• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[Warner] Babylon 5

Fosco

Usuário
Eu não sei quanto à vocês,mas um pouco tempo atrás tinha essa série q era simplesmente muito boa e eu adorava.Ela se chamava Babylon 5 e era transmitida pela Warner.
Depois de cinco temporadas,a série acabou.Bom,o que eu quero dizer com isso é,q ao depois conhecer SDA pelos livros e pelos filmes,eu notei q simplesmente ele é a inspiração para a série.É como se fosse uma Terra Média no espaço.Sheridan seria Frodo,ou Aragorn.Cada raça alien(cujos nomes eu naum me lembro agora) é uma raça de SDA.Tá nem tudo é igual,mas tem muitas semelhanças.Até os Istari estão representados.
Quem via a série e gosta de SDA,o que vocês acham?comentem
 
Pois é, só estou assistindo a Babylon 5 agora, em alguns episódios que eu baixei, e realmente há muitas semelhanças com SdA. Mas além disso a série é ótima também...

Pra época que foi feita, os efeitos estão muito bons e tem uma história bem interessante, mesmo sendo um pouco parecida com ST: DS9.
 
Sheridan como Frodo? :eh:

Ah, pelo amor de deus, não vamos começar de novo com essa ladainah de SdA estar imbuído em tudo quanto é história. Isso já é velho. :disgusti:

Minbari semelhantes aos elfos e a raça de Z'ha'dum aos orcs, e isso apenas no início de suas aparições.

Os desenvolvimentos dos personagens e das histórias foram imensos e os focos muito diferenciados de SdA.

Além do que foi uma das melhores séries de ficção científica do século XX, pelo ótimo roteiro e pelos focos muito originais usados nele, com conceito realistas de política e religião.

J. Michael Straczynski se revelou como um grande escritor nesse programa.
 
Ué Fox, o roteiro é ótimo sim, bem como a série, mas que tem conceitos de SdA enfiados lá, ah tem...
 
Peregrin disse:
Ué Fox, o roteiro é ótimo sim, bem como a série, mas que tem conceitos de SdA enfiados lá, ah tem...

Pode ser, mas que SdA também tem conceitos de outras histórias enfiados nele, ah tem... :roll:

Pegam-se umas semelhanças e já quiseram fazer um parâmetro entre as duas histórias. Isso já é procurar pêlo em ovo, na boa. :?

A série foi em direções notavelmente diferentes e nem sequer começou semelhante com Sda. Apenas rolam as semelhanças que comentei e nada muito mais forte que aquilo.

Agora, ao invés de ficarem perdendo tempo pregando como SdA domina o mundo da literatura, que tal aproveitarem o tópico pra falar apenas da série?

Pra falar do SdA, tem os fóruns de Filme e o das Obras.
 
Pode ser, mas que SdA também tem conceitos de outras histórias enfiados nele, ah tem...

Claro que tem. Mas te incomoda tanto assim o fato de SdA ter influenciado grande parte das obras de ficção e fantasia da segunda metade do século XX pra cá? Isso é um fato, ora...

Ninguém aqui disse que a série é ruim ou que fica diminuída por conta disso, nem que deixa de ser original. Mas eu já conversei com aficcionados pela série, daqueles que já viram todos os episódios e sabem as falas de cor e sabem muito mais que eu e afirmam que, principalmente nas últimas temporadas, há vários conceitos de SdA embutidos.

Bem como existem conceitos de Star Wars e de Star Trek, e poderíamos falar deles também. As navezinhas lá da estação são X-Wings turbinadas, o design é bem parecido.

Sei lá, eu não vejo problema nenhum em ver que numa criação boa e original há conceitos de outras obras criadas anteriormente. E acho legal fazer e discutir essas comparações, além de falar sobre os conceitos originais da série também.
 
Peregrin disse:
Mas te incomoda tanto assim o fato de SdA ter influenciado grande parte das obras de ficção e fantasia da segunda metade do século XX pra cá? Isso é um fato, ora...

Me incomoda o quanto vocês gostam de falar disso o tempo todo, sendo que tem tantas outras coisas interessanters pra se falar.

Isso é falta de assunto ou obcessão pelo livro mesmo?

Não sei, mas honestamente? Encheu o saco. Variedade é algo que dou mais valor do que parecem dar nesse forum fanático por Tolkien.

Eu não volto aqui até que falem da série.
 
Isso é falta de assunto ou obsessão pelo livro mesmo?

Eu acho que a questão foi levantada a título de curiosidade, e não por obsessão por Senhor dos Anéis. E na boa, Fox, nesse fórum o assunto menos falado é Tolkien. Tem pra todos os gostos. O tópico se chama "Sda e Babylon 5", não faz sentido agora ficar criticando quando você já sabia do que se tratava. Se fosse só B5, aí sim, teria razão a reclamação...

Não sei, mas honestamente? Encheu o saco. Variedade é algo que dou mais valor do que parecem dar nesse forum fanático por Tolkien.

Mas o fórum não é um fórum de Tolkien??? :roll:

Eu não volto aqui até que falem da série.

Você podia começar sugerindo um tema da série. Só vi alguns capítulos, estou tentando baixar a série toda e ia achar muito legal se começassem a discutir também sobre ela por aqui.

Sei lá, achei um stress desnecessário... :roll:
 
Pra começar, a série foi criada antes de DS9, mas os babacas da Paramount negaram a produção então o Stracyzinski vendeu pra Warner (não lembra a produtora....me ajuda aqui Fox!!).
Babylon 5 é maravilhosa.....não consegui assistir a 1a temporada mas pra mim, o Sheridan é um melhor capitão do que o Sinclair.

A mitologia da série é espetacular!! Foram atadas por exemplo, no 4o ano, pontas que tinham sido abertas na 1a temporada!! Bem ao contrário do Arquivo-X que com tanta ponta solta acabou se enroscando e se perdendo.

A minha raça favorita sempre foram os Centauri....adorava o Vir!!

Fox meu querido....qual a sua favorita??
 
A minha raça favorita sempre foram os Centauri....adorava o Vir!!

Po, eu adoro os Minbari. A Delenn é muito legal, mas prefiro ela na primeira temporada, sem a "transformação".

E adoro o Sinclair também, pena que ele sai logo no fim da primeira temporada, né... :tsc:
 
Vc disse que assistiu poucos eps....o Sheridan arrasa na 3a e 4a temporada. Acho os Mimbari 'zen' demais pro meu gosto!! :lol:
 
Vc disse que assistiu poucos eps....o Sheridan arrasa na 3a e 4a temporada.

É, eu vi alguns episódios das temporadas seguintes e aquele filme que saiu em vídeo, "River of Souls". Ainda não tenho um grande conhecimento da série, mas estou adorando :)

Mimbari 'zen' demais pro meu gosto!!

Hehehe, eu gosto de raças zen... Volcano, Minbari, Elfos. São sempre os mais sábios, etc.
 
Peregrin disse:
Hehehe, eu gosto de raças zen... Volcano, Minbari, Elfos. São sempre os mais sábios, etc.

No entanto, o Straczynski fez algo que respeitei muito na série.

Tirou as "raças sábias" do pedestal, mostrando erros. Mas isso muitos outros fizeram antes.

O que o Straczynski fez foi denotar erros gravíssimos dos Minbari e até mesmo dos Vorlon. E melhor ainda é que não foram informações gratuitas, tendo importância sumária na história da série, inclusive na Guerra das Sombras e as consequências delas.

Melhor ainda, acima disso tudo, é que as raças não são mostradas quase que como comunidades de mente coletiva, sempre concordando com todas as decisões, mas sim como o que são, berço de genéticas e culturas variadas, mas que não são colocadas acima da personalidade individual de cada personagem.

E em Babylon 5, desenvolvimento de personagens é uma das marcas registradas e um dos focos até, ao invés de só focalizarem em aventuras separadas, o que eu acho que é usado de forma boba na maioria dos casos.

Mudando de assunto...

Lu, eu não fico muito nessa de curtir raças como um todo não, sabe?

Se fosse gostar de alguma, curtiria a dos humanos, que continua imperfeita, idiota e apaixonante como sempre, num futuro tão a frente. :mrgreen:

Mas também passei a nutrir um certo fascinio pela raça dos Vorlon depois de ver tudo que existe de Babylon 5, incluindo os filmes. Eles são tão imersos em sua própria sabedoria milenar que se equivalem a crianças, no modo até imaturo como agiram em certas ocasiões. É uma idéia bem complexa.
 
Re: Babylon 5

Sim, estou ressuscitando o tópico.
Como não poderia ressuscitar o tópico da minha serie favorita de todos os tempos? :P

Vale a pena mencionar que o próprio Straczynski afirma que babylon 5 é o "senhor dos anéis” (ou Tolkien, agora não lembro) espacial...
Em um dos extras dos DVDs, Bruce boxleitner (Sheridan) conta que, quando chegou pra começar as filmagens de babylon 5 e perguntou ao Straczynski sobre o que era a serie, a resposta foi um volume único de "o senhor dos anéis" colocado em suas mãos.

Eu pessoalmente, acho que o arco contado em babylon 5 se assemelha muito mais ao silmarillion...
Temos as shadows como morgoth e os drak, no fim, como Sauron.

Tem um episodio da quarta temporada (queria lembrar qual agora) onde é relatado um que a warrior cast expulsa a religious cast de uma cidade e destrói todos os transportes, obrigando eles a passarem por uma planície gelada, o que mata vários deles... Familiar? Acho bem parecido ao que Fëanor fez aos outros noldor que ficaram pra trás quando chegou à Terra media...

Sempre associei o londo mollari ao bilbo, o vir ao Frodo, Sheridan a Aragorn, embora a figura do ranger strider seja representada pelo Marcus cole, delenn a Arwen (ela também escolhe virar uma mulher, abandonando a origem da sua raça), Sinclair a Elrond (ele é ancestral da delenn, também meio elfo que ficou como elfo no fim e imagino que a sua transformação em valen foi uma forma de te-lo tanto no passado como no presente), os narns aos anões, os mimbari aos elfos, principalmente os que foram para valinor(sendo a warrior cast os noldor, a worker cast os teleri e a religous cast os vanyar), os first ones aos valar, sendo que cada raça representaria um vala, a própria terra como os haradrim, já que a maioria la foi influenciada pelas shadows.

Os centauri foram difíceis de colocar. Em muito eles lembram os hobbits, inclusive no fato que, após a derrota das shadows, os drak vão lá detonar com eles (como o Saruman foi detonar o condado depois de Sauron ter perdido) mas em outro tanto alguns homens que foram pro lado de Sauron. Epsilon 3 é uam representação de orthanc e das palantiri. Temos um episodio em que a ivanova(equivalente a Éowyn), utiliza os recursos de epsilon 3 para olhar por todo o cosmos procurando os first ones e da de cara com "o olho" das shadows... Uma representação do olho de Sauron, sem duvida, mas adaptado ao formato que as shadows tinham...

A maneira como os mimbari ficam loucos e sedentos de sangue, quando seu líder morre, é também um paralelo de como os noldor ficaram com a morte de finwë.

Enfim, nunca canso de ver e falar sobre essa serie, principalmente depois que li o silmarillion e comecei a ver todas as semelhanças e, por fim, descobrir que foi proposital :)
 
Re: Babylon 5

Humm... olhando agora, o topico está fora do lugar, acho que deveria estar em TV.

E seria bom ter "[warner]" no titulo antes do nome da serie, assim diferenciava mais do tradutor...
 
Re: Babylon 5

Gostei muito de saber dessa relação, mas discordo totalmente da maior parte das suas relaçoes, abylos.

Agora estou sem tempo pra fazer um post elaborado, mas assim que der volto aqui pra gente discutir.

E sim, Babylon 5 é lindo <3 (o que me faz lembrar que tenho que terminar de ver a quinta temp. :lol:)
 
Re: Babylon 5

Bom, depois de tudo que acontece até a quarta temporada, a quinta é meio "devagar" rs.
Mas assista sim( e logo :P), pois tem umas coisas que eu disse ai em cima que tem a ver com ela...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo