• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Watchmen (idem, 2009)

Sua nota para o filme:


  • Total de votantes
    48
F

Fox

Visitante
"Criado pelo escritor Alan Moore e com desenhos de Dave Gibbons, Watchmen é uma obra-prima das HQs. A trama, ambientada numa realidade alternativa, reunia super-heróis inspirados em personagens dos anos 60 que a DC Comics havia recentemente adquirido do espólio da falida Charlton Comics. Neste universo, dez anos depois de um decreto que proibiu a existência de heróis fantasiados, o assassinato de um deles, o ultra-direitista Comediante, leva seu ex-colega de equipe, o psicótico Rorschach, a suspeitar de uma conspiração para eliminar antigos companheiros. Suas investigações, então, reabrem velhas feridas e servem de fio condutor para Moore e Gibbons explorarem a história de duas gerações de aventureiros mascarados."

Darren Aronofsky confirmado em Watchmen. :cheers:

PS: Eu podia jurar que tinha um tópico de Watchmen aqui já, mas como nada acusou no Pesquisar nem no topico de listas...
 
Eu também jurava mas provavelmente era do Quadrinhos.

Anyway, eu acho o Darren um dos melhores diretores que surgiram nesses últimos anos e mesmo sem tendo muito conhecimento da história, imagino que não decepcionará =)
 
como ainda não temos informações concretas sobre este projeto eu vou trancar aqui... quando pelo menos definirem data e essas coisas a gente reabre...
 
Ótimo. Esse vai feder então, hein?

Paul Greengrass na direção e roteiro do David Hayter? Esse não é o tipo de talento que eu imagino lidando com uma história ultra-complexa e difícil de adaptar do Alan Moore. E a duração de 2 horas... Deus... Tomara que os produtores morram num acidente de carro e o projeto seja cancelado.
 
Er...hum...2 horas? 2 horas?

Eu não considero Watchmen uma HQ realmente difícil de passar para as telas. O próprio estilo de narrativa dela é bastante cinematográfico. Mas, com certeza, não dá de adaptar/sintetizar aquilo tudo em apenas 2 horas. Não de uma forma decente, pelo menos.

Um coisa que eu acho especialmente complicada é a adaptação das reportagens/entrevistas/etc do final de cada edição. Acredito que, no fim, elas acabarão sendo ignoradas (por mais que elas não tenham tanta relevância para a trama principal, parte do clima realístico de Watchmen vem delas, etc).

E, interessantemente, eu não tenho nenhuma idéia para ator nenhum. Que droga, etc.
 
Mornion disse:
Eu não considero Watchmen uma HQ realmente difícil de passar para as telas. O próprio estilo de narrativa dela é bastante cinematográfico.

Fala aí, você tá brincando, né?

O estilo de Watchmen pode ser cinematográfico, mas a narrativa é MUITO COMPLEXA e extremamente difícil de adaptar pra um roteiro decente. O problema principal é o fato de que ela é extremamente episódica; não há uma só progressão de narrativa (que seria a investigação do Rorschach sobre os assassinatos dos super-heróis), mas essa linha principal só é usada pra unir as VÁRIAS divagações e flashbacks. Basicamente, cada capítulo conta a história e o passado de um dos personagens (Comediante, Manhattan, Rorschach, etc).

Enquanto isso funciona em uma HQ (que é justamente episódica), no cinema teriam que encontrar um jeito de expor os personagens simultaneamente, sem confundir o público em relação de "quem é quem?" ou "que ano nós estamos?" e etc. É extremamente complicado. Sem falar, que reduzir pra um tamanho decente de 3 horas (mais que isso é comercialmente inviável), teria que cortar muita coisa, e escolher o que cortar e de quais personagens também seria outra tarefa terrível.

Com 2 horas, o filme vai ficar BEM SUPERFICIAL, provavelmente a maioria dos flashbacks e background dos personagens vai ficar pra trás. A não ser que eles filmem a história umas 6 vezes mais rápida que o normal, estilo MTV -- daria um experimento interessante; quem sabe o Soderbergh não quer dar uma mão em adaptar a história inteira de Watchmen em 2 horas? Seria foda.

(por mais que elas não tenham tanta relevância para a trama principal, parte do clima realístico de Watchmen vem delas, etc)

Mais importante ainda, elas são usadas pra explorar os aspectos temáticos da história e dar resonãncia social/psicológica/política a todo o universo paralelo que o Moore criou.

E, interessantemente, eu não tenho nenhuma idéia para ator nenhum. Que droga, etc.

Esse seria o elenco ideal pra mim:

Rorschach - Guy Pearce
Veidt - Jude Law
Dan - Val Kilmer
Comediante - Bruce Campbell
Dr. Manhattan - Sei lá, Dolph Lundgren ou alguém altão e malhado. Não precisa atuar.
 
Folco disse:
Fala aí, você tá brincando, né?
Não. Ou melhor, sim. A palavra que eu queria era "identidade visual", não narrativa. Eu devia estar bêbado, etc.

Eu acredito que, a maior parte das imagens (enquadramentos, zoom's e o escambau) já estão prontas e não será um real desafio colocá-las da tela. Minha maior preocupação é com a adaptação da trama, não o trabalho das imagens.

O estilo de Watchmen pode ser cinematográfico, mas a narrativa é MUITO COMPLEXA e extremamente difícil de adaptar pra um roteiro decente. O problema principal é o fato de que ela é extremamente episódica; não há uma só progressão de narrativa (que seria a investigação do Rorschach sobre os assassinatos dos super-heróis), mas essa linha principal só é usada pra unir as VÁRIAS divagações e flashbacks. Basicamente, cada capítulo conta a história e o passado de um dos personagens (Comediante, Manhattan, Rorschach, etc).
Com certeza. E isso está exatamente na minha preocupação com a 2 horas. Seguir apenas o principal (a busca pelo assassino de mascarados) é perder todo o diferencial de Watchmen. Eu já falei, a grande graça de Watchmen está naquele clima real que ele passa e, para o clima real e as história paralelas (os flashbacks e tudo mais) seres apropriadamente desenvolvidas é necessário mais de 2 horas e uma adaptação beirando o genial. O que parece não estar acontecendo, btw.

Mais importante ainda, elas são usadas pra explorar os aspectos temáticos da história e dar resonãncia social/psicológica/política a todo o universo paralelo que o Moore criou.
Foi o que eu falei. Elas são puro aprofundamento, mas não chegam a fazer diferença na trama. As informações mais importantes que elas trazem são repetidas algumas vezes no meio do história (o livro do Hollis em especial).

Esse seria o elenco ideal pra mim:

Rorschach - Guy Pearce
Dan - Val Kilmer
Comediante - Bruce Campbell
Wow, o Guy Pearce é realmente idêntico ao Rorschach. E o Bruce Campbell ia ficar realmente foda como o Comediante, até porque o Comediante é bastante parecido com o Ash, etc. Além do Bruce Campbell ser estremamente estiloso/foda ou o que seja.

E eu sou mais parecido com o Dan que o Val Kilmer, btw.
 
Mornion disse:
E eu sou mais parecido com o Dan que o Val Kilmer, btw.

Eu vi uma foto do Val Kilmer meio gordo e fiquei imaginando ele como o Dan e achei que encaixou bem. A idade combina, o Kilmer atua bem e consegue passar a personalidade tímida e nerd e meio paranóica do Dan, embora eles não se pareçam. Já ouvi falar do John Cusack pro papel do Dan, o que seria mais hilário ainda (ver o Cusack interpretando um tipo-nerd), mas ele vai precisar ganhar um peso bom.
 
Folco disse:
Eu vi uma foto do Val Kilmer meio gordo e fiquei imaginando ele como o Dan e achei que encaixou bem. A idade combina, o Kilmer atua bem e consegue passar a personalidade tímida e nerd e meio paranóica do Dan, embora eles não se pareçam. Já ouvi falar do John Cusack pro papel do Dan, o que seria mais hilário ainda (ver o Cusack interpretando um tipo-nerd), mas ele vai precisar ganhar um peso bom.
Eu não falei que o Val Kilmer seria ruim para o papel do Dan, só que eu pareço mais com o Dan que ele (o que é verdade, btw). Existe sim um semelhança entre eles, mas acredito que haja vários atores mais fisicamente parecidos. Apesar de eu não lembrar de nenhum (o que tira parte da credibilidade do meu argumento, etc).

Já o John Cusack... ele passa realmente muito bem o clima paranóico do Dan, mas é bom ressaltar o "um peso bom" já que ele é algumas vezes mais magrelo que o Dan. E ele vestido de Coruja ficaria realmente hilário. Se bem que a fantasia do Coruja é bastante, hum, "ridícula" :lol:
 
Paul Greengrass comenta a produção de Watchmen

Paul Greengrass, o diretor dos ótimos A Supremacia Bourne e Domingo sangrento, deu uma extensa entrevista ao site CHUD, na qual comentou seu trabalho em Watchmen, adaptação para o cinema da maxissérie em quadrinhos de Alan Moore e Dave Gibbons.

