está terminando a história paralela do Cargueiro Negro, que será incorporada no lançamento "versão do diretor" do filme em DVD e Blu-Ray. O filme dos cinemas terá por volta de 2 horas e 40 minutos, enquanto a versão do diretor passará das 3 horas e meia.

Sem mais...
 
Concerteza esse é um DVD que eu não vou deixar de comprar...

Fique muito feliz quando li que iriam incluir o cargueiro no DVD. :D
 
Bom, claramente nao entendeu o que tentei explicar quando ele estava já ha tempos se tornando senil.
É que não faz sentido, amigão. Ele é chato desde antes de ser o Alan Moore. E não é como se a produção dele tivesse entrado num declínio qualitativo gritante pra ser chamado de senil, ao contrário do Frank Miller, que você tá louvando a torto e a direito.

De outra forma fico feliz que tenha se surpreendido, que no mundo existe pessoas com opiniões e percepçoes de realidade diferentes, assim como diretores, quadrinistas, roteiristas e etc. Que coisa não?
Isso nunca me surpreendeu. Da mesma forma que eu sei que geral vai adorar o filme. A minha surpresa foi simplesmente não ter desistido no meio da leitura, já que você até teve momentos de réplica contra-ativa.

Que ele tem todo o direito de reclamar isso me parece obvio nao? Ou vc quer criar um maniqueismo entre, o autor (vitima) defendendo sua obra dos crueis diretores adaptadores vilões (culpados)? Admiro toda defesa e CONSERVADORISMO por parte de seus respectivos autores a suas obras a posteriori da humanidade. Contudo, vivemos em um tempo dificil onde o sistema dominante é a globalização e a ausencia de valores ancestrais, desta forma, a minima veia que possua uma obra a ser passada a mais pessoas que nao tenham acesso (sem destruir sua Quintessência) podendo então tomar conhecimento e ir atras de sua fonte/origem de tais conceitos. Não é apenas uma questão de "eu criei, eu sou Deus" e sim de manter sustentado o mito/ideia e o que se quis passar com o mesmo. Beethoven, tambem nao gostaria de ver suas obras estupradas com varios ritmos e tocadas em caminhoes de gás, mas assim mesmo, mantem-se sua obra eterna à humanidade. Tenho certeza que muitos ao ver o filme nem saberão quem é o Alan Moore.
O estupro ainda nao foi concebido, pare de sofrer antes, pois vitimização ao meu ver é tipico de quem nao tem base de sustentação própria e tem medo de ser superado (não que seja uma possbilidade, mas inconscientemente).
O meu problema é esse: isso não faz sentido. Você tá reclamando dele reclamar, como se Beethoven não fosse achar um absurdo virar toque de celular. Eu entendo a proposta de tornar a arte o mais abrangente possível, fazer ela chegar a todo mundo, mas eu discordo veementemente de tornar ela mais burra no processo, só porque a maioria das pessoas não conseguiria aproveitar ela da forma natural.

Se são opostos aponte fatores, elementos e formas substanciais de tal "inadaptabilidade", simples. Não basta apenas dizer, não dá, não podem, não conseguem.
Cara, cala a boca. Você não falou porque ela é adaptável, é exatamente a mesma coisa. Isso é hipocrisia, aliás.

Quem realmente entendeu a obra, ira torcer para que alguns elementos sejam mantidos e a ideia/conceito seja passado usando-se de tal linguagem visual e animada. Uma narrativa soturna pode muito bem ser mantida em um determinado clima, até mesmo usando de iluminação. Alan Moore colocou tal protecionismo exarcebado a sua obra para manter intocavel, o que nao me incomoda, apenas o fato de achar que ninguem teria a mesma capacidade "criativa" que ele. Se Zack Snyder é tal pessoa, nao sei, tomo como base o filme 300 e a HQ, a comparação é inevitavel e desta forma, pode-se observar elementos deixado, e acrescentados. Existem varias tecnicas de filmagem que podem levar até mesmo o espectador a claustrofobia e impaciencia, atraves tbm de mensagens subversivas e subliminares induzindo o inconsciente individual a estimulos previstos.Qualquer um que ja tenha feito algum curta ou estudado cinema sabe disto.
Aí que entra o trailer, e aí que eu repito: o Zack Snyder NÃO ENTENDEU A PROPOSTA. Tem alguma coisa na simples utilização de NOIR e DIGITAL na mesma frase que faz as minhas bolas encolherem, sabe.


Se Zack Snyder é um diretor bosta, então traga-nos luz a questão.
Ele é simplesmente mais um desses filhotes da pirotecnia que não sabe quando parar, cuja preocupação estética sobrepõe em muito qualquer preocupação temática.

O que vc ACHA basicamente tem efeito contigo mesmo e não a este debate em si.
Amigão, se você tivesse se dado o trabalho de ler o resto do tópico, eu não precisaria fazê-lo. Deixa você de ser arrogante e achar que trouxe a luz com a sua presença que isso é chato pra caralho.

Criticar algo por alto sem apresentar fatos e fontes primarias é senão pura falácia. Ainda mais quando se joga um fato ao vento e deixa o mesmo como uma verdade absoluta=falácia.
Mimimi. Do jeito que você fala supõe-se que seja tão íntimo do Moore - quiça o próprio Moore! -, a não ser que seja tão afeito às falácias quanto qualquer um aqui. Por fim, considerando o simples caráter pessoal e individual das mensagens de um fórum, ficar ressaltando e re-ressaltando que é a minha opinião é estúpido e supérfluo, a não ser que se esteja debatendo com idiotas.

Trailers sao substancialmente para exaltar elementos de propaganda de um filme, empolgar e ressaltar algumas nuances basicas simbolicas da ideia. Vários casos existem de um trailer sair péssimo e o filme melhor que o trailer, mais do que o esperado. Ou em que o trailer é tao empolgante e bom, que quando se vê o filme, percebe-se que o melhor foi usado no trailer, sendo o filme monótomo no decorrer da pelicula. Um trailer é diferente de uma prévia por exemplo, geralmente divulgada a imprensa. São formas de publicidade diferentes meu caro. Portanto o trailer pode ser melhor que o filme, ou até pior.
Isso não importa. Reitero o que disse. Trailer é um aperitivo. Isso é tão estúpido quando os fãs de bandinhas chorando "mas você só ouviu o single, mimimi", culpem quem for por ter feito a mal escolha, não eu por ter julgado a escolha feita.

Quanto ao "espirito da coisa" isto pode ser referido intrisicamente aos seus conceitos individuais, da forma em que se tomou a percepção de ler a HQ, o que nao ira ocorrer de forma igual a todos, pois cada um abstrai aquilo que nao lhe afeta afetivamente (de afeição) em torno da obra.
Sugiro aguardar a obra finalizada do filme, afinal, até mesmo os criticos de cinema aguardam para depois publicar suas resenhas. Nem eles possuem uma bola de cristal para fazer apostas, por mais que alguns sugiram.
É óbvio, porém toda obra artística tem pelo menos um intenção bem clara que é compartilhada pela maioria dos leitores. Que a de Watchmen está se perdendo é um fato.


[quote~]Nem vou questionar, logo se percebe que com moleque não se pode ter um debate civilizado sem usar do argumentum ad hominem, assim usando de embuste o mesmo para poder se esquivar da ideia principal a ser questionada. O que vc ACHA, nao é de interesse da maioria, mas se tens apenas criticas a oferecer, então que PROVE de forma FORENSE o que diz. Agindo assim, ficara parecendo que tem mais a se esconder atras de seus achismos, do que apontar evidencias e sustentar seus argumentos. Se tu nao achas Conan um Classico, existem milhões de outros que Acham, e necessariamente nao estão na APAE. Neste caso nao seja a APAE nem disturbios mentais, mas sim questão de veêmencia e educação.[/quote]
Cara, deixa de ser um imbecil. Foi VOCÊ que falou da APAE no argumento, eu apenas aproveitei o gancho da piada. Acho que agora eu entendo o seu apoio ao Zack Snyder, é palavra-palavra-palavra como parafernália inútil e total desapego ao tema. Você nem tá sabendo mais o que fala, né?

E precisa? A falha de retórica é pra lá de fraca e eu suponho intelecto às pessoas.

No mais, é apenas mais um ataque de cunho pessoal
Nem tenta se fazer de vítima que vai ser muito mais do que ridículo.

para fugir da questão em si
Que questão? Eu abordei bem superficialmente qualquer coisa que eu achei relevante.

porque ficou ofendido com o que apontei
Ah, essa questão? Pois então, você não só está errado como é um grandessíssimo babaca. Não é você que decide se eu estou ou não ofendido ou se eu estou ou não tentanto te ofender. Pra quem exige muito provas dos outros, você é arrogante e cheio de falácias demais, pra não dizer um belo de um hipócrita.

da falta de intelectualidade do comentario do "mestre" Alan Moore "o intocavel".
Nuss, agora você tá se supondo mais inteligente que os outros também? Se te der mais corda você se elege deus em três vias, hein? Caralho.

Me perdõem os pseudo-intelectuais...
E me chupem os filhinhos de mamãe punks.

substantivo feminino
1 característica do que é hipócrita; falsidade, dissimulação
Ex.: com a h. que lhe é peculiar, pôs-se a adular a sogra
2 ato ou efeito de fingir, de dissimular os verdadeiros sentimentos, intenções; fingimento, falsidade
Ex.: ela veio com a habitual h., mas não me enganou
3 caráter daquilo que carece de sinceridade
Ex.: a h. das palavras

Dicionario Houaiss da Lingua Portuguesa
Você não PODE PROVAR a hipocrisia, amigão, é aí que está o erro no uso. Fica parecendo criança pequena que acabou de aprender palarvra de gente grande.
 
É que não faz sentido, amigão. Ele é chato desde antes de ser o Alan Moore. E não é como se a produção dele tivesse entrado num declínio qualitativo gritante pra ser chamado de senil, ao contrário do Frank Miller, que você tá louvando a torto e a direito.


Isso nunca me surpreendeu. Da mesma forma que eu sei que geral vai adorar o filme. A minha surpresa foi simplesmente não ter desistido no meio da leitura, já que você até teve momentos de réplica contra-ativa.


O meu problema é esse: isso não faz sentido. Você tá reclamando dele reclamar, como se Beethoven não fosse achar um absurdo virar toque de celular. Eu entendo a proposta de tornar a arte o mais abrangente possível, fazer ela chegar a todo mundo, mas eu discordo veementemente de tornar ela mais burra no processo, só porque a maioria das pessoas não conseguiria aproveitar ela da forma natural.


Cara, cala a boca. Você não falou porque ela é adaptável, é exatamente a mesma coisa. Isso é hipocrisia, aliás.


Aí que entra o trailer, e aí que eu repito: o Zack Snyder NÃO ENTENDEU A PROPOSTA. Tem alguma coisa na simples utilização de NOIR e DIGITAL na mesma frase que faz as minhas bolas encolherem, sabe.



Ele é simplesmente mais um desses filhotes da pirotecnia que não sabe quando parar, cuja preocupação estética sobrepõe em muito qualquer preocupação temática.


Amigão, se você tivesse se dado o trabalho de ler o resto do tópico, eu não precisaria fazê-lo. Deixa você de ser arrogante e achar que trouxe a luz com a sua presença que isso é chato pra caralho.


Mimimi. Do jeito que você fala supõe-se que seja tão íntimo do Moore - quiça o próprio Moore! -, a não ser que seja tão afeito às falácias quanto qualquer um aqui. Por fim, considerando o simples caráter pessoal e individual das mensagens de um fórum, ficar ressaltando e re-ressaltando que é a minha opinião é estúpido e supérfluo, a não ser que se esteja debatendo com idiotas.


Isso não importa. Reitero o que disse. Trailer é um aperitivo. Isso é tão estúpido quando os fãs de bandinhas chorando "mas você só ouviu o single, mimimi", culpem quem for por ter feito a mal escolha, não eu por ter julgado a escolha feita.


É óbvio, porém toda obra artística tem pelo menos um intenção bem clara que é compartilhada pela maioria dos leitores. Que a de Watchmen está se perdendo é um fato.


[quote~]Nem vou questionar, logo se percebe que com moleque não se pode ter um debate civilizado sem usar do argumentum ad hominem, assim usando de embuste o mesmo para poder se esquivar da ideia principal a ser questionada. O que vc ACHA, nao é de interesse da maioria, mas se tens apenas criticas a oferecer, então que PROVE de forma FORENSE o que diz. Agindo assim, ficara parecendo que tem mais a se esconder atras de seus achismos, do que apontar evidencias e sustentar seus argumentos. Se tu nao achas Conan um Classico, existem milhões de outros que Acham, e necessariamente nao estão na APAE. Neste caso nao seja a APAE nem disturbios mentais, mas sim questão de veêmencia e educação.
Cara, deixa de ser um imbecil. Foi VOCÊ que falou da APAE no argumento, eu apenas aproveitei o gancho da piada. Acho que agora eu entendo o seu apoio ao Zack Snyder, é palavra-palavra-palavra como parafernália inútil e total desapego ao tema. Você nem tá sabendo mais o que fala, né?


E precisa? A falha de retórica é pra lá de fraca e eu suponho intelecto às pessoas.


Nem tenta se fazer de vítima que vai ser muito mais do que ridículo.


Que questão? Eu abordei bem superficialmente qualquer coisa que eu achei relevante.


Ah, essa questão? Pois então, você não só está errado como é um grandessíssimo babaca. Não é você que decide se eu estou ou não ofendido ou se eu estou ou não tentanto te ofender. Pra quem exige muito provas dos outros, você é arrogante e cheio de falácias demais, pra não dizer um belo de um hipócrita.


Nuss, agora você tá se supondo mais inteligente que os outros também? Se te der mais corda você se elege deus em três vias, hein? Caralho.


E me chupem os filhinhos de mamãe punks.


Você não PODE PROVAR a hipocrisia, amigão, é aí que está o erro no uso. Fica parecendo criança pequena que acabou de aprender palarvra de gente grande.


Com base nisto, fica claro o nível de debate que se deseja. Não ofendi ou agredi nenhum dos participantes. Não me suponho ou insinuei ser melhor nem mesmo que o "Deus" Alan Moore. Sequer tenho Frank Miller como referencia pessoal. Usei de exemplos e figuras representativas, (apesar de analfabeto-funcionais pseudo-rebeldes nao tenham compreendido e preferiram atacar ou entao abster-se do debate afim de exercer uma pretensa autoridade, como quem poderia dizer algo mas nao disse por se supor de uma sapiencia que nao confere) para poder explicar a visão sobre esta questão desde outro ponto de vista que senão o fanatismo e o radicalismo protecionista. E só.

No mais, irei responder cada ponto como de direito. E não vou pegar leve, salvoguardo que acredito no direito a liberdade de opiniao e expressao neste forum (pressupoem-se que agressoes e insultos estao de fora nao? Mas nao esperem complacencia quando se é atacado) e muitos participantes não atacaram e não quiseram usar de ad hominem, mostraram-se relevantes aos fatos e nao a opiniao pessoal.

E por final, nao penso que estou a debater com idiotas, e sim com pessoas que possuem um minimo de conhecimento sobre o assunto, até porque se espera isso inconscientemente.

Uma coisa é certa, se eu for responder tudo, a coisa vai ficar bem séria já que se deseja descer a este nível estou apto a responder aos rigores do estilo.

Obrigado.

OBS: topico duplicado sem querer, devido ao mal uso das ferramentas do forum.
 
Última edição:
Novo trailer de 'Watchmen' já está na web

Com cenas de ação, vídeo mostra o que vem por aí na adaptação da HQ. Previsão de estréia nos cinemas é em 6 de março do próximo ano.

More...
 
Eu vejo as fotos e os posters e chego a ter esperança de ver um bom filme.

Aí eu lembro da complexidade da HQ, do que fizeram com Liga Extraordináira e medo eu tenho.

O que eu acho que vai rolar, pelo menos depois de ler a babação de ovo da Omelete, é um bom filme de ação, que vai arranhar a superficie do que o Moore fez na HQ. Mas nem de longe vai ter a sutiliza, a complexidade e a força do original.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo