Re: Babylon 5
Sim, estou ressuscitando o tópico.
Como não poderia ressuscitar o tópico da minha serie favorita de todos os tempos?
Vale a pena mencionar que o próprio Straczynski afirma que babylon 5 é o "senhor dos anéis” (ou Tolkien, agora não lembro) espacial...
Em um dos extras dos DVDs, Bruce boxleitner (Sheridan) conta que, quando chegou pra começar as filmagens de babylon 5 e perguntou ao Straczynski sobre o que era a serie, a resposta foi um volume único de "o senhor dos anéis" colocado em suas mãos.
Eu pessoalmente, acho que o arco contado em babylon 5 se assemelha muito mais ao silmarillion...
Temos as shadows como morgoth e os drak, no fim, como Sauron.
Tem um episodio da quarta temporada (queria lembrar qual agora) onde é relatado um que a warrior cast expulsa a religious cast de uma cidade e destrói todos os transportes, obrigando eles a passarem por uma planície gelada, o que mata vários deles... Familiar? Acho bem parecido ao que Fëanor fez aos outros noldor que ficaram pra trás quando chegou à Terra media...
Sempre associei o londo mollari ao bilbo, o vir ao Frodo, Sheridan a Aragorn, embora a figura do ranger strider seja representada pelo Marcus cole, delenn a Arwen (ela também escolhe virar uma mulher, abandonando a origem da sua raça), Sinclair a Elrond (ele é ancestral da delenn, também meio elfo que ficou como elfo no fim e imagino que a sua transformação em valen foi uma forma de te-lo tanto no passado como no presente), os narns aos anões, os mimbari aos elfos, principalmente os que foram para valinor(sendo a warrior cast os noldor, a worker cast os teleri e a religous cast os vanyar), os first ones aos valar, sendo que cada raça representaria um vala, a própria terra como os haradrim, já que a maioria la foi influenciada pelas shadows.
Os centauri foram difíceis de colocar. Em muito eles lembram os hobbits, inclusive no fato que, após a derrota das shadows, os drak vão lá detonar com eles (como o Saruman foi detonar o condado depois de Sauron ter perdido) mas em outro tanto alguns homens que foram pro lado de Sauron. Epsilon 3 é uam representação de orthanc e das palantiri. Temos um episodio em que a ivanova(equivalente a Éowyn), utiliza os recursos de epsilon 3 para olhar por todo o cosmos procurando os first ones e da de cara com "o olho" das shadows... Uma representação do olho de Sauron, sem duvida, mas adaptado ao formato que as shadows tinham...
A maneira como os mimbari ficam loucos e sedentos de sangue, quando seu líder morre, é também um paralelo de como os noldor ficaram com a morte de finwë.
Enfim, nunca canso de ver e falar sobre essa serie, principalmente depois que li o silmarillion e comecei a ver todas as semelhanças e, por fim, descobrir que foi proposital