O cineasta disse que está atualmente na pré-produção do filme e que esta é uma fase difícil, em que eles precisam pensar em absolutamente tudo: do roteiro ao figurino, passando pelos cenários, elenco, etc. Mas os fãs ficarão felizes em saber que o diretor acredita que tudo está caminhando bem e que ele jamais assumiria o projeto se não tivesse plena certeza de que a HQ, que ele chamou de "o Cidadão Kane dos quadrinhos", pode ser adaptada com fidelidade para as telas em 2 horas. "Eu não estaria aqui se não tivesse essa certeza", afirmou.

Greengrass também comentou que o principal motivo que o levou a aceitar o trabalho foi a relevância da obra de Moore e Gibbons hoje em dia. "Já se passaram uns 20 anos desde a sua publicação e boa parte dos elementos da história continua muito, muito relevante", disse, ressaltando que o mundo pós-11 de setembro tem o mesmo clima do gibi e que ele não vai se esquivar do teor político da história.

O cineasta também garantiu que pretende ouvir a comunidade dos fãs de quadrinhos e que vai abordar o projeto com a mesma seriedade que desenvolveu o longa baseado em fatos reais Domingo sangrento. "É muito importante ouvir e este diálogo é um bom ponto de partida. Estamos tentando fazer um filme e ele precisa atingir uma grande audiência. De certa forma, precisamos devolver Watchmen ao mundo. Mas também temos que carregar junto com ele a comunidade de fãs da HQ de tantos anos", completou.

Fonte: Omelete
 
sim, agora eu tenho certeza, o mundo está acabando
e alan moore está se revirando no túmulo (ou vão me dizer que ele AINDA não morreu?)
deviam usar a graninha que vão botar nesses filmes, reeditar as hqs, e distribui-las pelo mundo (oh que utópico)
estou triste :/
 
Artista e diretor falam sobre Watchmen

Watchmen, adaptação para o cinema da maxissérie em quadrinhos escrita por Alan Moore, ganhou ontem um aliado de peso.

Dave Gibbons, artista que ilustrou a HQ, disse que está bastante otimista em relação ao filme. "Não tenho coisa alguma a ver com isso e nunca tive, estou por fora das notícias e só sei que ele está em pré-produção na Inglaterra", comentou. "Mas tenho grandes esperanças de que será um filme decente. Eu li o roteiro e achei excelente, melhor do que eu imaginava. Além disso, sei que o diretor é muito bom, portanto, espero o melhor. Na pior das hipóteses, ele servirá de propaganda para o gibi, que é a expressão máxima de Watchmen, e pode vender alguns exemplares a mais dele".

Em outra notícia sobre a adaptação, a segunda parte da entrevista feita pelo site CHUD com o diretor Paul Greengrass (A Supremacia Bourne, Domingo sangrento), encarregado do filme, acaba de ser divulgada. Confira um trecho:

"Acredito que ao contar a história de Watchmen é absolutamente essencial que você preserve as três gerações. Explico: há um grupo de personagens nos Minutemen que se torna famoso e desaparece. Sally e o Comediante, por exemplo, fazem parte desse grupo. Depois você tem três personagens que surgem no estágio final: Rorschach, Manhattan e Adrian. E então você tem Dan e Laurie, que são um pouco mais novos. E é isso que é preciso manter no elenco, uma clareza na relação entre essas três gerações. Aliás, eles não formam gerações no sentido literal, mas acho que vai ser possível entender o que eu estou falando no filme".

O diretor afirmou ainda que a história do Moore não poderia ser mais relevante hoje em dia e que o plano do "vilão" do gibi tem paralelos com o 11 de setembro e a Guerra do Iraque.

Fonte: Omelete
 
ok, alguém pode me dizer que vai ser o diretor então?
tava confirmado que era o darren agora soh falam do tal de greengrass
 
Cain disse:
ok, alguém pode me dizer que vai ser o diretor então?
tava confirmado que era o darren agora soh falam do tal de greengrass

Perca as esperanças Cain, vai ser o Paul Greengrass mesmo :obiggraz:
 
Cain disse:
sim, agora eu tenho certeza, o mundo está acabando
e alan moore está se revirando no túmulo (ou vão me dizer que ele AINDA não morreu?)
deviam usar a graninha que vão botar nesses filmes, reeditar as hqs, e distribui-las pelo mundo (oh que utópico)
estou triste :/

eu previ isso
ahahha
moderador malvado! dando péssimas notícias (ok, só eu não sabia ^^)
 
:lol:

O Darren tá filmando o The Fountain, repetindo a parceria de Réquiem para um Sonho, com a Ellen Burstyn.

Bom, isso foi uma boa notícia :mrgreen:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo