• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Watchmen (idem, 2009)

Sua nota para o filme:


  • Total de votantes
    48
Eu gostei bastante do filme e achei que o Zack Snyder foi extretamente corajoso em alguns aspectos. Um deles foi o fato de ter optado por nomes menos conhecidos para os papeis principais. Se por um lado isso cria certo receio, por outro ajuda a aceitarmos a personificação daqueles personagens tão especiais nas telonas (e até traz agradáveis surpresas como a ótima interpretação de Jack Earle Haley, no papel de Rorschach).
O filme é ótimo! Claro, não é uma inovação do mundo do cinema e nem vai mudar a forma que as pessoas enxergam o mundo (talvez se estivéssemos vivendo os anos 80, um ou dois anos após o lançamento da história em quadrinhos, quem sabe). Mas, tudo bem. É uma adaptação bem feita!
Aliás, desde o momento em que sai da sala de cinema, pensei no filme como uma extensão da graphic novel e não como uma obra independente. Me pareceu uma experiência muita mais divertida pra quem leu antes...
:obiggraz:

---

Infelizmente, algumas concessões tiveram que ser feitas.
Pra deixar o filme mais digerível, o enredo, tão cheio de fragmentos e sutilezas, teve que ser mais "linearizado". Com isso, ficamos sem algumas coisas interessantes.
O contexto político também ficou mais explícito, mas eu não esperava de maneira diferente, já que foram-se quase 25 anos desde a data em que a história se passa. Muito do público que foi ao cinema não conheceu de perto a paranóia constante dos anos 80. rs
Hum... realmente, o Zack Snyder peca um pouco na direção de atores! =/
:think:

---

Há! Gostei do final!!!
:roll:

---

Caraca! O Zack Snyder sabe realmente arquitetar sensações através de imagem e som. As músicas trouxeram ótimas referências do mundo pop e criam cenas divertidas. Herança da carreira do diretor em filmes publicitários.
:hihihi:

---

Aquela abertura com as "fotos" através dos tempos está fabulosa.
:yep:

---

Sinceramente não me incomodei com a longa duração. Pelo contrário, queria mais! Talvez porque eu seja fã da HQ... foi uma realização ver aquilo desenrolando diante de meus olhos. Aliás, tô doido pra ver a animação do "Contos do Cargueiro Negro" em DVD, além da versão Director's Cut com mais 30 minutos de filme (deve sair no segundo semestre). O diretor me pareceu bem cuidadoso e o filme é repleto de pequenos detalhes para alimentar os fãs. (até mesmo um outdoor quase imperceptível na sequência final com o logotipo "Milenium" da nova linha de produtos da Veidt. =D )

Enfim, pretendo assistir mais vezes para, quem sabe, ter uma visão um pouco mais "fria" da adaptação. Fã é fogo...
:joy:
 
Talvez o "Ozzy" ficasse melhor caracterizado se tivessem chamado o Jude Law ou o Guy Pearce.


Meu, até o Keanu "tenho uma expressão só" Reeves ficava melhor. Pelo menos as atuações dele não são afetadas.
 
Velho... que filme horroroso, pelo amor de Kubrick! o_O Sem pé nem cabeça até chegar ao final (que, por sinal, parece que vai vir em três momentos diferentes do filme), hora em que ganha pelo menos o pé, mas cabeça nenhuma. E uma confusão, passado, presente, futuro, e super-heróis dos quais só um (e sua predileção incrível por andar pelado) tem realmente poderes especiais mas mesmo assim têm técnicas incríveis não se sabe daonde... de boa, não vejo de novo nem amarrado. ¬¬
 
Em resumo, foi o que disse...
Agradou a grego e troianos, menos claro, Alan Moore o intocável à criticas.

O final de Alan Moore, na HQ, ele poderia escolher o que quisesse, mas por que o Alien?
Não questiono o fim do filme, mas por que o Alien senão uma explosão nuclear total?

Moral da historia:
Criticos de cinema (em sua maioria roteiristas e cineastas frustrados que tentaram e não tiveram talento para tal, dai viram que criticar e escrever sobre o que já existe é muito mais fácil e divertido) versus Fãs da HQ (pasmem os puristas defensores cegos da cassandra decaida chamada Alan Moore, que ja não produz mais NADA) que estao a defender o filme no quesito fidelidade.
Os demais críticos, tentar atacar o diretor pelo trabalho de os 300 AINDA é no minimo aquele velho caso de ressentimento ou algum sentimento enrustido, bem oculto. Critiquem ao menos o filme atual, sejam originais poxa.
Zack Snyder não é nenhum Ridley Scott, mas não incomoda as câmeras lentas, afinal isso e´coisa de "hoje em dia".
A cena de sexo realmente foi desnecessária, mas há interesses e Holdings por trás para atrair o publico juvenil e jingles publicitários em Hollywood, que se fosse um filme independente, seria algo como O Senhor dos Anéis, talvez.

Terry Gillian tirou o barco fora isso sim, ficou com medo de fazer e depois sobrar para ele, ao perceber que realmente teria de passar por tudo isso, inclusive os Holdings e lobbys que seria OBRIGADO a cumprir, a não ser que ele tirasse tudo do bolso dele. Mas não o fez, então esqueçam este senhor, torçamos para que volte ao Monty Python um dia.

Alan Moore poderia ser mais esperto, já que se julga tao inqüestionável, poderia não vender mais seus direitos de obra a DC ou quem quisesse hehehe. Pelo menos enquanto vivo, mas infelizmente seu poder esta limitado a década de 80 e 90, seu brio não é mais o mesmo e a luz se apagou do velho britânico que passou a levantar causas anti-homofóbicas e tipicamente igualitaristas. Quem diria... Alan Moore, camufla...
 
Em resumo, foi o que disse...
Agradou a grego e troianos, menos claro, Alan Moore o intocável à criticas.

O final de Alan Moore, na HQ, ele poderia escolher o que quisesse, mas por que o Alien?
Não questiono o fim do filme, mas por que o Alien senão uma explosão nuclear total?

Moral da historia:
Criticos de cinema (em sua maioria roteiristas e cineastas frustrados que tentaram e não tiveram talento para tal, dai viram que criticar e escrever sobre o que já existe é muito mais fácil e divertido) versus Fãs da HQ (pasmem os puristas defensores cegos da cassandra decaida chamada Alan Moore, que ja não produz mais NADA) que estao a defender o filme no quesito fidelidade.
Os demais críticos, tentar atacar o diretor pelo trabalho de os 300 AINDA é no minimo aquele velho caso de ressentimento ou algum sentimento enrustido, bem oculto. Critiquem ao menos o filme atual, sejam originais poxa.
Zack Snyder não é nenhum Ridley Scott, mas não incomoda as câmeras lentas, afinal isso e´coisa de "hoje em dia".
A cena de sexo realmente foi desnecessária, mas há interesses e Holdings por trás para atrair o publico juvenil e jingles publicitários em Hollywood, que se fosse um filme independente, seria algo como O Senhor dos Anéis, talvez.

Terry Gillian tirou o barco fora isso sim, ficou com medo de fazer e depois sobrar para ele, ao perceber que realmente teria de passar por tudo isso, inclusive os Holdings e lobbys que seria OBRIGADO a cumprir, a não ser que ele tirasse tudo do bolso dele. Mas não o fez, então esqueçam este senhor, torçamos para que volte ao Monty Python um dia.

Alan Moore poderia ser mais esperto, já que se julga tao inqüestionável, poderia não vender mais seus direitos de obra a DC ou quem quisesse hehehe. Pelo menos enquanto vivo, mas infelizmente seu poder esta limitado a década de 80 e 90, seu brio não é mais o mesmo e a luz se apagou do velho britânico que passou a levantar causas anti-homofóbicas e tipicamente igualitaristas. Quem diria... Alan Moore, camufla...

Cara, eu li tudo que você escreveu desde o começo do tópico e fiquei me perguntando:

Daonde você tira essas idéias? Melhor, daonde você saiu?

Começo a desconfiar que você é o alienígena ausente no filme.

P.S: Você leu a HQ? Sério, porque, se leu, deveria entender o porquê do alien.
 
Assisti ontem...

Gostei, mas estava achando q era melhor ainda...
Acho q fikei com expectativas muito altas...

O filme em si, foi bem feito, nenhuma falha gigantesca, ao menos pra mim.
E adorei o parsonagem de Rorschach...
E a interpretação do Jack Earle Haley foi mito boa...
Pena o final dele...

E n senti diferença no tempo, n achei cançativo nem nda...
Sempre gostei de filmes longos... :mrgreen:
E a cena do sexo realmente, detalhes demais, n era necessário... 8-O

Mas gostei filme eh bom sim... :yep:
Nota:7/10 - Recomendo
 
56.

O problema do filme é que o Snyder fica preso demais a tentar reproduzir cada quadro e enfiar cada coisa possível dentro da história e o resultado final acaba bem costurado, hermético e com a sensação de ter sido empurrado. Aliás, tem um Nós Tentamos Avisar bem grande aqui, que é que a coisa acaba, principalmente na primeira metade, se tornando bem episódica: funcionava direitinho quando era uma HQ, porque HQs podem ser episódicas, o formato permite isso, etc, mas em um filme como esse, realmente não dá. E pior ainda, os cortes para os tais "episódios" são súbitos, em um segundo tem o Manhattan gritando com meio mundo de gente, no segundo imediatamente depois ele está fazendo contemplações existenciais, a impressão que fica é a de "pelamor".

Aliás, o Snyder tem que parar de fazer aquelas coisas lá que ele faz em cenas de luta. Tira um bocado de coisas da cena, tira o sentimento de "isso é um mundo alternativo" (até que funcionou em 300 porque 300 admitia que era pura fantasia, Watchmen é supostamente "E Se Heróis Mascarados Existissem: O Filme", a sensação de realidade é necessária para atingir esse fator, ver Cavaleiro das Trevas que passa a imagem de realista mesmo com um cara que anda por aí com o osso exposto, a órbita ocular exposta e meio rosto destruído sem gritar de dor), tira o tesão (em cenas de luta eu quero ver porrada, não uma parada súbita pra algum truque extremamente artificial), e simplesmente parece retardada.

Sobre o final:
Eu tive até um certo problema com ele, não foi nem pela falta do vaginossauro alien, mas foi porque fizeram o Ozymandias tão Obviamente Errado. Estava tudo indo até bem, até que o Coruja solta o Big No e vai pra cima do Veidt com o Righteous Beating. É como se eles perguntassem pra audiência, "E aí, audiência? Beleza? Então, quem é que está certo aqui, hein? O cara que comeu a gostosa, superou suas dificuldades, sofreu a morte do amigo e acabou de entregar um Righteous Beating com um discurso extra moralista OU o cara com uma fantasia de mamilos que matou um monte de gente nas grandes cidades do mundo? Dica, em caso de vocês terem síndrome de Down: o primeiro", o que meio que acabou com todo o ponto da ambiguidade moral que o tal final parecia ser.
E eu gostei do ator que fez o Veidt. (numa maneira totalmente heterossexual, esclarecendo.)

(enquanto estamos aqui, e aquela abertura, hein. Eu tive uns três orgasmos vendo aquilo.)

(Aliás, "Watchmen - O FILME". O que há com esses brasileiros e esses subtítulos. Talvez eles quisessem alertar aos cegos que isso era um filme e tal. Mas como os cegos iam ler os pôsteres. Estou confuso.)

PS. É divertido.
 
Última edição:
Cara, eu li tudo que você escreveu desde o começo do tópico e fiquei me perguntando:

Daonde você tira essas idéias? Melhor, daonde você saiu?

Começo a desconfiar que você é o alienígena ausente no filme.

P.S: Você leu a HQ? Sério, porque, se leu, deveria entender o porquê do alien.

Preciso responder ou e´mais um daqueles ataques pessoais de quem nao entendeu nada o que eu quis dizer?
E dai do Alien? Existem varias maneiras de preparar um ataque psiquico gigante a fim de exterminar meio mundo de pessoas e gerar nestes o panico de que tenha sido de "outro mundo", gerando nestes uma crença religiosa e fervorosa, resultando em religiao.
E discordo do Ozzymandias, ele NAO ENTENDEU a proposta de Alexandre Magno, muito menos da pax romana ou mundi. Alias, Alan Moore carece de uma gama extensa de informaçoes historicas, mitologicas e esotericas e fica preso apenas ao racional e conflitos toscos entre ESTEREOTIPOS da sociedade. Sim pois o que vemos em grande parte da critica a sociedade moderna é senao ESTEREOTIPOS. Ora se vamos criticar justamente o mesmo por criarem rotulos, para que entao criar mais ainda pra tentar explicar e criticar? Paradoxal.
Com excessao do Comendiante e Rorschak, o resto é em demasia enfadonho e chato. Dr. Manhatan é um grande ser, até se aproximar da femea mais futil do mundo. Sinceramente, com tanto poder e capacidade de espaço/tempo, tentar se amparar no convencimento do "milagre" visto por uma percepçao de um ser humano tosco e futil é no minimo de fazer se retorcer Nietzsche em sua sepultura.

Em resumo, Alan Moore nao é perfeito e esta sujeito a criticas tbm. Peloamor.
 
Achei o filme MTO bom!Nota 10!
Já era fã dos quadrinhos (óbvio) e quando fiu ver o filme eu delirei, tanto com a trilha quanto com o filme todo! O Rorschach foi brilhante, e me surpreendeu acharem alguém tão parecido com o dos quadrinhos (feio pacas)!XD

Fãs puristas sempre existem p encher o saco mesmo, a maioria esqueçe de que ir no cinema e ver um filme é entreterimento/diversão.:lol:
 
Preciso responder ou e´mais um daqueles ataques pessoais de quem nao entendeu nada o que eu quis dizer?

Então vai ter de deixar explícito que ferramenta usou: ironia, sinceridade, metáfora, porque também não captei. E disso depende a nova leitura que falei do texto original.

E dai do Alien? Existem varias maneiras de preparar um ataque psiquico gigante a fim de exterminar meio mundo de pessoas e gerar nestes o panico de que tenha sido de "outro mundo", gerando nestes uma crença religiosa e fervorosa, resultando em religiao.

Sério mesmo? Você acreditaria se isso acontecesse?

Esquisito, mas acho que se não fosse tão pastelonicamente macarronico, as pessoas iam achar que eram os comunistas, uma conspiração da Opus Dei, judeus que querem dominar o mundo (o que os neo-nazistas diriam), ou que os neo-nazistas estavam desenvolvendo uma nova arma (suspeita dos israelenses ou americanos).

O fato do personagem Ozymandias escolher um clichê dos anos 60 de Marte Ataca, (polvo psiquíco?) é tão ridículo, que mesmo os "Fox Mulders" à procura de teoria da conspiração, não desconfiariam que uma "mente do mal" terráquea foi o autor do projeto genético tão tosco (se fosse um projeto humano, ele teria a decência de fazer um "alienígena mais convincente"). Conclusão dos Foxes Mulders: deve ser alienígena mesmo.

E discordo do Ozzymandias, ele NAO ENTENDEU a proposta de Alexandre Magno, muito menos da pax romana ou mundi.

Hey, ele é um personagem de ficção, sabe? Ele - e o autor pode se permitir - não precisa interpretar corretamente as coisas. E como o resto do mundo, se ele interpreta erroneamente capaz de meter pés pelas mãos.

Estereótipos e contradições.

OK, você gosta e lê as coisas dele, ou você não gosta e não lê, ou você não gosta mas leu um monte de coisas dele? Depois você poderia explicar qual é sua real intenção de vida em relação ao autor, pois dizer que está nublado é refresco.

Estereótipos e rótulos são úteis: eu ficaria muito confusa em comprar iogurte se não soubesse que o nome da coisa é iogurte.

Ele faz entretenimento. Quando fez Liga Extraordinária, era óbvio que ele estava BRINCANDO, se divertindo. Testando possibilidades, novas combinações, brincando de fanfic (criar estórias com personagens já feitas e que devem ter suas estórias respeitadas).

Ele fez a Piada Mortal. Não deixou que a cronologia do Morcegão prendesse-o, mas antes inspirasse-o.

O fato de haver limitações - físicas, cronologia do personagem whatever - não devia ser um fator de limitação de imaginação. Até mesmo Watchmen - que eu não sinto muita vontade de ler, pois fico cansada e entediada - ele usou o estilo mais limitante que podia imaginar dos quadrinhos para mostrar que nem isso é um limitador de verdade.

Na verdade, todo bom contestador sabe que coisas ruins são seu combustível. Não há como contestar se não há nada para ser contestado.

Pelo comportamento e obra dele, percebe-se que o que ele critica é a LIMITAÇÃO. Seja a necessidade humana de aceitação, de criar rótulos e prisões para si mesmos, obrigar todos a também se conformarem, e ainda assim - quando conseguem suas vontades - serem uns infelizes, seja a tacanhez de escrever sempre as mesmas estórias do Super-homem com Lois Lane porque "é o que o mercado/cliente/editor quer".

Ou seja, ele critica a "receita de bolo" e não o rótulo de "bandido, fofoqueira, herói com uniforme colante", etc.. Critica a inação, a segurança do que é garantido (até de gente que compra "made in Alan Moore" por achar que se ele escreveu então é coisa boa).

Então vejamos: hellboy foi muito bem adaptado, Batman também - com Coringa de Alan Moore e tudo.

Por que então Liga Extraordinária teve de "tornar decente" o Alan viciado, tirar o destaque da liderança de Mina, e apagar o Capitão Nemo - muçulmano que questiona as ações de Mina e agiu corretamente em paralelo? Tom Sawyer é apenas detalhe pequeno ante essas mudanças drásticas! Receita de bolo de hollywood: se o herói inglês não for James bond não vai dar bilheteria.

Isso não acaba tão somente com o brilho da obra de Moore: Mina foi retratada na obra de Drácula como a precursora da mulher forte que surgiria no século XX, capitão Nemo é um terrorista (e não obedeceria - senão com muita relutância depois de ver que o plano é bom - as ordens de infiéis).

Então temos V for Vendetta: eu adoro Hugo Weaving, a voz dele e tudo é tudo que eu sempre sonhei para V, etc.. E muitas cenas são ipsis literis dos quadrinhos. Mas a mensagem do autor era "parem de ser bebês chorões, eu cheguei para que assumam suas cagadas, senão..." e chorão no sentido literal pois somente quando tomam a responsabilidade de suas vidas é que podem ser felizes (o sorriso da máscara).

Enquanto que a mensagem do filme é "todos nós podemos fazer coisas incríveis como V". Vamos lá: V assumiu-se como um monstro, um assassino, genocida, o vilão, e não o herói. Moore deixou isso bem claro. Uma amiga me disse uma vez : temos três papéis "herói, vilão, vítima. Normalmente a gente não consegue ser herói não quer ser vilão, então prefere ser a vítima".

Resposta: receita de bolo. V não pode ser vilão, tem de ser herói, para que as pessoas sigam o exemplo dele. Meu deus!

De que adianta, eu pintar vosso retrato com todas as belas cores, meu caro, se a estória publicada ao lado que alegam ser sua biografia na verdade é de algum BBB?

Então apesar de concordar que seria muito tosco o polvo no cinema (e de tosco a gente entende), eu gostaria de uma real alternativa que não leve as pessoas a considerar um mandante terráqueo. (e aqui cabe a ironia do Destino do universo Watchmen, com o diário)

Em resumo, Alan Moore nao é perfeito e esta sujeito a criticas tbm. Peloamor.

Achei interessante que você percebeu que ele é racional, porque tava me enchendo o saco esse negócio de que ele tava mais para mago, místico...

Sim, ele não é perfeito. Ele mesmo comenta, numa das versões de V for Vendetta "naquela época (da Dama de Ferro), minha filha tinha x anos. Hoje sei que mesmo uma guerra nuclear parcial não haveria chance de haver sobreviventes".

Só que você critica que ele faz "filosofia rasa" (coisa que até Hume diz que não é assim tão "medíocre" como os eruditos gostam de pintar) que ele devia chegar ao nível de pesquisador (historiador, filósofo, teólogo, fisico de partículas-nuclear-QED-etc). Só que aí ele não seria um roteirista de quadrinhos!

Também critica o que é compreensível: usar (ou forçar atores a agir como) manequins para dar "vida" às suas estórias, mesmo que a "moral da estória" seja algo perigoso.

(e veja, em Watchmen, todo aquele po(l)vo morto e trabalho do Ozymandias não garante nada de "mundo melhor". O diário, o diário!! Ele no final não está nos vendendo o "plano infalível para um mundo perfeito", ele mesmo ri - Deus? - das nossas tosqueiras (polvo, polvo, quaqua). Não há necessidade de MORAL, como Hollywood precisa colocar em seus filmes!)

Ele não quer ser perfeito... Agora se você quer que as pessoas parem de idolatrar ele, também é difícil: até o momento ele é um dos raros autores comerciais da área que pouco me desapontam com o tempo.
 
Última edição:
8

Não superou minhas expectarivas para o filme, mas gostei do enrredo, un tanto complexo, e nos faz refletir sobre o senso de justiça, moral, verdade, entre outros assuntos.
Tem cenas de Sexo que deixa Brasilerinhas no chinelo...
...e o Dr. Fodão, de fato é fodão, o cara é extremamente insensivel, a Espectral, lá e ele tem que se fazer em 3 para dar conta do recado:lol:
 
8

Não superou minhas expectarivas para o filme, mas gostei do enrredo, un tanto complexo, e nos faz refletir sobre o senso de justiça, moral, verdade, entre outros assuntos.
Tem cenas de Sexo que deixa Brasilerinhas no chinelo...

Qual Brasileirinhas você anda alugando? O da Leila Lopes?

Pq senão...
 
gostei do filme..e nao conheço a HQ...é bom...entretido..achei as musicas cool..mas as vezes sem noção! o aleluia no sexo foi hilário..mas achei muito sem noçao da parte do diretor!!!

alias..a cena de sexo...ahhhhhh...quem reclamou dessa cena, por favor ein....
q mulher mais gostosa!! um tesão só!!!!! :D
muito boa a cena...agora pesadona mermo! kkkk
 
O filme ficou perfeito, nada mais nada menos que perfeito. Todos os atores absurdamente idênticos aos personagens da hq, principalmente o Rorschach. Acho que nem o Alan Moore encontrou o que reclamar nesse filme, se é que ele assistiu.
 
Nota 7. Se colocassem um ator decente pra fazer o Ozymandias e mantivessem o final da HQ eu dava 9, de resto é um bom filme.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo