• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Washington Maguetas

Há poucos dias conheci a obra de um pintor brasileiro: Washington Maguetas. Eu achei fantástico e fiquei quase que hipnotizado; descobrir que ele é um brasileiro foi uma surpresa mais agradável e feliz até mesmo do que ter descoberto mais um artista fabuloso.

Abaixo seguem alguns dados bibliográficos dele (retirados do site pessoal do mesmo), o link para o site e algumas pinturas. Se os demais quiserem colaborar colocando novas imagens e comentando, agradeço.


Bibliografia:
Washington Maguetas é um artista que desde cedo desempenhou papel definido no ofício das Belas Artes, tendo seu trabalho baseado no aprendizado pela observação e prática. São mais de 50 anos de vivência artística, que lhe conferem a condição de Mestre. Nascido em 05/julho/1942, em Taquaritinga (SP), Maguetas tornou-se professor de desenho e pintura desde 1960. Sua principal atividade sempre foi a pintura, também tendo criado músicas (letras e melodias), esculturas e poesias.

A arte de Maguetas é intimamente ligada à história do impressionismo no Brasil e no mundo. Passou uma grande parte de sua vida na busca árdua da cor, da harmonia, da sombra e da forma perfeita.

O impressionismo surgiu espontaneamente, porque veio da necessidade de reproduzir os momentos rapidamente, conservando a luz natural em cada cena. As cores, tons e luzes são brasileiras, assim como a maior parte das paisagens, classificando seu trabalho como um "Impressionismo Tropical".



Site pessoal:
Clique <<AQUI>>


Pinturas:
Espanha - Viela de Córdoba:

attachment.php



Nu:

attachment.php



Jardim da Fazenda em Taguatinga:

attachment.php



Casa de Verão:

attachment.php



Truco:
attachment.php

 

Anexos

  • 009-Espanha - Viela de Cordoba.jpg
    009-Espanha - Viela de Cordoba.jpg
    134 KB · Visualizações: 828
  • 033-Nu.100x60.jpg
    033-Nu.100x60.jpg
    79,4 KB · Visualizações: 826
  • 058-Jardim-da_Fazenda_em_Taquaritinga 60x80-2005.big.jpg
    058-Jardim-da_Fazenda_em_Taquaritinga 60x80-2005.big.jpg
    130,3 KB · Visualizações: 914
  • 064-Casa_de_Verao.jpg
    064-Casa_de_Verao.jpg
    105,9 KB · Visualizações: 810
  • 077-Truco.jpg
    077-Truco.jpg
    86,1 KB · Visualizações: 801
Pinturas - II:

Milena Com Fundo Abstrato:
attachment.php


Uma Noite de Inverno:
attachment.php


Camila no Bosque:
attachment.php


Reflexos de Outono:
attachment.php


O Botão da Blusa:
attachment.php

 

Anexos

  • reflexos de outono.jpg
    reflexos de outono.jpg
    105,4 KB · Visualizações: 689
  • camila no bosque.jpg
    camila no bosque.jpg
    156,4 KB · Visualizações: 699
  • uma-noite-de-inverno.jpg
    uma-noite-de-inverno.jpg
    80,7 KB · Visualizações: 715
  • Milena com fundo abstrato.jpg
    Milena com fundo abstrato.jpg
    107,8 KB · Visualizações: 726
  • o_botao_blusa.jpg
    o_botao_blusa.jpg
    48,5 KB · Visualizações: 1.165
Pinturas - III:

???
attachment.php


Um breve comentário: embora eu não conheça o nome dessa última pintura, é a minha favorita e foi a primeira pintura do artista que eu conheci.

Há muitos outros trabalhos maravilhosos dele no site e, quem quiser comentar e postar novas pinturas e informações sobre ele e suas obras, agradeço desde já.


[]'s!
 

Anexos

  • maguetas.jpg
    maguetas.jpg
    40,8 KB · Visualizações: 722
Achei "O Botão da Blusa" uma pintura extremamente realista! Quase uma fotografia.

Mas o que mais gostei foi o truco. Uma cena comum, bem do cotidiano brasileiro e muito bem pintada.
O restante tem cara de coisa antiga e é belíssimo. Mas como o truco passa uma aura mais contemporânea (até pelas cadeiras), preferi ele aos outros.


Onde achou tudo isso, Sauron?
 
Eu conheci a obra do Washington Maguetas ontem, numa comunidade do Orkut que participo, sobre artes. Achei muito bonito e fui pesquisar; vi que era brasileiro e me interessei mais ainda; então acabei encontrando o site dele e comecei a me aprofundar nas obras dele. Ainda tem muita coisa para ser vista e analisada: a obra dele é riquíssima e vasta. Tem muitos temas também; alguns botânicos, que lembram Monet; outros de nu feminino, etc.

Quanto à pintura "Truco": também achei ela extremamente brasileira e é uma das que mais gosto.


[]'s!
 
Não conhecia, achei realmente incrível ainda mais pelo mesmo ser brasileiro, não por achar que esse tipo de trabalho não pudesse ser feito de forma natural no Brasil, concordo que o modo dele se expressar lembra Monet, é pena que tamanho artista não tenha na mídia o mesmo espaço que as dondocas que se intitulam "artistas plásticas".
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo